Análise: Pokkén Tournament (Nintendo Wii U)
A espera foi grande para os amantes da saga Pokémon, mas a Nintendo resolveu lançar algo que vai deixar todos os fãs desta saga colados ao ecrã!
Desta vez a Nintendo resolveu subir a fasquia na saga Pokémon, algo do qual não estamos habituados nestes jogos. A editora resolveu dar aos seus fãs algo extremamente hilariante!
Um estilo de jogo do género já bem conhecido, o "tekken", mas que desta vez envolve pokémons. Sim, leu bem... algo do género "tekken" mas com pokémons!
Pokkén era já à muito esperado por parte dos fãs. Algo que fosse dentro do género mas um pouco fora da habitual plataforma na qual já estamos habituados nos jogos pokémon.
Para este feito a Nintendo resolveu apostar em algo totalmente diferente de tudo o que temos visto nesta franquia.
Sendo este um jogo da franquia pokémon, não podíamos deixar de ter uma boa lista de pokémons disponíveis para podermos usufruir. Quando se fala em lista de pokémons, vamos ter de ser sinceros, pessoalmente esperava uma lista maior disponível. Sendo que esta é um pouco limitada tendo em conta o número de pokémons disponíveis.
Sendo uma lista de 700 pokémons, neste jogo temos apenas 16 para usar nas batalhas.
Pokémons Disponíveis:
- Blaziken
- Braixen
- Chandelure
- Charizard
- Garchomp
- Gardevoir
- Gengar
- Lucario
- Machamp
- Mewtwo
- Pikachu
- Pikachu Libre
- Sceptile
- Shadow Mewtwo
- Suicune
- Weavile
Para completar a lista acima de pokémons, existem também suportes de jogo que estão acessíveis em cada batalha e que são possivelmente combinados entre outros!
Estes suportes completam, de certa forma, os pokémons existentes para usar em batalhas, melhorando os vários critérios adequados a cada situação de jogo, sendo possível adquirir pontos extra de diversos factores. Esta lista pode ser aumentada, com o desbloqueio de novas personagens à medida que se vai avançando no jogo.
Lista de combinações:
- 1 e 2. Snivy e Lapras
- 3 e 4. Emolga e Fennekin
- 5 e 6. Frogadier e Eevee
- 7 e 8. Jirachi e Whimsicott
- 9 e 10. Mismagius e Ninetales
- 11 e 12. Farfetch’d e Electrode
- 13 e 14. Togekiss e Rotom
- 15 e 16. Dragonite e Victini
- 17 e 18. Croagunk e Sylveon
- 19 e 20. Pachirisu e Magikarp
- 21 e 22. Cubone e Diglett
- 23 e 24. Magneton e Quagsire
- 25 e 26. Espeon e Umbreon
- 27 e 28. Yveltal e Latios
- 29 e 30. Reshiram e Cresselia
Passamos agora para uma breve introdução do menu do jogo, onde vamos detalhar e explicar cada modo de jogo presente. Existem vários modos de jogo que são: Ferrum League, Single Battle, Online Battle e o Practice.
O modo de jogo Ferrum League é o modo a que estamos habituado em Single Player. No Single Battle são batalhas contra o CPU em que somos nós a fazer toda a escolha, quer a nível de pokémons/suportes e o mapa que queremos jogar para ambas as partes, ou seja para nós e para o CPU.
Dando continuidade aos modos temos o Local Battle, este é usado para jogar com duas pessoas em que o jogador 1 joga no comando da consola e usa o ecrã do mesmo e o jogador 2 usa o ecrã da TV para jogar. Online Battle, este é o modo de jogo que mais atenção pede por ser online, neste modo podemos jogar contra outros jogadores da rede Nintendo.
E por último temos o modo de jogo Practice, como o próprio nome indica serve para treinar/praticar e desta forma podermos aprimorar as nossas habilidades no jogo.
Como não podia deixar de ser, sendo este um jogo de batalha constante, existem inúmeras habilidades para cada pokémon na qual é possível intercalar com os bónus dos suportes.
Para se ter sucesso nas combinações de jogo terá de existir alguma pratica do mesmo e requer conhecimento dos pokémons em questão para que cada combinação dos mesmos seja letal em jogo. De salientar que em cada turno é possível fazer a troca do suporte que se quer, isto a ter em conta o adversário, sendo a probabilidade vitória superior!
Amiibo, sim as famosas cartas da Nintendo também são possíveis de usar nesta franquia, de momento ainda só existe uma carta disponível (Shadow Mewtwo) mas espera-se que futuramente venham a surgir mais cartas Amiibo para que se possam adicionar novos pokémons à nossa lista de disponíveis em jogo, sendo que nada ainda é certo.
Veredicto
Como já seria de esperar, a Nintendo mais uma vez conseguiu surpreender os seus fãs, na minha opinião o jogo, a nível geral, esta excelente.
Quanto à qualidade gráfica do jogo não poderia estar mais contente, não estamos perante algo perfeito, mas sim no caminho certo para um próximo jogo do género ainda melhor a este nível.
A nível de jogabilidade está na média habitual para um jogo deste tipo, embora tenha a opinião que tem muitas combinações de teclas, nada que com a prática não se ultrapasse!
Sendo este o primeiro jogo da saga a este nível o jogo é altamente recomendável para os fãs de pokémon.
Este artigo tem mais de um ano
No título está escrito “Nintento”. Podem corrigir?
Obrigada pelo alerta Rui 🙂
Este jogo…Vou jogar, quanto ao roster, é de facto curto mas se cada pokemon tiver uma move list à lá Tekken (com 100+ moves por char) acho que é normalissimo para o lançamento. Só espero que não façam como no SSB em que se queres o cloud e o resto da malta é melhor gastares mais uns trocados.