Ironhack e o jogo The Sims juntam-se para lançar bolsas de estudo
Eis mais um exemplo de conexão entre o Mundo dos Videojogos e o Mundo Real. Segundo comunicado recente, a Ironhack (escola de Tecnologias) associou-se ao famoso jogo da vida Virtual The Sims, para lançar bolsas de estudo reais.
Venham saber um pouco mais.
Creio não ser abuso algum afirmar que toda a gente conhece o jogo The Sims, da Electronic Arts. O jogo que permite a cada jogador ter uma vida paralela digital, é um dos casos mais gritantes de longevidade e aceitação e a prova encontra-se no facto do jogo já existir entre nós (com as variadas versões) há quase 20 anos.
Lembro-me de, na altura do lançamento do primeiro jogo The Sims (no longinquo ano 2000), muitas terem sido as vozes que agoiravam um futuro imediato com sucesso, até pela natureza inovadora do titulo, mas que desconfiavam do seu sucesso a longo prazo.
Pois bem! Estavam enganados. The Sims continou até aos dias de hoje e com uma saúde invejável.
A Ironhack é, por sua vez, uma empresa em ascensão na área do ensino e formação em tecnologias presente em variados países da Europa e América. Com mais de 2500 alunos já graduados por si (de 70 nacionalidades distintas) a Ironhack apresenta 9 Campus espalhados pelo Globo (de Amsterdão a Barcelona, passando de Miami a São Paulo).
Adicionalmente, a Ironhack conseguiu ainda assinar protocolos de parcerias com mais de 600 empresas internacionais. Trata-se portanto de uma companhia em franca ascensão.
Em comunicado recente, ambas as companhias (Electronic Arts e Ironhack) vieram a público revelar uma parceria entre si numa iniciativa bem real: atribuição de bolsas de estudo.
É claro, no entanto, que esta iniciativa não surge agora por acaso. Tal como temos vindo aqui a acompanhar esta iniciativa vem como forma de celebração duma expansão para The Sims mesmo a propósito: Discover University.
Em The Sims 4 Discover University, os Sims poderão frequentar a Universidade e aprender as competências necessárias para lançar as suas futuras carreiras.
No entanto, e após o lançamento desta iniciativa no mundo real, as bolsas de estudo do The Sims e da Ironhack vão encorajar os jogadores a aprender novas competências e descobrir algumas das carreiras mais entusiasmantes e procuradas na indústria dos videojogos e tecnologia.
Os fãs do jogo The Sims em todo o mundo, incluindo Portugal, poderão concorrer a uma bolsa de estudo em qualquer uma das nove escolas da Ironhack na Europa e na América do Norte e do Sul: Lisboa, Madrid, Barcelona, Paris, Amesterdão, Berlim, Miami, São Paulo ou Cidade do México. No total, serão atribuídas 400 bolsas, no valor de 800 mil euros, para cursos de part-time ou full-time de Web Development, UX/UI Design e Data Analytics.
O objetivo desta parceria é ensinar competências essenciais para o desenvolvimento de videojogos e levar os jogadores a compreender o mercado laboral num contexto de rápido crescimento da indústria tecnológica. Ao mesmo tempo que os jogadores enviam os seus Sims para a Discover University, o The Sims e a Ironhack unem-se para capacitar uma geração a construir o seu futuro com esta oportunidade de aprender competências novas.
Segundo Gonzalo Manrique, cofundador da Ironhack, “Acreditamos que o talento tecnológico pode ser encontrado em qualquer lado. É por esta razão que estamos a ajudar a colmatar a lacuna do talento tech, formando pessoas de vários backgrounds. A indústria dos videojogos está a crescer e a empregar um número crescente de talentos. Por isto, estamos muito satisfeitos por nos associarmos a uma marca global de videojogos como o The Sims para encorajar qualquer pessoa que acompanhe ou jogue este jogo, independentemente do seu percurso, a aprender competências novas e extremamente valorizadas para uma carreira de sucesso na área da tecnologia.”
Para Lyndsay Pearson, diretora-geral do The Sims, “O lançamento recente do The Sims 4 Discover University é um ótimo mote para esta parceria com a Ironhack, aproximando o mundo dos videojogos do mundo real. Os entusiastas de tecnologia podem, no jogo, pôr os seus Sims na universidade a aprender novas competências e, ao mesmo tempo, com estas bolsas, terem eles próprios, na vida real, a oportunidade de aprender competências que são altamente procuradas. Além disso, a Ironhack tem nove escolas por todo o mundo, o que permitirá aos jogadores sentirem-se verdadeiramente conectados aos seus pares globalmente”.
As candidaturas estão abertas até dia 17 de Dezembro (data de lançamento de Discover University), a partir daqui, a qualquer pessoa disposta a aprender ou a melhorar as suas competências tecnológicas, não havendo pré-requisitos específicos para concorrer.
Os resultados das candidaturas serão conhecidos a 24 de Janeiro e todos os cursos, com durações de 9 a 24 semanas, arrancarão em 2020.
Este artigo tem mais de um ano
O lado bom dos jogos!! Acho que é um exemplo a seguir.