Análise Puzzle & Dragons Z + Puzzle & Dragons Super Mario Bros.
Para Nintendo 3DS
A Nintendo tem em Super Mario um companheiro para uma vida. Desde que foram lançadas as primeiras consolas da marca nipónica que Super Mario e amigos se têm revelado presenças habituais e frequentes ano após ano.
Recentemente, foi lançado Puzzle & Dragons Z + Puzzle & Dragons Super Mario Bros. Edition, um RPG de plataformas no qual Super Mario se alia aos caçadores de dragões de Puzzle Dragons. O Pplware já experimentou as masmorras de Puzzle Dragons Z e Puzzle Dragons Super Mario Edition.
Seja em lutas ferozes, em puzzles exigentes ou em corridas alucinantes, Super Mario, Luigi, Toad e amigos têm conseguido a proeza de manter os seus jogos emocionantes e empolgantes, raramente caindo na monotonia ou falta de imaginação. Por outro lado, também não são raras as vezes em que Super Mario se associa a outros heróis em jogos aumentando assim a flexibilidade deste nosso pequeno herói.
Apesar de serem dois títulos distintos (Puzzle & Dragons Z e Puzzle & Dragons Super Mario Bros Edition) de nome, esta aliança retrata a união entre os dois a nível de jogabilidade, conforme poderão ver nas próximas linhas.
Mas comecemos por Puzzle & Dragons Z. Trata-se de um RPG de plataformas que leva o jogador numa demanda pela defesa de Dracomacia, uma terra onde humanos e dragões vivem em simultâneo. Apesar de começarmos o jogo como um miúdo que vai para a escola, acabamos por ser o salvador de Dracomacia que se encontra ameaçada por uma organização malévola, Paradox. Essa organização aprisionou os SkyDragons, dragões poderosos que segundo a lenda criaram Dracomacia e dividiu a terra em pedaços separados, invadindo-a de monstros e demónios que ameaçam tudo e todos. Cabe-nos a nós derrotarmos a organização Paradox e voltar a unir a nossa terra e salvar todos os seus habitantes.
Não se trata de nenhum enredo digno de um Óscar mas, para criar ligação com a acção é mais que suficiente e pessoalmente até considero que encaixa bem.
Começamos a nossa demanda com 3 amigos que nos acompanham nas primeiras missões e com mais uma mão-cheia de dragões que serão os nossos soldados. A fórmula é simples e mantém-se pelo jogo adentro. Basicamente, reunimos uma equipa de 5 dragões e escolhemos um Leader (dos dragões que temos em “carteira”) e partimos à aventura.
E a aventura parte quase sempre na nossa base, sediada na capital de Dracomacia, que é onde fica o laboratório central onde criamos e melhoramos os nossos dragões. Seguindo as instruções do Capitão Waimari partimos à aventura, na tentativa de descobrir o que se passa.
E o que se passa é que Dracomacia encontra-se dividida em regiões isoladas, cada qual com diversos níveis nos quais existem diversos Paradox Troopers que temos de combater e eliminar para erradicar a ameaça.
Ora é precisamente no sistema de combates que reside a parte empolgante e viciante do jogo. Os combates são executados por turnos e assentam numa base muito semelhante à de Bejewelled mas com um je ne sais quoi de cativante.
Em cada equipa temos, cinco dragões que são os soldados mas temos ainda de designar um líder e um assistente, sendo que as habilidades de líder destes aliados específicos poderão ser determinantes na nossa estratégia. As habilidades de líder podem incluir a concessão de bónus de ataque para determinados atributos ou o aumento do teu multiplicador de ataques depois de alcançar um determinado número de combinações, ou aumento temporário da defesa contra determinados tipos de ataques.
É então, com a equipa montada e escolhida que entramos em combate n um tabuleiro de 6x5 quadriculas, preenchido com Orbs de diversas cores. As cores correspondem aos elementos disponíveis no jogo, Fire, Wood, Water, Light, e Dark. A ideia é … arrastar uma dessas Orbs (na vertical, horizontal ou em zigue-zague) durante alguns segundos de forma a criar sequências de pelo menos 3 Orbs da mesma cor. Quando isso acontece, dá direito a um ataque dos Dragões da mesma cor que pertencem à nossa equipa activa. Se no processo conseguirmos fazer 3 ou mais em linha de mais que uma cor, então activamos combos poderosíssimas nas quais todos os dragões da nossa equipa atacam.
Apesar de podermos escolher qual o inimigo a atacar (quando são mais que um) o jogo normalmente decide sensatamente e ataca tendo em consideração vários factores: força do inimigo, força do nosso ataque contra o tipo de monstro (por exemplo inimigo de fogo é mais vulnerável a um ataque de água), …
Este Sistema de combate é interessante, é intuitivo e simples de perceber … e gosto particularmente pois torna-se acessível quer a graúdos e quer a miúdos. O que é importante, pois o jogo tende a apontar quer para os maiores como para os mais pequenos.
À medida que vamos avançando na salvação de Dracomacia, vamos tendo diversos combates e bastantes vezes acontece que, quando eliminamos um inimigo este deixa cair um Ovo de Dragão. Esta é a forma mais rápida e simples de aumentar a nossa horda de dragões e só é pena que tenhamos de nos deslocar à cidade para fazer eclodir os ovos e só então podermos adicionar o dragão resultante a uma das nossas equipas.
A quantidade e diversidade de dragões disponíveis é bastante aceitável e é extremamente viciante tentar coleccioná-los. Muitas vezes dei por mim a completar novamente um nível só para tentar apanhar outro ovo que pudesse ter um tipo de dragão diferente.
Ainda durante a nossa aventura vamos também adquirindo vários outros itens que servem para melhorar, ou dizendo melhor, para evoluir os nossos dragões. Esse processo de evolução, feito através de um sistema de quebra-cabeças onde temos de encaixar as peças de um puzzle na posição certa, permite aumentar o poder dos nossos dragões e assim, serem mais efectivos em combate.
Algo que desgostei particularmente foi a quantidade imensa de diálogos que Puzzle Dragons apresenta, tornando-se muitas vezes chato … e levando o jogador a martelar o A até terminar o diálogo. No entanto, não o façam, pois a meio dos diálogos há por vezes opções múltiplas para escolher e que interferem na forma como a aventura avança.
Puzzle Dragons Z vai avançando assim, à medida que vamos limpando Dungeons e reposicionando todos os terrenos de Dracomacia e libertando-a da Organização Paradox.
Vejam aqui o trailer do jogo:
Puzzle Dragon Super Mario Edition é um jogo muito semelhante a Puzzle Dragons Z. Aliás, arrisco-me a afirmar que corresponde a um theme para Puzzle Dragons Z. No entanto tem as suas próprias características e é aí que reside a sua magia.
E a primeira diferenciação é precisamente no tipo de personagens. Apesar de pessoalmente considerar que a inclusão dos personagens Super Mario (amigos ou adversários) é um pouco descabida, o que é certo é que jogar com Luigi, Small Luigi, Piranha Plant, Chep-Chep , Toad, … tem a sua magia e tem todo o carisma de Super Mario.
A história do jogo é … guess what … a Princesa Peach foi raptada por Bowser e temos de a salvar. Não é tão elaborada como a de Puzzle Dragons Z mas é material Super Mario e isso é quanto basta. Fãs de Super Mario já estão mais que familiarizados com a simplicidade dos enredos dos jogos e mais não é exigido.
Em Puzzle Dragons Super Mario Edition o jogo divide-se, tal como em New Super Mario Bros por exemplo, em vários Worlds para serem finalizados e cada qual com os seus cenários específicos. Por sua vez cada World traz também inimigos específicos … e também desafios diversificados.
Tal como sucede em Puzzle Dragons Super Mario Edition um sistema de combate num tabuleiro quadricular, com 6x5 (colunas/linhas) e um sistema semelhante de Orbs das diversas cores. A mecânica de combate é semelhante e não traz quase nenhuma inovação. Reparem que não digo isto de forma negativa. A fórmula funciona bem e como diz o ditado "em que equipa que ganha não se mexe".
Gostava de fazer aqui um aparte que, tanto se aplica a Super Mario Edition como ao Puzzle Dragons Z, relativamente ao sistema de combates. Trata-se de um conjunto de dicas que certamente todos os jogadores cedo se aperceberão. Para se ganhar um combate é necessário ter atenção a vários pormenores. Enquanto que temos de cuidar do estado de saúde/evolução dos nossos aliados temos de prestar atenção aos tipos de inimigo que vamos defrontar. Por fim, é importante saber gerir os poderes que os nossos aliados têm e quais os melhores contra os tipos de inimigos que enfrentamos. Isto é muito importante pois, por exemplo, não faz sentido levar para um combate um Yoshi que transforma Dark Orbs em Water Orbs, se não tivermos na equipa nenhum aliado do Elemento Água.
Tal como sucede em Z, em Super Mario Edition temos também a oportunidade de ir capturando novos aliados para as nossas equipas (também de 5 elementos, mais um líder e ajudante). No entanto, a variedade é curta comparando com o jogo dos dragões. Basicamente temos os mesmos personagens mas com variantes distintas consoante os elementos, ou seja, podemos ter um Small Luigi Light, um Small Luigi Dark, … Neste aspecto perde-se o efeito surpresa que a obtenção dum Ovo antes de eclodir de Puzzle Dragons Z, apresenta ...
Os adversários que vamos encontrando em Super Mario Edition são variados e diversificados na sua forma de ataque, o que é de louvar. Existem Chocos que lançam tinta escondendo algumas Orbs antes da nossa jogada seguinte. Existem os Chep-Chep que são peixes que se curam a si próprios ou aos membros da sua equipa, … são diversificados, imaginativos e bem conhecidos.
É ainda possível fazer evoluir os nossos heróis, tal como em Puzzle Dragons Z consumindo para isso um aliado que tenhamos repetido. Por exemplo, se tivermos dois Chep-Chep Light podemos consumir um deles para evoluir um Super Mario Light. Por outro lado, outra particularidade interessante é a possibilidade de podermos transformar um dos nossos aliados noutro tipo consumindo recursos encontrados ao longo do jogo.
Tudo isto permite-nos criar e evoluir variados tipos de personagens e assim termos equipas variadas, diferenciadas e mais fortes consoante os mapas por onde passamos. Aliás essa é uma das mais-valias desta edição antes de entrar em acção. Antes de entrarmos em qualquer nível são-nos dadas a indicação do tipo de inimigos que aí se encontram e isso permite-nos escolher de entre as nossas equipas qual a que achamos melhor preparada contra esses adversários.
Tanta diversidade obriga o jogador a gerir bem os seus elementos e uma das coisas boas do jogo é que podemos ter várias equipas, personalizáveis a qualquer momento.
Nota Final- 8.2
[0................10]
Dois em um em toda a dimensão da expressão. Dois jogos diferentes que, apesar de serem muito semelhantes conseguem apresentar duas experiências de jogo bem diferentes. À robustez, seriedade e maturidade de Puzzle Dragons Z, acresce todo o carisma, excitação e diversão que só Super Mario consegue ter, fazendo de Puzzle Dragons Z + Puzzle Dragons Super Mario Edition um must have para amantes do género.
Género: Puzzle / RPG Plataforma Analisada: Nintendo 3DS Homepage Puzzle Dragons Z + Puzzle Dragons Super Mario Edition
Este artigo tem mais de um ano
Boa análise,
Jogava o jogo original (Puzzle and Dragons) para Android e já era bastante viciada. Adicionando a parceria com a Nintendo, tornou-se numa compra fácil.
Muito viciante, como o original, e curiosamente nunca fica aborrecido fazer os combos necessários para derrotar os N inimigos. Nem a fazer as equipas, fundir as personagens, usar itens…
Muito aconselhado para os fans do jogo original!