Aumentam as expectativas em redor de The Order 1886
The Order 1886! Um jogo que infelizmente ainda passa algo despercebido da generalidade do conhecimento público mas que, tem uma boa mão, repleta de alguns trunfos importantes.
Resta saber se as equipas da Santa Monica Studios e Ready Dawn Studios os consegue jogar de forma eficaz.
The Order: 1886 é um jogo de ação-aventura que leva os jogadores até à antiga Londres Vitoriana, em plena época da Rainha Vitória na qual a Grã-Bretanha consolidou e aumentou o seu império a nível Mundial, em plena Revolução Industrial. Uma época que mudou o rumo da história europeia para sempre.
The Order: 1886 é um conceito que tem vindo a ser desenvolvido desde 2005, mas foi em 2009 que a Ready at Dawn Studios desenvolveu o seu motor de jogo para tirar total partido da PS4.
The Order: 1886 é um jogo de ação-aventura que apresenta aos jogadores uma visão única de Londres da Era Vitoriana, em que o homem usa tecnologia avançada para combater um poderoso e antigo inimigo. Como membro de uma ordem de cavaleiros de elite, junta-te a uma guerra centenária que irá determinar o curso da História para sempre.
A câmara do jogo faz uso de efeitos que poderias encontrar nos filmes, usando elementos como reflexos luminosos nas lentes e texturas orgânicas. Os reflexos luminosos nas lentes apanham a luz dependendo da tua rotação no ambiente e aquela reflete dos objetos com incrível realismo. Em The Order, tudo é modelado com “soft-body physics” para que reaja autenticamente à interação. Como resultado, é possível obter incríveis efeitos. Por exemplo, ver o metal a transformar-se e ver efeitos de força magnética. Como exemplo adicional, os jogadores podem rodar a câmara do ponto de vista de uma porta de entrada para um rosto humano e a porta ficará desfocada.
Dana Jan, game director, refere: “Corpos rígidos são duros e não têm flexibilidade. Corpos maleáveis têm algum tipo de curvatura e maleabilidade… tu não vais notar a não ser que alguém to aponte.”
A história
The Order: 1886 tem as suas raízes na narrativa. Escrito pelo Studio Director, Ru Weerasuriya e Kirk Ellis (John Adams), o guião contém revelações surpreendentes potenciadas pela história, fantasia, mitologia e ficção científica. A história tem lugar há centenas de anos atrás e inicia-se com um evento fundamental que faz do mundo do jogo um mundo diferente do nosso.
O Conflito
Algures entre os séculos VII ou VIII, a humanidade começa a dividir-se e um pequeno grupo emerge para se tornar geneticamente diferente. Enquanto a maioria da população permanece reconhecidamente humana, alguns adotam características animalescas e tornam-se conhecidos como half-breeds, uma raça mutante. Estas criaturas são catalogadas com nomes mitológicos e são estas criaturas que provocam o conflito de raças e iniciam toda a guerra – o que muda o curso da História. Os humanos são em maior número que os half-breeds, mas as novas criaturas são mais fortes e muito mais resistentes, o que resulta em vitória atrás de vitória para eles.
A forma da Humanidade sobreviver chega séculos mais tarde, quando um grupo de corajosos e determinados indivíduos é criado para combater os half-breeds – esse grupo é conhecido como The Order. Muitos cavaleiros foram derrotados em batalha ao longo dos séculos. De cada vez que isso acontece, um novo aprendiz toma o nome do seu predecessor e continua a luta.
Mais tarde, numa conflituosa Londres do século XIX repleta de locais notáveis como o decadente e sombrio bairro de Whitechapel, o equilíbrio mudou e os half-breeds têm de encontrar uma nova forma de sobreviverem. A Humanidade desenvolveu incríveis tecnologias que permitiram ter dirigíveis a voar e patrulhar os céus de Londres, que podem acoplar em imponentes torres que pairam pela cidade, para fornecer proteção, e comboios elétricos que ligam a cidade. É esta tecnologia que tem ajudado a Humanidade a ganhar vantagem na batalha.
Enquanto a ameaça dos half-breeds vai aumentando, a Ordem tem um novo problema para resolver. Uma rebelião humana começou a ganhar força, liderada por cidadãos descontentes com a desigualdade entre as várias camadas da sociedade.
A Ordem precisa de lidar com ambos os conflitos enquanto luta contra os seus próprios demónios.
Personagens
A narrativa central do jogo foca-se na aventura de Sir Galahad, sendo a mesma usada como mecânica para introduzir aos jogadores os outros membros da Ordem.
- Sir Galahad é próximo de todos os membros do seu esquadrão de diferentes formas; Malory como mentor, Lafayette como amigo e Isabeau como algo mais…
- Lady Igraine é uma das cavaleiras mais jovens a ser introduzidas na Ordem
- Marquis de Lafayette já viu grande parte do mundo e tem uma attitude extravagante perante a vida que dá leveza ao grupo. A sua sabedoria e o seu conhecimento das táticas de luta atraíram a atenção da Ordem
- Sir Percival é o mais velho e mais experiente membro. Aquele que sabes que nunca te vai deixar ficar mal
O jogador vai poder jogar com o segundo cavaleiro a contar da esquerda, Sir Galahad. Tal como o Galahad das lendas do mundo real, ele é realmente o melhor entre os seus amigos e os seus feitos são notáveis.
(Da direita para a esquerda) Marquis de Lafayette, Sir Galahad, Sir Percival, Sir Galahad e Lady Igraine.
Armas
As armas da Ordem são pouco usuais e surpreendentes. Desenhadas para serem o mais realistas possível, as armas da Ordem refletem a ciência e tecnologia da época.
A Ordem prometeu proteger a Humanidade e tem com um conjunto de talentos muito especial e um arsenal de artilharia igualmente impressionante:
- Arc gun – Ideal para combates de longa distância e para atacar inimigos fortemente armados. Esta arma requer ao jogador que pressione o gatilho do disparo para carregar a arma e depois realizar uma descarga de eletricidade.
- Granadas de fragmentação – Um pequeno espigão pode ser utilizado para fazer desta granada uma mina de proximidade, que pode ser presa no chão ou parede para provocar uma agradável surpresa aos inimigos.
- Thermite rifle – envia balas de óxido de ferro de alumínio que rebentam com o contacto. Seguidamente envia um clarão sobreaquecido que provoca o aquecimento da Termite, que resulta numa morte terrível para os inimigos.
- Combo gun – esta arma multifacetada pode enviar uma explosão concussiva de ar comprimido enviando depois os inimigos pelo ar. Se isso não resolver o problema, o normal cano de espingarda pode acabar o serviço.
Deixo-vos com o trailer de The Order 1886:
Este artigo tem mais de um ano
A fazer-me lembrar o ambiente de thief 3: deadly shadows. I’ll give it a try.
Ainda tive que ler 2 ou 3 parágrafos até me aperceber que é apenas para a PS4. Mesmo assim ainda me poupou um bom tempo.