Análise – nova Xbox 360 250GB
A área de entretenimento da Microsoft tem estado em alta desde meados do passado Julho e assim continuará pelo menos até Novembro, altura do lançamento do Kinect.
O projecto da nova Xbox 360 (e não Xbox 360 Slim) esteve, tal como nos disse Sofia Tenreiro (ver aqui), “no segredo dos deuses” até ao seu lançamento.
O Pplware já havia abordado muito superficialmente as suas características e novidades (ver aqui) cerca de 1 mês antes do seu lançamento oficial que aconteceu no passado dia 16 de Julho.
Umas semanas depois trazemos uma análise desta nova consola onde foi objectivo abordar todos os pontos críticos do aparelho.
Confesso que não sou adepto de consolas. A minha primeira e única consola foi uma Sega Mega Drive, e, como tive computador desde muito cedo, considero-o bastante superior a uma consola.
A análise em questão foi feita sem termo de comparação, isto é, como um produto novo e único já que nunca usei o modelo anterior. Enunciarei apenas uma pequena tabela de comparação de características entre as duas versões principais da Xbox 360.
O que traz de novo esta consola?
Relativamente ao modelo anterior, a nova Xbox 360 vem munida de bastantes melhorias quer a nível estético quer a nível de características. A tabela abaixo não deixa dúvidas.
Resumindo, tem pormenores estéticos bem acabados, o painel central é touch (sem botões) e para o activar é apenas necessário um toque muito leve, quase sem contacto.
O mesmo acontece para abrir a drive óptica. Possui mais portas USB, duas frontais e três trazeiras, tem Wi-Fi integrado, tem preparação directa para o Kinect e tem mais memória interna, incluindo 250GB.
Desempenho
Neste tipo de aparelhos, especialmente desenhados para estas funções, não se espera nenhum tipo de problema em termos gráficos ou noutro tipo de funcionalidades. O carregamento de jogos a partir de um DVD é bastante aceitável e em "tudo o que é sítio" somos sempre presenciados com uma fluidez fantástica. Além disto não há nada de especial a apontar.
Consumo energético, aquecimento e ruído
O consumo energético deste novo modelo é, em média, cerca de 30% mais económico que o modelo anterior.
Em ambiente de jogo, no Alan Wake, o valor máximo de potência absorvida pela consola foi de 100W, valor este bem abaixo dos 135W anunciados. É provável que exista outro jogo ou reprodução de algum tipo de media que faça chegar aos 135W.
No menu o valor da potência absorvida ronda os 85W e em stand-by fixa-se nos 0.7W.
Quanto a aquecimento... bem, estamos a falar de um computador poderoso com um sistema operativo embebido. Quando a consola se encontra na posição vertical, a entrada de ar é superior e a saída é pela lateral, na direcção descendente. Estranho? Sim, bastante estranho. O ar quente sobe e a lógica do fluxo de ar é exactamente a contrária ao que estamos habituados.
Basta usar a consola durante alguns minutos para verificar que o local da mesa para o qual aponta a saída de ar fica extremamente quente. Tomei a liberdade de fazer uma medição "grosseira" da temperatura do ar. O valor obtido foi acima de 60ºC. O ruído da ventoinha, a meu ver, é bastante elevado e incomodativo. Infelizmente não tinha ferramenta para o medir.
O transformador que alimenta a consola tem uma dimensão elevada e tem arrefecimento activo, portanto, inclui uma ventoinha interna constantemente a funcionar.
Menus e jogabilidade
Existe uma enorme quantidade de menus disponíveis ao utilizador bastante bem organizados. Ao início poderá parecer confuso já que são bastantes mas com o hábito tornam-se bastante úteis.
No menu "Spotlight" é possível estar a par de novidades relacionadas com jogos, filmes, notícias e outros tipo de informação. No "Inside Xbox" é possível conhecer todo o tipo de novidades relativas ao mundo Xbox. O menu "My Community" é destinado apenas a membros Gold. Entre outros...
Acho um abuso o preço que é necessário pagar para poder usufruir dos jogos online e modo multi-player, aliado claro ao preço inicial do jogo. Incusivé é necessário ser membro Gold para poder usufruir dos tão conhecidos Facebook e Twitter. Os demos em primeira mão e outros conteúdos estão também apenas disponíveis para membros Gold. O chat é funcional para todo o tipo de membros e é compatível com bastantes IMs.
O comando sem fios da Xbox tem uma precisão extraordinária em todos os aspectos. Destaco os controladores analógicos (existem 4) e o force feedback, este último está particularmente interessante face ao que já testei para PC. Já a qualidade do headset deixou muito a desejar. É certo que servirá apenas para usar para comunicar mas ainda assim poderia ser melhor. De referir que é ligado directamente ao comando sem fios (alimentado por 2xAA).
Foram-me fornecidos os jogos Crackdown 2 e Alan Wake. No Crackdown 2 não consegui jogar mais que 15 minutos, achei desinteressante e aborrecido, deixou mesmo muito a desejar. Já o Alan Wake... digamos que dá gosto e mete respeito :), principalmente se for jogado no escuro e com os graves puxados. Não terá sido por acaso que foi nomeado o jogo do ano. A qualidade gráfica é fantástica.
Descarreguei alguns demos e gostei particularmente do Forza Motorsport 3, muito parecido ao GTR2 e com um realismo e velocidade incríveis.
Considerações finais
Notei alguma dificuldade na instalação da consola. Como não tenho nenhum sistema de som ao qual possa ligar a saída de som S/PDIF ou obter o som a partir do HDMI, estava condicionado ao uso dos RCAs que fazem parte do cabo A/V composto. Mas, para o poder usar, não poderia usar simultaneamente a saída HDMI para o monitor já que a ficha tem um pedaço de plástico que impede o uso simultâneo das mesmas, ou seja, para ouvir som estava condicionado ao uso do vídeo pelo RCA, o que me levava a uma TV CRT. Definitivamente não era isso que queria.
Como resolvi este problema? Fui até à oficina, liguei o esmeril e fiz desaparecer o pedaço de plástico que me impedia de ligar o HDMI. Fui obrigado também a limar um pouco a ficha HDMI. A partir daí tudo funcionou devidamente, não cheguei a perceber sequer o objectivo de tal interdição.
A ligação Wi-Fi funciona bastante bem, sem qualquer tipo de complicações, fácil e rápido.
Trata-se, sem sombra de dúvidas, de uma poderosíssima consola que não deixará ninguém insatisfeito, agora com a grande vantagem do Wi-Fi integrado. Resumidamente, aponto o problema ruído e temperatura exagerados e da impossibilidade de obter o som por RCA simultaneamente com o vídeo por HDMI (que resolvi).
O Pplware agradece à Microsoft pela disponibilização desta consola Xbox 360 para testes.
Este artigo tem mais de um ano
Viva,
achei interessante foi a review da parte de hardware. O software é o mesmo, por isso nada muda. Quanto ao cabo RCA, esse modelo não vem com um cabo específico para áudio (RCA e SPDIF)? É que pelo menos, os modelos antigos Elite tinham.
Vem com o cabo que está na foto. Tudo o que vem incluído está na descrição da tabela. Mas o que referes parece-me que não resolve o problema.
É um específico cujo o plástico é mais curto e dá para ter ao mesmo tempo com o HDMI. Mas como só vinha na Elite, a maioria fazia como tu.
Long live the queen!!! 😀
Deixo so aqui uma sugestao, tendo em conta a confissao feita pelo autor no inicio do artigo: vejo aqui artigos sobre o iphone, escrito por pessoal que gosta do iphone, vejo artigos escritos sobre linux por pessoal que gosta de linux, artigos sobre windows por pessoal que gosta de windows…entao, porque nao “encomendar” artigos sobre consolas, a alguem que goste de consolas? È que ao fim ao cabo, deve ser chato escrever sobre algo de que nao se gosta, e nao estando por dentro do assunto, no que a modelos anteriores diz respeito, ficamos sem saber se de facto adquirir esta consola é um bom investimento ou nao, quando comparado com o modelo anterior. Nao obstante isto, bom artigo! Fiquei convencido….mas eu sou suspeito! 😉
As diferenças perante o modelo anterior foram todas enunciadas. Já que o software é o mesmo, tal como dizes e muito bem, restou o hardware… mas o que é uma consola? É um computador!
Só não me dou com softwares embebidos :p
Gostei bastante da experiência e de fazer o que fiz… e desta forma os leitores têm a garantia que sou isento pois estou a testar algo que me chegou às mãos uma primeira vez 😉
Obrigado pela opinião 🙂
“esta forma os leitores têm a garantia que sou isento pois estou a testar algo que me chegou às mãos uma primeira vez”
Precisamente.
Se ele tivesse tido uma Xbox a opinião dele no artigo seria imparcial, porque quer queiramos quer não, existe um fanboy em todos nós. 😀
Xbox 360 Vs PS3, qual é melhor custo x benefício, visto que os preços são parecidos e os jogos também?
{WAR MODE ACTIVED}
Tens de olhar para os jogos exclusivos e ver se não consegues passar sem algum deles. Se não conseguires tens aí a tua resposta.
Ambas têm as suas vantagens e desvantagens. Neste link encontras uma comparação dos gráficos entre as duas consolas. A Xbox saiu vencedora.
http://www.gamespot.com/features/6162742/index.html
Se tiverem Xbox Live adicionem FTDamage para jogarmos Left 4 Dead 2 (demo) Halo 3 ou GTA IV 😀
Não é “Actived” mas sim “Activated”.
E em relação às consolas… são extremos opostos… cada um usa o que mais lhe convem/agrada pois cada uma tem os seus trunfos e as suas falhas.
Xbox pá!!!! 😀
O que sempre ouvi foi que na xbox a maior parte dos jogos tem qualidade gráfica melhor em comparação com a rival PS3 mas o contra é que não tem blue ray e a nova versão continua sem quando deviam ter investido num blue ray 3D mesmo que fosse mais 100 euros compensava.
Quanto ao kinect foi uma boa aposta não se pode comparar ao move da PS3 pois o move apenas serve para os braços enquanto o kinect dá para o corpo todo, incluído poder dar pontapés e não é necessário agarrar o comando…
Os jogos quando têm melhor qualidade na Xbox360 normalmente são multiplataformas. Porque se fores veres exclusivos recentes da PS3 vez que ela tem melhor qualidade. É necessário é mais investimento (dinheiro e tempo). Mas para mim, vai dar ao mesmo. As diferenças são mínimas e o que me importa é a história e jogabilidade.
Como podes dizer que tem melhor qualidade, se nem se vê o jogo na xBox? 🙂
Não percebi. Não se vê como assim?
EDIT: Já percebi.
Embora não exista o jogo na Xbox360, podes comparar na mesma qualidade de imagem, texturas, fluidez, resolução, etc…
E vê-se que os exclusivos da PS3 tem tido melhor qualidade gráfica (especialmente os que pertencem à Sony)
Pois é! Essa é uma afirmaçao que nunca fez sentido para mim! Tanto relativamente aos exclusivos da xbox 360 como da PS3. Se so existe para uma consola, como se pode dizer que tem melhor qualidade?
Quanto muito poderia dizer-se que o jogo é mais original, melhor historia, sei la, mas graficamente nunca vai ser possivel comparar!!
Não consegues comparar 2 imagens e dizer qual é que têm melhor qualidade gráfica?
Não! Se é exclusivo de uma delas como é que vais comparar na outra! -.-
Tens o jogo X para a ps3, sendo este um exclusivo da mesma.
Como é que dizes que tem melhor graficos que a xbox360, se esta nem sequer tem o mesmo jogo de forma a poderes comparar?!
O mais que podem fazer (e é subjectivo), é tentar procurar se o jogo da xbox com melhores graficos, e o mesmo para a ps3. E no final tentar comparar os dois… mas vai se sempre bastante relativo.
cumps!
…
Tu não consegues olhar para uma cara de uma pessoa e dizer: esta tem melhor qualidade, esta mais detalhada que outra pessoa qualquer de outro jogo? É necessário ser exactamente a mesma imagem? Tu não consegues olhar para a água e dizer qual é mais realista? And so on…
@Guilherme de Sousa
Não és capaz de olhar para um ecrã, independentemente do dispositivo que está a gerar a imagem, e conseguir apreciar e avaliar a qualidade gráfica?
Da forma que falas, é impossível comparar a qualidade gráfica entre 2 jogos diferentes.
Eu sou capaz de comparar, por exemplo, os gráficos do Alan Wake com qualquer jogo para PC… e digo-te que no PC existe muito mais detalhe 😉
Que monstro mais lindo 😀 Para me convencer definitivamente a comprá-la, era ter Metal Gear Solid 4 e GT5… :’)
Bem, não é bem o 4, mas vem aí o Rising :D. Mas no final de contas, é uma questão de exclusivos.
Se queres jogar online e pensas em comprar jogos originais, compra a PS3 se queres jogar offline sem grandes custos compra a xbox.
Já tive ambas e ambas são boas, mas ninguém me tira um fifa online na PS3 😛 sem grandes chatices 🙂
Por acaso acho o maior forte da Xbox o modo online, mas são perferencias 🙂
lol Zilch é precisamente o contrario, joga fifa online na xbox e depois fala comigo \m
Digo o mesmo, não se compara os modos online um do outro.
Esta vai ser a primeira xBox que vou comprar.
A PlayStation foi muito bonita ao principio, agora vê se as falhas todas.
Sempre gostei de PlayStation, mas agora vou virar para xBox, rende muito mais, em qualidade e preço.
Só perde nos exclusivos, mas o unico exclusivo que queria da PlayStation era o MGS, o resto não me faz nenhuma diferença.
Eu tive duas Xbox360 e desta vez virei para a PS3! Quanto a exclusivos, ambas têm jogos alucinantes…
Agora se dizes que o único jogo é o MGS4 é porque deves andar a leste do fenómeno Uncharted (principalmente o segundo)! O jogo é absolutamente monstruoso…
Se houver dinheiro para comprar as duas, não deixem de o fazer porque aproveitam o melhor de cada 😉
Não deixa de ser uma questão de gostos. Admito que MW2 é um bom jogo, mas não gosto do género.
Façam com eu.. Tenham as 2…
Assim não se tem que preocupar com os exclusivos e quanto aos multi-plataformas comprem o que lhe mais agrada em gráficos.
Quanto a comparação entre a versão slim ou a fat da xbox360 eu tenho a fat que adquiri 2 dias depois de ter saido a versao slim por 180€ (nova) em fim de stock porque me disseram que a slim so era mais silenciosa: 1º quanto ao barulho passo bem com ele mas mesmo assim com o som medio baixo ja nao se ouve a consola e 2º vim a descobrir que o barulho nao é do sistema de refrigeração (como pensava inicialmente) mas sim da drive optica. RESOLUÇÃO: instalasse o jogo no HDD e PROBLEMO SOLVED.
Já agora quanto a ps3 nao digam mal porque tambem é uma excelente consola e nao como ja foi dito perde em alguns aspectos mas tambem tem largo avanço em outros como por exemplo o XMB que em comparação ao meno da xbox360 ta a anos luz em elegancia, suporte e facilidade.
Uma palavra ao pessoal do pplware: sou vosso leitor regular desde de um més para ca mas este é o meu 1o comentario visto que nao vou falar sobre aquilo que nao percebo e achei piada a este post e resolvi comentar.
Continuação do excelente trabalho
Obrigado pelo teu comentário e participação. Digo-te já que para primeiro comentário está 5*, acrecentaste informação útil ao artigo.
Se dizes que o modelo antigo é barulhento… eu queixei-me do mesmo neste novo. Se calhar não melhorou assim tanto.
Seja como for, continua a incomodar. Mas como não há milagres… o calor tem de ser dissipado de qualquer maneira.
Suspeito que se o fluxo de arrefecimento da consola com ela na posição horizontal seja bastante superior, aquecendo menos… mas na posição vertical deixa a desejar.
Penso que não compreendeste o que o João P. quis dizer acerca do barulho.
Comprei uma destas recentemente e cheguei à mesma conclusão que ele, o barulho da consola, não é do sistema de refrigeração, mas sim da drive do DVD.
Instalas o jogo directo na consola, só tens de ter o disco dentro para arrancar, depois a consola corre a partir do HDD e não da drive.
E ‘voilá’, sem ruído algum… nenhum mesmo
Testem…
Acrescento só mais um comentário, instalar o jogo na consolo não nenhum hack, é mesmo uma opção da consola.
Com o DVD no tray, no dashboard da xbox, se seleccionarem o jogo tem uma opção para instalar o jogo no HDD da consolo… demora um pouco a instalar mas penso que compensa.
Eu sei distinguir os ruídos!
A ventoinha de refrigeração ouve-se bastante bem, “mesmo a jogar demos”!
Claro está, tudo depende do ruído ou som ambiente…
Verdade! Possuo uma 250gb e mesmo com os jogos instalados no HDD, continua a fazer um pouco de barulho, nota-se principalmente quando estou a jogar à noite e há mais silêncio em casa.
Acrescentei um pequeno rabisco ao artigo para se perceber melhor como circula o ar na consola. O ar quente sobe, não desce.
Estranha esta implementação já que a tendência de uso da consola é sempre na vertical.
boas.
tirem me uma duvida entao.
Um amante de jogos online, que queira jogar com a xbox na net tem que pagar o que? estou muito habituado a um computador , mas em termos de grafica, visto que nao quero gastar dinheiro no portatil, queria investir na xbox mas quero jogar na net indiscutivelmente.
dissipem as minhas duvidas quanto aos prós e dontras de jogar na internet com a xbox.
grato desde já
Para o poderes fazer, tens de pagar, indiscutivelmente 😛
Vê aqui as características dos diferentes tipos de membro:
http://www.xbox.com/en-US/Live/JoinLIVE/Home
Preços:
Gold Family – 12 Month $99.99 ($8.33 per month)
Gold – 12 Month $59.99 ($5.00 per month)
Gold – 1 Month $9.99
A juntar o preço dos jogos à mensalidade/anuidade, é um absurdo!
ou seja, resumindo, compensa mais comprar a playstation 3 nao e?
e quanto a jogar online na play 3 ja nao se paga qualquer quantia.
mas os jogos tambem sao de certa maneira caros.
E quanto a graficos, qual estara melhor?
qual e mesmo a melhor consola, ps2 vs xbox?
e um muito obrigado Hugo
ERRO, DEVERÁ SER PS3 E NAO PS2
AS MINHAS DESCULPAS
Não sou a melhor pessoa para te aconselhar no que a isso diz respeito pois nunca fui nem sou adepto de consolas.
O que te posso dizer (pois já usei ambas as consolas) é que, na maioria dos títulos que testei, a qualidade gráfica da Xbox destaca-se perante a PS3. De resto, não estou habilitado a responder.
Alguém que “domine” melhor o mercado, p.f. “chegue-se à frente”.
Boa tarde hugo. Pois ai está a questao que ninguem “se chega a frente”.
Pois e que aqui no forum analisam a xbox e chegam a fazer comparações e dessas comparações queria a conclusao definitiva. Mas e uma diferença muito grande a qualidade grafica?
Para mim seria um importante factor a ter em conta. A diferença de qualidade depende dos títulos… acho que só tu poderás avaliar se está de acordo com os teus requisitos. Passa numa loja tipo fnac e dá uma espreitadela.
E quanto aos jogos exclusivos de cada consola? Não tens preferências? Talvez possa ser também um factor decisivo. O factor de ter de pagar para jogar online na Xbox também me parece muito importante.
Só tu poderás decidir.
Boas a todos.
Espero que todos tenham tido um bom natal, cheio de comida, e paz e por seguinte prendas.
Hugo, tenho preferencias em tipos de jogos e claro, mas nao estou informado quais os jogos que saiem para a xbox. E se for a pensar logicamente, acho que a Ps3 tem muitos mais jogos e de valores baixos e ate cerca de 70€.
Mas penso que vou para a ps3 porque nao pago para jogar na net, e tambem a sempre gente para trocar os jogos, emprestar e por ai.
Hugo obrigado pela tua disponibilidade, e sim foste aos pontos essencias que uma pessoa deve avaliar, um muito obrigado.
Continuação de Bom Natal e se nao comentar mais ate ao fim do ano, um Bom Ano Novo, para ti e para toda esta comunidade do Pplware.
Abraço
após ler as duvidas que muita gente tem acerca das capacidades gráficas da ps 3 e xbox 360 venho dar a minha humilde opinião como modesto colecionador de consolas que possui trinta consolas,entre elas as duas em causa,assim sendo posso afirmar que por exemplo o soul calibur 4 da namco saiu para as duas consolas e enquanto a versão box corre em 1920×1080 a da ps3 corre a 1020×720 e acreditem que na minha tv acer full hd nota se a diferença abismal nos gráficos,a ps 3 mostra horriveis jaggies principalmente nos cenários mas tambem os lutadores teem melhor definição na box e mesmo jogos full hd ps3 mostram qualidade inferior aos da box,com isto se não forem muito exigentes a ps3 chega bem mas se quiserem a consola com o maior numero de jogos full hd a box é a máquina a escolher