HTML5, Indie e jogos de gigantes
Por Gonçalo Andrade para o PPLWARE.COM A 16 de Agosto uma pequena empresa chamada Supergiant Games viu-se nas luzes da ribalta da Internet ao lançar Bastion, um genial jogo Indie feito por apenas 7 pessoas.
A 9 de Dezembro, tornaram a ser tópico de conversa ao serem das primeiras empresas a lançar o jogo em HTML5. Disponível há menos de uma semana na loja de apps do chrome, já conta com 38665 utilizadores, à data deste artigo. O jogo (aplicação) custa até menos que noutros serviços, como por exemplo Steam.
Longe de ser o primeiro jogo a partilhar o entusiasmo da Google pela tecnologia de ponta, seguindo outros exemplos do qual o mais notável provavelmente é Angry Birds, que também conta com a mesma aplicação no Google+, pode ser tomado como um indicador de que as empresas começam a levar a noção de web apps mais longe.
Grande apologista de open source, a Google é a empresa que mais se destaca neste campo, possivelmente, por ser a única que tem grande visibilidade no mercado. Ao contrário da Apple que simplesmente proibiu Flash, a abordagem da Google é diferente. Tanto no seu browser como nos seus aparelhos móveis (Android) suportam Flash, mas são também compatíveis com as novas tecnologias.
As estratégias usadas encorajam as pessoas a fazer a transição, em vez de a forçar, através da loja de apps (Chrome, Chrome OS e Android), opções nos seus serviços ou demonstrações.
É claro que não é por acaso que a Google tem interesse em fazer mais pessoas adoptar HTML5. Neste momento, o seu browser é o mais indicado para o efeito, o que leva mais pessoas a comprar na sua loja de apps, sendo que uma percentagem dos lucros vai para a app store. Além disso, precisam de promover os seus netbooks, que funcionam de uma forma muito semelhante ao Chrome.
Sem entrar em aspectos técnicos, a transição para HTML5 está a acontecer, e recentemente a tomar proporções significativas, principalmente estando a Adobe a desistir do Flash.
Ainda há muito que fazer antes de ser universalmente aceite o HTML5, porque como é open source e depende de cada cliente, só será a norma quando todos o aceitarem completamente.
Homepage: Supergiant Games
Este artigo tem mais de um ano
Boa tarde.
Com a Apple, Microsoft e Google a apoiar a utilização do html5, se não tiver sucesso então não vejo o que é que vai ter!!! he he he
Abraço
A Apple, Mozilla, Google e Opera suportam muito bem, uns melhor que outros HTML5.
A Microsoft está a ficar muito para trás com o Internet Explorer, o que também prende Web Designers e Developers
Windows 8 com apps baseadas em HTML5 diz-te alguma coisa
Nao adianta ter grande apps em html5 (para IE9) quando não suporta coisas básicas como para se poder fazer envio de vários ficheiros em simultâneo.
O Opera, chrome, FF suportam isto. Para se fazer a mesma coisa para o Ieca9 tem de se recorrer ao flash…. Estupidez!!!
E por acaso sabias que os browsers ainda não são completamente compatíveis com o HTML5? Já experimentaste o Win8 ou o IE10? Já? Haters gonna hate!
Quem não experimentou o jogo tem mesmo de lhe dar uma hipótese, dos melhores que joguei este ano. E a banda sonora, meu Deus.
Parece tudo ótimo, mas temos que nos preocupar com as falhas de segurança, a tecnologia é nova e provavelmente teremos dor de cabeça no futuro, há muito o que aprender em segurança.
O jogo não é em html5, é Native Client.
Exacto. A única coisa que é feita em HTML5 é o menu principal. “This is so revolutionary. Now we can run native applications on our computers! Just imagine the possibilities! Oh, wait. We already can. And they aren’t inhibited by some horrid browser-based sandbox.”
Gostei imenso do jogo. Recomendo!
Tenho o Bastion para a Xbox 360, saiu-me no Summer Arcade, passei-o 2x e ainda vou passar outra, é muito fixe o jogo.
“Sem entrar em aspectos técnicos, a transição para HTML5 está a acontecer, e recentemente a tomar proporções significativas, principalmente estando a Adobe a desistir do Flash.”
Sensacionalismo no seu melhor.
E não é verdade? Não é sensacionalismo é a verdade ou não tens acompanhado?
Actualiza-te aqui:
https://pplware.sapo.pt/pessoal/adobe-suspende-desenvolvimento-do-flash-player/
Puro sensacionalismo. Não percebo o ódio de algumas pessoas pelo flash player. O utilizador final é agnóstico à tecnologia utilizada, quer apenas que seja rápido e funcional, quer seja html5, flash, java….
A adobe investiu muito no flash este ano, não só para aplicações nativas em iOS, Android e desktop mas também para web.
Ficam alguns exemplos:
http://www.engadget.com/2011/09/21/adobes-launching-flash-player-11-air-3-bringing-hd-video-and-3/
Pois mas de Setembro a Novembro… muita coisa alterou e não vejo ódio nenhum, vejo constatações.
Continuo a não perceber o ódio que têm ao HTML5…
Não é ódio, o flash é mesmo lento e exige muito dos pcs.
Vitor, tenho seguido com atenção, a questão está mesmo na ideia que é veiculada. A Adobe suspendeu o desenvolvimento do plugin para browsers mobile e não a plataforma completa como se depreende através desta frase incompleta.
“Continuo a não perceber o ódio que têm ao HTML5…”
Não percebi onde está o ódio. Gostar de uma plataforma não implica odiar a outra, bem pelo contrário.
Fundamentalismos e dogmatismos nunca trazem nada de bom, seja em que contexto for.
Tenho lido opiniões bem moderadas e racionais em relação a mais esta disputa de tecnologias, mas para variar são os extremismos que têm tempo de antena.
Quem está dentro destas coisas sabe que isto não é novidade. O anuncio da morte do flash já é corriqueira. Foi assim com o DHTML, com o AJAX, com o jQuery, Silverlight, etc.
Em relação á citação que fizeste do meu texto… bom se reparares é retórico, face ao comentário que antecede o meu comentário.
Em relação á tecnologia, é certo e sabido que o flash está em declínio, e as recentes movimentações da Adobe e de outros importantes players mostram isso, não é por acaso que a Google está a fazer um forte investimento no update da sua plataforma YouTube para HTML5.
Mas tudo o resto também aponta para isso, até o desenvolvimento e evolução dos browsers, as plataformas móveis não querem o flash e sabemos que é verdade. Ora fechar os olhs a esta realidade é ignorar a evolução, é escamotear a verdade e isso não o faço, mas como sempre o fiz, suporto as minhas opiniões na realidade e deixo-as publicadas ad eternum para que possam ser comentadas e eventualmente discordadas.
Terás a tua razão, não o nego, mas é uma parte sintomática da realidade.
O que me levou a comentar a frase do teu texto é que tem sido uma questão bastante sensível e muitas das vezes debatida de uma forma desonesta, tanto por desconhecimento, como por preferência ou estranhamente pelo que parece ódio, pela forma inflamada como alguns comentários surgem por essa net fora.
O flash em si tem-se mantido relevante e ainda o é neste momento, e só poderá continuar a ser no futuro se oferecer algo mais que o html como base não consiga oferecer, como tem acontecido até aqui. Essa foi a razão principal de ter amadurecido e ter chegado aos dias de hoje.
O youtube já tem no labs há algum tempo a versão beta em html, mas neste momento é apenas um fallback do flash, pois o rendimento advém dos anúncios, que neste momento só são possíveis com o flash player.
Como muitas das coisas já são possíveis fazer em html, porque não faze-lo? Acho mt bem. Outras tantas ainda não são, deixamos de as ter pq não pode haver nenhuma tecnologia alternativa?
Mais uma vez Vitor, não quero estar a discutir semântica contigo, mas “as plataformas móveis não querem o flash e sabemos que é verdade”, não é bem verdade. O iOS não incluiu o flash, mas o android tinha isso como “selling point”, até agora. Não é uma rejeição das plataformas moveis, é uma mudança de estratégia, que tb já deveria ter acontecido há muito.
Apenas sou contra os fundamentalismos. Sou a favor de opções, não percebo como muita gente se ache no direito exigir a extinção uma tecnologia (muitas das vezes justificada com base em ideias erradas ou puro desconhecimento) que ainda oferece muitas coisas que de outra forma não seriam possíveis.
Se não gostar de algo não uso, não ando pelo mundo a tentar convencer outros a deixar de usar. Não vejo este tipo de atitudes em relação a outras tecnologias com base nos mesmo argumentos.
Por isso qualquer omissão mesmo que seja de um detalhe tem toda a importância, e apenas vai contribuir com combustível para um discurso desinformado que alguns(muitos) praticam. É apenas essa a razão de ter destacado aquela frase.
roboSf vais-me desculpar mas, além de algumas coisas que concordo contigo, tenho de discordar desta:
“O iOS não incluiu o flash, mas o android tinha isso como “selling point”, até agora. Não é uma rejeição das plataformas moveis, é uma mudança de estratégia, que tb já deveria ter acontecido há muito.”
Sabes bem que não é verdade, o iOS foi talhado para não ter uma tecnologia que estava desactualizada para essa plataforma assim como estava e está para Android, mesmo sendo “selling point”….
Volto a referir que o Flash não foi optimizado nem hoje o está para plataformas móveis e a Google só o incluiu no Android por manifesta acção económica, os tais “royalties” publicitários. Não tenhas qualquer dúvida disso.
Claro que é uma mudança de estratégia, pois a aposta mostra-se cada vez mais difícil de suportar, mas porque foi mal pensada, sabes bem que é verdade e a desinformação parte quando usamos meias palavras.
De resto… concordo contigo e é na discussão que são gerados argumentos que aumentam a nossa cultura tecnológica, nunca há desaproveitamento de uma boa discussão.
Abraço.