Famigo Sandbox – o Android seguro para os mais pequenos
A aplicação Famigo é gratuita mas passará a ser paga a partir de amanhã, dia 22 de Agosto.
Se há coisa que as crianças gostam é de se divertirem com dispositivos electrónicos. É tudo muito intuitivo para elas e os smartphones e tablets são claramente dispositivos que cativam e chamam à atenção das crianças, principalmente quando sabem que os podem usar para jogar.
À parte disso, é sempre um risco colocar um dispositivo desses nas mãos de uma criança sem estar constantemente a vigiar. Lá há muita informação que se pretende manter, há uma determinada organização e há um cartão SIM pronto a debitar saldo... Com o Famigo Sandbox, essas preocupações acabaram.
É sabido que a Google tem estado a trabalhar na implementação de diferentes contas de utilizador para o seu sistema operativo móvel Android. Essa poderia ser uma solução para que uma criança pudesse usar livremente a sua conta, com as devidas restrições, para que não fossem necessárias preocupações adicionais enquanto utiliza o dispositivo para se divertir.
O Famigo Sandbox consegue colocar o dispositivo Android "à prova de criança" e surge como um Launcher restrito, género de Sandbox. Lá, a criança poderá iniciar os seus jogos e, sempre que queira algo novo, poderá percorrer à loja de jogos lá incluída. Em vez de instalar os jogos livremente, acção essa que não é desejável, pode marcá-los como desejo para que o dono do dispositivo os instale depois, se assim o entender.
Além de tudo isso, é possível gerir tudo remotamente, a partir de um Dashboard no site Famigo.
Quer no Famigo Sandbox no Android ou na interface Web, existe o modo de utilização criança (Kid Mode) que é restrito, protegido por um PIN, padrão ou email da conta. Já o modo adulto permite gerir todas as instalações, ver a lista de desejos e ver as estatísticas de utilização na íntegra, importante para estar a par da utilização feita pela criança.
Para situações de chamada telefónica a chegar, é possível bloquear a chegada de chamadas para evitar que a criança as tente atender. Esta é uma aplicação muito completa e bastante adequada para o propósito.
Resumindo, as suas características são:
- Permite que as crianças utilizem o dispositivo com segurança, podendo utilizar aplicações educativas, jogos e e-books.
- Bloqueia o acesso a qualquer outra aplicação ou definições do dispositivo, mantendo-se o Famigo Sandbox sempre sobreposto.
- Lista de desejos permite que a criança notifique o dono do dispositivo com as suas intenções sem o estar a incomodar constantemente.
- Filtra automaticamente as aplicações instaladas no dispositivo, deixando apenas as consideradas seguras e apropriadas para a criança.
- É possível gerir todo o conteúdo a qualquer momento, remotamente, e conhecer as estatísticas de utilização.
Quando iniciar a aplicação pela primeira vez, note que é necessário reparar no padrão definido por omissão para que possa depois desbloquear o modo criança. Alternativamente, pode definir outras formas de bloqueio.
Após deixar o Famigo Sandbox e voltar ao seu Launcher normal, sempre que quiser lá voltar deverá procurar a aplicação com nome Sandbox, na lista de aplicações do sistema. Para já há o inconveniente de a aplicação estar disponível apenas em Inglês.
Como referido no início, esta aplicação está prestar a surgir em versão paga, pelo que terá pouco tempo para a poder instalar gratuitamente. A versão para iOS não está ainda pronta e existe uma sugestão de controlo do dispositivo dada pela equipa Famigo.
Este artigo tem mais de um ano
filho meu só vai ter celular com 10~12 anos. No muito um Nokia
A questão aqui não é essa. Falamos de emprestar um dispositivo electrónico aos mais novos, por uns momentos, para se divertirem um pouco.
Obrigado…
Já cá esta totalmente gratuito 🙂
Eu acho uma excelente ideia, dado que para o meu filho que me andava a pedir uma PSP ou equivalente, fica mais em conta um tablet de 100 eur, com jogos gratuítos e com muito mais possíbilidades, essas sim, que devem ser controladas.