Análise ao Super Mario Run (iPhone)
Quando há pouco mais de 1 ano atrás a Nintendo começou a deixar escapar indícios que se estaria a virar para o universo mobile (smartphones e afins) poucas pessoas apostariam no sucesso de que tais manobras estratégicas têm vindo a revelar.
Primeiro foi a chegada estrondosa de Pokémon GO, uma app que ainda hoje se vê nos smartphones um pouco por todo o lado e que a própria marca nipónica tem sabido manter viva. Agora, e tal como o Pplware revelou, chega ao mercado o jogo seguinte, Super Mario Run (para iPhone/iPad). E bem a tempo do Natal.
O Pplware já experimentou, em primeira mão, o jogo e aqui ficam as nossas impressões desta incursão de Super Mario pelo iPhone.
Se é fã de jogos com muitos comandos e teclas para navegar, então este jogo não é para si. Este é um novo tipo de jogo da série Super Mario, tendo em conta que é para ser jogado apenas com uma mão e, mais especificamente, com um dedo. Sim, apenas isso: um dedo. No entanto, não nos deixemos enganar pela sua simplicidade... (como seria de esperar).
A personagem que escolhemos irá mover-se automaticamente para a frente ao longo do percurso que temos de terminar, e o nosso objectivo é guia-lo por meio de saltos, que irão variar consoante o tempo de pressão (mais alto) e o numero de vezes que carregarmos para efectuar o salto (mais longo e/ou mais artístico). Esses saltos irão igualmente permitir que subamos paredes e existem algumas zonas no percurso que nos ajudam a parar, saltar para trás, saltar ainda mais alto, etc. Por isso, os controlos são simples (apenas saltar), mas os movimentos da personagem são inteligentemente diversificados.
Neste jogo, a personagem irá saltar alguns obstáculos/inimigos (cogumelos e tartarugas entre outros) de forma automática, mas ainda assim poderemos fazer alguns movimentos “mais artísticos” para apanhar moedas, ganhar mais pontos ou obter alguns extras escondidos.
Aquilo que à primeira vista possa parecer demasiado “simplista”, não é. É de facto muito viciante (e reforço viciante), pois está feito de tal forma que nos faz querer voltar para tentar terminar cada nível e descobrir itens escondidos.
E sim, é necessário voltar várias vezes para compreender cada nível e obter todos os extras escondidos (fica desde já uma dica: quando perdemos uma vida, temos um número de bolhas de sabão limitado que nos fazem renascer automaticamente e nos levam pelo ar para trás até que a rebentemos e podermos assim recomeçar o nível. No entanto, podemos activar manualmente essas bolas de sabão, limitadas em numero, mas que são a única forma de chegarmos alguns extras especiais...).
Assim podemos desafiar-nos de várias formas dentro de cada nível: Chegar do início ao fim antes do tempo acabar e desbloquear o próximo nível; apanhar o maior número de moedas possível; apanhar todas as 5 moedas cor de rosa; apanhar todos os extras, etc...
Embora o primeiro de 6 níveis (chamados de Mundos, que têm 3 fases + 1 final) seja bastante simples (aparentemente, para percebermos como funcionam as movimentações de cada peça do jogo nas diferentes fases), os níveis seguintes começam a complicar o objectivo e obrigam-nos a passar várias vezes pelas mesmas fases até descobrimos a forma de chegar ao fim, para desbloquear o próximo nível.
Outro aspecto interessante é que o jogo é vertical, em oposição aos habituais ambientes “landscape” que talvez estejamos habituados em jogos deste tipo. Para mim isso parecia um ponto negativo quando vi pela primeira vez, mas estranhamente funciona lindamente! E ajuda a que consigamos jogar só com uma mão. É bastante confortável.
O Super Mario Run contém “mini-jogos” que poderemos completar para obter extras, construir um mini-reino, etc. Para além disso, dentro do jogo principal ainda temos o desafio de recolher 5 moedas especiais cor de rosa para as quais muitas vezes temos de descobrir como chegar até elas. Assim, existe aquele compromisso de termos de ser rápidos (terminar antes do tempo se esgotar), mas ao mesmo tempo obter recompensas extras, o que nos pode fazer correr atrás de objextivos diferentes cada vez que jogamos um mesmo nível (inclusive os que já ultrapassámos, podendo voltar atrás para nos desafiarmos com diferentes objectivos).
O jogo não é um dos mais futuristas em termos visuais, aliás, ele tenta passar a sensação daquele “velho jogo” que nos habituámos a ter nos anos 80, mas com gráficos feitos por alguém que vive em 2016. Mas isso não afecta de forma alguma a jogabilidade.
Aliás, a jogabilidade é, para mim, um ponto forte deste jogo. Para quem gosta de jogos simples mas com velocidade suficiente para não podermos tirar os olhos do ecrã por um segundo, então vai gostar bastante da experiência.
Ponto negativo: não é possível jogar offline. Há que ter sempre ligação à Internet, pelo menos na versão tester que utilizámos. Para além disso, para um jogo de iPhone parece-nos um pouco caro, mas até isso é relativo tendo em conta a boa experiência que nos proporciona em comparação com o preço do jogo em consolas da especialidade.
Ao adquirir o jogo gratuitamente apenas as primeiras fases são grátis. Para continuar é necessário comprar/desbloquear os níveis adicionais por meio de uma única compra.
Veredicto:
Para mim quase 5 estrelas em 5, não fora o facto de só poder ser jogado online. De resto tem tudo para ser um sucesso para os amantes de jogos de plataformas. Bom visual. Excelente jogabilidade. Viciante.
Este artigo tem mais de um ano
lololol, estas analises sao no mimino caricatas…
*minimo
mínimo*
estava a pensar o mesmo
Já é o 8º artigo sobre este jogo… lol
é a loucuraaaaaaaaaaaa :-p
isto realmente… a pplware esta on fire com o joguinho
Mas não é o jogo de que todos falam? Era para analisar o FIFA 14 mas não houver tempo 😀
Eu acho o jogo uma valente treta.
Como é que achas isso, dado que nunca jogaste pois és Windows Phone?
Inveja much?
So digo que este jogo é o maiores flop dos ultimos tempos. Mais parece que estamos a assistir a um filme onde lá se carrega no ecrã de vez em quando. Dar 5 pontos a esta banhada só pode ser piada. Quem é que no seu perfeito juizo atribui uma pontuacao destas a um jogo onde a jogabilidade é praticamente NULA? Só alguem que esteve em coma nos ultimos 20 anos e a ultima vez que jogou qualquer coisa foi o Snake num Nokia 3110. E mesmo assim eu prefiro jogar Snake a isto.
Deve estar a brincar. O jogo é muito bom. Pior que fanboys, para os quais qq porcaria que marcas de culto como a apple, Nintendo ou Sony façam, são os antis, que reclamam por tudo e por nada. Para quem não nasceu na geração de é tudo de borla, F2P ou pirata, o preço só peca por ser um nada acima do que considero justo. 6,99 seria mais acertado. Fora isso é um jogão, com um single player viciante e um multiplayer mt dvertido. E corre bem nos dispositivos mais antigos, não é preciso ter o mais recente ipad ou iphone. Pelo menos no meu ipad com mais de 3 anos corre sem qq falha. Uma excelente aposta para entreter nestes dias frios da quadra natalícia.
Jogo há mais de 20 anos e o facto de a jogabilidade passar simplesmente por “clicar” no ecrã não faz de um jogo um mau jogo.
Se formos por aí o flight simulator deveria ser um dos melhores jogos de sempre tendo em conta a quantidade de teclas necessárias pra meter o avião a trabalhar 😛
Vai te divertindo com esses ioguinhos da treta de ver publicidade a outros jogos de ver publicidade e de comprar coisas para ganhar (mas nunca acaba).
Lol como é que é possível atribuírem está pontuação? Jogaram o jogo? De certeza?
Percebem que esta review não está a competir com o Gta 5 certo?
Eu não joguei, mas tendo em conta que o flappy bird foi um sucesso, qualquer um o poderá ser lol
Então estás a jogar Mário, em vez de trabalhar?
-nada disso. Então não vez que estou a trabalhar!
– Estou a recolher informação para escrever um artigo.
Creeeeedo! Acho que a natureza humana é tão ingénua que temos tendência a aceitar as reviews como sendo uma coisa isenta. Neste caso, tive oportunidade de experimentar e o jogo é tudo menos “Super divertido!”. Adoro jogar Super Mario, mas se era para fazer isto, mais valia estarem quietos. A Apple só sai mal na foto por se ter dado a cara por “isto”, quando é naturalmente, mais um dos milhares de jogos que se instala, joga 4 minutos, e depois vai cuca….
Ainda bem que somos todos diferentes, o arco-íris é de diversas cores por isso pode escolher uma…! 😉
Realmente a natureza humana é muito ingénua e as reviews são o explanar de uma opinião nada isenta. Neste caso tive a oportunidade de experimentar o jogo e é tudo isso e mais alguma coisa, é um jogo “Super Divertido”…!
Consegue evoluir o conceito “runner” “infindável”, dá “feeling” de plataforma e necessita de perícia para terminar os níveis a 100% e aumenta gradualmente os graus de dificuldade mediante o avanço no nível e jogo, etc…!
[joke ON]Finalmente temos usado para dar às moedas recolhidas…! :-)[joke OFF]
Mas lá está quando se está habituado a “lixo” freemium” todo que é a pagar torna-se “lixo”, então misturado com cegueira medíocre de “fanboy” de uma qualquer marca, seja ela Apple, Nintendo, Sony ou Microsoft torna-se sempre
Acho este jogo um fail total. O autor do artigo pode ter gostado daí fazer esta avaliação mas em geral não vejo grande adesão. Do meu grupo de amigos todos os que experimentaram já desinstalaram o jogo e as reviews na App Store também demonstram um desagrado geral pelo jogo, acho que muito por culpa da publicidade que foi feita em volta do mesmo.
instalei, joguei os 2 primeiros níveis e desinstalei. treta de jogo, mais vale instalar um emulador e jogar o original.
No meu iphone 6 nao abre nem no ipad air. ou é por serem 64 bits ou então nao sei. nenhum deles tem jailbreak. ja desinstalei, reinstalei, actualizei o ios, desisti e apaguei o jogo.
só funciona no velhinho ipad2 da minha mulher
No meu Ipad Air 2 jogo na perfeição. Apenas aguardo para que saia no Android para instalar no meu smartphone.
No meu Air funciona.
No meu iPad Mini com IOS9 (já não teve direito ao IOS 10) corre lindamente…!
pois que cena estranha. antigamente era enfiar o jogo na nintendo e jogar 😀
Eu consegui colocar a funcionar após fazer “restore”, instalei o jogo e só depois fiz a reposição do backup
O Jogo até nem é mau de todo, para ficar minimamente fiel ao original bastava acrescentar uma Feature: Inclinando o ecra para a esquerda ou direita alterava o sentido de corrida do Mario, conseguindo a mesma jogar apenas com uma mão. Tendo apenas um sentido de direcção torna o jogo estranho, diferente do que o velhinho Jogo sempre nos habituou.
Em termos de grafismo acho que esta muito bom, apenas a jogabilidade peca um pouco por deixar no fundo de ser um jogo de plataforma (como o Original).
O jogo não é “a ultima coca-cola do deserto” mas não está tão mau quanto pintam alguns comentários que já li aqui. É claro que se quiserem o original, podem ir comprar uma 3DS, Wii U ou usar um emulador
Tendo em conta que o Super Mario Bros. da Wii U custa 25 €, este não tem um preço excessivo. Agora é claro que quem quer a experiência completa de Mario, precisa de ter controlos melhores. Enquanto o iPhone não ganhar uma cruz e dois botões pelo menos, esta é a aproximação possível.
Iphone 5 n funciona.