PplWare Mobile

Football Manager 2014 terá suporte para Linux

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Nuno Mendes says:

    Excelente … sou fiel à série desde sempre e recentemente, devido à crise, dei por mim a pensar o que me levaria a comprar o fm14 … conseguiram mais uma vez …

  2. Anselmo says:

    Estou À espera de um anuncio semelhante por parte da Corel e da Adobe, para os seus produtos, seria extraordinário!

  3. Edexote says:

    Fantástica decisão. É desta que vou retornar ao jogo!

  4. Luís Nabais says:

    Têm surgido umas quantas novidades sobre bons jogos para Linux, como Hotline Miami, Truck Simulator 2, Humble Bundles constantes, entre outros. Só falta começarem a surgir mais jogos mainstream.

    Pode ser que este FM2014 seja o início.

    • Rui Moreira says:

      Tal como já tinha dito, depois do que a microsoft fez aos developers, sobretudo ao ponto de não apoiar os Indies, está a criar uma grande revolta, por isso provavelmente com a postura da Microsoft os developers vão mudar para Linux..

      A Microsoft está a afundar-se, tanto quiserem fazer-se de fortes que acabaram por se enterrar.. Só espero que acordem a tempo, antes que seja tarde demais..

      • Nuno José says:

        Só espero que não e se enterrem de vez 😛

      • António Pereira says:

        Já uma vez escrevi aqui contra esta mentalidade …

        Quem lê certas coisas (e eu venho ao Pplware todos os dias praticamente) fica com a ideia que o Linux está a crescer a potes enquanto que a Microsoft está a afundar.

        Além disso, é também passada a ideia que o Gaming está a mudar de forma clara para o Linux o que de alguma forma implica um decréscimo no Windows.

        Sinceramente, quais são os factos que existem a suportar tais ideias? O Steam para Linux? O aparecimento de um ou outro jogo Indie para o mesmo? A conversão dos jogos da Valve?

        Achei curioso não ter aparecido aqui (talvez me tenha escapado, mas não creio), mas vejam os resultados estatísticos do Steam para compreender que esta aparente revolução que tentam vender não passa de algo que só existe mesmo na cabeça de algumas pessoas.

        Não quero com isto dizer que isso não poderá acontecer, mas actualmente não existe nada que suporte tal crença.

        Até o Windows 8, o tal bixo papão que vai matar a Microsoft e que o Gabe tanto falava mal, ocupa um lugar de destaque nas tais estatísticas do Steam tendo em conta o tempo que tem de mercado e a má fama que lhe foi construída (por muitos defeitos que tenha).

        Não levem a mal, nem deduzam que estou contra alguma coisa (nem uns nem outros me pagam para escrever a favor/contra). Os jogos saírem de imediato para várias plataformas é excelente e o mais justo que podia acontecer, mas não é por haver um ou outro acontecimento que significa que algo mudou.

        Há anos havia um ou outro jogo com versões Mac, e isso não resultou actualmente em grandes jogos aparecerem disponíveis para o mesmo.

        Quando existirem factos que realmente revelem alguma mudança clara pode-se falar da maneira que vejo muita gente a falar, e até abrir uma garrafa de espumante e beber até cair (como vejo alguns a fazer perante uma eventual queda de uma empresa – até parecem clubes de futebol).

        • Luís Nabais says:

          Mas alguém está a falar em decréscimo da Microsoft?

          Em termos de gaming, o Linux está a crescer muito.
          Em servidor, Linux é gigante.
          Em desktop, Linux é e sempre será médio, talvez até fraco, em termos de adesão, não de qualidade.

          Não vejo em lado nenhum do artigo a falar-se em decréscimo da Microsoft.
          Alguém está é muito incomodado com nada…

          • start says:

            Aprende a ler e a analisar primeiro. Ele falou de “passa uma ideia” e de comentários de leitores.
            Sempre pronto para comentar tu e depois sai isso.

          • Luís Nabais says:

            Sempre pronto para comentar? Eu? Raramento comento o quer que seja… Que comentário tão desnecessário, o seu…

          • António Pereira says:

            O user abaixo já respondeu um pouco por mim.

            Não estou incomodado de maneira nenhuma, nem tenho que estar. Apenas não concordo com a mensagem que é passada, e com a ocultação de diversas informações que a contrariam.

            Quanto ao facto de Linux estar a crescer muito em Gaming, peço desculpas, mas acho um exagero considerar um crescimento tão pequeno como “muito”.

            “Muito” terá que ser feito …

            As grandes acções que têm sido feitas para o desenvolvimento do Gaming no Linux resultam em impactos pequenos a nível geral.

        • JP (djlinux) says:

          Também acho que não é razão para fazer uma festa.

          Mas é preciso ver uma coisa.

          O Gnu/Linux esta a passar do “não é possível fazer jogos” “não existem jogos” “o Linux não tem jogos” etc…

          Para “FM14 vai estar disponível para Linux”, “Steam disponível no Linux” ( e com a Steam alguns dos maiores jogos que normalmente podemos tirar de lá )..

          E não falo só em jogos, aplicações como o Inky, Lightworks, Spotify… Etc…

          Eu percebo que quem só use Windows ou mesmo que já tenha usado Gnu/Linux mas só em Dual-Boot e raramente deixa de entrar no Wind. …Não perceba o que isto significa para alguém que já use Gnu/Linux a alguns anos ou mesmo a muitos anos… Simplesmente estamos fartos de “ouvir” dizer que no “Linux” não é possível, quando no “Linux” conseguimos fazer o dobro do que os que usam Windows… Basta as empresas quererem e deixarem…

          • Bruno M. says:

            Para Linux só faltavam os jogos para ter mais aderência por parte dos utilizadores.

            Eles (os jogos) finalmente chegaram ao Linux, apesar que lentamente, mas já se ouve falar em grandes apostas por parte das editores para suportar o Linux!

            Posto isto muitos irão abandonar lentamente o Windows à medida que jogos, aplicações forem aparecendo para Linux.. Com este aparecimento o Linux ficará mais maduro para o comum dos utilizadores não sendo o bicho que era à uns anos atrás!

            A steam veio dar o impulso necessário sem utilizar o wine…
            Quem sabe se este com a steam não ficará ainda mais maduro com a massificação dos jogos para linux?

  5. HomeGamer says:

    Linux on fire

  6. JJ says:

    Boas noticias para a comunidade Linux, sem duvida.

    [MODO IRÓNICO: Não é “Linux”, Sr. Miles Jacobson. É “GNU/Linux”…]

  7. Alucard says:

    Não gosto deste tipo de jogos, visto que não percebo patavina de futebol. Mas reconheço a importância de um jogo como FM para muita gente. Fantástica notícia, boa aposta SEGA! Agora não me importava de ter um Sonic para Linux. =)

  8. Não me recordo bem há quantos anos foi, ou qual a versão do jogo. Mas na altura era desenvolvido em java e facilmente se corria em Linux. Aliás eu próprio jogava em Linux. Actualmente não jogo FM mas considero uma enorme evolução, assim o utilizado habitual encontra mais um motivo para não temer o Linux.

    Abraço

  9. João Neves says:

    Sendo assim talvez volte ao jogo! Desculpem, mas ainda estou em modo VSC de final de taça…

  10. Tiago Santos says:

    Só falta a riot fazer uma migração semelhante e um bom suporte de driveres da ATI para poder migrar completamente 😀 cumps

    • golias17 says:

      Já voltaram a pegar na versão para mac a uns tempos, agora em fase beta, com sorte fazem uma para linux, mas duvido que seja para breve.

      • Tiago Santos says:

        É verdade ja tem beta para mac. Não deveria ser muito dificil migrarem. Mas como ainda não tem falta de jogadores, acho que não se vão dar a esse trabalho. O FM já era algo esperado pois é steam, e estes já mostraram as suas novas ambições. 🙂 felizmente

  11. Curioso says:

    Só falta a adobe. Não sei do que estão à espera…

  12. Olly says:

    Só tenho mesmo uma palavra/reação para esta notícia:
    IUPIII!!!
    (com direito a pulinhos à volta do monitor e tudo!)

  13. Se no FM2014 o benfica perder tudo compro says:

    Se no FM2014 o benfica perder tudo compro

  14. MrT says:

    gostava de ouvir o mesmo, mas vindo dos lados do FIFA 14, NFS (apesar de esperar uma desilusão….), Mafia, GTA e finalmente algo como o Forza ou GT

  15. Luis says:

    Então e para as consolas?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.