Análise Trials Evolution (Xbox 360)
Foi em Abril passado que a RedLynx disponibilizou no Xbox Live Arcade, o sucessor do seu Trials HD, Trials Evolution.
Tal como o seu antecessor, Trials Evolution baseia-se em algumas ideias bastante simples. Aceleração, saltos e loucura total! Para tal apresenta-nos uma longa lista de cenários bastante insanos e altamente improváveis onde as manobras mais arrojadas são premiadas e um potencial online que não pode ser desprezado.
O download de Trials Evolution é de cerca de 1,5 Gb, e tem um custo de 1200 Microsoft Points.
Nós tivemos a oportunidade de pegar nos comandos de Trial Evolutions e saltámos para a aventura.
Na sua génese, Trials Evolution não apresenta uma história ou enredo propriamente dita. Também não precisa. Somos apenas um piloto de cross que vai acelerando em pistas cada vez mais loucas e exigentes, de forma a ganhar medalhas, prémios e bater records. Simples, mas conforme vamos ver mais adiante, eficaz. E é esta simplicidade que torna Trials Evolution tão viciante.
Gráficos: 9.0
Conforme mencionei ao inicio, Trials Evolution aposta em cenários bastante variados e alguns bastante tresloucados. Aliás, Trials Evolution é um jogo que tem de ser encarado com as doses certas de boa disposição, pois a loucura está sempre presente.
Desde um cenário baseado na Praia da Normandia, até a um cenário baseado no Terminator, passando por um outro numa tribo em África, Trials consegue oferecer-nos pistas muito bem detalhadas e imaginativas. Por exemplo, no cenário da Normandia oferece-nos trincheiras e bunkers, com rampas pelo meio e obstáculos diversos. Não falta pormenor ao jogo. Há cenários que têm dezenas de carros, outros feitos em pontes gigantescas em obras, outros em esgotos.
As motas assemelham-se um pouco umas às outras, apesar de serem de cilindradas diferentes mas isso não afecta em demasia o jogo.
Som: 8.6
Dar um salto de 100 metros e ouvir o piloto .... "yaaaahhhhoooooooooooooooooo" é o que se vai ouvir mais em Trials Evolution, e representa a loucura do jogo.
De resto os efeitos sonoros, aceleração das motas, motor em esforço numa rampa super inclinada, explosões, esgotos, água a escorrer, ovnis (sim, ovnis!?) a voar .... todas estas peças encaixam na perfeição neste autêntico hino à diversão sobre duas rodas.
Jogabilidade: 8.8
Trials não tem nada de complexo. Aliás, simplicidade é o termo certo para descrever o jogo.
A condução das motas é feita da forma mais simples possivel. Basicamente temos de usar o analógico esquerdo para inclinar o condutor mais para a frente e para trás, enquanto aceleramos ou travamos com os gatilhos RT e LT. Há ainda a possibilidade de saltar da mota em pleno ar, com recurso ao Y. E não há mais ... é apenas isso. Não há mudanças de direcção ou caminhos a escolher. Apenas temos um único caminho a percorrer e o que conta é a forma como o fazemos, e o tempo que demoramos, enquanto libertamos a nossa loucura em saltos absolutamente vertiginosos.
O uso do analógico esquerdo para a inclinação do condutor ganha aqui particular importância pois, durante os saltos é-nos possível fazer manobras ... na prática são apenas cambalhotas no ar para a frente ou para trás ... e é precisamente a inclinação do piloto que indica a direcção dessa mesma cambalhota. Simples, e não muito exigente.
Apesar de começar duma forma fácil e que nos dá uma sensação de segurança, cedo nos começa a arrastar para momentos de frustração e de ansiedade. Mas explicando melhor ...
Enquanto que as primeiras corridas são relativamente simples, as seguintes vão-se tornando cada vez mais exigentes e complicadas. Quando digo complicadas refiro-me à quantidade de saltos, à complexidade dos saltos, ao posicionamento das rampas, às zonas de aterragem ... enfim ... tornam-se percursos com mais armadilhas as quais é preciso encarar de forma diferente, bem como ter especial atenção a outro pormenor, as motas.
Há medida que vamos avançando no jogo, vamos desbloqueando novas e mais potentes motos. Ora isto traz outro problema. Se como uma moto menos potente já temos problemas, com uma com aceleração mais explosiva, temos de antever melhor a aceleração antes dos saltos, onde iremos aterrar, ... e por aí fora. A condução das motas tem de ser um misto entre aceleração e inclinação do condutor e é precisamente este equilíbrio que tem de ser encontrado a cada pista, a cada rampa, a cada salto.
De vez em quando, em alguns cenários vamos ficando presos em alguns checkpoints em que apenas temos rampas muiiiiiito inclinadas para subir, e aqui entra outra particularidade do analógico esquerdo. Nestas alturas, e como é natural, convém inclinar o peso do condutor para a frente para evitar que o peso se coloque todo na parte de trás da moto.
Se cada corrida é louca, então os finais de cada uma culminam em cenas absolutamente insanos. Há diversos finais para cada cenário e todos eles duma maluqueira total. Por exemplo, há um em que terminamos num contentor pendurado numa ponte ... e o final da corrida é dentro desse contentor que ..... cai logo a seguir no precipício connosco lá dentro. Outro exemplo é o da Normandia. Terminamos a corrida num Bunker e imediatamente a seguir o bunker é desfeito pelas bombas da aviação aliada ... palavras para quê?
Há ainda um modo de desafios nos quais temos de chegar o mais longe possível sem cair, numa descida duma colina conduzindo .... skis .... sim skis! Ou então numa mota sem travões. A loucura está sempre presente em Trials Evolution mas é uma loucura que não desvirtua.
A progressão no jogo vai-se fazendo à medida que vamos acabando as corridas e batendo records que vai desbloqueando novas pistas e motas. Vamos também adquirindo créditos que podemos usar para customizar o nosso personagem.
E já agora aproveito para vos perguntar ... já algum de vocês conduziu um Ovni??
Longevidade: 9.2
A quantidade de pistas que vem com o jogo é grande mas graças aos potentes editores que a RedLynx incluiu em Trials Evolution multiplica-se e desmultiplica-se. Existem dois editores que vêm com o jogo. Editor Lite que permite, duma forma simples e intuitiva editar pistas e adicionar saltos ou obstáculos, e um Editor Pro que permite criar tudo num percurso, desde o inicio.
Graças a estes editores e a uma comunidade online bastante activa, são dezenas as novas pistas que se podem fazer download. O ecrã de download dessas pistas também se encontra bem desenhado pois, permite procurar pistas a fazer download por pontuação, por tipo, ou até pelas que tiveram mais downloads.
Depois é altamente viciante o tentar bater os records de quem já as correu ...
Resumidamente, Trials Evolution é um jogo que se joga, se volta a jogar e quando queremos fazer uma pausa, podemos criar pistas para logo a seguir voltar a jogar.
Nota Final- 9.0
[0................10]
Como disse no arranque da análise, Trials Evolution é um jogo simples. No entanto, graças a essa simplicidade aliada a uma jogabilidade descontraída e competitiva, apresenta-se como um dos jogos mais viciantes do Xbox Live Arcade. É divertido, é competitivo, é exigente, é frustrante ... tem tudo isto numa mistura explosiva e completamente destravada. A solo, com amigos ou apenas Online, Trials Evolution é sinónimo de diversão.
Género: Condução Motos Plataforma Analisada: Xbox 360 Homepage: Trials Evolution Xbox Live: Trials Evolution
Este artigo tem mais de um ano
Este jogo é muito viciante! Jogo desde o Trials HD…
O Evolution está muito melhor!
Atualmente estou na posição 1881 do mundo (pelo menos de momento). Alguém mais por aqui anda a jogar este jogo? 🙂
Acho que há um pequeno erro no texto…
“Há ainda a possibilidade de saltar da mota em pleno ar, com recurso ao Triângulo.”
Este jogo é exclusivo do Xbox… o qual não tem triângulo nenhum! 😛
O correto seria Y.
É o que dá ter as duas consolas uma ao lado da outra … às tantas já estou a jogar com o controlador da outra … 🙂
Obrigado pela correcção … feita!
Boa tarde Paulo,
Tenho uma duvida quanto ao desenvolvimento do Trial Evolution. Sei que a moto Evo é a melhor para monobras de salto porem a mesma nao apresenta tanta velocidade de arrancada como a 450C.
Existe a possibilidade de molhrarmos o desempenho desta moto durante o jogo? Vejo alguns videos na internet onde a Evo salta muito mais alto e com mais facilidade. Sei que a pratica leva a perfeição mas eita jogo puxado de conseguir uma meldalaha de ouro..rsrs.
Obrigado.
Alexandre Gonzales
Quanto é que “1200 Microsoft Points” equivale, em €uros ?
Entre 12€ e 15€…
é pena só existir para a xbox
Este jogo é simplesmente fantástico e viciante …
Não é bem acelerar, travar e carregar para os lados, tem balanços, posição do jogador na mota, controlo da roda traseira apenas, etc etc etc…. não é simplista nem se joga de forma descontraída o Trials, ou ainda não chegaram às Hard/Extreme.
Mas é sem duvida extremamente viciante e merece o 9 :X