PplWare Mobile

CryEngine 3 rumo ao sistema operativo Linux?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Micael Vinhas says:

    Dois anos? É tão provável o Linux ser a plataforma gaming de eleição nos próximos dois anos como Portugal sair da crise no mesmo período.

    • António Reis says:

      Sinceramente já espero disto a muitos anos … ainda só tenho o Windows instalado devido a jogos sinceramente … deste que experimentei linux pela minha primeira vez ( Red Hat 7.0 ) a muitos anos adorei, só não tenho como SO de eleição devido aos jogos.

      • Micael Vinhas says:

        Eu não desgosto do Ubuntu, Linux Mint e por aí, mas ainda não vejo grandes vantagens em utilizá-los. Quanto aos jogos, dois anos é uma previsão claramente irrealista, primeiro porque só agora é que começam a aparecer jogos a sério para Linux, e segundo porque conquistar mais quota de mercado em 24 meses é apenas utopia, até porque a Microsoft não irá estar propriamente a dormir nesse período. Para o Windows 8.1 já é esperada uma versão melhorada do DirectX (11.2), para além de melhoramentos a nível de performance do sistema. São muitos anos a dominar o mercado. Para os vencer, serão necessários outros tantos, e nem sequer é garantido que isso aconteça.

        • António Reis says:

          Mas não vamos esquecer uma coisa … a nova versão do DirectX, segundo a M$ só vai estar disponivel para o Windows 8, por isso acho que sim que anda a dormir, a obrigarem as pessoas a mudar de SO só porque lhes apetece ( digo eu 😛 ).

          Sejamos sinceros a M$ já anda a dormir a alguns anos, um grande exemplo foi do desastre inicial da Xbox one, só alterou algumas coisas porque as reservas foram uma miseria entre outros exemplos

      • Claudio says:

        Eu acredito que o linux ja esta razoavelmente bem servido de games. E isso esta crescendo dia após dia. Eu mesmo larguei mão do windows de vez depois que vi que diablo 3 via wine tem um rendimento muito melhor do que no windows nativamente. E não é só isso, a segurança e estabilidade do linux é 100% melhor. Além de não ter que ficar formatando mês após mês como o windows.

        Jogo de boa no linux todos meus games favoritos, diablo 3, dishonored, amnesia:a machine for pigs, skyrim, e logo logo metro last night \o/

  2. Miguel Marques says:

    No meu ver sim!
    1º SO mais estável do planeta.
    2º Recursos ceifados ao sistema.. Poucos!

    Portanto se a Cryteck começar a passar os titulos dos seu jogos para Linux. excelente.
    Nas palavras de Rick (Bogart) em Casablaca ” Louie, I think this is the beginning of a beautiful friendship…”

    😀

    • QUIM says:

      eu por um lado espero bem que nao!

      SO mais estavel do planeta? e poucos recursos ceifados ao sistema?

      Confesso que nunca instalei num Desktop mas ja instalei no meu Vaio, seguramente mais de 15 distribuiçoes/variações de Unix/linux, desde Ubunto ao FreeBSD e só tenho a dizer que é Sistema Operativo mais instavel, pesado, e complexo demais…

      No windows, instalo e mesmo sem instalar drivers, nao é tao instavel do que o linux…

      nao faço ideia se é do portatil, que apesar de ter 5 anos no windows 8 ( veio com o vista, e instalei o 7 e agora o 8 e sem problemas de maior) nao se comporta muito mal…

      É preciso ser-se um Linux Master, e recompilar todo o kernel só para funcionar no meu pc, ou devo ter o pior pc para linux?

      • André Viana says:

        Antes de mais é Ubuntu.

        E sim, podes ter um computador com bastantes incompatibilidades, mas dou te o exemplo do meu:

        Ubuntu 13.04 64bits, sem drivers proprietários da AMD (portanto usa os drivers opensource feitos pela comunidade linux e os da placa Intel HD 4000), counter strike source nativo pela steam, graficos todos ao máximo (até tenho acesso a opções graficas que nao consigo aceder no windows 8 no mesmo computador)
        Experimentei um mapa pesado graficamente, com muitos entities e objectos a depender de calculos de fisica
        Windows 8 x64 com drivers proprietarios: 30 fps de média no mapa
        Ubuntu 13.04 x64 sem drivers proprietarios: 150fps de média no mapa

        Se há mais duvidas, experimentei usar a placa integrada intel no windows e obtive 50fps
        Com drivers proprietários no ubuntu consegui 160fps (10 a mais) mas tem uma grande latência no rato sendo impossivel jogar certos jogos

        • MrT says:

          Boas olha tenho uma configuração identica no meu laptop (Grafica ATI HD6550 + Intel HD 3000), e no ubuntu 13.04 x64 não consigo utilizar a grafica da ATI, ele identifica tudo, mas não consigo alterar. Já tentei instalar drivers proprietarias, mas depois dá erro e fica em low graphics (ou algo identico)/sem ambiente grafico, só linha de comandos…

      • Miguel Marques says:

        Não vou dizer que possa ser to teu portatil, até porque normalmente maquinas antigas ganham uma nova vida, quando instalado Linux.
        Isto se o utilizador souber o que está a fazer.
        Porque instavél? Estamos a falar de Windows?
        certamente o amigo deve viver num universo paralelo ou então certamenete não deve saber do que fala.

      • Rui says:

        Também tenho um Vaio e tenho os mesmos problemas com os drivers, mas aí é a Sony que se porta mal como a Apple ao impedir as empresas dos componentes de fornecerem drivers. Se queres instalar algum driver num Vaio, tens de o fazer pelo portal do Vaio!
        Este portal tem um enorme defeito, se te vendeu o portátil com o Windows Vista x32, dificilmente vais poder ter drivers x64 ou até para outro SO!!!
        Eu para o meu Vaio Z31 nunca vi drivers para Linux!!! Apesar disso tenho o Ubunto 13.04 e funciona perfeitamente, mas com algumas limitações….. tudo por causa de drivers que estão em falta e que a Sony não disponibiliza!!!

        • Nelson says:

          A apple porta-se tanto mal, que oferece os divers para Windows num disco, e para Linux, não há peça nenhuma da apple que não tenha drivers open source.

  3. NT says:

    Bem é uma BOA aposta.

    Agora só basta é saber se a tão “esperada” steambox (Segundo rumores que seguem na net a Steam estará a preparar uma ‘consola’ e pelo que se sabe irá correr linux) vai sair para o mercado, se sim essa máquina com a possibilidade de jogar BONS jogos e o windows a fazer cada vez mais a fazer borrada penso que irá ser um grande BOOST para o linux, espero que associado a isso não venham lá os “malezinhos” e se começe a ouvir falar de vírus para linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.