Kinect – O Dispositivo de jogos sem fios da Microsoft
Em semana de E3, as novidades continuam a ser debitadas a um ritmo impressionante. Até à data, talvez as maiores estejam mesmo relacionadas com o Kinect para a Xbox 360º. Na continuação do excelente artigo do Rui Oliveira, eis que surgem mais algumas novidades acerca deste novo sistema de jogo.
Anteriormente designado “Project Natal”, o Kinect foi revelado no Domingo à noite num espectáculo do Cirque du Soleil, na véspera da Electronic Entertainment Expo em Los Angeles.
A Microsoft revelou hoje o Kinect para a Xbox 360, um dispositivo de jogos sem fios que a Microsoft anuncia como uma nova forma totalmente nova de viver o entretenimento na sala-de-estar.
Anteriormente designado “Project Natal”, o nome Kinect foi revelado antes do início da Electronic Entertainment Expo (E3) em Los Angeles, como parte de um espectáculo do Cirque du Soleil inspirado na tecnologia do Kinect.
O pequeno sensor negro do Kinect é ligado directamente à Xbox 360. Apesar das dimensões reduzidas, o Kinect inclui uma câmara, sensores de áudio e tecnologia de sensor de movimento que acompanha 48 pontos de movimento do corpo humano. Tem capacidade de reconhecimento de rostos e vozes.
Com o Kinect, os jogadores deixam de necessitar de memorizar as diferentes funções dos comandos de mão. “O utilizador é o comando”, disse Mike Delman, Vice-presidente de Global Marketing da divisão de Interactive Entertainment Business. “Basta colocar-se em frente ao sensor e o Kinect reconhece o movimento, ouve a voz e reconhece o rosto do utilizador”.
O espectáculo do Cirque du Soleil no Galan Center de Los Angeles incluiu poucas informações técnicas sobre o Kinect. Em vez disso, centrou-se nas novas experiências que permitirá. A Microsoft irá partilhar mais informações, como a data de lançamento e algumas ofertas de lançamento de jogos e entretenimento do Kinect, numa conferência de imprensa a realizar na Segunda-feira de manhã e que marcará o início da E3, o evento anual da indústria de videojogos.
Marc Whitten, Vice-presidente do Xbox LIVE, disse que 2010 poderia ser o melhor ano da Xbox. “É um ano fantástico! Basta observar as expectativas das pessoas”, referiu. “Mas também estamos entusiasmados por anunciar formas mais simples de desfrutarmos daquilo de que mais gostamos. As pessoas que ficam intimidadas por ter de utilizar um comando ou um controlador de jogo, poderão finalmente viver algumas das experiências de jogo ou de entretenimento que é possível desfrutar na sala-de-estar.”
O ano passado, a Microsoft causou sensação com um pequeno vídeo que apresentava o Kinect e com a apresentação do conceito de jogo e de entretenimento sem comandos na Xbox 360. O vídeo foi um êxito e as demos desta tecnologia que se seguiram levaram aqueles que acompanham este sector a afirmar que o Kinect poderia agitar a gigantesca indústria dos videojogos (mais 10 mil milhões de dólares anuais nos Estados Unidos).
Por exemplo, em Janeiro passado, Josh Lowensohn da CNET escreveu que o então “Project Natal” seria uma “grande injecção de adrenalina no coração da Xbox 360”. O ano passado, depois de ter experimentado pessoalmente, Matt Buchanan da Gizmodo teceu comentários sobre a “notável sensação de controlo” e “envolvimento”. Referindo-se ao Kinect, a edição do Reino Unido da IGN Entertainment referia que “o controlo de movimentos é impressionante e o detalhe do reconhecimento ainda o é mais.”
Algo que intrigou os especialistas da indústria foi o facto de o Kinect conseguir efectuar o acompanhamento total dos movimentos do corpo humano a 30 frames por segundo. Esta capacidade não é afectada pelo vestuário do utilizador nem pelo mobiliário do espaço envolvente. Tem ainda capacidade de reconhecimento de rostos e vozes.
O Kinect manteve-se secreto até ao lançamento do vídeo na E3 do ano passado. Após a conferência, voltou à “caixa negra”, mesmo entre as paredes da Microsoft, enquanto a equipa da Xbox continuava a trabalhar para o fazer ascender de protótipo à produção.
Para manter o secretismo, desde a última E3 foram feitos apenas dois anúncios sobre o Kinect – e um deles foi o do nome Kinect no Domingo à noite. O outro ocorreu no início deste ano na Consumer Electronics Show em Las Vegas, quando a Microsoft anunciou que o Kinect estaria nas lojas na época do Natal.
Segunda-feira são esperadas muitas mais novidades, disse Delman. Ele acredita que o Kinect ajudará a Xbox a aproximar-se do seu objectivo de vir a ser o hub de jogos e de entretenimento em todas as salas-de-estar. Apesar de o jogadores serem e continuarem a ser a pedra basilar da Xbox e do Xbox LIVE, a Microsoft pretende fazer do Kinect um meio para chegar junto de uma audiência nova e mais abrangente. Existem actualmente mais de 40 milhões de consolas Xbox 360 no mercado. O Kinect poderá ajudar a aumentar consideravelmente este número, uma vez que apela a utilizadores não tradicionais, como as crianças mais novas, mães e avós.
O espectáculo do Cirque du Soleil no Domingo à noite ilustrou este conceito contando a história de um rapaz e da sua Xbox 360. O espectáculo começa com ele a jogar sozinho na Xbox com um comando tradicional, mas quando o Kinect lhe é apresentado, bem como à sua família, todos se divertem com os jogos e desfrutam do entretenimento em conjunto.
“Algumas pessoas não gostam de comandos”, disse Delman. “E o Kinect torna a experiência de jogo e de entretenimento mais orgânica e fluida, sem a imposição de barreiras que muitas vezes impedem as pessoas de participar.”
Terça-feira, 15 de Junho às 15:30h e 21h, será transmitida na televisão Norte-Americana uma versão não comercial do espectáculo do Cirque du Soleil. EDT no Nickelodeon, MTV e outros canais. No final da semana será publicado um vídeo do evento em www.xbox.com.
Homepage: Kinect
Este artigo tem mais de um ano
Nao é influenciado pelo vestuário? Entao se for preciso ver o movimento das pernas e uma menina tiver saias largas até aos pés como é? 🙂 LOL
A teoria é boa, quero ver a prática 🙂
Nem mais. Nestas apresentações é tudo muito bonito, já na pratica o mesmo não acontece.
Vamos la ver …
Vamos aguardar. Se for tão bom como no video é excelente.
penso que se tiver um sensor de infravermelhos esse questão não se coloca…
Se a menina tiver saias até ao chão continua a ter a parte exterior das pernas e em caso de movimento das mesmas isso vê-se na mesma.
Espero que esta tecnologia tenha sucesso, se o tiver vai revolucionar o mercado casual…como anteriormente a wii o fez.
Achei bastante interessante a ideia, mas torço o nariz se isto realmente funciona como prometeram. Já começo a acreditar que na realidade não é nada disto que vemos, a juntar com o video tangoso que a microsoft queria impor aos espectadores da E3.
É esperar para ver….até la sou feliz com a wii.
Concordo com o que foi dito anteriormente. Na teoria (e nos teasers) é uma coisa, mas na prática é que se tiram as provas do nove.
De qualquer forma, creio que poderá vir a ser um caso sério de sucesso, talvez um pouco ofuscado pela grave crise financeira que se instalou.
Uma das coisas que mais me impressiona esta tecnologia prende-se com o facto de, à semelhança do que se passa com a consola Wii, ter inúmeras aplicabilidades noutras áreas que não os jogos.
Vamos aguardar para ver ….
Basicamente a única novidade é que passou a chamar-se de “Projecto Natal” para Kinect.. de resto não é nada que já o pessoal não conhecia! (Com as enumeras demosntrações que fizeram enquanto “projecto natal” e já se sabia o seu formato, potência…etc…)
MS a queimar tempo para justificar a demora do seu lançamento… 😛
“MS a queimar tempo para justificar a demora do seu lançamento…”
Ora nem mais! Opino da mesma forma! 😀
Se o produto final for algo tão fluente como o do vídeo apresentado, é bem normal que seja preciso adiar o seu lançamento. Não é à toa que já houveram centenas e centenas de tentativas para fazer isto e todas falharam de um modo ou outro.
Mas de qualquer maneira acho que o vídeo é falso porque um dos filhos aparenta não ser filho da mesma família pela cor dos olhos. Ahah! 🙂
Offtopic
Boa noite…
Gostaria de fazer um pedido à equipa do PPlware.
Seria muito interessante fazer um post onde abordassem o tema: Gestão Documental para Fins Pessoais…
Ando à muito tempo à procura de uma aplicação que me permita fazer o seguinte:
digitalizar documentos em papel para PDF, directamente para uma base de dados encriptada, agrupando por temas (por ex: certificados, facturas, exames, etc), e que permita inserir tags (etiquetas), para mais tarde encontrar o que precisamos. Serviria como backup dos documentos fisicos, mas tambem para termos sempre à mão documentos que vamos necessitando no dia-a-dia.
Já encontrei várias soluções, mas algumas direccionadas mais para uso em empresas, outras muito complexas, com opções a mais…Enfim, acho que é um tipo de programa que seria últil a qualquer pessoa!
Carlos
Um conselho…
Vai pra faculdade lolll…
Tu tens noção do que tás a pedir pra colocar aqui??????
Já ando lá!!
Estou a pedir algo do outro mundo? LOL…
Sera que aprende alguma coisa de util???
o ensino superior em portugal esta uma miseria….
Licenciaturas sem estagio…(Na minha experiencia o estagio vale mais que mil disciplinas!)
Dizem que para Informatica(programação) é preciso saber de matematica… eu nunca foi o um bom aluno de matematica!! discordo que a matematica seja insencial acredito que seja para estimular o cerbero(alargar as nossas capacidades cerebrais)…
Resumindo: acho que é muita teoria e pouca pratica… e depois ve-se tecnicos de informatica a ensinar os licenciados.. COMO já vi muitos!!!
Pedro O… ao menos com uma licenciatura podes aprender a escrever o português correctamente…se bem que não é pré-requisito para ser licenciado!
Ora então tu queres uma aplicação à medida???
Arregaça as mangas, e mete-te ao trabalho!!!!
Ou então passa no Fórum que pode ser que a malta ajude… 🙂
@Carlos
Andei durante uns tempos à procura do mesmo, penso que o que de melhor encontrei para gestão documental foi o Alfresco (www.alfresco.com) tem uma versão CE que não é paga, não faz scan dos documentos (acho eu) mas permite gerir e organizar os mesmo.
@Pedro
Ele tem, eu também, e não nos parece nada do outro mundo, é apenas preciso um pouco de paciência para configurar e se se quiser criar um servidor é preciso perceber um pouco de redes.
E sim o saber não ocupa lugar.
@Pedro O.
Tudo faz falta, e com o máximo respeito por todas as profissões, assim como é preciso o trolha para construir, também é necessário o engenheiro para fazer o projecto. Obviamente, o trolha saberá dar a volta a muitas situações e perceberá mais de certas fases do trabalho propriamente dito e que executa do que o Engº, mas não saberá calcular quanto ferro é preciso para determinada estrutura não cair, por exemplo.
Não se pretende que alguém licenciado em Informática seja um Técnico de Informática, para isso existirão os cursos profissionais, esses sim, por uma experiência e perspectiva mais prática têm toda a razão de serem as melhores formas de criar bons técnicos, a par com a experiência do dia a dia (muita prática) e sem dúvida com a vontade de aprender e trabalhar.
Não percebo qual é o espanto de estar um técnico a ensinar um licenciado, não tenho vergonha nenhuma de dizer que já muita gente com muito menos instrução que eu me ensinou efectivamente muita coisa, a explicação teórica ou as bases de “como acontece” nem sempre estão muito bem fundamentadas, mas o que é certo é que as coisas funcionam, por vezes torna-se necessário depois, pôr as coisas a funcionar com uma base teórica a suportá-las. É a tal diferença entre perceber como funciona e para quê, e o saber pôr a funcionar.
O saber não ocupa lugar, nenhuma disciplina está a mais num currículo, são todas “essenciais”, num momento ou noutro da vida, e às vezes sem darmos por isso, estamos a usar qualquer coisa, e com uma vertente extremamente prática, de algo que quando nos estavam a ensinar achávamos que nunca iríamos precisar.
É preciso é pôr o “cérebro” a funcionar!
Bom dia a todos 🙂
Acho que agora sim, chegou uma consola que vale a pena comprar.
Vai ser a minha primeira consola de jogos……
Andava a espera disto!
Filipe,
O Kinect não é uma consola, mas sim um periférico para a consola Xbox 360º.
No entanto, quando sair o Kinect, penso que deverão começar a haver bundles à venda que tragam logo o Kinect incluído.
Sim, juntamente com a Xbox 360 S Console, foi falado na E3 isso.
Meu Deus, onde é que isto vai parar?! Começo a assustar-me…
Já imaginaram se o génio humano fosse todo direccionado para fins pacíficos? Gostei muito. Especialmente do 1º “clip”: simples mas elucidativo!
https://www.youtube.com/watch?v=3WkrXLJwLCY
Lol
Até prevê os movimentos do jogador… que grande aldrabice, nem pensar que gasto dinheiro nisto…
Ah agora sim já percebi a tecnologia!
Os bonecos fazem, o jogador imita! É isso o Kinect! 😀
ehehe.. fora de brincadeiras, se eles aproveitarem bem a tecnologia e apostarem BEM, vão longe… mas não deveriam fazer publicidade assim, porque cada vez mais os utilizadores estão atentos aos pormenores, e se for para lançar um produto que em tempo real não cumpra com o que a publicidade indica, mais vale estarem quietos.
Já me faz lembrar o anuncio da Nokia.. tudo muito fluido estilo iPhone e a realidade era totalmente diferente, depois foi um fiasco de vendas:
https://www.youtube.com/watch?v=vJpEuMidcSU
Isto é uma demonstração do conceito!
Era é nos mínimos parvo pensar que a apresentação final seria assim…
Pronto, como esse anuncio da Nokia, pronto, “correu-lhe mal”, mas este aqui não se trata de marketing falso ou coisa do género…
Pelo menos acho que é apenas uma demonstração… 😐
E como tu disseste:
“(…) e se for para lançar um produto que em tempo real não cumpra com o que a publicidade indica, mais vale estarem quietos.”
Mais vale mostrar um “ponto menos agradável” e depois ser um pouco mais do que se espera, do que fazer o que a Nokia fez, precisamente o contrário.
Só para que fique escrito!
mas voces ainda acreditam nestas tangas? dasss isto é meramente publicidade da microsoft, a sony a anos que tem gente a batalhar neste campo com o mesmo tipo de cameras em que até têm de usar uma especie de bola com luz em cada mão para sobressair mais na camera e mesmo assim têm muitos problemas nos jogos porque não é 100% preciso e agora chegava aqui a microsoft e revolucionava a industia nao????? a microsoft que se dedique a pesca e faça mas correcçoes na m…… do sistema operativo.
Sabes lá tu desde quando é que a Microsoft anda a trabalhar neste projecto…
Até parece que a Sony é melhor do que a Microsoft quanto a Inovação… A sony que continue a gastar fortunas em dinheiro na publicidade e na compra de material ja feito como tem feito sempre…
Meu filho… A Microsoft tem uma equipa de desenvolvimento e pesquisa dedicada a esta àrea há muitos anos… Bem antes de sair pró mercado a Wii.
Não é a sony que inventa… espera e verás…
A Microsoft desenvolve software muito antes da sony começar a implementar software nos seus produtos.
Isto é um pequeno hardware com grande software por trás…
…falta sair para vermos a fiabilidade do produto.
Deixa lá o sistema operativo windows… a Microsoft dá prioridade a muita outra coisa (sei que não conheces o ambito dos produtos Microsoft).
Isto parece tal brutal… só espero quando sair não seja muito caro.
Mas gostei bastante da forma de trabalhar, e não me pareceu ter mt ‘lag’.
Não acredito que na realidade seja assim…
Mas…dou o beneficio da duvida…vamos esperar até que saia para o mercado…se vier conforme o video é BRUTAL!!! vai ser top de vendas seguramente e adeus WI
Adeus wii… Quem sabe se não sairá uma Wii 2 e então será como o Kinect ?
Ou noutra hipótese não sairá um periférico para a wii como o kinect ou uma actualização qualquer?
A Playstation já tem em andamento o Playstation Move, muito identico a wii..
Só não me dei ao trabalho de comparar as diferenças ainda.
Esperemos e veremos… 😉
A concorrencia faz milagres… 🙂
nunca vai ser como no video, alias basta verem o aviso que eles poem logo ao inicio ja para ninguem poder dizer que foi enganado;)
Ai pessoal consegui uma noticia a respeito da posição da Sony a respeito do Kinect
http://www.gamevicio.com.br/i/noticias/47/47176-bbc-afirma-playstation-move-e-mais-preciso-que-o-kinect/index.html
este blog mostra que só é postado aquilo que o autor gosta, que é Microsoft.
Nintendo 3DS esta ai e nada de falar nele no blog hahahaha, porque sera …
Ricardo, fala tu, podes enviar informação original, tratada por ti, com rigor para colocarmos aqui no pplware.com.
Kinect recolhecerá o idioma Português de Portugal ??
é que já chega de brazucadas na internet !!
A principio ele está dando preferencia para brasucas msmo (mercado consumidor maior) lol
http://www.gamevicio.com.br/i/noticias/47/47606-conheca-o-brasileiro-que-criou-o-videogame-que-se-joga-sem-joystick/index.html
Só para você não ficar de birra com os brazucas leia a noticia de cima que você vai ver que foi feito por um Brazuca… Lol
o kinect serve para todos os consoles de xbox360?
A avaliar pelo que se encontra indicado no seguinte artigo, penso que sim:
http://www.xbox.com/en-us/hardware/
a tecnologia é fenomenal, gostava de saber mais pormenores de como funciona…
e os filmes interactivos em 3D devem estar ao virar da esquina ! (nostradamus p.34l2)
não concordo com o comentário metafórico sobre os trolhas… a nivél de informática, eu sou técnico de programação e gestão informática e já dei muitas “aulas” a muitos licenciados a nível teórico, o que nós aprendemos a nível de informática não diferencia muito, isto se a escola profissional que entrarem for boa. acho que a maior diferença mesmo a nível matemático e físico por que resto deixam muito a desejar. De momento vou começar a tirar eng informática e programação e até agora só não me tenho dado mal e não tenho tido que estudar muito. Na minha opinião a única diferença é que assinam projectos e os técnicos não, porque se for um mesmo bom, e saiba o que faz seja teórico ou pratico ui ui… enfim, opinião pessoal só tou mesmo a tirar eng para assinar projector e ter um profit no fim do mês maior do que tenho agora ahahah