Análise: NBA 2K16 (PS4)
NBA 2K16, contrariamente aos antepassados, está este ano munido de tudo o que se espera num jogo deste tipo, estilo e personalidade. Isto, aliado a grandes atualizações aplicadas à IA, fazem com que este jogo se coloque num nível completamente diferente dos anteriores.
Os que se tinham habituado às antigas táticas, podem esquece-lo este ano, não vão funcionar. NBA 2K16 exige mais do jogador, exige que se pense e adapte constantemente o nosso jogo, logo, a curva de aprendizagem é longa e não é fácil encontrar o ritmo certo.
A nível gráfico NBA 2K16 está melhor que nunca. Os novos modelos usados nos jogadores são muito mais detalhados e isso tem um impacto significativo na opinião final sobre o jogo.
Há de tudo, tudo encaixa bem e funciona tudo em perfeita sintonia, desde novas caras, penteados, tipos de corpo, sobrancelhas etc. e com as melhoradas animações, tudo parece próximo do real.
Quem presta alguma atenção aos comentadores neste tipo de jogos, vai gostar do Kenny Smith, Ernie Johnson e Shaq. A química que se observa entre eles é divertida, e são raros os momentos em que as reações parecem fora do sitio, no entanto ainda acontecem. Para além disto, regressaram as entrevistas, mas muitas foram reaproveitadas de anos anteriores.
Falemos da jogabilidade, pois isso é o ex-libris do NBA 2k16 e resulta não só num excelente jogo, mas também num verdadeiro simulador de basquetebol como há algum tempo não se via.
Nos seus antepassados, uma única forma de jogar bastava, correr em círculos, passar tempo e esperar um erro para encestar. Como vos disse anteriormente, esqueçam isso este ano. Esse tipo de jogadas, só irão causar frustração, pois a IA defensivamente está muito boa e vai roubar e bloquear muitas vezes as jogadas.
Dito isto, a única maneira de encestar é mesmo usando táticas e conceitos de basquetebol, daí a curva de aprendizagem ser algo elevada para um jogador comum.
A IA este ano está tão bem desenhada que obriga o jogador a improvisar constantemente, pois aprende as nossas tendências aplicando as formas adequadas de nos parar. Chega a ser enervante do tanto que exige de nós.
Os controlos foram ajustados e foram adicionados alguns botões dedicados como lançamentos longos, bolas picadas. O jogo responde muito mais rápido e as nossas exigências são muito mais eficientes, pois agora não é necessário esperar que as animações acabem para fazer a próxima ação.
Modos de jogo, isto é o que não falta em NBA 2K16. MyCAREER, MyGM, MyLEAGUE Online, MyTEAM, MyTEAM: The Gauntlet, MyPark, Play Now Online, este é o vasto leque de modos de jogo que o NBA 2K16 oferece.
O novo Play Now Online, faz com que os jogos 1vs1 tenham um pouco mais de significado, visto que incorpora um sistema de promoção/despromoção. MyGM e MyLeague, são modos totalmente de gestão, permitido fazer o que bem entendermos da nossa equipa/marca. MyTeam, modo de cartas, também traz novidades e é da mesma forma rico em opções de edição.
No entanto, o modo de jogo mais popular é o MyCareer, que desta vez, escrito por Spike Lee tomou um rumo algo diferente e aquém do esperado. A história é um estilo de documentário chamado de "Livin' Da Dream".
Começamos por criar o nosso jogador e logo aí encontramos a nossa primeira, no entanto pequena desilusão, é-nos atribuído o nickname "Frequency Vibrations", algo que infelizmente não é alterável.
Logo após a criação, somos situados num cenário de vida de estudante americano cujo sonho é ser jogador de NBA. Apesar de algo "sem sal", esta é provavelmente a fase do jogo onde nos é permitido fazer a escolha mais significativa do jogo, visto que podemos escolher qual a equipa universitária por quem vamos jogar.
Apesar de contar com uma boa atuação, a história e o dialogo é algo sem sabor. Por momentos somos afastados da premissa, que supostamente deveria ser sobre o nosso jogador. Anunciado como "Be the Story", este modo de jogo parece nunca deixar que as decisões importantes sejam tomadas por nós, e somos obrigados a trilhar o caminho que está pré-definido.
A história não se adequa ao nosso momento no jogo, a dada altura ainda no inicio mesmo sendo um jogador fraco, já somos tratados como estrelas, mais uma vez parecendo que, seja qual for o nosso estilo de jogo e decisões, seremos sempre tratados de igual forma.
Aliando a isto, o aumento significativo da qualidade da IA, faz com que se torne doloroso jogar com um jogador fraco em inicio de carreira, fazendo até má figura dentro de campo, no entanto fora de campo continuamos uma estrela.
A fase inicial da carreira, termina após 8 jogos, sendo que depois as coisas começam a melhorar e começa sim a tornar-se uma verdadeira carreira, com várias maneiras de manipularmos e evoluirmos o nosso jogador, podendo agora começar a usufruir melhor da excelente jogabilidade que NBA 2K16 oferece.
Convém, falar um pouco do mundo, que está atrás dos modos online. Mesmo fazendo um melhor papel que os seus antecessores, em alguns modos online, continua a não ser tão fluido e leve como seria de esperar.
Nota Final- 8
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NBA 2K16 é um dos melhores jogos de basquetebol de sempre. A constante evolução a nível gráfico, física de jogo, jogabilidade, IA, eleva cada vez mais alto a fasquia para as grandes distribuidoras e o retorno disso, está em jogos como este, que é o verdadeiro simulador de basquetebol, este ano sem competição à altura. Sim, nem tudo neste jogo é bom, principalmente a premissa da carreira, que é bastante fraca, mas não me interpretem mal, este jogo é muito bom.
NBA 2K16
Género: Simulador (Basquetebol)
Plataforma Analisada: PlayStation 4
Outras Plataforma: Playstation 4, Xbox One, Xbox 360, Playstation 3, PC
Homepage: NBA 2K16
Este artigo tem mais de um ano
n… BA? Que jogo é este que se joga com uma bola nas mãos? A bola serve para ser usada nos pés e usar a cabeça, modernices. 😛
por isso é que os jogos de futebol ganham tantos vga’s 😉
Dou-lhe um 9. O construtor de jogadas esta muito bom. os gráficos estupendos.
Jogaço mano, nota 10 para esta treta.
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