id Software disponibiliza Doom 3 como Open Source
Actualmente não faltam recursos de qualidade para qualquer programador poder desenvolver jogos com uma dinâmica bastante envolvente. Entre estes exemplos destaca-se o CryEngine 3 ou o Unity 3D. Talvez uma das principais limitações destes poderosas ferramentas de desenvolvimento reside não no que permitem fazer, mas o facto de ocultarem do programador o processo de engenharia que está por baixo de um motor de um jogo. Para os mais curiosos na área de programação, a notícia que lhe apresentamos será um bom motivo para se manter ocupado nos próximos tempos.
A criadora do género FPS disponibilizou gratuitamente uma das suas grandes pérolas de engenharia. Está disponível para download o código fonte do Doom 3. Convém salientar que os binários que contêm dados abrangidos por direitos de autor, como por exemplo os vários níveis do jogo não se encontram disponíveis e continuarão a exigir que adquira uma licença do Doom 3.
No foco de interesse da disponibilização do Doom 3, é sobretudo o motor do jogo (Id Tech 4). O interesse prende-se em perceber os algoritmos utilizados para renderização gráfica e técnicas para desenhar objectos, sombras, transparência, bem como algoritmos permitam por exemplo detecções de colisão, para nomear alguns dos pontos mais interessantes.
John Carmack, o criador e responsável de todos os motores até agora criados pela id Software, já tinha avisado que a disponibilização do código iria sofrer um pequeno atraso. Isto porque Carmack na altura que desenvolveu o Doom 3, criou uma técnica de renderização de sombras (“Carmack's Reverse”) muito semelhante a uma técnica que a Creative estava a trabalhar em simultâneo (por coincidência). O que se passou foi que a Creative conseguiu patentear primeiro a técnica. Assim sendo e de modo a evitar que existissem problemas legais em disponibilizar uma implementação de uma patente que não possuía, o fundador da id Software, teve agora o trabalho adicional de escrever mais quatro linhas de código e criar uma técnica diferente da patenteada (que designou de “Carmack's Revenge”) com um resultado final idêntico a olho humano.
Passados os problemas legais e agora que o código está disponível, é uma óptima oportunidade de ver por dentro de como funciona um jogo profissional desenvolvido pelo criador do género FPS. Além desta vertente de curiosidade “geek” as possibilidades são imensas. Por exemplo, a comunidade open source, pode utilizar o código disponibilizado para construir jogos baseados no Doom 3 (Mods) ou mesmo mudar totalmente o aspecto do mesmo e desenvolver jogos com uma dinâmica diferente (Total Conversions).
Lembramos que o motor de jogo anteriormente disponibilizado de forma aberta pela Id Software corresponde ao Quake 3 (Id Tech 3), é hoje em dia uma das principais bases de muitos jogos criados por pequenas comunidades de programadores. Alguns deles conseguiram ao longo dos anos angariar legiões de fãs por todo o mundo, como por exemplo o Tremulous, Urban Terror ou World of Padman. Uma vez que vivemos na era móvel, esta novidade pode também trazer novos títulos para tablets e smartphones.
Detalhes à parte, está impaciente para ter acesso ao código? Consulte o link abaixo e comece a descarregar do GitHub.
Licença: Open Source (GPL3)
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download: Doom3
Homepage: Doom3
Este artigo tem mais de um ano
John Carmack é um Deus da programação.
Mesmo! Notem o facto de ele se ter dado ao trabalho de reescrever algum código (que já tinha escrito mas não possuía a patente) para poder libertar tudo o código. Engraçada esta história de código patenteado… Onde é que vamos parar…
É verdade, deu-se mesmo ao trabalho, aqui está o twit dele:
https://twitter.com/#!/ID_AA_Carmack/status/136614459887202305
Infelizmente é o malificio das patentes, principalmente nos estados unidos.
Pelo que sei na europa não é possivel patentear software sem ter associado a ele uma aplicação em hardware que mostre que seja imprescindível para o mesmo.
É um caso curioso esse. Basicamente duas pessoas inventaram a mesma coisa. Só que uma conseguiu a patente, tornando o outro uma espécie “ladrão” aos olhos da Lei. Por isso que as patentes, relativamente à inovação, são mais um entrave que um incentivo.
Acho que fez bem em ser prudente. A Creative, detentora da patente, vive na sombra daquilo que foi até há 10 anos atrás, por isso o risco de saírem a entrar a a matar é grande, pois cada vez mais as patentes são a arma de quem não consegue triunfar no mercado.
que bom =D
este gajo faz os melhores motores 3d. é um génio
Mais, consigo joga-lo?
nao, é so motor.basta ler a noticia
Se soubesse mexer com isto ainda criava algo…! 😛
Mt bom o pormenor do “Carmack’s Revenge”, CARMACK rules! 🙂
Vou ter que dar uma viste de olhos.