Análise New Super Mario Bros 2 (Nintendo 3DS)
Há certos jogos que são intemporais e que, por mais tempo que passe, jamais ficam velhos ou desajustados. Com 25 anos de vida feitos este ano, Super Mario é um desses casos e creio não ser absurdo algum afirmar que, é um daqueles títulos que já passou por várias gerações de jogadores, muitas vezes dentro da própria família.
Com dezenas de jogos lançados sobre a sua marca, Super Mario tem conseguido, não só manter a sua herança genética como também ir acompanhando as tendências e ir evoluindo.
New Super Mario Bros 2 é uma das mais recentes aquisições do famoso canalizador e o Pplware já a testou para a Nintendo 3DS XL.
Gráficos: 8.8
Conforme mencionei acima, Super Mario pode-se orgulhar de ter conseguido manter a sua identidade ao longo dos anos e New Super Mario Bros 2 não foge a essa regra. Aliás, talvez essa seja a sua principal falha, a falta de originalidade.
A conceção dos diversos níveis encontra-se bastante bem desenhada com todas as nuances a que estamos habituados. Montes de plataformas, de passagens secretas, … existem também alguns cenários desenhados em altura o que quer dizer que para se chegar aos prémios escondidos mas acima temos de utilizar um power-up disponível para Super Mario que lhe promete voar.
Há cenários para todos os gostos com relva, gelo, fogo, debaixo de água, … o que traz a natural e normal diversidade que Super Mario costuma trazer. As partes de gelo estão muito boas e a possibilidade de deslizar pelas rampas de gelo são deliciosas. Os níveis, por sua vez, apresentam-se com variadas propriedades distintas e que ajudam a criar o ambiente Super Mario, sejam plataformas que se deslocam lateralmente, para cima e para baixo, trampolins, rampas de gelo, plataformas mudam de forma, … enfim uma miscelânea de obstáculos que Super Mario já tão bem conhece.
Há no entanto algo que poderia ter tido um outro tratamento, o 3D. Explicando melhor, o que acontece é que quando o 3D está ligado a última camada visual automaticamente fica como que esborratada ou desfocada, voltando ao normal quando o 3D é desligado. Eu percebo que isso queira dar uma sensação de distância aos cenários mas o efeito final não é assim tão bom.
Quanto às consolas, o jogo foi testado em duas Nintendo 3DS, sendo uma das quais XL. Tenho de reconhecer que jogar na XL se torna mais gratificante devido ao seu ecrã maior, não havendo quase perda alguma de qualidade de imagem entre as duas. Nota-se algo, mas nada de especial.
Som: 8.5
Super Mario nunca foi um jogo de grandes sons ou efeitos musicais. No entanto, pode-se dizer que os seus efeitos sonoros já são tão conhecidos que automaticamente são identificados quando ouvidos. New Super Mario Bros 2 tem-los a todos.
A banda sonora foi composta pelo já habitual Kenta Nagata.
Jogabilidade: 8.8
Uma das coisas que faz Super Mario tão apreciado e tão facilmente adorado é a sua fantástica simplicidade e facilidade de jogar.
New Super Mario Bros 2 é tão viciante que quaisquer problemas que algum jogador tenha com os controlos ou a mecânica de jogo, são ultrapassados rapidamente. No entanto convém realçar que não tive em altura alguma, problemas com os controlos de jogo e a reação foi sempre a melhor e mais imediata.
New Super Mario Bros 2 é um jogo que, acima de tudo, aposta na mecânica de apanhar o máximo de moedas possível. É claro que é será sempre possível chegar ao final sem esse objetivo mas, dada a quantidade de moedas disponíveis e de modos de as apanhar que é fácil tornar-se um autêntico vicio andar atrás delas.
Acima indiquei que talvez a maior falha de New Super Mario Bros 2 seja a falta de inovação e creio sinceramente ser essa a sua grande lacuna mas por outro lado também será essa a sua grande força pois quer jogadores experimentados em Super Mario, quer novos rapidamente ficam viciados ao jogo.
No entanto há algumas novidades em New Super Mario Bros 2, especialmente em relação aos power-ups do primeiro título. Super Mario tem à sua disposição power-ups tão diversos como por exemplo, uma flor dourada (Gold Flower) que lhe permite transformar tudo em ouro, incluindo os tijolos do cenário, que por sua vez quer dizer, mais moedas. Ou por exemplo um power-up que lhe transmite invulnerabilidade (Invincibility) e permitindo assim atravessar grandes partes dos níveis de forma fácil. Há power-ups para voar (Super-Leaf) e chegar assim às plataformas mais elevadas dos cenários, … Houve aqui alguma preocupação em fazer que este Super Mario Bros 2 tivesse bastante variedade de capacidades e algo diferente em relação ao primeiro.
Acima indiquei que os cenários de gelo são entusiasmantes por causa de se poder deslizar pelas placas de gelo mas no entanto os níveis estão feitos de tal forma a que muitas dessas vertiginosas viagens a deslizar terminem num precipício e … LOAD. Isto também serve para ilustrar a preocupação de quem desenhou os cenários em que o jogo não fosse fácil demais. No entanto, e mesmo assim, o jogo acaba por ser demasiado fácil.
Algo que desgostei um pouco no jogo, foi o facto de os bosses serem um pouco fáceis demais de vencer. Dão pouca luta, após descobrirmos a melhor forma de os eliminar e muitas vezes isso acontece logo à primeira.
De realçar que o jogo está inteiramente em português o que é de louvar.
Longevidade: 8.5
New Super Mario Bros 2 é daqueles jogos que, mesmo depois de se atingir o fim, acaba sempre por nos conseguir atrair para jogar um pouco mais.
Há um outro modo em New Super Mario Bros 2 que acaba por ser extremamente viciante também e que ajuda bastante em aumentar a longevidade do jogo. Falo do Modo Corrida às Moedas no qual somos lançados em determinados níveis do jogo, em que temos de apanhar o máximo de moedas num tempo limite. É um modo bastante excitante e que pode ser considerado como o seguimento normal do Modo principal. Os resultados obtidos pelo jogador podem ser transferidos, via SpotPass para a Nintendo Network para que outros jogadores os possam tentar bater.
A Taxa de Vicio deste jogo é altíssimo e apenas damos esta nota à Longevidade por um motivo que nos impossibilitou de testar devidamente a componente Multiplayer. Apenas se pode jogar em modo Multiplayer localmente, com outra Nintendo e outra cópia original do jogo (foi-nos apenas enviada uma cópia para testar pelo que não foi possível testar o Multiplayer).
Nota Final-8.7
[0................10]
Super Mario fez, este ano o seu vigésimo quinto aniversário e, portanto, está de parabéns. No entanto contrariamente ao que seria suposto acontecer, é precisamente ele que nos oferece a prenda, e que bela prenda que New Super Mario Bros 2 se revelou. Apresentando-se plenamente inserido na cadeia genética da série, New Super Mario Bros 2 pode ser acusado de trazer poucas inovações mas, e acaba por não ser totalmente falso mas, não há um único segundo de jogo que por causa disso perca um pouco da sua capacidade de divertir, entusiasmar, excitar, frustrar …. New Super Mario Bros 2 é e sempre foi, um titulo de referência no que toca a jogos de plataformas e nem se dá pelos seus 25 anos. E esqueçam aquelas acusações de que se trata apenas dum jogo para crianças, pois não é. E vê-se melhor quando o começamos a jogar… Super Mario toma conta das rédeas e tudo o resto é divertimento.
Homepage New Super Mario Bros 2 Género: Plataformas Plataforma Analisada: Nintendo 3DS (XL)
Este artigo tem mais de um ano
Até gostava de ter uma nintendo só para ter este e os jogos do Pokemon, que saudades :’)
New Super Mario Bros 2 é definitivamente um Grande Jogo. Talvez o ponto menos bom que fica mais vincado seja a facilidade algo exagerada em alguns níveis. De qualquer forma prevalecem e de que forma, o vicio, a excitação, a emotividade e o divertimento em grande nível.