Análise: Spike Volleyball (PS4), para os amantes de Voleibol
Tal como tivemos aqui oportunidade de revelar, foi lançado Spike Volleyball no início do mês passado. O jogo Spike Volleyball está então disponível para PS4, Xbox One e PC.
O Pplware já teve oportunidade de experimentar Spike Volleyball e eis o que achámos.
Trata-se de um título desenvolvido pela BigBen Games que se dedica a uma das principais competições desportivas (indoor): Voleibol. É um lançamento esperado não só pelos amantes deste desporto, como também dos simpatizantes que adoram dar "uns toques".
Apesar de se tratar de uma das principais modalidades desportivas indoor a nível mundial, o Voleibol fica ainda um pouco aquém quando comparado com outros desportos, tais como Futsal ou Hoquei em Patins, por exemplo.
No entanto, tal facto não desmotivou a equipa da BigBen Games no lançamento deste Spike Volleyball.
Strike Volley surge assim como uma simulação de Voleibol. Tenta reproduzir no digital (consolas e PCs) toda a riqueza tática e diversidade técnica deste desporto.
Spike Volleyball foi lançado para PS4, Xbox One e PC
Os jogos de Voleibol, em todas as suas vertentes, não são de hoje. Assim, é fácil lembrarmos-nos de títulos como o Summer Heat Beach Volleyball ou Dead or Alive Xtreme 2. Mas a realidade é que a vertente Indoor tem sido algo descurada ao longo dos tempos.
Este Spike Volleyball vem precisamente tentar ocupar esse nicho. Isto faz todo o sentido, uma vez que as alternativas são praticamente atuais inexistentes.
A primeira impressão que fica prende-se com o grafismo que o jogo apresenta. Está graficamente evoluído face ao que já foi apresentado anteriormente no mercado de videojogos relacionado com este desporto. O jogo apresenta, portanto, uma qualidade bastante interessante em variados níveis.
Tal como os apreciadores (e praticantes) deverão facilmente perceber, nota-se um cuidado especial da equipa da BigBen Games aos movimentos técnicos dos atletas virtuais. Isto é importante, pois tal como na realidade, estes movimentos técnicos são cruciais para o jogo.
Na sua generalidade, os gestos técnicos que Spike Volleyball apresenta encontram-se muito aproximados da realidade. Desse modo, isso confere ao jogo uma boa e experiência realista (visualmente) ao utilizador. Mas mais, se adicionarmos ainda um bom ambiente no pavilhão, então cada partida de Spike Volleyball recria uma experiência bastante positiva.
Existem, no entanto, ainda alguns problemas gráficos a corrigir. O principal prende-se com os contactos com a bola. Reparámos por diversas ocasiões que o ponto de contacto não está correto, sobressaindo mais nos constantes replays que são apresentados.
Realístico e com jogabilidade a um bom nível
Em termos de jogabilidade, Spike Volleyball apresenta-se a um bom nível também. O jogo consegue apresentar alguns detalhes simplesmente fantásticos no que toca às táticas e às opções de ataque ao dispor.
A mecânica de jogo encontra-se bastante bem implementada em relação às particularidades deste desporto. Por exemplo, antes de recebermos o serviço, o jogador pode escolher alguns movimentos característicos usados pelas equipas que permite instruir aos jogadores certas movimentações para "iludir" os adversários e aumentar assim a probabilidade de fazer ponto.
Após a recepção, poderemos ainda escolher os vários atacantes disponíveis, pressionando as teclas do comando para cada um deles individualmente, sendo que cada um poderá optar por atacar forte ou realizar um "amorti" mais colocado.
Os modos de jogo
Relativamente aos modos de jogo, Spike Volleyball apresenta aquilo que nos tempos que correm, se pode esperar. Isto tendo, por exemplo, os colossos dos videojogos desportivos (FIFA, NBA, NFL) como ponto de referência.
O modo Carreira permite a realização de torneios com uma seleção (de lamentar a falta de licenciamento), personalizando desde o logo ao equipamento, evoluindo os seus jogadores até chegarem ao patamar desejável de alta competição.
Neste modo existe ainda a possibilidade de contratar agentes, que irão em busca de jogadores jovens em outras competições (sub 20, sub 19, etc) para reforçar e melhorar a sua equipa.
Existe, em todas semanas, um Desafio de forma a ganhar algumas recompensas, que nos irá permitir comprar itens. O modo Online, visto ser um jogo recente e relacionado com um desporto com pouca visibilidade, ainda nos permitiu grandes testes.
De notar que se sente a falta de um modo que permita um jogador fazer uma carreira como jogador, em vez de equipa. Ou seja, algo como o Rumo ao Estrelato ou mesmo A Caminhada…
Veredicto:
Sendo um desporto algo difícil de reproduzir em videojogo, face à velocidade e todas as variantes que o voleibol tem, este jogo da BigBen é uma opção bastante aceitável. Apresenta uma boa base de trabalho preparando claramente um futuro promissor.
Dito isto Spike Volleyball dve ser consiuderado como o típico jogo inaugural de um nicho ainda por desbravar. Apesar de todas as limitações e problemas (alguns graves) é "o melhor jogo de voleibol indoor do mercado".
Este artigo tem mais de um ano
Perda de tempo.
Joguei e também achei que necessita de alguns reparos.
Precisa de reparos sim, tem vários bugs; mas se considerar como um protótipo, está no Caminho certo.