Linux é sinónimo de jogos e diversão
Este artigo é pensado naqueles "cabeçudos" que têm a mania de dizer que em Linux não há jogos, ou melhor, que não se consegue jogar nada de jeito em Linux. Pois, para essas pessoas, foi criado um projecto, digamos, ideal para os calar, nomeadamente o live.linuX-gamers.net.
Ora afinal o que é esse projecto?
Essencialmente é uma distribuição, eu sei, mais uma para a lista, mas o que tem de especial, bem talvez, seja o facto de ser a única virada para os gamers, os principais, digamos, apoiantes do Windows, e felizmente para os que estão do outro lado da barricada podem sempre ter uns jogos a mão.
Afinal que jogos e quantos é que trás?
Por agora trás 15, jogos, todos eles 3D, nomeadamente:
- Blobby - É um jogo de voleibol em que as personagens são, duas coisas que parecem bonecos de gelatina...
- BzFlag - Famoso jogo de acção, multi-player, que quer dizer Battle Zone capture the Flag, neste jogo controlamos um tanque, em que o objectivo, como já perceberam, é um pouco ao estilo dos FPS, em que temos de capturar uma bandeira para ganhar pontos para a equipa, é sem sombra de dúvida o mais bem sucedido jogo com licença Livre/Aberta.
- Foobillard - Vou ser honesto, adoro este jogo, sempre que instalo uma distribuição este é uma daquelas coisas que não podem faltar. Se não sabem do que se trata, digo-vos que é o melhor simulador de Bilhar/Snooker que existe, ou pelo menos a borla, diferentes tipos de jogo, direcção do taco, e pode ser jogado em multi-player, online claro, ou podem treinar offline.
- gl-117 - É um simulador de voo, mas não é para se andarem cá com avionetas e planadores, é um simulador de guerra, e não é para florzinhas... com tudo o que podem esperar de um destes simuladores, ao nível de muitos projectos comerciais, muito bem conseguído, pode é dar algum trabalho aprender a mexer com os aviões, mas isso já se estava a espera, certo?
- Glest - Um pouco ao estilo Age of Empires, mas onde civilizações mágicas, enfrentam civilizações tecnológicas, eu sei o conceito não é novo, mas digo-vos é arrebatador, e divertido, claro se não forem muito como eu, que só gosto de RTS realistas...
- Neverball - Jogo aparentemente simples, em que controlamos uma bola a medida que a fazemos avançar pelas plataformas, mas para aliciar, as plataformas não são nada simples, e para acelerar o ritmo temos de cumprir as metas num determinado tempo.
- Nexuiz - Talvez o mais interessante jogo incluído no "pacote", para a maioria, e porquê? Ora, primeiro é um FPS, o motor gráfico usa uma versão modificada do motor do Quake, e usa ambientes escuros para dar vida ao jogo. Podem jogar online, contra bots, actualmente existem 9 armas, e 24 mapas, o mais curioso, talvez seja o facto de incluir uma campanha a solo, mas não esperem uma narrativa ou algo similar, que se pode ver em jogos comercias como Call of Duty ou Crysis.
- Sauerbraten - Já conhecia este, e diga-se é uma excelente alternativa a jogos como o Couter-Strike, o motor do jogo é poderoso, especialmente a nível de ambiente, pois as personagens tendem a não ser grande coisa... Ora, dezenas de mapas, armas, pode ser jogado em Multi-Player, e para quem quer jogar a solo, temos os bots.
- TORCS - The Open Racing Car Simulator, é um excelente simulador de carros, ao nível de jogabilidade de um Grand Turismo, com muitas pistas e carros e mais carros, de todas as cores formatos e feitios, modos de visualização por si só excepcionais, mas a nível gráfico é pobrezinho, mas tal permite ser corrido em computadores mais velhos.
- Tremulous - Mais um FPS, este é mesmo ao estilo Quake, ou seja, humanos contra criaturas vindas do espaço e afins. Ora o que podemos encontrar? Muito, desde acção de cortar a respiração, muitas armas e inimigos para dizimar...
- Ufo:ai - Este tem um conceito um pouco estranho, é uma espécie de um jogo de estratégia em que conduzimos uma equipa de soldados de "limpeza" à medida que vamos eliminando aqueles bichinhos que saem dos Objectos Voadores Não Identificados.
- Warsow - Outro FPS, ora o que este tem de especial? Nada... Ou se calhar até tem, os desenhos das armas e dos personagens fazem lembrar livros de BD. Este é virado para uma acção de saltos gigantescos com armas, no mínimo saídas de um Star Wars, e diversos tipos de jogo, satisfatório não?
- Warzone2100 - Um RTS, este partilha aspectos com o jogo Earth2150 ou o Command and Conquer. Como já perceberam é um jogo que decorre num ambiente futurista, com muitos dessas novas invenções destrutivas que ainda estão para ser inventadas, robots e coisas parecidas, ao ponto de serem mais de 2000 unidades diferentes.
- World of Padman - Alguém se lembra do Serious Sam? É quase igual, é na mesma ideologicamente estúpido, e muito divertido, sem nunca usar ambientes escuros ou sangue, algo raro, num jogo destes.
Que mais dizer? Talvez que convém ter um PC relativamente potente. E claro, não se metam a usar isto em Máquinas Virtuais! É um LiveDVD e este é mesmo para se correr a partir da gaveta do leitor.
NOTA: Este artigo foi elaborado por Miguel Guerreiro para o Pplware.
Licença: GPL Sistemas Operativos: Linux Download: Linux Gamers Live 0.9.2 [2,4 GB] Download em BitTorrent: Linux Gamers Live 0.9.2 [2,4 GB] Homepage: Live Linux Gamers
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Este artigo tem mais de um ano
Top… agora a maquina vai ter de ser uma aviao de certeza… nao tou a ver sistemas de baixa produçao a suportar isto
Boa recolha ^^
Não deixa de ser uma tentativa interessante mas…. quem é que ouvi falar desses jogos? Ké deles os Half-Life, Bioshock, Warcraft e afins? Já tentei usar o wine mas sinceramente é tudo tão difícil que o único que correm razoavelmente bem foi o World of Warcraft…
Nem o raio do Eve On-line, que supostamente tem uma versão especial para linux, corre como deve de ser…. (isto quando no windows corre às mil maravilhas a 1280×1024 com 60fps….)
Gosto muito de trabalhar em Linux mas este é realmente um GRANDE entrave…
————————————
http://www.revolucaodigital.net
Eu sou desses cabeçudos que diz que Linux é bonito mas nao dá jogos 🙂 ….
E continuo a dizer ehehe
@ Luis Pedroso
já corri o World of Padman num centrino 1.8 com uma grafica de 128mb e corre limpinho. tem um motor leve ao estilo quake, alias, axo que é um mod de quake. bem estupido mas genialmente divertido quando jogado online ou com amigos
falta la o Savage: Battle For Newerth, um dos melhroes jogos para o linux
Bem isso é vdd assim ja da para calar alguns gajos ehehe eu ja joguei alguns deles XD torcs
e ja agora se quisers corrigir 😛
Couter-Strike — counter strike
mto bem, gostei de ver, ja conhecia alguns, isto é bom para esfregar nas fuças de uns colegas meus:)
Entao e não meteste aí o http://www.eve-online.com que é só o melhor jogo da actualidade? Mais de 5000 sistermas solares para explorar. mais de 30 mil jogadores online a maior parte do tempo. Anos a fios (tempo real) de skills para treinar e montes de naves para pilotar. 🙂
Okok… não é gratuito… mas um jogo destes se fosse gratuito não tinha graça nenhuma. 😀
Eu nunca jogo mais de 2-3 meses o mesmo jogo. Farto-me facilmente. A este já jogo a mais de 2 anos 🙂
Tb corre no mac.
Sinceramente com este artigo posso ver que alguem já tentou e estão a tentar arranjar soluções para os jogos em plataformas linux. Ao que vejo vão num bom caminho, mas nao vejo ainda nenhum jogo ao Nivel de Need For Speed, Counter Striker (a nivel online), Grand Theft Auto, blas blas blas.
Quem quer uma maquina de jogos, todos sabemos que o Windows é o mais apropriado, pois não existe nenhum tipo de emulação com os jogos, e as empresas de jogos so fazem produção para Windows, e poucas e em poucos jogos fazem para MAC OS.
Linux é para trabalhar, para Servidores e etc…
pessoa que joga regularmente e gosta de jogar, nao a vejo em linux a jogar esse tipo de jogos, so pelas imagens :S para aqueles q sao obrigados a usar linux no work e etc ya ainda se safam pois nao estou a ver ninguém em casa a instalar linux para jogar esses jogos…. enquanto nao correr os grandes jogos usa-se dual boot….
Ufo:ai
Conceito estranho??? Isto é um remake do laser squad (xcom e UFO para os mais novos). Este tipo de jogo á 15 atrás era um must. Não sabia que existia sequer hoje à noite já tenho vicio de certeza.
para o Nastase:
o half-life (e logo o counterstrike) e o warcraft (1, 2 e 3, alem do World of warcraft… alias, todos os jogos da blizzard) correm sem problemas no wine… tens muitos howtos na net para o fazer e sem problemas de velocidade… de notar que precisas geralmente carregar no registry do wine uma entrada de opengl para que os jogos via wine não usem uma chamada de opengl que não existe em linux… se não o fizeres, vais perder velocidade, pois essa chamada tem que ser emulada… com a chave no registry o proprio opengl substitui internamente por uma compativel)
de forma geral, todos os jogos que usem o motor da ID (motor dos quakes) ou da unreal funcionam ou ate’ teem versões nativas para linux.
todos os jogos que usam (ou podem usar, como os da blizzard) opengl, correm em linux via wine, sendo geralmente o maior problema os sistemas de protecção, que são raros os casos que funcionam (crack-se o jogo e geralmente ja’ funciona)
tudo o resto, so’ tentando… o wine esta’ a melhorar MUITO de versão para versão e o cedega (um wine optimizado para jogos, mas paga-se) suporta muitos jogos (e sistemas de protecção, logo nao é preciso cracks)
claro que nunca fica mal mandar um email ao fabricante do jogo a queixar-se que querem jogar em linux o jogo deles e nao funciona… podem pensar que nao adianta, mas aos poucos ajuda muito… vejam o caso da blizzard, mesmo nao suportando, eles chegam a testar de tempos a tempos em linux os seus jogos.
Nos sites de web, à uns anos, ninguem suportava o firefox, mas com os emails a queixar-se aos webmasters e o aumento da quota de mercado, hoje e’ raro os sites que nao suportam o firefox
finalmente, se para ti o jogo até corre, mas muito lento, provavelmente não estas a usar os drivers correctos… os drivers da nvidia em linux tem quase a mesma velocidade que em windows (por vezes até são mais rapidos), os da ati são +- 60-70% da velocidade de windows, mas a ati diz que está a acabar de desenvolver uns novos que serão a mesma velocidade…
atenção que existem drivers da ATI no X, mas se queres jogar em placas acima da 9200, o que queres realmente são os drivers que estão no site da ati, os fglrx
Eu jogo no meu ubuntu o America’s Army 2.5 apesar de ser rapido a abrir o jogo, mais rapido ate que no windows, os fps’s ja nao sao tao famosos… mas joga-se bem
Excelente artigo. Talvez acrescenta-se á lista o Open Arena e o Armagetron Advanced. Quando for ao meu Ubuntu vou testar alguns dos jogos que ai estao.
@Nuno José
Pois é, estes jovens agora não conhecem nada! 🙂
O melhor do Laser Squad era jogarem duas pessoas, dava para horas e horas de jogatana.
Tiro o chapel pela segunda vez este mes para vc’s – pplware.
😀
Para aqueles que acham que não se consegue jogar nada de jeito em Linux.. Façam uma busca no google por cedega. É certo que é uma espécie de emulador e que “puxa” um pouco pela máquina mas suporta dezenas de jogos..desce CS, NFS carbon/underground, call of Dutty, World of Warcraft, e muitos outros. Instalem e experimentem, dá-vos uma lista dos jogos que suporta e reconhece-os assim que introduzirem os CD’s na drive ajustando as configurações para melhor se adaptar ao jogo em questão. E já agora.. o jogo não é tudo na vida 😉
Há algum motivo para teres posto o link para o torrent com um ‘t’ a menos?
http://live.linux-gamers.net/lg-live-0.9.2.torrent
E já agora, se é obrigatório preencher o Website para colocar um comentário, por favor diz logo.
Há muitos pseudo-Window$ haters que nunca ouviram falar no wine ou no cedega… 8-|
Ora ai está uma coisa que pode dar muito jeito para calar alguns espertos e para passar um bom bocado com os amigos 🙂
Eu já vos tinha dito que voces são o melhor site em língua portuguesa? Bem eu com estes artigos sobre Linux delicio-me, parece que o Victor encontrou no Miguel Guerreiro um colaborador de topo, embora que eu já gostava do Rui Brás, onde pára o Rui Brás?
Miguel, eu venho cá mais vezes agora com os teus posts, em vez de 5 vezes por dia, venho umas 10.
😛 parabéns à equipa e também ao excelente leque de comentadores, tenho também aprendido muito com algumas dicas que deixam no comentários.
Gostei do pormenor de o Blobby ser 3D, ou não..
Pois é também nunca mais vi o Rui Brás…!
Entre muitos outros deixo aqui mais alguns 🙂
Grátis:
http://www.americasarmy.com/
http://enemyterritory.com/main.html
a versão “Wolfenstein: Enemy Territory”
Comercial:
http://enemyterritory.com/ [Quake Wars] é LINDO!!!!
PS.: muitos jogos bons do windows correm bem no linux com o W.I.N.E. mas os nativos são sempre preferenciais
@Pedro e Miguel Jeri
O Rui não nos abandonou… ele tem é a faculdade para terminar e o último ano de direito não dá tempo para estar permanentemente a actualizar conhecimentos informáticos para depois poder escrever.
Tenho falado pouco com ele mas sei que está a esforçar-se para ter sucesso no curso, espero mesmo que consiga terminar com êxito.
Ele mais dia menos dia lá sentirá saudades e volta a escrever 😉
Aquilo do Blobbi parsia tao divertido… eu quero jogar Blobbi !!!!!:(
Caros Amigos Administradores, o link “Download em BitTorrent: Linux Gamers Live 0.9.2” não esta funcionandu…
🙂 ALGUÉM AI PODE DER AJUDAR 🙂
Gostaria muito jogar esses jogos em meu UBUNTU
Caros Amigos Administradores, o link “Download em BitTorrent: Linux Gamers Live 0.9.2” não esta funcionandu…
🙂 ALGUÉM AI PODE ME AJUDAR 🙂
Gostaria muito jogar esses jogos em meu UBUNTU
gostei muito dos jogos pelo visto eles são muito bom mas nao sei como baixar para jogar
O problema não é que o Linux não dá pra jogos, o fato é que as produtoras de games fazem jogos baseados no DirectX que é de propriedade da Microsoft, os outros jogos baseados no OpenGL como os produzidos pela ID Software(quake, doom) rodam de boa. mas existe ulgumas alternativas como o wine, cedega e o cross, que emulam o sistema operacional ruindows e o directx.
o linux é uma procaria quanto aos jogos so consigo jugar hitman and call of duty
Sitio fabuloso,bom trabalho guys
E possivel jogar wolfenstein enemy territory com o meu perfil do windows?
Continuaçao de um bom trabalho