DirectX 12 irá revolucionar o mundo dos jogos no Windows 10
Nas últimas semanas muito se tem falado das novas e fantásticas funcionalidades do Windows 10. A par das novidades já conhecidas do Windows 10, a Microsoft desvendou também algumas características do aguardado DirectX 12.
De acordo com as informações, o DirectX 12 garantirá um desempenho superior de até 50%, comparando com o DirectX 11, é mais eficiente em termos de recursos energéticos e é compatível com a maioria das gráficas actuais.
Com o lançamento do Windows 10 a Microsoft quer levar o mundo gaming a um nível mais alto. Para tal, a Microsoft vai também disponibilizar o DirectX 12 (popular conjunto de APIs gráficas que já vêm do Windows 95) que, como já é sabido, oferece um desempenho bastante superior ao DirectX 11.
O novo DirectX 12 já pode ser testado na última build do Windows 10 e o site Anandtech já testou o jogo Star Swarm com a nova API. O site saliente que ainda se trata de uma versão preview e daí ainda não haver total estabilidade. O jogo Star Swarm foi disponibilizado pela Microsoft e pela Oxide e os drivers, com suporte para o novo DirectX 12, são parte do trabalho da Microsoft, NVIDIA e AMD.
Para a realização dos benchmarks, o site usou três placas da NVIDIA e da AMD.
NVIDIA
- GeForce GTX 980 (Maxwell 2)
- GeForce GTX 750 Ti (Maxwell 1)
- GeForce GTX 680 (Kepler)
AMD
- R9 290X (GCN 1.1)
- R9 285 (GCN 1.2)
- R9 260X (GCN 1.1)
Resultados
Como se pode ver pelos gráficos seguintes, os resultados com o DirectX 12, ao nível da performance são simplesmente surpreendentes. Todos os resultados podem ser consultados aqui.
O site disponibiliza também um vídeo do Star Swarm onde é possível, de certa forma, avaliar a fluidez.
Espera-se mais detalhes sobre o DirectX 12 no evento GDC 2015 que acontecerá em Março, no entanto com base nos testes realizados facilmente chegamos à conclusão que a nova API promete!
Via Anandtech
Este artigo tem mais de um ano
Quando é que vai ser possível instalar o w10? Existe alguma data oficial ou previsão? Para quem não é developer…
Se não estou em erro ouvi rumores de ser lá para julho, mas podem ser só rumores…
OK muito obrigado
Off topic
Comprei hoje um galaxy s5 e bem aquilo é uma desilusão muito lento logo no primeiro dia, fiz hard reset e o lag continua, o que devo fazer?
Podes tentar deixar de ser troll en tudo quanto é post do Pplware! 😉
Devolver e trocar por LG G3 ou HTC M8 ou iphone
Xperia z3 vale a pena?
Aquilo parece ser uma bomba é à prova de água e tudo.
Tenho um Xperia Z3 e jogo real racing, conecto com a PS4, facebook, tumblr, instagram, dados moveis, skype e sempre a bombar, nunca me bloqueou. Para mim mete o S5 no bolso em termos de qualidade e construcção.
O Windows 10 será lançado oficialmente em Outubro de 2015 (parece que será no dia 22 de Outubro).
mas depois de instalares so vais ter um ano gratuito, começas a pagar uma mensalidade depois de um ano.
Para de espalhar boatos idiota(s)! Não há mensalidade nenhuma, durante 12 meses a Microsoft oferece uma licença a quem já tem uma licença válida de Windows 7 ou 8.1 e depois desses 12 meses só paga pela licença quem não a tiver já adquirido… ou seja, quem tiver adquirido a licença nesses 12 meses tem o Windows 10 ativado para sempre! -.-‘
E é por estas e por outras, que nunca se deve tentar compreender ingles quando não se sabe ler ingles…
O upgrade do windows 10 é tão simples quanto isto, faz upgrade no 1º ano (antes de Out/Nov de 2016) e não pagas nada nunca. There!
xD
Pelo que li por um user o windows 10 final vai ser lançado em outubro de 2015. Mas tudo pode ser, até poderá ser muito antes. Pelo que a MS diz irá ser em abril. Tudo pode acontecer até lá
Só depois do dia 29 de Julho assim que as “actualizações” estiverem disponíveis para o download.
Será que a xbox one vai sofrer esse boost?
Acredito que não.
Porque a maior novidade do DX12 para PC é mesmo ao acesso ao hardware em baixo nível, algo que nunca foi possível antes, com excepção do AMD Mantle.
As consolas sempre forneceram acesso de baixo nível aos devs, daí a termos atualmente consolas fracas como a PS4 e Xbox one com um CPU praticamente de netbook a conseguir manter 30fps e em alguns casos 60fps nos jogos.
Isto em PC colocar esse mesmo CPU para ir jogar possivelmente iriamos ter 20fps ou menos.
Agora com o DX12 ou até mesmo com o AMD Mantle, não digo que consegue-se libertar o CPU ao ponto de comprar mos umas coisa qualquer fraca e correr tudo em bons frames, mas vai melhorar e muito.
Eu já utilizei o mantle, visto que tenho gráfica AMD e o meu CPU até é bastante fraco o que limita o performance da gráfica e no Battlefield 4 foi uma diferença mesmo do outro mundo, corria o jogo a high 1080P a 60fps com bastantes drops para 40fps porque o CPU não aguentava e com o mantle simplesmente deixou de haver quebras de framerate e manteve os 60FPS
Ou seja existe um muito melhor aproveitamento dos recursos do CPU.
Já os recursos da gráfica não notei melhorias, aliás até acresceu mais o consumo da Vram, daí a terem escolhido o star swarm como teste que é um benchmark que o peso cai todo sobre o CPU e daí a termos diferenças tão notórias. 🙂
Eu acredito que a Xbox one vá sofrer algum boost, mas não espero nada de extraordinário, na resolução também não pode causar impacto porque a resolução é trabalho da gráfica e não do CPU.
Mas nos framerates é possível que com o DX12 a consola possa vir a aguentar melhor jogos com mais distância ou mais objectos no mapa melhor que a PS4 e será muito mais fácil portar jogos Xbox one PC
É espera para ver.
Mas quem já testou o AMD Mantle, já sabe que o DX12 vai ser mais ou menos isso.
Quem tiver gráfica AMD HD 7000 ou AMD R7/R9 pode testar em jogos como o battlefield 4, Dragon age Inquisition e no benchmark do Thief.
A Microsoft disse que sim, tu dizes que não, em qual devemos acreditar, lol.
Eu não peço para acreditar em mim 🙂
Isso é contigo e com o resto do pessoal.
Se a Microsoft falar verdade, melhor ainda 🙂
Mas até ver, não há nada que comprove que possa haver esse salto, como disse nos PC’s irá existir pela logica de usar programação de baixo nível.
No caso da Xbox, sempre dispôs disso mesmo.
Mas pronto espero bem que eles tenham razão, porque será bom sinal.
Já não falta muito para se saber a verdade 🙂
As empresas nem têm nada a ganhar em te mentir… oh espera aí, até têm, e fazem-lo constantemente.
Epá, onde é que se arranja um netbook com um CPU com 8 cores e 768 shaders? (E isso é o da XBox One, o da PS4 tem mais, tem 1152).
Não são topos de gama, é verdade, porque são ambos baseados na arquitetura Jaguar que foi concebida para laptops, mas daí até serem iguais aos dos netbooks vai uma diferença enorme.
E sim, a Xbox One vai suportar o DirectX 12. Atualmente usa uma variante do DirectX 11.2 que não é compatível com o Windows, o que dificulta um pouco o desenvolvimento de jogos para a Xbox One e para o Windows em simultâneo. Essa diferença vai acabar com o DirectX 12 e é por isso que com o DirectX 12 vamos ter streaming de jogos da XB1 para um PC ou tablet com o Windows 10, e vice versa.
baaaa , coisas do windows , ainda bem que utilizo sistemas UNIX
é só esperar para ver o que vem ai 🙂
“glNext: The Future of High Performance Graphics (Presented by Valve)”
Muito bom a Microsoft a evoluir .
“***fan
8 de Fevereiro de 2015 às 5:58 pm
O seu comentário aguarda moderação.
baaaa , coisas do windows , ainda bem que utilizo sistemas***”
Quer dizer que comenta sobre os sistemas u.n.i.x é moderado que fala em favor das ditas cujas não é preciso moderação , ok já qual é o segredo , desjo-vos bons negócios .
Ou isso ou a moderação depende do nº de comentários aprovados…
Para alguém que se diz fanático do Linux não pareces muito inteligente. Geralmente linux fans são geeks génios…
Para além disso o pplware é bastante a favor do linux basta leres as noticias que publicam… para além disso esse comentário que citas não foi removido…
“Quer dizer que comenta sobre os sistemas u.n.i.x é moderado que fala em favor das ditas cujas não é preciso moderação , ok já qual é o segredo , desjo-vos bons negócios .”
Não percebo que linguagem é esta. Até o google traduz melhor.
Liberdade de expressão 🙂
Temos tido sempre bons escritores neste país,e de topo , e vê o resultado em que esses bons escritores meteram este país , sim dou erros , não tenho vergonha disso , mas não és tu miguem vir dizer por dar erros tenha-me calar e outros como tu babarem-se de .
Todos os seres humanos são diferentes aque respeitar essas diferenças , estou a borrifar que se acha melhor que eu , pois eu não me acho melhor que miguem .
“DirectX 12 (popular conjunto de APIs gráficas que já vêm do Windows 9)”… Windows 95? :p
Falando da notícia em si, mais uma coisa para contribuir para o hype que está a gerar o Windows 10!
Isso
podiam ter dado um exemplo melhor
tipo
https://www.youtube.com/watch?v=yVdXy7t9oJs
Windows 10 não é hype, hype seria se não houvesse como o testar e apenas dizer “o SO vai fazer isto, isto e isto”…
Certo, referia-me claro à expetativa que está a gerar.
Ainda nem no BF4 testei o mantle… Mas não estava à espera que o mantle ou o DX12 dessem um increase destes na performance… Nice!
Agora a grande questão é… Vai sair também para o windows 7 ou vão “obrigar” o pessoal a mudar-se para a porcaria do windows 10 para poder utilizar o DX12?
Vão obrigar a mudar-te.
Mas lá está o update é free no primeiro ano, por isso se possuis uma versão legal, do W7, W8 ou W8.1, terás 1 ano para fazer o upgrade para o W10 gratuitamente e ficares com ele.
Caso deixes passar ou não tiveres uma versão legal, como se costuma dizer, chapeu 🙂
Mas sim para usufruíres já confirmaram que precisarás do W10
É esse o espírito, o Windows 10 ainda não foi lançado e já é porcaria! Isto há com cada um…
ya, haters gonna allways hate.
O Windows 7 perdeu o suporte o mês passado, não sei do que estás a espera.
A Microsoft não tem nenhuma obrigação para lançar o DirectX12 para o mesmo.
Já levas o Update para o Windows 10 grátis, e vais com sorte.
Windows 7 não perdeu suporte o mês passado, apenas vai deixar de receber features novas. Patches e updates vão continuar a sair.
if(yourGraphicsCardDX == 12)
playGame;
else
yourComputerIsOutOfDateGoBuyANewOne
Errado 😐
“In addition, NVIDIA will match Microsoft OS support for DX12. Over 70% of gaming PCs are now DX11 based. NVIDIA will support the DX12 API on all the DX11-class GPUs it has shipped; these belong to the Fermi, Kepler and Maxwell architectural families.”
Tirado do blog na nvidea.
Mesmo que tenhas amd não significa que tenhas que comprar um PC novo. Um cpu corei5 ou equivalente de primeira geração (~4 anos) é suficiente para correr os jogos atuais. Ainda para mais como deves ter lido na noticia, os jogos desenhados para DX12 são menos CPU bound. Vai lá ver os gráficos que o pplware colocou. Isto tudo para dizer que não, não é preciso um PC novo para quem tem um rig com ~4 anos. Um upgrade à gráfica é o suficiente. Ou se tiveres nvidea +/- recente um upgrade à firmware é suficiente.
“irá revolucionar”
A leviandade com que se utilizam termos hoje em dia…
##COMENTÁRIO REMOVIDO POR INFACÇÃO ÀS REGRAS##
“DX12 tem um desempenho até 50% superior ao DX11”
– se o jogo tiver bottleneck no processador em vez da gráfica;
– se o código for bem feito para aproveitar o acesso de baixo nível ao hardware;
– se se combinarem os casos ideais e se medir a diferença maior chegam aos tais 50%;
Vai ser muito melhor! Não se discute. Mas daí a ser revolucionário, já acho que não. Até porque a evolução dos gráficos dos jogos acontece de ano para ano, de versão em versão do DX. Ou do OpenGL. É algo contínuo. Uma evolução natural.
A questão colocada é outra e quase sempre se verifica: se o marketing diz até 50, espera 25 ou pior.
Exemplos (uns mais que outros, confirmam o que disse):
– o dual-channel na RAM e agora o quad-channel;
(anunciam o dobro dos canais, verifica-se 5 a 10% na prática)
– hyper-threading na Intel;
(anunciam o dobro dos processos, verifica-se 5 a 30% consoante o tipo de aplicação)
– o multi-gpu;
(dizem que dobra se tiver 2 GPU, esquecem-se de referir o bottleneck na CPU)
(pois, se o programador tiver tido isso em atenção)
– raid;
(mais um que devia dobrar o desempenho, mas não o faz)
– passagem do DDR3 para o DDR4;
(impacto quase zero na performance e gasto energético)
– etc
Já o revolucionário é isto:
– passar de HDD para SSD;
– passar da era single para a multi-core, agora que há hardware e respetivo software adaptado;
– passar do ADSL para Fibra
– passar dos CRT para os atuais LED HD ou até 4k
– adoção mundial do Linux gratuito e amigo de qualquer utilizador (Android)
– passagem do rato e teclado para a democratização das interfaces touch
– etc
Por tudo isto, concordo que se usou mais uma vez com leviandade o termo “irá revolucionar”.
Caro Tiago, estás à vontade para discordar. Mas esse teu último parágrafo é uma reação exagerada e incorreta.
Não podemos ter todos a mesma opinião, mas devemos todos ter educação!
Não há grandes motivos para alguém ter azia quando outras APIs estão a seguir caminho idêntico. Algumas até já estão em uso sem ser preciso esperar pelo Windows 10, caso do Mantle da AMD ou do Metal da Apple no iOS. Outras é uma questão de tempo até estarem prontas – OpenGL Next.
+1
Hoje podia estar a falar de uma UI metro 3D em realidade virtual.
mas como o ppl não “”aguenta”” a mudança…………… o menu iniciar é o futuro do windows.
E as placas R9 280/280X , tem suporte para o DirectX12??
é uma questão que nunca percebi..Pertencem a Famila R9, mas já foram descontinuadas.
conclusão fico sem saber
Qualquer gráfica da AMD com arquitectura GCN suporta DX12
OU seja HD 7000 pra cima.
A R9 280 e 280X são rebrands da HD 7950 e 7970 respectivamente.
Ambas fazem parte da primeira versão GCN, logo suporta DX12.
Cumps..
O DX sempre trouxe um melhor desempenho em equipamentos mais francos. Não é de surpreender que a nova versão faça isso de forma ainda mais eficaz.
Agora, +50% é bastante.
Falaram a mesma coisa sobre o DX10, 10.1, 11 e até hoje não vi muita coisa.
Eu considero este um passo importante para a Ms continuar a competir nos “Gŕaficos”, mas…
O mercado hoje em dia tem demasiados dispositivos, e quer é um standard…
A apple não corre DX, a sony também não, a NVIDEA, também não, o linux, androids, etc também não…
O que quererá dizer que por muito boa que este driver seja, não vai ter a aceitação que a MS queria…eles torraram certamente muito dinheiro nele, e é um bom update, mas o openGL, é transversal a qualquer fabricante..
Numa altura que cada vez mais os preços caem, e é preciso colocar mais productos no mercado, neste caso jogos…ninguém vai desenvolver para DX, openGL, e Metal…
Do meu ponto de vista irão desenvolver para OpenGL, porque é um standard em todos os SO’s.
É o futuro, e depois o OpenGL Next, vai ter por base o Mantle da AMD, ou seja será identico ou ainda melhor, com o apoio da NVidea,AMD,Google,Apple(aqui não tenho a certeza, mas de certeza que a apple também lá vai querer algumas coisas na API que pertencem ao Metal), intel, etc.
O DX vai ser uma coisa para ser usada apenas pelo SO, e meia duzia de jogos que irão ser nicho de mercado para esse SO..
Pelo menos é assim que eu e muita gente ve isto…pois as empresas não queres ter equipas multiplicadas por uma séria de tecnologias diferentes..
Querem ter uma equipa que desenvolva numa tecnologia e que essa technologia corra em todo o lado…e isso só e possivel com OpenGL.
Mas o esforço da Microsoft, é notório, e é de salientar, que inspirada mais uma vez no trabalho que outros fizeram(AMD-Mantle), foi rápida a entregar um producto bom aos seus consumidores..
:S só o facto de ser usado na XBox implica que haverá sempre muitos jogos que facilmente saltam para o mundo dos PCs. A somar a isso a vantagem temporal permite criar as ferramentas necessárias para que os programadores comecem já a usar nos seus jogos… não vão ficar à espera do OpenGL, e ter suporte directo para o DX12 no Windows dá a mesma vantagem que o DX sempre teve, ninguém deixou de usar por existir o OpenGL.
Há espaço para todas… o Metal da Apple já está em uso em jogos no iOS, já tem suporte em vários motores de jogos. Certamente que a Apple quererá manter a sua vantagem com o Metal, que tb foi pensado para computação.
“:S só o facto de ser usado na XBox implica que haverá sempre muitos jogos que facilmente saltam para o mundo dos PCs”
:S pois mas nos PC’s também corre o openGL…ja ouviste falar da Valve?
O Dx ficará vedado a MS Windows e xbox, todo o resto irá para openGL maioritariamente…
os PCs correm OpenGL há anos e a maioria dos jogos para Windows continuam a ser lançados com suporte para DX. Não dá para entender como é que alguém pode esperar que os programadores vão deixar de usar o DX com o DX12 a ser lançado primeiro…
Onde já ouvi isto???? haaaa espera! é mais do mesmo hahaaaaaaa
A única coisa parva no meio disto tudo é que foi necessário a AMD lançar o mantle para a MS começar a falar no DX12.
Muitas gráficas já têm esse suporte para o novo directx 12, até as gráficas desde 2012.
Ainda bem que alguém fala na AMD no bom sentido, porque se não fosse a AMD a MS não se safava em nada