Entrevista Pplware à Guild “Lusitanos” de World of Warcraft…
Conforme o Pplware anunciou aqui e aqui, World of Warcraft recebeu recentemente mais uma expansão, Cataclysm. Aliás, Cataclysm afigura-se algo mais que uma mera expansão, é uma autêntica lufada de ar fresco para WoW. Aproveitando esta ocasião importante no Universo Warcraft, o Pplware foi tentar conhecer melhor uma das maiores e mais mediáticas Guilds portuguesas de World of Warcraft, os Lusitanos!
Convidamos-vos então a conhecer um pouco mais sobre os Lusitanos!
Pplware: Quem são os Lusitanos? Quantos Lusitanos existem ao todo? Onde há Lusitanos?
Lusitanos: Os Lusitanos são uma guild exclusivamente de língua portuguesa que se encontra no server Frosmane EU Facção Aliance, neste momento a guild encontra-se com cerca de 325 Chars das quais cerca de 150 são Main Chars ou seja jogadores individuais, temos jogadores das mais variadas localidades desde o norte a sul do país incluindo Madeira e Açores.
Pplware: Como surgiram os Lusitanos? Como nasceu essa paixão por World of Warcraft? Já eras/eram clientes habituais noutros títulos antes de WoW?
Lusitanos: Os Lusitanos nasceram numa noite de Lan Party em casa de um dos iniciais fundadores (Vesgo, Heimdlar, Tokoloshi, Fireangel e Cynn), relativamente à necessidade que havia na altura de criar uma Guild que juntasse jogares nacionais que na altura andavam espalhados por vários servidores e normalmente em guilds escandinavas.
Já tinham contacto com o jogo acerca de um ano através de servers privados que existiam na altura, até que a 25 de Junho de 2006 decidiram oficializar o jogo e criar Os Lusitanos, na altura no servidor Hakkar, aliando um nome que representasse a nação com a cruz vermelha de São Jorge, símbolo na nação Lusitana presente nas Caravelas portuguesas na altura das descobertas. A paixão ao jogo ficou desde o primeiro momento de contacto com o mesmo, sendo que os jogadores que inicialmente entraram para a guild vinham dos mais variados títulos e géneros como FPS, RPG's, Estratégia e outros, mas a história de Warcraft III foi também um dos motivos dessa mesma paixão.
Actualmente é possível verificar uma ramificação imensa de guilds em quase todos os servidores com o nome de Lusitanos, pois quem na altura não migrava, preferia criar a guild em servidores já existentes.
Pplware: Qual ou quais os objectivos dos Lusitanos? Até onde querem chegar?
Lusitanos: O objectivo da Guild Lusitanos é o criar um ambiente de amizade e descontracção dentro do WoW onde todos se possam sentir a vontade e ter ajuda no mesmo.
Queremos conseguir chegar ao endgame no que diz respeito a Raids, proporcionando a todos os seus membros bons momentos de diversão.
Pplware: Na tua opinião o que faz a diferença em WoW face a outras alternativas existentes? Onde está a mais-valia?
Lusitanos: A grande diferença no WoW em relação a outros RPGs encontra-se no vasto numero de jogadores que o mesmo tem, na sua vasta historia, na complexidade do mesmo em termos de tácticas para os mais variados Bosses e também na grande variedade de Classes e Speccs existentes.
Tem também um grafismos bastante apelativo e o mundo existente dentro do jogo é dos maiores e mais complexos que já vi, proporcionando horas e mais horas de diversão e descontracção sem nunca passar duas vezes pelo mesmo local.
Pplware: E onde está a menos valia?
Lusitanos: É necessário pagar um mensalidade para jogar, e requer muitas horas a frente do PC tanto a jogar como em sites relacionados com o jogo a estudar tácticas para os vários Bosses que o jogo tem.
Pplware: Existe respeito em World of Warcraft? E amizade?
Lusitanos: Uma das politicas impostas ingame pela Blizzard obriga a que haja respeito para com os diversos jogadores que se encontrem no jogo.
Dentro da guild Lusitanos tentamos sempre impor respeito entre os vários membros e criar um bom ambiente, inclusive já chegamos a combinar almoços de convívio que apesar de não terem ido todos os membros da guild tiveram ambos grande sucesso.
Pplware: Muitas vezes, é normal haver, no calor a acção, situações engraçadas que nos fazem rir na altura, e ainda mais, quando nos lembramos delas mais tarde. Com os Lusitanos há alguns episódios desses?
Lusitanos: Sim existem varias situações que se passaram ao longos dos anos que ficam sempre na memoria como por exemplo: numa arena 2vs2 um lock da guild ter estado cerca de 45min para conseguir matar um Druid resto, o link do video é o seguinte: https://www.youtube.com/watch?v=llmHY6fGIHw ou um Priest ter andado a por gemas de Defence Rating e quando confrontado com isso ter dito que era para levar menos dano nos bosses, entre muitas outras.
Pplware: E desafios/inimigos mais difíceis de ultrapassar? Quais os fantasmas dos Lusitanos?
Lusitanos: Neste momento o grande fantasma dos Lusitanos é a Sindragosa 25man pois é um boss ao qual já fomos varias vezes e ate hoje nunca o conseguimos matar.
Pplware: Que episódio é que tu guardas da tua experiência que gostasses de partilhar com os leitores de Pplware? E aquele que mais gostarias de esconder?
Lusitanos: O mais recente que me vem agora a memoria foi a primeira vez que eu e os Lusitanos mata-mos o Lich King 10man após termos passado mais de 1 mês a fazer extend a raid e a wipar no mesmo.
O que desejo esconder vai continuar escondido... 🙂
Pplware: Dentro do jogo como se caracterizam? Que tipos de abordagens preferem?
Lusitanos: A Guild Lusitanos é acima de tudo uma guild social onde procuramos sempre ajudar o próximo e dar iguais oportunidades a todos os membros quer sejam o mais experientes como os menos experientes.
Temos também uma vertente Raider onde tentamos dentro das nossas possibilidades fazer o máximo de progresso possível nas Raids que o jogo tem.
Pplware: Com 4 anos de existência, pode-se dizer que os Lusitanos já são veteranos nestas andanças. Que conselhos darias agora aos novos jogadores que se preparam para entrar no mundo de World of Warcraft?
Lusitanos: O maior conselho que posso dar é de que o World Of Warcraft é apenas um jogo como qualquer outro e que existe uma vida para la do jogo, lembrem-se também que do outro lado do ecrã estão outras pessoas como nos a controlar aquele boneco que nos vemos e como tal temos que saber respeita-los.
Pplware: No vasto universo WoW o que mais te fascinou quando começaste a jogar? E o que é que ainda te fascina e que te impulsiona a querer continuar, continuar e continuar?
Lusitanos: Eu jogo Warcraft desde os antigos jogos de estratégia e como tal o WoW é apenas a continuação dos mesmos, gosto também da historia (Lore) do mundo Warcraft da qual inclusive ando as ler os livros.
Gosto também do sentido de humor que a Blizzard põe nos seu jogos como alguns nomes dados as personagens (Ex: Haris Pilton , uma vendedora de sacos em Shattrath).
E o que me faz continuar a jogar WoW ao fim de tantos anos é o facto de o jogo esta constantemente a ser alterado e a aparecer coisas novas como Raids e um bom exemplo disso é esta nova expansão o Cataclysm que para alem de ir aumentar o nível máximo das personagem alterou completamente todo o mapa do jogo.
Pplware: No vosso site têm exposto que costumam estar online das 21:30 à meia-noite durante a semana. Pode-se considerar um segundo trabalho/estudos? Ou como se costuma dizer “cavalo que corre por gosto não cansa”?
Lusitanos: Antes de mais temos jogadores online praticamente durante as 24:00 do dia, esse horário das 21:30 as 24:00 é o horário definido pela guild para serem efectuadas as raids da mesma.
Quanto aos trabalhos/estudos e ao "Cavalo que corre por gosto não cansa" é apenas uma questão de perspectiva, pois eu gosto de jogar e de raidar e como tal não me canso do jogo mas ao mesmo tempo considero aquele pequeno período de duas horas e meia do jogo como "trabalho" pois temos que trabalhar em conjunto quer sejam 10 ou 25 jogadores para se atingir um único objectivo que é o de matar o boss que se encontra a nossa frente.
Pplware: Quais os principais desafios ou obstáculos que um jogador ou uma guild encontra em World of Warcraft?
Lusitanos: Um dos grandes desafios é conseguir organizar as raids pois muitas das vezes a falta de disponibilidade e de compatibilidade de horarios dos jogadores dificultam a tarefa de se conseguir ter 10 ou 25 pessoas logadas ao mesmo tempo durante duas horas e meia para se poder raidar.
Outro dos desafios é o manter a ordem e boa disposição de dezenas de pessoas pois tal como na vida real há sempre quem não gosta de alguém ou não concorda com algumas das decisões tomadas pela guild e como tal zangas e stresses acontecem. Coisa que felizmente temos conseguido controlar.
Pplware: Qual a vossa relação com as outras guilds? Existe alguma relação?
Lusitanos: Aparte de alguma rivalidade saudável entre guilds no que diz respeito a progresso em raids os Lusitanos não tem nenhuma ligação especifica com outras guilds pois o jogo assim não o exige.
A nível individual temos vários jogadores que por aqui passaram e que se encontram noutras guilds com os quais muitos de nos ainda mantemos contacto.
Pplware: Cataclysm está a chegar. Como vês esta expansão? Quais as expectativas em torno de Cataclysm?
Lusitanos: Vejo esta expansão como uma lufada de ar fresco pois vai trazer muitas alterações ao jogo fazendo com que o mesmo não se torne repetitivo e cansativo, espero que com a nova expansão o pessoal volte a ganhar novo animo com o jogo e como tal aumente o seu interesse pelo mesmo, vejo também com bons olhos as alterações feitas a nível da dificuldade de raids e dungeons pois vai exigir mais dos jogadores para que consigam ter sucesso nas mesmas.
Pplware: Existe vida além de World of Warcraft? Existem encontros ocasionais dos membros da Guild?
Lusitanos: Como já referi anteriormente a Guild Lusitanos já organizou alguns almoços de convívio os quais correram todos bem e inclusive ja estamos a organizar novo almoço para o inicio do próximo ano, temos também vários amigos pessoais que jogam na guild e como tal sim existe uma vida fora do WoW.
Pplware: És casado? Se sim, como consegues (ou outros membros casados) conciliar?
Lusitanos: Sim vários membros da guild são casados e tem família, e penso que quando uma pessoa quer há tempo para tudo inclusive para o WoW se as vezes exige alguns sacrifícios sim exige mas com alguma dedicação tanto para com as mulheres e filhos e com alguma compreensão dos mesmos consegue-se estar aquelas duas horas e meia necessárias para se poder raidar...
Pplware: Conforme dito acima, 4 anos de raides, já vos colocam num patamar bem alto. Vocês costumam recrutar pessoal novo? Como fazem? Se um jogador rookie quisesse entrar agora para os Lusitanos haveria lugar a praxe? Quais os requisitos?
Lusitanos: Sim estamos sempre a tentar recrutar pessoas novas, um dos locais mais utilizados para esse efeito é o nosso site e também com alguns contactos que conseguimos adquirir ingame.
Qualquer jogador seja ele low level, rookie ou hardcore todos tem lugar na guild bastando apenas preencher o apply que se encontra no nosso site, pois como já referi anteriormente nos somos acima de tudo uma guild social, para os membros que quiserem raidar connosco basta falarem com o seu respectivo Class Leader sendo posteriormente avaliado pelo mesmo quer a nível de conhecimentos quer a nível de equipamento para que possa então ser promovido a Raider.
Quanto a praxe isso tudo depende do Class Leader do jogador...
Pplware: Muitas vezes o que afugenta os novos jogadores é a crueldade dos ambientes online, onde também muitas vezes os mais veteranos abusam um pouco da inexperiência dos rookies. Concordam que o mundo WoW é cruel para os novatos?
Lusitanos: Tudo despende da guild em que o jogador se encontra, existem muitas guilds Hardcore nas quais um rookie não tem qualquer hipótese de entrar e ate mesmo alguns mais veteranos entram e acabam por serem expulsos por não serem suficientemente "bons".
Aqui nos lusitanos tentamos dar oportunidade a todos ate mesmo os mais inexperientes ate porque já todos nós fomos rookies e noobs no passado, nos os mais experientes e principalmente os Class Leaders tentamos estar sempre disponíveis para ajudar os mais novos a conseguirem aprender mais facilmente e rapidamente a jogar com a sua personagem para poderem posteriormente acompanhar a guild no seu progresso.
Com esta politica de ajudar o próximo acabamos as vezes por não conseguir ter um progresso tão bom como outras guilds mais hardcore mas ao mesmo tempo conseguimos ter um ambiente mais descontraído e menos exigente principalmente para o jogadores mais novos.
Pplware: Uma temática cada vez mais em voga, nos tempos que correm, é a da Violência nos Videojogos. Como vês essa questão no geral e como a vês no Universo World of Warcraft?
Lusitanos: Esta é uma pergunta um pouco difícil de responder pois eu não vejo o como um jogo por muito violento que possa ser venha a fazer com que uma pessoa se torne violenta, se alguém se torna violento não será devido a um jogo mas sim porque já tem essa violência dentro de si ou porque não teve uma educação correcta, em relação ao WoW apesar de ser um jogo baseado em combates entre as duas facções existentes (Aliance, Horde) não o considero violento pois apesar de andarmos a "matar" bosses e personagens não faz com que se tenha vontade de o fazer na realidade alias muito pelo contrario o WoW serve sim para criar laços e amizades com pessoas novas e de vários países pois neste jogo não se consegue fazer nada sozinho e necessitamos sempre de mais alguém para podermos evoluir no mesmo.
Pplware: Além de WoW és consumidor de outros jogos? Que jogos?
Lusitanos: O WoW consome muito do meu tempo disponível para dedicar a jogos mas goste de jogar outras coisas também como por exemplo Starcraft, Call Of Duty, Need For Speed entre outros
Pplware: Por fim, gostaria de te pedir que deixasses uma mensagem à comunidade Pplware.
Lusitanos: Vou aproveitar para fazer um pouco mais de publicidade aos Lusitanos e como tal se alguém tiver interesse em nos conhecer um pouco melhor ou se juntar a nos basta para tal passar pelo nosso site www.lusitanoswow.com.
Por fim, gostaria de agradecer, em nome do Pplware, aos Lusitanos (e em particular ao seu Guild Master, BlackBirde) por terem tornado possível esta entrevista e por se terem dado a conhecer desta forma mais aberta à comunidade Pplware.
Obrigado!
Deixamos-vos com a segunda parte da segunda kill do Lich King 10Man feita pelos Lusitanos!
Este artigo tem mais de um ano
….. não fizeram 25? temos várias guilds tuggas que fizeram ICC25, antes dos nerfs de ICC e antes dos buffs das classes no 4.0 claro. Não tenho a certeza dos hard modes.
No meu server, Burning Steppes tens pelo menos os corruption e os fortysix and two. No grim batol tens os Juggernaut, mas há mais que completaram todo o content, incluindo os hard modes
Luís, qual o nome to teu char no Burning Steppes? Tambem ando por la 😀
Tilt, o neu char é o Tilt, pelo menos o main
o grande e veterano tilt!
Tas-me a chamar velho portanto 🙂
Informa-se a todos os interessados, que esta guild a partir deste momento, migrou para o realm da comunidade portuguesa, AGGRA.
Tks
Cumps
Aproveito para chamar a atenção que esta não é uma guild Hardcore-raider, daí haver guilds portuguesas com melhor progresso obviamente. WoW é muito mais do que raids…
Pode-se ler na nossa info:
“Gostamos de raidar mas se não se acaba a raid hoje acaba-se amanha ou depois”
Ou seja, a prioridade sempre foi dada ao bom ambiente na guild e a vida social dos membros.
http://www.lusitanoswow.com
Sim claro, o jogo não é só raidar, e um bom ambiente em guild para mim é mesmo o mais importante, apenas achei estranho estarem a mostrar um vídeo de icc10 que já tem meses pelo que pude ver no youtube.
Grande Guild! Recomendo! *****
Só um reparo: fica um bocado difícil de entender certas frases devido à falta de acentos (já nem digo vírgulas) em certas palavras.
Não acho, acho que está até facilitada a leitura e podes indicar onde faltam os acentos?
Li com toda a atenção a entrevista, apesar de nada pescar do assunto…
Faltam, de facto, umas duas dezenas de acentos e tem uns erros (por exemplo: na 2ª resposta “acerca” em vez de “há cerca” e “mata-mos” em vez de “matámos”, imediatamente acima da 4ª foto).
Mas percebe-se bem, apesar das expressões técnicas usadas. 🙂
Bom trabalho!
Sim é verdade, era intenção minha corrigir esses pequenos erros, no entanto a entrevista foi enviada antes disso ser feito, ainda pensei que na altura da edição para aqui fosse corrigido, mas acabaram por mantê-lo, e entendo a sua razão.
Aproveito para chamar a atenção que esta não é uma guild Hardcore-raider, daí haver guilds portuguesas com melhor progresso obviamente. WoW é muito mais do que raids…
Obrigado pela oportunidade de nos darem a conhecer melhor.
http://www.lusitanoswow.com
Slipvayne nada de extraordinário, pequenas gralhas 😉
Parabéns pelo excelente trabalho.
“Sim vários membros da guild são casados e tem família”, por enquanto… ou então as mulheres têm um membro a mais para jogarem enquanto jogam WOW…
LOL
Essa foi boa lol, mas talvez isso aplica-se mais às guilds hardcore 🙂 Ou tens ou não tens vida 😛
Falando por mim, sempre dei prioridade à família, namorada etc, e como é óbvio só raidava eventualmente 🙂
Não troco uma saída com amigos para ir a uma raid, mas no entanto sempre consegui conjugar as duas coisas.
“Priest ter andado a por gemas de Defence Rating e quando confrontado com isso ter dito que era para levar menos dano nos bosses, entre muitas outras.”
Kil 4 EVER!!! 😀
Jogam á 4 anos, 3h e meia por dia, não matam a Sindragosa 25man e dizem-se veteranos? Ou esta guild é demasiado casual, ou então o ppl n entende nada das taticas.
É raro eu jogar e mesmo assim, já consegui ir mais á frente do isso…
Um dos pontos negativos deste jogo é o facto de se depender mto dos outros. É bastante divertido se todos fizerem bem o seu papel, mas se assim não for, então torna-se uma experiência bastante negativa.
Não completei algumas raids, nem special mounts (como é o caso do swift alliance steed) precisamente pq não consegui encontrar gente pra faze-los. O ppl da guild n era mto dado a isso :S
De qq maneira, eu desejo o melhor pra esta guild.
Ninguém o disse 🙂 A guild nasceu social, e vai continuar a ser. Se bem que ultimamente tivemos uma vertente mais forte em raids 10/HC.
Mas com o Cataclysm nunca se sabe..
Pode-se ler na nossa info:
“Gostamos de raidar mas se não se acaba a raid hoje acaba-se amanha ou depois”
Ou seja, a prioridade sempre foi dada ao bom ambiente na guild e a vida social dos membros.
Obrigado. Cumps.
Tal como cheguei a referir na entrevista os Lusitanos sendo uma Guild acima de tudo social não tem o progresso que as vezes gostaríamos de ter mas com a constante rotatividade de jogadores alguns dos quais com pouca experiência em raids torna-se complicado matar alguns bosses mais “difíceis” pelo menos no que diz respeito a raids 25.
É impressionante como um género de jogo como o MMORPG gera uma linguagem completamente paralela!
Frases como “eu e os Lusitanos matamos o Lich King 10man após termos passado mais de 1 mês a fazer extend a raid e a wipar no mesmo”, deixam-me completamente a “apanhar bonés”.
É verdade, mas o léxico é muito próprio, inclusive no próprio mundo da tecnologia. 😉 mas na verdade fico como tu algumas vezes.. num pesco nada.
Mas o que temos a fazer é entrar na onda… até Googlar já passou a “verbo” 😉
Eles falam nerdês
hehehe… olha que deve ser algo mais avançado… estas coisas com o tempo vão ficando cravadas “no dias -a-dia” e acabam por se tornar “oficiais”.
Mas que eu (tou a ficar velho) por vezes não percebo… isso é verdade 😉
Se tás mm interessado em saber, pesquisa por cada uma das coisas: raid, extend raid, wipe.
Hehehe, todas as sub-culturas geram linguagens paralelas. Vemos isso nas ruas, nos estilos de música, etc..
Mas para facilitar :
Wipar = morte da raid (grupo formado para derrotar um boss) sem conseguir atingir o objectivo, que naturalmente seria matar o boss, no caso referido o Lich King boss final.
10 man = raid composta por 10 jogadores, podia ser de 25 elementos, sendo nese caso a dificuldade ajustada ao nº de jogadores envolvidos.
Extend = possibilidade de extender o estado de progressão da raid actual para além do período em que normalmente faz reset.
Obrigado por esclareceres aqui o velhadas, Luís 😉
Até já tinha ido consultar o World of Warcraft Dictionary!!!
Na verdade estas comunidades estão a crescer. Existem eventos famosos e grandes “sagas” em volta destas comunidades. São comunidades importantes dentro do mundo da tecnologia e todos sabemos o que vale o mundo da tecnologia actualmente.
Gostei de “ler e perceber” um pouco mais sobre este fenómeno.
Não cai é no erro de experimentar, corre o risco de passado pouco tempo estar a falar a mesma linguagem 🙂
Acho que ha guilds portuguesas por ai com mais sucesso por ai. Corruption-Burning Steps seria uma delas.
Nunca percebi muito bem este jogo…nem o fascínio de tantos milhões…
Nunca percebi muito bem o PES… nem o fascínio de alguns milhares…
São apenas escolhas e gostos, eu por exemplo nunca gostei de PES por se dar tanto alarido a um jogo que não merece, a meu ver é um jogo casual, para ser jogado quando se está com o pessoal.
WOW apenas não jogo porque nunca tive muita paciência nem uma boa “micro-gestão”, porque WOW é um jogo que requer muita perícia, enquanto que PES eu consigo ganhar a gajos que dizem ter todos os jogos desde do PES 2 e passam a vida a fazer jogos daquilo…eu que muito raramente jogo.
Boas, gostaria de agradecer a oportunidade da pplware, e esclarecer as pessoas que falaram sobre o progresso da Lusitanos.
Somos uma guild Social, onde procuramos que a malta se divirta, e como Social Guild, não temos cá uma série de factores e imposições que muitas vezes levam outras guilds a um maior progresso.
Tentamos sempre fazer uma rotação entre os players, o que torna muito difícil o progresso em 25man, uma vez que todas as semanas estamos a iniciar uma raid nova.
Mas isso não nos incomoda nem um pouco, as risadas e a diversão são melhores que qualquer boss down
cumpz
Iremos certamente falar de várias, concretamente a área gamer está a ganhar forma e entraremos mais na seiva deste mundo em ascensão.
Parabéns pelo vosso trabalho.
Gostei desse espirito, embora eu considere o WOW um jogo não de skill mas sim de “qto tempo mais jogas mais longe vais” e daí ser fácil ter milhoes de seguidores.
A abordagem social que vocês têm é o ideal num jogo destes, dou os meus parabéns, é necessário muita organização e aí sim, rentabilizar no menor tempo as maiores vitórias, o truque está aí e não em jogar muito e ganhar muito, porque isso é facil.
Cumpts e Boa Sorte
Isto do nao skill é totalmente errado. Vai para arena, e diz-me.
Agora torna-se mais facil em PVE, com raids 10 man, mas antigamente na velha guarda, comandar 40 homens, em fights tipo c’thun, onde se um falha e nao tem skill para a fazer, morrem todos, é deveras complicado.
Abraço
Guilds Portuguesas que limparam todos o content em Hard Modes :
Corruption no Burning Stepps
Juggernaut no Grim Batol
MOMENTUM no Grim Batol
ah pois 🙂
Tanto nos Corruption como nos Juggernaut estão ou estiveram jogadores que passaram pelos Lusitanos e que saíram a procura de um Guild mais Hardcore, dos quais vários continuam com Chars nos Lusitanos e a aparecer frequentemente no nosso Ventrilo… 😀
Boas, fico deveres triste a ter de ler isto: “das maiores e mais mediáticas Guilds portuguesas de World of Warcraft, os Lusitanos!”
Só para entender que, existe uma guild portuguesa, que já fez europe first no TBC, e encontra-se na vanguarda desde então.
Não vou dizer nem realm, (Até porque se mudou agora de realm, mas fica a dica que está noutra faction, e no mesmo realm de uma das melhores, senao a melhoor (Atm) guild do mundo), nem muito menos nome (Até porque mudamos agora), mas fico triste, de saber que só se liga a certos e importantes cunhas, ou a publicidade passada.
Cumps
E com cunhas ou publicidade, cito o realm Grim Batol, ou qualquer Burning X (Steppes, Blade), onde estão concentrados a maioria dos Players portugueses.
Em relação a isso das cunhas posso dizer desde já que nem conhecia o site pplware até o Sr. Paulo Silve ter contactado os Lusitanos através do mail da guild, inclusive antes de ter respondido ao mail relativamente a entrevista, tanto eu como alguns officers estivemos primeiro a ver a credibilidade tanto do Site pplware como do Sr. Paulo Silva…
Quanto as publicidades passadas apenas o Sr Paulo Silva pode responder como obteve conhecimento dos Lusitanos pois a nossa única publicidade é o nosso site.
E Sr. anónimo antes de fazer acusações ofensivas de cunhas tente saber se as mesmas são verdadeiras…
Em Relação a haver outras Guilds com muito mais progresso do que os Lusitanos sem duvida nenhuma que há e conheço muitas delas.
Deixo aqui apenas uma pequena pergunta. Será que matar mais um Boss que o outro ou ser o primeiro a mata-lo significa serem melhores que ele?
Será o progresso da guild o mais importante para a sua qualidade ou o ambiente dentro da mesma??
Nunca considerei os Lusitanos a melhor guild tuga nem nunca ninguém me ouviu dizer tal coisa.
Queria, no entanto deixar novamente os mais sinceros agradecimentos aos Lusitanos por se terem dado a conhecer à comunidade Pplware.
Obrigado!
Eu é que tenho que agradecer a pplware pela oportunidade que deu aos Lusitanos de se darem a conhecer um pouco mais.
Muito Obrigado!!
@Anónimo
Sinceramente após ler os teus comentários fico sem vontade de responder.
Felizmente outros já responderam por mim, que me evita trabalho e atenção a mais para o que eles merecem.
Ponto 1.
Nunca houve, nem haverá qualquer sistema de cunhas no Pplware. As noticias, artigos, entrevistas, análises são, sempre foram e serão completamente imparciais e isentas.
Ponto 2.
Publicidade, sim temos … a que o nosso acordo com o Sapo nos solicita.
Ponto 3.
Quanto à existência de outras guilds (maiores ou menores que os Lusitanos) em WoW (ou noutro jogo qualquer), sim, nós sabemos que existem, e apenas te posso assegurar (a ti e a todos os outros leitores do Pplware) que isto (entrevistas) não termina aqui. Não quero dizer que as que referiste serão obrigatoriamente alvos de futuras iniciativas do género, mas queria assegurar todos de que o Pplware está vivo e atento e que podem contar connosco.
Achava preferível que tivesses optado por um discurso mais sensato, mas pelo que me apercebo não se pode pedir tudo.
Cumprimentos e bom fim de semana!
Vindo de um Anónimo já é habitual este tipos de comentários, e daí menos credibilidade têm.
Infelizmente não se pode agradar a todos não é 🙂
Um coisa é certa, até então não conhecia a Pplware, mas certamente que a partir de hoje vou ser um utilizador assíduo deste site/blog, e tenho pena de não ter tido conhecimento há muito mais tempo.
Bom trabalho e bom fds.
Cumps.
Anónimo cuidado não te estiques!
Nós não funcionamos com cunhas, podes usar isso no teu dia a dia mas aqui não acusas ninguém.
Temos uma lista de Guild que queríamos contactar, mas acabaste de riscar algumas.
Os espertos tratam-se assim. Acalma a dor de cotovelo e respeita as pessoas.
Boas
Infelizmente, algumas iniciativas são sempre má interpretadas, por pessoas que, pelos vistos, não gastam tempo pra ler atentamente, mas perdem imenso tempo a criticar..
Como já foi citado acima, em nenhum momento a Guild Lusitanos foi classificada como a MELHOR ( já que para alguns, qualidade = quantidade ) e sim como UMA DAS maiores e mais midiaticas..
Sinceramente, é uma pena que essa iniciativa seja manchada por um comentário de uma pessoa que nem sequer se identifica..
Não tamos cá a fazer propaganda, e sim a mostrar o nosso ambiente, como funcionamos e tudo mais.. se alguem se interessar e se identificar com a guild, será bem vindo.. como falamos inúmeras vezes, somos uma guild social, que tem como maior objectivo: o bom ambiente e respeito entre os players..
Nunca penses assim, nunca nada é manchado quando o feedback traz os bons e os maus… é sinal que o conteúdo é especial e tocou em quem leu…
Se ignorassem… preocupava-me, era sinal que tínhamos falado de algo sem importância… mas não. Eu não conhecia a vossa actividade, o vosso projecto e este “ruído” todo em volta, fez-me perceber do que se tratava… a mim e a muita gente.
Em nenhuma altura manchei o nome da vossa guild que por acaso conheço. Mas nunca lá passei.
Conheço bons jogadores que foram para lá, conheço bons jogadores que sairam de lá.
Eu pergunto apenas, qual foi o critério de escolha de guilds?
Vitor M.
Leio este blog desde que ele existe. (Sim, nao apareci aqui agora), e nem sequer vou dar a cara.
Pq? porque o meu nick é o nick do wow.
E a seguir, de longe ter dor de cotovelo, fico contente pela guild, nao gostei foi da forma como foi apresentada, porque conheço N guilds com mais skill e reputação a nivel mundial.
Cumps e abraços, continuem o drama, que eu nao quiz criar nenhuM.
Nao estiveste bem, tenho pena de não haver uma postura de respeito pelo nosso trabalho… e perante um grupo que merece também respeito pelo que fazem. Mas ok, foi a tua postura.
Sem drama, só os factos.
Cumprimentos.
Fiz-me antes explicar mal, Vitor.
Peço desculpa.
Abraço.
FOR THE HORD!!!!!!
Ainda estive bastante tempo nesta Guild, até ser banido por não aparecer no jogo durante mêses =X
Damnit! Quero voltar pra guild! Para poder raidar xD
Ola,
Podes sempre fazer novo apply a guild.
cumpz
Parabéns à guild, não é todos os dias que se vê uma guild que dure tanto tempo.
Relaxona @Shattered Halls
Por um lado concordo com o Anónimo e percebo o porquê da indignação dele e tem razão num aspecto, “qual foi o critério de escolha?”, apenas ouvi a falar de respeito mas nenhuma razão.
Dependendo do critério de avaliação as coisas mudam de figura, mas se colocassem um título do tipo,
“Conhecer o mundo do WoW – Falamos com uma Guild já conhecida neste mundo, os Lusitanos!”;
Isto criaria menos atritos entre aqueles que por pouco entram em (Nerd Rage).
Cuidado com a maneira como dizem as noticias, se é mesmo uma escolha imparcial, então não existem melhores nem piores, existem apenas.
Cumps,
Yoshihiza
@Yoshihiza
Ora cá está um comentário construtivo e com respeito, não só pelo artigo em sim, como pelo site Pplware, como para com a Guild Lusitanos e inclusive para com os restantes leitores.
Não há nada como colocar as nossas questões de forma educada, calma, serena e sem entrar em euforias excessivas.
Acima de tudo, queria frisar que em parte alguma do artigo foi mencionado que a Guild Lusitanos era a melhor, maior, mais profissional, mais séria, mais seja o que for. Apenas foi referido que se trata duma das maiores e mais mediáticas Guilds do Universo WoW e como tal surgiu naturalmente esta entrevista.
Isto não quer dizer que num futuro mais ou menos próximo não hajam outras iniciativas que envolvam as restantes Guilds aqui enunciadas, ou mesmo outras, inclusive mais pequenas, pois o Pplware dá voz a todos, sejam grandes ou sejam pequenos.
Não criem confusões e atritos onde eles não existem. Não tirem conclusões precipitadas nem censurem apenas por censurar. Acima de tudo peço que, como em tudo na vida, façam um esforço para compreender as situações.
Gostaria de repetir novamente o agradecimento do Pplware à Guild Lusitanos pela disponibilidade e amabilidade prestada na criação desta entrevista, apenas mostrando as minhas desculpas pessoais pelo facto de alguns comentários menos próprios, de certa forma, a terem manchado.
Aos restantes (e a ti, Yoshihiza), queria-vos agradecer a forma como tentaram moderar de certa forma esta discussão completamente incipiente com participações de valor e sérias.
E ao Anónimo (ao que não se identificou) queria apenas referir que o Pplware, não é um site surdo e cego. Nós ouvimos e vemos, apenas têm é de falar connosco de forma respeitosa e sensata. E espero que este comentário, de certa forma, retire quaisquer dúvidas que pudessem subsistir.
Obrigado!
Este jogo tira vidas.
Não generalizes, pois há que ter moderação em tudo. É claro, que um hardcore gamer “perde” a sua vida a jogar, mas isso não acontece só no wow.
É verdade sim senhor, o Jogo mundialmente Famoso chamado: “Solitário!”, esse sim é um jogo muito hardcore e que nós destroi a vida aos poucos, não é por alguma razão que lhe chaman de Solitário!
lol ^^
Mas acredita, o facto de jogares e entrares no espírito daquilo, mesmo com moderação, às vezes dás por ti agarrado aquilo, começas a falar de WoW no teu dia-a-dia como por “magia” 😛
Cumps,
Yoshihiza
Ora muito boa tarde Lusitanos 🙂
Antes de mais, parabéns por terem mais ou menos 150 mains portugueses, são provavelmente a maior guild mundial portuguesa. Em segundo, concordo que há vida para além do WoW, mas, a meu ver, a vossa progressão é muito fraquinha 🙁 Isto porque em 150 pessoas devem haver pelo menos umas 20-30 que percebam e dominem os chars, que leiam o site dos EJ, etc, e que com um pouquito de organização façam LK10 hc, e LK25 11/12 hc, ainda para mais com o buff de 30%.
E eu falo por experiência própria, quando comecei a jogar (para aí há um ano e meio) não percebia patavina disto e agora é desfazer o LK em nada e limpar a Sindra 10man com 4 pessoas 🙂
Em todo o caso, parabéns pela longa existência, e fica prometido que vou fazer um char nesse realm para vos conhecer 🙂
Grande abraço & let the light shine on you!
Pro Guild. End comment. 😛
É impressionante a dor de cotovelo de alguns dos comentadores por aqui, quase que conseguia apostar que são membros de outras guilds portuguesas de WoW.
Os Lusitanos congratulam-se não pelo seu progress em raids mas sim pelo seu ambiente e união, algo muito mais difícil de conseguir do que mandar uns bosses abaixo.
Para quem está por dentro do assunto, sabe que é muito difícil manter uma guild deste género em plena harmonia portanto os meus parabéns ao Blackbirde, a todos os officers e class leaders dos Lusitanos, assim como ao Slipvayne pelo excelente trabalho com o site da guild, do melhor que tenho visto por aí.
Existem algumas guild’s do mesmo conceito, nomeadamente a que me encontro no momento
http://www.rfn-guild.co.cc se quiserem conhecer, e possivelmente se juntarem a nós ;D
“see you in game ^^”
Boas,
Sempre disse a amigos meus que nunca iria jogar numa guild Portuguesa e aqui está uma das razões, o flame aqui criado após ter sido salientado o amadorismo da guild é impressionante. Vieram à praça publica e nao aguentam com algumas criticas que inclusive são justificadas.
O artigo inclui frases em se proclama esta guild como uma das maiores guilds Portuguesas, maior em quê ? Progress ? Quantidade de membros ? A maioria dos jogadores de WoW joga pelo progress e nada mais logo deveria ter sido feito um melhor uso das palavras quando se fala de uma guild “Casual”. Dizer-se que uma guild Casual é das maiores guilds portuguesas para mim é no minimo ridiculo, ou melhor o facto de se dar relevancia a esta guild e não a outra com maior sucesso foi um pouco mau.
Dizem-se uma guild casual onde se promove a amizade e a convivência, mas vêm de imediato postar identificando-se como CL de x ou y classe, a que proposito ? Wtv contradições.
Esta discussão poderia levar horas e centenas de posts mas resumindo, nada contra a guild apenas contra as postas de pescada apos o primeiro ou segundo comentario negativo acerca da guild. Artigo fraco para o contexto abordado e com alguma falta de conhecimento sobre o proprio jogo apesar de eu perceber que se dirigia para o publico em geral.
Have fun !
E desde quando maior é sinonimo de melhor?
Qual foi a parte do… Este artigo é somente sobre uma guild ao acaso, que é constituída por um numero elevado de membros, que não percebeste?
E que eu saiba o que levou a mais discussão aqui, nem foi propriamente acerca do seu progresso.
Mas como dizes, acabaste tu por não aguentar e deitar cá para fora mais umas criticas no mínimo ridículas…
Have fun!
“A maioria dos jogadores de WoW joga pelo progress e nada mais”
Na minha opinião, quem quer jogar por progresso unicamente, vai pra uma guild Hardcore.. mas esse sou eu, um mero player que paga um jogo para me divertir e socializar..
Em momento nenhum a Lusitanos, nem nenhum integrante da mesma, disse aqui que eramos a melhor guild em termos de progresos, mas sim, somos UMA DAS ( one more time, não A MAIOR ) maiores em termos de número de players, tempo de existência e conhecimento de outros players..
O que mais nos incomodou foi um simples comentário, a dizer que a Guild foi escolhida por cunhas, foi a isso que viemos replicar..
Sinceramente, tirando isso, o que pensam ou deixam de pensar, a mim dá igual.. o que nós tentamos mostrar foi um pouco do nosso cotidiano, se o leitor se identifica, optimo, se não, siga para o bingo, mas acho um pouco chato a pessoa vir cá criticar e falar coisas sem conhecimento de causa..
cumpz
By the way, fartei-me de rir com a teoria do Solitário!
a vida eu nunca vi ninguem perder, mas já quase fiquei sem emprego por ser pego a jogar Solitário! =X
e existe sim um meio termo entre o player Hardcore e o player social.. acho que seria um player que não prioriza o wow acima de tudo, mas naquelas 3 horinhas que tá ali, dá o melhor de si.. claro que sempre “perdemos tempo” a ler taticas, ver as cenas, mas com um pouco de maturidade e controlo, dá sim..
100% tuga no Burning Steppes e com bom progress (so faltou o LK em heroic 25 man)
http://ihatehorde.com/ (link na bnet http://goo.gl/Utotb)
Pois para mim as melhores guilds são estas.
Lá tenho eu paciência ou vida para Guilds hardcore, cheias jogadores que têm tanto de eficácia como de arrogante, com regras e horários que não permitem levar outra vida a não ser WoW.
É quase certo que nunca vou limpar o endgame todo, que nunca vou ter toda a gear top, que nunca vou chegar ao gold cap, nem ter 200 mounts e 400 pets, mas divirto-me na mesma (quiçá mais…).
Eu tenho um par de chars numa guild deste género, mais pequena e nova, mas internacional, e é lá que me sinto bem.
Já agora, alguém conhece uma guild deste tipo, portuguesa, mas na Horde?
Bom comentário!
Uma pessoa esquece-se de uma coisa fundamental, que o jogo foi criado para pura diversão, e não para levar com gente arrogante a pensar que é melhor do que todos lá porque passa mais horas a nerdar no jogo, e matou mais um boss que o outro!
Já bastam os problemas da vida real, para que é que eu vou chatear-me por causa de um jogo.. 0_o
É por causa de certas pessoas que aqui comentaram que o jogo é mau reputado em certos aspectos..
Entretenham-se la com as vossas guildzecas sem piada!
Se querem ser hardcore, tudo bem! Ninguém vos proíbe, mas agora não venham cá tentar destruir o bom ambiente que existe noutras guilds deste género, que ao contrario das vossas, que até aposto que não têm consideração nenhuma por vocês e levas um kick só porque….sim.
Paciência…. acima de tudo divirtam-se! Peace!
Concordo com a parte da arrogância que mencionaste. Num artigo dedicado à Guild dos Lusitanos aparecerem tantos comentários inflamados (provavelmente de elementos de outras Guilds) só me leva a crer que existe muita arrogância por aí.
Em vez de encontrarem paz e sossego, só pensam em arranjar problemas.
Putos é o que eu digo …
Parecem aquelas discussões de “a minha pila é maior que a tua”
Se nunca se entrevistassem os mais pequenos então o Rio Ave, Nacional, Leixões (sem tirar valor às equipas) nunca apareceriam na televisão.
Realmente há muita gente que ainda tem muito a aprender e a crescer!
Quanto à entrevista, achei-a boa, especialmente por não ser jogador de WOW.
Boa entrevista!
Cá está, Lusitanos a serem entrevistados LOOOL BRUTAL!
Finalmente alguém dá o devido valor à guild onde joguei durante ano e meio (e penso ainda ter a char xD)!
E à cerca desses comentários inflamados, é tanta azia junta por muitas das vezes esses jogadores serem completamente “cilindrados” ingame por membros de uma guild “casual” como esta!
Tantas vezes nós nos partimos a rir quando apanhamos jogadores como estes em algumas pugs, com o peito inchado, e que depois nem conseguem aparecer no damage/healer meter ou morrem 2 e 3 vezes no mesmo boss!
Não se esqueçam que mesmo em guilds como esta existem jogadores tão bons ou por vezes até melhores que muitos “hardcore gamers”, e que preferem ficar na guild pelos simples factos de que não levam o jogo tão a sério como certos indivíduos, e que gostam do ambiente que se “vive” em guilds como os Lusitanos!
Enfim, lá diz o velho “ditado”: “Arguing on the internet is like running in the Special Olympics. Even if you win, you’re still retarded.”
Cumprimentos a todo o pessoal dos Lusitanos e que continuem o bom trabalho, talvez daqui a uns tempos volte a jogar 😛
Daqui a uns tempos? Ontem já era tarde!
Volta rápido 🙂
Alguém disse que a maioria dos jogadores de WoW jogam pelo progress e se orgulham disso mesmo e é a mais pura das verdades.
Para começar, uma guild com tantos membros (e tantos deles que nem fazem a mínima ideia que atack power para retris é pior que str, ou qual o soft cap das stats) nunca pode ir muito longe em termos de progress.
Se vocês, Lusitanos, já jogaram noutras guilds, não exclusivamente portuguesas, e se não gostaram da experiência, eu digo-vos que não acertaram na guild certa.
Eu já joguei em algumas, e nenhuma delas tinha outro membro Português para além de mim e isso, a meu ver, só traz vantagens: escreves e falas inglês a torto e a direito (o que é extremamente útil para o resto da tua vida académica/profissional), há muito mais respeito pelo pessoal, pelas diferentes culturas etc (por exemplo, ninguém dizia “go fuck yourself” a palestinianos), há um objectivo traçado (progress) e há sentido de responsabilidade (que se traduz no: falhas 3 vezes no mesmo aspecto depois de teres sido avisado e alertado e levas demote), etc etc etc.
Claro que também é bom ter amigos portugueses no realm, noutras guilds (e eu tinha), mas continuo a preferir guilds internacionais.
Anyway, também concordo com alguém que disse que foi um bocado impensado o facto de apresentarem uma guild que não se orgulha do progress mas sim do tempo de existencia e da quantidade de membros, MAS, por outro lado, por norma, guilds internacionas têm muito melhor progress do que guilds exclusimanente portuguesas.
Cumps
Alguém disse que a maioria dos jogadores de WoW jogam pelo progress e se orgulham disso mesmo e é a mais pura das verdades.
Para começar, uma guild com tantos membros (e tantos deles que nem fazem a mínima ideia que atack power para retris é pior que str, ou qual o soft cap das stats) nunca pode ir muito longe em termos de progress.
Se vocês, Lusitanos, já jogaram noutras guilds, não exclusivamente portuguesas, e se não gostaram da experiência, eu digo-vos que não acertaram na guild certa.
Eu já joguei em algumas, e nenhuma delas tinha outro membro Português para além de mim e isso, a meu ver, só traz vantagens: escreves e falas inglês a torto e a direito (o que é extremamente útil para o resto da tua vida académica/profissional), há muito mais respeito pelo pessoal, pelas diferentes culturas etc (por exemplo, ninguém dizia “go fuck yourself” a palestinianos), há um objectivo traçado (progress) e há sentido de responsabilidade (que se traduz no: falhas 3 vezes no mesmo aspecto depois de teres sido avisado e alertado e levas demote), etc etc etc.
Claro que também é bom ter amigos portugueses no realm, noutras guilds (e eu tinha), mas continuo a preferir guilds internacionais.
Anyway, também concordo com alguém que disse que foi um bocado impensado o facto de apresentarem uma guild que não se orgulha do progress mas sim do tempo de existencia e da quantidade de membros, MAS, por outro lado, por norma, guilds internacionas têm muito melhor progress do que guilds exclusivamanente portuguesas.
Cumps
Faz lembrar um bocadinho dos forums da Blizzard 🙂
O jogo é só isso, um jogo. Há espaço para quem quer ter todos os achievments e para quem quer entrar para dar dusa de treta e matar uns bichos. Eu que já passei por uma das melhores guilds portuguesas, se não a melhor, sei bem o que é ser hardcore e o que é ser casual. Ambas as vertentes têm as suas recompensas. Fundamentalmente devia-se jogar para nos divertirmos. A forma como cada qual se diverte é opção de cada um. Dá um gozo tremendo ter uma 1st kill, como dá um gozo tremendo fazer uma 5 man com malta conhecida onde as asneiras servem para alimentar as gargalhadas. São opções. Não fiquem é com dor de cotovelo porque não são vocês os entrevistados. Não vai ser com certeza a entrevista do Pplware que vos vai dar uma 1st kill, ou vos vai encher de épicos… 🙂
Ora nem mais, concordo plenamente com a tua resposta! 🙂
E ver um pala healer a fazer DI num tank e wipar uma raid de 10 amigos e toda a gente a morrer a rir em vez de estarem chateados. Faz tudo parte, concordo plenamente!
Excelente guild era a agora extinta “Tugas Society” no servidor RP – Argent Dawn.
Existiu desde dos primeiros meses do lançamento do WoW na Europa existiu durante 3 anos, e só se ficou estinta devido às demasiadas alterações que a Shitlizzard fez ao jogo, que deixou de dar gozo jogar….a fazer PvP à bruta (com Commanders, Marshalls, Grand-Marshalls) e alguns raids high-end de 20…até raids de instancias low-level era uma loucura fazer…com os chars todos nús. 🙂
Alguns dos antigos membros estão agora espalhados no mesmo servidor entre as duas facções.
é bem aliance(não sou da vossa guild)é bem (adoro wow)
assim é que é não deixem a aliance nem a guild aproveitam que essa vai bem
E Imaginar que quase 11 anos depois ( a fazer em Junho) estaria aqui a recordar que uma guild que nunca foi a melhor, nem a maior, nem a primeira em nada de extraordinário me deu tantos momentos de excelente convívio, amizade e entretenimento?
De reconhecer que de certa forma nesta altura (2010) existiu bastante vibe com esta entrevista como havia também com o jogo, que agradou a uns e não agradou a outros. (Gostam todos do mesmo tipo de mulher, carro ou clube de futebol…?)
Os Lusitanos que foram criados numa brincadeira entre 5 militares de 3 patentes distintas (já provando que afinal a amizade pode existir independentemente do estrato social, grau de educação ou hierarquia) para experimentar um jogo recente na altura, e para quem como eu ficou mais de 7 anos longe do jogo mas sempre com um carinho especial para com ele, fica a ideia que não interessou nada da grandeza, do ser pioneiro ou de ser o melhor, porque o convívio, a experiência, a amizade ou camaradagem são coisas que não se compram, não dão obrigações ás pessoas nem tão pouco fazem delas pessoas menores que as outras…e com vida…
…e afinal de contas…
… podem nunca ter sido os melhores, os maiores ou os primeiros, mas Os Lusitanos ainda existem!!!
Vesgo saúda vos.