Análise: RacePro
Por João Ferreira - LusoGamer - para o Pplware Finalmente chegou! Ao fim de muitos anos de vida da consola da Microsoft, podemos dizer que finalmente chegou um verdadeiro simulador de corridas. Muitos dos nossos leitores só conhecem a XBOX360, mas quem andar uns bons anos atrás, lembrar-se-á que nos anos de vida da velhinha XBOX, só apareceu um simulador – Richard Burns Rally – e que durante o tempo de vida da XBOX360, só o SBK08 conseguiu esse título. Muitos dizem que Forza é um simulador, pois estão enganados!
A SimBin propôs-se fazer algo que a maioria dos críticos dizia ser impensável – um simulador à boa maneira dos PC´s para o mercado das consolas. A ideia que as consolas são para os mais novos e que os simuladores não têm mercado é completamente ridícula, é certo que aqueles que pensam que é chegar, ver e vencer, irão abandonar o jogo com o rabinho entre as pernas, mas é essa mesmo a ideia dos simuladores – representar o mais detalhadamente possível a realidade.
RacePro é um jogo fantástico, muitos dirão que Forza é mais bonito, tem melhores gráficos, melhor som, etc ... e é verdade. Mas a classificação de um jogo tem que ser feita de um modo frio e analítico, como tal, RacePro não tem notas muito altas. O seu grafismo é mediano, não choca nem espanta. A nível sonoro RacePro deveria estar uns furos acima quando comparado com outros títulos presentes no mercado. Mas quando analisamos o jogo pelo seu todo, RacePro é genial.
Uma boa simulação, mede-se principalmente, pela física empregue nos veículos e pelo seu comportamento em estrada quando levado aos limites, sofrendo a fadiga de todos os componentes que constituem uma máquina de corrida no decorrer de uma prova. RacePro fá-lo irrepreensivelmente.
O conjunto de veículos (48 no total) comportam-se distintamente em pista, cada um tem seu peso distribuído de forma distinta, a sua aceleração é completamente diferenciada, os seus centros de massa tornam-nos completamente distintos implicando diferentes modos de condução.
Cada carro é um carro, e a aprendizagem é individual. Também as 13 pistas foram modeladas com uma atenção estonteante, cada pormenor que as torna únicas está lá. As lombas, as depressões, as curvas com camber positivo e negativo, obrigam-nos a mudar constantemente a linha ideal. O comportamento orgânico do carro e o desgaste natural que sofre após algumas voltas, faz com que mudemos constantemente a negociação de cada curva. RacePro é um jogo dinâmico, cada volta é uma volta – não há lugar para pilotos automáticos ou setups infalíveis – os níveis de concentração têm de estar sempre lá em cima se não queremos ser surpreendidos.
A curva de aprendizagem em RacePro é suave. Com isto não queremos dizer que é fácil, mas sim que permite ajustarmos o nível de dificuldade consoante vamos ganhando experiência e confiança. O modo profissional, como o nome indica, deixa todas as ajudas de lado, ABS, TCS, linha ideal, etc... e é relativamente fácil habituarmo-nos a jogar nesse modo, o problema é sermos rápidos com esses parâmetros. RacePro requer muitas horas de prática, requer a nossa atenção ao pormenor, requer um carinho especial pelo mundo louco das corridas profissionais.
Quem espera grande espectáculo gráfico em torno de RacePro bateu na porta errada. Esqueçam os menus bonitos ou as animações de encher o olho, este é um título que assenta a sua base de sucesso noutras premissas – realismo.
O modo single-player é baseado na Carreira, no Time-attack, Campeonato ou Corrida Simples. O modo Carreira, uma vez mais, é muito simples em termos de apresentação. Sem animações ou grafismos bonitos, somos presentes a 8 categorias diferentes (de A a H), cada uma com os seus carros e pistas particulares.
Vamos avançando na carreira e no nível de dificuldade até chegarmos ao fim – é relativamente curto e simples, mas no fim de contas, RacePro é um jogo direccionado para o XboxLive, é jogo para a comunidade. Muitos jogadores nem sequer se vão dar ao trabalho de terminar a Carreira, irão passar de imediato para o online e melhorar décima atrás de décima em cada pista e com cada carro.
Na nossa opinião, ainda mais emocionante que o modo carreira, é o Campeonato. Aqui escolhemos uma categoria, por exemplo WTCC (carros de turismo) e iniciamos um longo Campeonato composto pelas 13 provas, onde temos a hipótese de escolher o número de voltas real, o tempo, e fazemos ainda as três sessões que compõem um fim-de-semana de corridas (treinos livres, qualificação e corrida).
O modo online de RacePro é bastante sólido. A SimBin optou por baixar os frames-por-segundo (de 60 fps no single-player para 30 fps no multiplayer), e fê-lo com sucesso, pois conseguimos ter 12 carros em pista sem lag, e sem as aberrações que inundam os outros jogos online.
As opções para quem cria um jogo (host) são fantásticas, assim sendo, podemos escolher até 75 voltas, escolher o tempo (sol ou chuva), activar a opção de desgaste de combustível e pneus, danos realistas, sessões de treino livre, qualificação e corrida. Por incrível que pareça, são estes pontos tão simples que até agora nenhum jogo conseguiu apresentar na XBOX360.
Em termos de afinações dos bólides, temos muitas parecenças com o que foi feito até à data com Forza e outros semelhantes. Não há nada mais excitante do que irmos à box fazer pequenas alterações e irmos para pista testar até à exaustão para conseguirmos rapar mais umas décimas ao nosso melhor tempo.
Mas como nem tudo o que luz é ouro, RacePro também tem as suas falhas, e o maior ênfase é dado sem dúvida ao departamento gráfico. É um jogo que não deve muito à beleza, algumas texturas são pobres e pouco detalhadas,. Outro dos problemas que devemos apontar é a sincronização horizontal, que em inglês se denomina de Screen Tearing, facilmente detectável quando mudamos bruscamente de direcção e vemos as linhas a ser desenhadas no ecrã.
Nada disto tem qualquer impacto na jogabilidade, quem joga RacePro nem sequer tem tempo para se preocupar com pormenores tão supérfluos como estes. Os nossos sentidos estão completamente focados no som do carro, no som dos pneus, nas ondulações da pista, são tantos os factores que nos prendem a atenção que nada mais interessa.
Mais informação: LusoGame
Este artigo tem mais de um ano
Olha uma análise sem classificação “final”!!! Parabéns pessoal 😉 e bem vindos ao grupo!
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http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam
Olha mais um comentário a mandar abaixo do Morbus 😀 .
Agora a sério, já vi que criticas muito as reviews de jogos aqui no pplware. Quando é que começas a contribuir para o site de modo a demonstrares que fazes melhor ? 😉
grande qualidade de imagens, isto com um tv porreira deve ser um abuso!
http://www.jogosecharadas.com
Rascunho… realmente imagina num LCD de 92 cms Full HD com uma XBOX360 e este jogo… ui….
o jogo é feito com XNA
Morbus, é regra ter classificação nas analises? lá por ter em todos os sites, quer dizer que o pplware tem que ter? wtf?? imagina analises a jogos de futebol com classificações. Aproveitaste a tua resposta para fazer pub, parabens! e ja agora esse teu site, minha nossa… nao digo mais nada.
Excelente analise, e o LusoGamer veio lar uma lufada de ar fresco à secção jogos do pplWare 🙂
Parabens pplware 🙂
analises de jogos de futebol na realidade, nao falo em fifas e pes..lol como no record, ojogo e afins…
@ Morbus
Pensa positivo, já és famoso! http://tinyurl.com/dz9sth
@ Luís Perfeito – autor
Muito boa análise.
As tuas análises impelem-me a jogar o jogo de imediado 😛
Até acho bem não haver pontuação final, pois assim o pessoal fica logo com uma impressão acerca do jogo a partir de outra pessoa. Nada como experimentar para ter opinião própria. As frases da review são suficientes para nos informar do que esperar do jogo, agora pontuá-lo fica ao critério de cada um.
Este é mesmo o meu tipo de jogo, ainda me lembro no GT2 em que afinava o carro ao extremo para ganhar milésimas nas pistas.. bons velhos tempos 🙂
vai haver versão pc?
E assim axo a review muito boa, e tudo mais, mas axo que uma pontuação pasar de nao ser obrigatoria, da sempre jeito, pode ser de 0 a 5 de 0 a 10 de 0a 20, qualquer uma mas da uma visao ao leitor do que o escritor pensa sobre os varios aspectos, e que vejamos muitas vezes exsitem probleams que se fala nas reviews so que no meio de tanta coisa boa ate passam despercevidos, entao uma pontuaçao vai culminar com esse promenor, alem de dar sempre uma visao ao leitor, e nem sempre podemos exprimentar…
Anyway boa analise, e repito o que o R3volution disse vai haver versao PC?
Isto é exclusivo Xbox360 à semelhança do grand turismo para a playstation, ou vou poder ter o prazer de um dia destes jogar isto na wii?
Não querendo ser advogado do diabo, longe disso, mas esta crítica parece-me um pouco (pouco é simpatia) tendenciosa. E não o digo apenas para mandar abaixo.
A crítica está bem estruturada, fala do jogo no seu todo (e fá-lo bem), porque muitas outras críticas apenas contemplaram os diversos factores quantitativos e qualitativos para dar as notas finais.
Agora, tenho que deixar aqui um reparo. Eu sou usuário da Xbox360, tenho o Forza e o RacePro e a diferença qualitativa de um para o outro é simplesmente abismal. Sou fervoroso adepto de jogos de carros, tendo em minha posse o Rally do Richard Burns, os vários Tocas, todos os GTs (das PStations), entre outros, e o melhor simulador de corridas, é sem nenhuma dúvida, o Forza 2.
E sim, o Forza é um simulador. Ou temos dúvidas? Vá, agora vão lá jogar mais, que quero ver outras críticas a jogos, porque estou a gostar do que vejo e leio.
Força e continuem o excelente trabalho. Já que este é a par do Gizmodo o geekblog por excelência da internet falada em português. 😉
Gran turismo(GT5) ou GRID(PC) abafam isso. A Xbox360 e sempre aquela consola que vende por causa de se poder piratiar e de ser barata
Os produtores de RacePro é a SimBin e é um eclusivo Xbox 360. Para os jogadores PC existe a versão “GTR Evolution” (a ultima versão) tambem desenvolvido pela mesma produtora – http://www.gtr-game.com/
🙂
@viperbruno
Não concordo muito com a tua afirmação. Acredita que a realidade não é essa. A xbox vende pelo catalogo, pelo Live!, pelo preço e só depois e em poucos casos pela pirataria, que diga-se, também não fica barata. Outro reparo, GRID nada tem a ver com simuladores…
Mais ontopic, estou a gostar muito de ler estas analises no pplware. Mesmo sendo uma “novidade” mantêm um nível bastante aceitável. Continuem e analisem mais jogos… se possível da x360! :p
kual o mais real, este ou o Live For Speed??
@patCRUZ
vai ver quanto custa a X360 mais barata (cerca de 200€), adiciona 30 a 50€ para “modifica-la” e pronto, corres os jogos que quiseres, e com isso gastas-te cerca de 250€ ou menos, dependendo dos teus “connections” lol Só a PS3 tá a cerca de 400€, agora venham-me dizer que o factor pirataria não pesa 😉 eu próprio já estive pra adquirir uma X360 por essa mesma razao lol
@ Ana Narciso, que perspicaz LOOL
Já aquando do post dos anos 90, fiquei impressionadissimo consigo =L
Fiquei surpreendido ao ver um post a falar de simuladores no PPLWARE! Gostei da analise, bastante objectiva que vem mostrar um mundo que é desconhecido para muitos e por isso comparado a títulos como GT5 ou Forza. Só tenho pena que o RacePro, ainda fique um pouco distante de um verdadeiro simulador, que neste momento ainda só estão disponíveis para PC. Penso que a versão do Race 07, GTR-Evo e STCC devem estar num nivel a cima em termos de simulação. Mesmo estes, sendo bons simuladores, não são do melhor que podemos experimentar. Se quiseres conhecer um pouco mais deste mundo ficam aqui 2 sites. http://www.ptsims.net e http://www.mrcorse.net
@Morbus
Já agora que gostas de mandar palpites…
No teu site, em baixo na janela “Sobre nós”, aparece escrito “Somos uma equipa de dez pessoas que gostam de jogar e de discutir sobre…”. Rectifica, não é “que gostam” mas “que gosta”. O sujeito é “uma equipa” e não “dez pessoas” 😉
@Morbus
Já agora ainda…
“uma atitude individual de cada autor, que os ajude a…”
Se é “individual”, isso já significa que é “de cada um (autor)”… 😉
Bom jogo, apesar de curto! Só vale a pena ser jogado com as ajudas todas desligadas, pois só assim constitui um verdadeiro desafio! Argumento muito forte da Xbox 360 dentro do genero!
No entanto, aguardo ansiosamente o Forza 3!
Eh pá, eu acho que estes jogos de automóveis deviam ser fortemente taxados como forma de diminuir a loucura pelos carros que a população tem. Isto é perigoso, muito mais do que qualquer jogo de tiros. Poucos arranjam uma metralhadora mas todos arranjam carro…
http://aospapeis.blogspot.com
@aospapéis
Acho que o teu nome e o teu comentário dizem tudo…
Sinceramente após ver o vídeo não achei que o jogo fosse realista em termos de física, como no artigo sugerem. Basta só ver os choques a altas velocidades que o jogador dá na traseira de outros jogadores, não acontecendo praticamente nada.
De resto, e sobretudo graficamente o jogo parece estar bem limado.
Continuem com as reviews de jogos.