Análise Tomb Raider – A Survivor is Born
Por Cláudio Catarino para o Pplware As aventuras da Lara Croft estão de volta aos videojogos, desta vez com o titulo Tomb Raider A Survivor is Born e com uma grande alteração da nossa arqueóloga aventureira- A lindíssima modelo Megan Farquhar foi a escolhida para fazer o papel de Lara Croft.
Este jogo marca o inicio da grande jornada das aventuras da famosa Tomb Raider.
O Suvivor is Born tem como história inicial, o naufrágio do barco onde seguia Lara Croft e a sua equipa de arqueólogos para mais uma viagem em busca de grandes relíquias. Com várias peripécias no mar, a nossa protagonista e a sua equipa foram parar a uma ilha ao largo da China, que por sua vez não era desabitada. Nessa mesma ilha encontrava-se um grupo de rebeldes, que praticavam vários rituais históricos e sagrados da ilha, onde envolvia seres humanos nos seus sacrifícios. Ao longo do jogo, várias peripécias são desenroladas em volta da Lara Croft e do seu grupo de arqueólogos,que geram sempre grandes aventuras fenomenais (como se espera dos jogos da Tomb Raider) onde Lara em algumas vezes tem que resgatar os seus colegas e irmã das mãos dos rebeldes. Mas sempre com um objectivo principal, conseguir sair da ilha “assombrada”.
Jogabilidade (8.0)
Como estamos habituados nos jogos da Tomb Raider, a grande aventura e a interacção com o meio envolvente é constante. No Survivor is Born, não é diferente, muito pelo contrario, é oferecido uma maior interacção com o meio, comparativamente às versões anteriores, onde permite ao jogador interagir com animais podendo caçar (mesmo que não dê grande utilidade), combates de corpo-a-corpo uma opção já conhecida nas edições anteriores mas neste jogo é mais aprofundada e melhorada e proporciona uma maior interacção como o meio evolvente podendo utilizar vários recursos e “armamento” . Uma das armas que simbolizam mais a Lara Croft neste jogo, certamente não são as “dual-pistols”, mas sim um arco. Esse arco é uma peça fundamental no jogo, dando diversas funcionalidades e opções de combate.
Um dos pontos fracos do lado da versão para PC (a foi a usada para testes), é o facto de ser utilizada várias combinações com diversas teclas para efectuar certos movimentos/ataques/acrobacias e tornam um pouco complexo e confuso de executar num teclado, além que o jogo suporta um comando da Xbox, que assim poderá facilitar essas mesmas combinações.
Num modo geral a jogabilidade está interessante interactiva e intuitiva que proporciona um óptimo contacto entre o jogador e o jogo.
Gráficos (8.5)
A nível gráfico o Tomb Raider proporciona uns excelente nível de grafismo, que torna a interacção do jogador com o jogo ainda mais emocionante. Ao nível paisagístico observamos um ambiente exótico bem desenvolvido e com algum detalhe, dando algum relevo ás “relíquias”e aos monumentos que encontramos ao longo da ilha. Mas sem dúvida alguma, o maior crédito vai para o detalhe da própria Lara Croft. Como foi referido o modelo de referência para animação da Lara foi a modelo Megan Farquhar, que por sua vez ficou totalmente bem desenhada. Podemos observar com algum pormenor as características físicas da modelo, tornando assim a nível gaming a Tomb Raider mais atraente de sempre.
Som (8.0)
Ao longo do jogo reparamos num ambiente sonoro totalmente exótico que se enquadra perfeitamente na no seu meio. E mais uma vez com um maior foco na nossa Lara Croft,que com uma voz sensual feita por Camilla Luddington torna a nossa protagonista única, tendo ainda um outro factor que a destaca que são os “berros”/”gritos” "femininos" que a tornam muito interessante.
Com menos detalhe mas não com fraca qualidade é o som do armamento e de combate do jogo, o que o torna um pouco abstrato do restante ambiente sonoro acima apresentado.
Geral (8.5)
Num modo geral a analise do Pplware ao Tomb Raider - A Survivor is Born, é muito positiva focando assim os pontos acima referidos como a jogabilidade, gráficos e som. Mas como não devemos esquecer não são só esses factores que contam para obtermos um bom jogo, mas sim também uma boa história. Por sua vez este jogo da Tomb Raider tem uma história muito impressionante de sobrevivência digna de cinema, que não devemos por de parte. Além do mais para muitos analistas e gamings acreditam que pode ser um GOTY(Game of The Year).
Alguém já jogou este novo jogo da Tomb Raider? Acham que realmente pode ser o jogo do ano(GOTY)?
Este artigo tem mais de um ano
Já joguei o jogo e já o passei todo (modo história, faltando encontrar alguns objectos que deixei para trás.)
Recomendo mesmo este jogo a quem ainda não o jogou, eu gostei muito, afinal sempre fui um fã de Tomb Raider!
eu 🙂
é um vicio… estou no ultimo nível só estou a apanhar as relíquias todas antes de ir para o ultimo nível 🙂
aconselho é brutal…
cumprimentos
E quem como eu tem um comando Logitech ?? Há maneira de jogar emulando o comando da Xbox ?? É que com o Logitech ficam a faltar-me teclas e movimentos
O meu gamepad é daqueles rascas da ngs e para o fifa costumo usar o x360ce para emular o comando da xbox. Basta colocar as dll’s na pasta do jogo e configurar…
para emular o logitech se for um cordless rumblepad2, basta ires a um blog, pesquisa no google o nome do comando e blogspot que encontras facilmente, pode não aparecer o jogo que queres, mas a versão 3.0 se não me engano é a ultima, funciona perfeitamente, só colocar (depois de descompactado) onde se encontra o executavel do jogo e está feito, pelo menos para mim funcionou.
O jogo é muito interessante, mas rápidamente se chega ao fim, nota negativa em termos de longevidade.
Usa este programa aqui –> http://www.motioninjoy.com
Jogo com um comando da ps3 emulado como o comando da xbox 3600
Há sim…nao sei se costumas jogar Fifa ou Pes que tem um emulador da Xbox, dá pa utilizar na Tomb Raider
Está muito bem conseguido o jogo. Sempre fui adepto da série Tomb Raider e neste aqui nota-se uma clara inovação a nível de mecânica de jogo.
Gráficamente o jogo está quase perfeito e para aquilo que oferece visualmente, nem acho que seja muito pesado (claro que com o grafismo ao máximo a coisa muda de figura), a jogabilidade é boa e o jogo em si acaba por ñ se tornar repetetivo na medida em que vai apresentando novos elementos consoante se vai avançando. O sistema de skills e upgrade a armas é um bom complemento e permite que o jogador tenha a liberdade de escolher de que forma quer abordar a experiência que o jogo proporciona.
GOTY ñ sei se será visto que estamos no inicio ano, mas será sem dúvida um dos grandes a sair em 2013.
Excelente análise pelo pplware.
“tornando assim a nível gaming a Tomb Rider mais atraente de sempre” Tomb raider” é o nome do jogo deves querer dizer Lara Croft..
Concordo com a analise 🙂
a Tomb Rider “a cavaleira dos tumulos” > Lara Croft
Falta-vos a tecla A. Porque se escreve Tomb Raider. 🙂
Onde onde 🙂 Já está alterado, obrigado.
Eu já joguei esse jogo da Tomb Rider!
Posso dizer, que joguei com requisitos no máximo.
O jogo Tomb Rider até ao dia de hoje, eu posso dizer que foi o melhor jogo que possa ter jogado ate ao dia de hoje.
O Jogo e excelente, dentro do estilo do jogo, e muito completo o jogo
Amei e adorei
Juntar ao comentário acima
“Melhor Jogo do ano” 🙂
boas!
Eu já acabei o jogo na Ps3, fiquei viciado nele, até fiquei triste por ter acabado…
Para mim é nota 10.
cumpz
Este jogo “atro-passou-me” as expectativas.
O jogo é excelente. Só achei que podia ter mais alguns puzzles para se puxar pela cabeça.
tenho os jogos todos do tomb raider… sou fan, mas axou q falta ali qualquer coisa, não sei se era da lara estar com uma apresentação renovada, mas desde o tomb raider 3 que para mi foi de longe o melhor, mas de resto esta muito bom. vamos ver ate onde nos levam as próximas aventuras…
Só um reparo, não é a Alison Carroll (já fez mas no Underworld) que faz o papel de Lara mas sim Camilla Luddington 😉
Essa é a que deu o “corpo” 🙂 Afinal a cara é desta Musa
http://www.tombraiderforums.com/showthread.php?p=6703868
Megan Farquhar
A Camilla deu o corpo e a voz mas talvez fosse interessante que a tal musa tivesse dado tudo :p
Sempre fui um fã assíduo até ao Angel of Darkness. Depois deste, embora tenha jogado todos os tomb raiders, o grafismo e a jogabilidade complexa trazem alguns entraves na exploração do jogo… Lembro-me perfeitamente os primeiros 4 ou 5 tomb raiders em que os cenários eram feitos por paralelepípedos, cubos, uns direitos, outros cortados, com mais ou menos textura. E devido a isto, a área de exploração era brutal, a tal ponto de eu escalar “cubos” e chegar a um ponto e pensar “será que algum designer de níveis pensou que seria possível chegar tão longe, só saltando de parede em parede?” Incrível os níveis abertos e sem caminho certo, ou melhor, embora fosse linear, porque não havia muita forma de os passar, o “achar” deste linear é que era complicado… Os enigmas eram altamente complexos e inteligentes… E eu não joguei este jogo, mas um jogo tão complexo composto por controlos tão simples como o Alt, Ctrl, Space e mais tarde o flare pela vírgula, é deveras impressionante!
Saudades destes sons, que de certeza hoje em dia levavam um 4 ou 5 de pontuação, mas eu iria adorar saborear um jogo do presente trazendo-me lembranças passadas… https://www.youtube.com/watch?v=aHQGgoCFb_g
Tomb Raider altamente complexos e inteligentes?
Claro que sim! Conheces algum jogo assim? E estou a dizer sem usar walkthroughs que é o que 60 ou 70% das pessoas que jogam tomb raider fazem… Infelizmente nos últimos 6 tomb raiders não foram assim, nem nada parecido…
Epah realmente a letra A estava mesmo a falhar, um erro imperdoável
Para mim um dos melhores jogos que ja joguei, a jogabilidade é 5* e a história ainda é melhor.
Sim acho que vai ser um forte candidato ao jogo do ano.
Já não jogava a um jogo assim tão bom desde o Uncharted…só tive pena qd o acabei…
Grande jogo, cheguei ao fim e aconselho.
Só acho que o que poderia estar melhor é a jogabilidade em certas alturas do jogo, tirando isso tá óptimo.
este jogo esta muito bem conseguido, esta espetacular, já cheguei ao fim e quando se acaba fica-se com pena de ter acado, foi dos jogos que me deu mais gosto e vicio nos últimos tempos….esta espetacular
Só tenho a dizer que vale os 49,99€(no Steam) e até mais só pelo singleplayer
A nossa Liliana Aguiar daria uma excelente Lara Croft.