Análise Gran Turismo 5… O Regresso do Rei??
Se há jogo que já fez movimentar milhões e milhões de gamers em mais de 10 anos de existência, é sem dúvida a série Gran Turismo. Desde o lançamento do primeiro título, no final da longínqua década de 90, as sucessivas versões de Gran Turismo lançadas têm sido um fenómeno de sucesso, qualidade e de aceitabilidade pela critica e principalmente, pela comunidade.
Aproximadamente 2 anos após o lançamento de Gran Turismo 5 Prologue, mas principalmente, 5 anos após o lançamento de Gran Turismo 4, eis que surge finalmente o mais recente jogo da série. Com vários anos a acumular ansiedade por toda uma comunidade de fãs faminta em todo o Mundo, Gran Turismo 5 traz no seu Curriculum, o facto de ser considerado por muitos como o Simulador Automóvel de Eleição …. Será que Gran Turismo 5 vai ocupar novamente o lugar cimeiro do podium??
A concorrência está cada vez mais forte e será Gran Turismo capaz de aguentar a pressão? Vamos ver!!!
Gráficos – 9.2
Um dos tradicionais pontos fortes de Gran Turismo, coloca-se precisamente ao nível dos gráficos colocados ao dispor, não só dos carros, como também das pistas e ambiente circundante.
Pois é, como não poderia deixar de ser em GT5 os gráficos estão fenomenais. Respirando excelência e realismo por todos os pixéis e pode-se dizer que o jogo está, neste capítulo, um assombro. Os carros estão detalhados com uma precisão simplesmente deliciosa, embora se possa afirmar que os carros Premium tenham tido um maior cuidado, o que a somar a uma particularidade menos boa em alguns casos, ao nível dos cockpits, indicada mais abaixo (na Jogabilidade), ofusca um pouco a beleza dos restantes carros. São mais de 1000 carros, com uma elegância tal, quase capaz de nos levar a fazer um ou outro telefonema para o stand mais próximo.
Um outro pormenor menos bom prende-se com o grafismo dos acidentes e colisões, que está revisto mais abaixo, na Jogabilidade também.
Não poderia deixar de mencionar que, em GT5 existe uma sensação perfeita de que as viaturas se encontram efectivamente em cima das pistas e que isso leva a que o seu movimento se apresente extremamente real.
Esta qualidade gráfica estende-se também a diversos pormenores nas próprias corridas, fazendo com que os efeitos de fumo das travagens, poeira quando se pisa terra ou terrenos de montanha, sejam dos mais realistas que se pode ver num videojogo.
Não poderia deixar de mencionar os fenómenos atmosféricos e as suas variações durante uma corrida. O efeito do clima está extremamente impressionante. A chuva, o Sol, o céu encoberto e as mudanças de tipo de clima durante as corridas estão muito bem conseguidas e com lógica. Se está Sol, não passa automaticamente para chuva … primeiro o céu escurece e depois aparecem os primeiros pingos e de seguida a inevitável carga de água (por vezes demasiadamente realisticamente criada).
Os diversos circuitos recriados no jogo encontram-se com uma qualidade extremamente grande e recriados com extremo detalhe, conforme sugerido e exigido pelos responsáveis do jogo. Também todo o ambiente circundante às pistas também respira autenticidade e realismo, desde as multidões a assistirem (dinâmicos e a reagirem à corrida), até aos edifícios, vegetação, … enfim, existe mesmo uma verdadeira noção de imersão no jogo, dando-nos a ideia de que estamos efectivamente ao volante dum bólide.
As apresentações das pistas, dos eventos e dos carros estão muito bem conseguidas e a disponibilização da informação em simultâneo ajuda imediatamente o jogador a criar uma ideia geral e informada do que está a ver.
Por fim, os esquemas de menus estão aceitáveis. Estão ao nível de Gran Turismo e, especialmente no Modo GT, requerem uma breve adaptação, mas encontram-se bastante intuitivos, quase sempre com um Help disponível para prestar apoio.
Som – 8.6
Gran Turismo conseguiu ao longo dos anos manter a sua posição de destaque no Mundo da Simulação Automóvel pois, em certa medida conseguia destacar-se nos mais variados âmbitos do Mundo Automobilizado. Uma das suas principais características é precisamente o som.
Em Gran Turismo 5, o som dos motores é brutal. Cada máquina apresenta a sua sonoridade própria e, desde as primeiras acelerações antes da corrida, como durante os próprios eventos a sua musicalidade rude e mecânica acompanha-nos duma forma tão real, que somos levados a crer que estamos a assistir a uma corrida real na TV. Como é obvio, não conheço os sons dos motores de cada um dos mais de 1000 carros de Gran Turismo 5 mas a avaliar pelos que conheço e com os quais já joguei, o realismo não se coloca em causa.
Os efeitos sonoros provenientes do exterior do carro estão consistentes e acabam por ajudar a criar um bom ambiente de jogo. As multidões reagem aos eventos da corrida e os efeitos de travagem, derrapagens, acelerações são bastante competentes. No entanto, um outro aspecto fica um pouco aquém … as colisões.
Mesmo sabendo que nunca foi apanágio de Gran Turismo os efeitos visuais ou sonoros dos acidentes, uma coisa é verdade, Gran Turismo tem de se adaptar à realidade e isso quererá dizer, a meu ver, que deverá começar a prestar mais atenção a este tipo de eventos.
Quem quer desfrutar duma boa simulação de condução, também quer ver reproduzido no ecrã e nos altifalantes toda a brutalidade de chapa contra chapa dum acidente a mais de 200 Km por hora. E é precisamente aí que Gran Turismo falha. Os acidentes falham e os sons das colisões falham … Gran Turismo tem de evoluir rapidamente nesse sentido também, pois a concorrência apresenta argumentos cada vez mais fortes (embora por vezes exagerados).
A música e banda sonora do jogo, embora varie de gosto para gosto, acaba por ser também ela pouco intrusiva e que não tenta obter demasiada atenção sobre ela, que é o que se pretende.
1 2
Este artigo tem mais de um ano
Para quem ama carros, nunca houve e possivelmente nunca haverá melhor jogo do que qualquer um dos Gran Turismo. Absolutamente avassalador.
Como pode ser o melhor jogo se já está cheio de falhas?!
Poderá vir a ser, mas só se andarem agora durante anos a actualizá-lo… Porque virem-se gabar que têm milhares de carros, e afinal muitos deles estão com uma qualidade do tipo “Sega Rally”, enfim….. O “NFS Shift” também poderia ter feito isso, assim tinha tantos carros como este secalhar…Nunca fui muito adepto do NFS porque o tipo de jogo não era muito dado à simulação, mas com o NFS Shift já melhoraram esse aspecto, e penso que o NFS Shift 2 pode meter o GT5 num sapato…
A nível da review, está muito boa!
Paulo Silva, estás a trabalhar com o pessoal de correcções de Bugs do jogo?!É que pareces estar mesmo interessado em opiniões em concreto…
Tal como já falei em outros post’s,podiam fazer mais alarido em relação a outros jogos também!Digo e continuo a dizer: Dirt2 e F1 2010!!! Isto sim, é um motor de jogo de simulação de corridas!!!
@Tiago Monteiro
Não, não estou a trabalhar com o pessoal de correcção de bugs do jogo :-), mas nunca se sabe se os pontos menos bons que aqui estão a ser expostos poderão vir a ser enviados para a equipa de desenvolvimento. Certamente que eles gostarão de saber o feedback dos fãs da série.
Além do NFS Shift 2, começo a criar altas expectativas para o Forza Motorspot 4 …
Concordo, acho que eles também gostariam… 😉 Quanto ao Forza, gostava de experimentar, mas como não tenho xbox nem conheço ninguém que tenha, talvez seja um bocado complicado…Quem sabe um dia!!
Para verem o quanto em Portugal se liga ao desporto motorizado, está em COMA há cerca de 2 meses e meio um CAMPEÃO PORTUGUÊS, que teve um azar numa prova internacional, realizada em Marselha, e está a passar algumas dificuldades…O dinheiro do seguro foi gasto logo na primeira semana de internamento, penso eu, e desde então têm existido vários projectos de apoio ao mesmo! Acho ridículo que passe tudo e mais alguma coisa na TV, mas coisas destas, enfim…..
Quem quiser apoiar e saber mais sobre esta situação de um CAMPEÃO NOSSO:
http://www.apoiahenriquevenda.pt.vu
O desporto motorizado tambem esta em coma em Portugal. Na TV é só idolos (já tivemos 4), casas da treta e depois de manha e á tarde é o que se vê. Já o verdadeiro macho Portugues só vê futebol… e por ai fora
Os poucos que ligam, ou não têm dinheiro ou preferem ser os reis da estrada ao invés de ver o que quer que seja!
No UK há top gear, e uma panóplia de programas automovel que passam na discovery/bbc.
Enfim…
Mas porque pensas tu que se vende tão bem os canais fechados?
Porque os abertos (os 3 principais) são uma treta.
Mas atenção, isso que criticas é o reflexo de uma cultura.
Mas, se queres uma boa programação, em vez de citares canais estrangeiros, vê a RTP2. Depois diz-me alguma coisa.
Agora este jogo e é sobre ele que falamos, está ainda aquém do que era esperado, está bom, mas esperava-se muito bom.
quanto ao top gear… gosto também muito de ver… mas eles têm o dinheiro e o mercado que nós não temos e, como já alguém falou… cada macaco no seu galho 😉
E eu vejo a RTP2, mas como sabes a RTP2 tem de servir algumas exigências do governo, que limitam a qualidade deste…
Já saiu de coma(há quase, senão mais de um mês) e já se encontra em Portugal
Nunca gostei de GT e ainda não vai ser desta os acidentes e realismo está onde o carro vai para relva fica bêbado e não se espeta lol
é mais do mesmo Prefiro Need for speed Hot pursuit com grandes acidentes e vários modos de jogo este esta esta fora de questão…
cumps
GT nunca foi de danos, o próprio produtor disse isso e ele nem queria por neste (ao inicio) os danos… Deverá de ter sido a Sony que fez pressão…
É um simulador, entende o jogo como tal e gostaras… Se não tens esse tacto, temos pena.
offtopic: Já não bastava a kaka da rtp2 ter cedido ao Desacordo ortográfico, agora a rtp1 já foi nessa… É publica, ainda compreendo mas será que vai haver algum resistente á pátria?
Não tem nada a ver com resistência à pátria. Mesmo porquê existem muitos brasileiros que estão contra o acordo ortográfico (tal como tu e como eu) no entanto visto que não houve uma vocalizão suficientemente forte contra essa aberração, teremos que viver com ela.
O jogo ainda nao está acabado e quem o disse foi o proprio presidente da polyphony digital, se nao fouce a sony a fazer tanta pressão o jogo ainda não tinha saído.
A nivel de gráficos, alguns carros, os chamados Premium, estão soberbos, mas os mais fraquinhos como o Toyta Yaris (Vitz) que parece vindo directamente da PS2 sem qualquer alteração.
@Hugo
Realmente os carros não Premium foram um pouco desleixados. Até as rodas parecem quadradonas, nas imagens antes dos eventos ou das corridas e aos modelos dos carros parece faltar brilho, ou melhor definição. Creio que isso é indesculpável, pois se conseguiram a beleza e classe com os Premium, bem poderiam ter feito mais e melhor com os restantes. De qualquer forma não quero com isto indicar que os carros não Premium estejam demasiado maus, pois não estão. Apenas estão um patamar abaixo em relação aos Premium.
Obrigado!
nao me lembro onde mas li que há o rumor de o jogo ser adaptado a outras platatormas…alguem sabe dizer se é verdade? nomeadamente pc…
É mentira … a Sony detem contratos de exclusividade. Logo … caput …
ok….pena é que segundo percebi nem emulador decente ha….adoro o GT3 e 4 mas PS2 smp tive agr a 3 é que ja ta dificil
Também não acredito que saia para PC… com muita pena minha, mas não acredito.
eu tenho o jogo e posso dizer que para mim esta muito bom mesmo ja tenho jogado o gt desde o gt3 se nao me engano , este tirando algumas coisitas que poderiam ter melhorada para mim é o melhor jogo de carro de sempre mas parece que vem ai um grande jogao mas so vem para a xbox forza 4 parece que esta melhor que o gt5 mas a ver vemos se com os continuos que o pd tem estado a fazer isto venha a melhorar ainda mais ainda por cima dizem que vao por mais carros premium se alguem quizer comprar o jogo e se tiver duvidas que compre que é uma boa escola
*escolha
@fabio
Uma das coisas que mais ansiedade me consegue criar em relação a Forza 4, é o facto de usar o Kinect. Estou curioso para ver como é que vão transferir o controlo dum carro para interface Kinect.
Quanto ao Forza 3, está muito bom. Muito bom mesmo, e se Forza 4 estiver melhor, então Gran Turismo 5 que se cuide …
De qualquer forma quem ganha são os consumidores, quer tenham PS3, Xbox 360 ou ambas).
Tenho a discordar com uma coisa, os gráficos não estão assim tão bons, o anti-aliasing ou melhor a falta dele, deixa algo a desejar nas sombras.
A consola já não dá mais, mas a Sony desmente esse facto :lol2:
Isso das sombras deixou isso mais do que evidente, pois no gt4 está melhor do que no gt5…
@viperbruno
A verdade é que eles lá vão lançando patches atrás de patches … creio que são já 3 …. o que revela atenção ou conhecimento dos problemas, mas que por outro lado é chato.
É uma das principais criticas a fazer, o facto de ser um jogo que poderia ter sido mais ambicioso ainda, e que de certa forma ainda se encontram em fase de limar de arestas.
Mas a coisa é o hardware que não consegue alinhar 1080p com anti-aliasing. Até pode conseguir mas perde ainda mais framerate.
O que o GT5 falhou foi na falta de opção entre 1080p e 720p. Ao seja, não é por estarmos ligados em “scart” (lol) que o motor de jogo deixa de fazer o processamento da mesma forma, é a consola que converte a saida de sinal… Eles que mudem o motor para ter esse modo e assim já não há quebras de frames nem sombras assim. É que ninguem gosta andar de cavalo para burro.
Na minha opinião a única coisa que este jogo é melhor que na concorrência é em números: de pistas e de carros, entenda-se.
De resto coitadito, teria sido um grande jogo há 3 ou 4 anos atrás, mas agora já deixa muito a desejar.
@Miguel
Na minha opinião, não creio que deixe muito a desejar.
Penso que falhou em três coisas diferentes que podem quase dar a entender isso, que são:
1- Ausência de ambição e inovação.
2- Desprezo por alguns carros e algumas pistas.
3- Online algo deficitário
Enquanto que o segundo e o terceiro pontos podem, de certa forma, afectar a jogabilidade ou a forma como vemos o jogo, creio que nenhum deles fere de morte o jogo. Pese embora o Online um factor cada vez mais importante nos tempos que correm.
O jogo está bastante bom, e jogá-lo continua a ser tão empolgante como quando jogaste Gran Turismo pela primeira vez há alguns anos. No entanto esta sensação de que houve falta de tempo e de ambição é que deixa uma certa frustração no ar.
Obrigado!
Deve ser fantástico e vai ser uma aquisição certa mas e o forza motorsport 4? Irá bater este? Não tenho xbox mas há uma grande expectativa no forza 4 e pelo que vi até mesmo o 3 era muito bom, a diferença é que trocam o realismo em troca da beleza de imagem, não é bom nem é mau, é apenas uma opção comparam muitas vezes o GT5 ou forza 3 ou 4 e nenhum fica a dever nada ao outro ou se opta por mais realismo ou por mais beleza de imagem porque a realidade nem sempre é assim tão bonita. Termino com este vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=eUOfxGkDvXA&playnext=1&list=PLB8811F5986E09F07&index=5
E este vídeo tinha um comentário do género “a realidade precisa de uma nova placa gráfica.”
@ajbadboy
Forza Motorsport 3 já está muito bom … com a introdução do recurso ao Kinect, veremos como vai estar o Forza 4 … de qualquer forma espero por um jogo soberbo, e nada menos que isso.
É dificil indicar qual o melhor entre Forza 3 e este Gran Turismo 5, mas algumas diferenças saltam à vista.
Uma diferença prende-se com um online mais apurado e com muito mais opções pela parte do Forza 3. Outra, tem a ver com o sistema de danos e colisões. No Forza 3 são simplesmente brutais.
O GT5 apresenta-nos uma componente RPG mais avançada e em termos de longevidade não há comparação. Em termos de carros e pistas, em numero GT 5 também não dá hipótese.
Quanto aos gráficos Forza Motorsport 3 está muito bem conseguido, quer em termos de carros quer em termos de pistas.
GT Gran Turismo 5 apresenta o que já foi enunciado acima.
Vou gostar de ver qual a resposta de Forza Motorsport a este Gran Turismo 5……..
Tenho o jogo desde o 1º dia e eis a minha opinião:
-A física está muito boa sim senhor.
-O gráficos deixam muito a desejar pois só “brilham” nos carros premium” para melhorar o anti alising é melhor jogar em 720p.
-Sem volante com force feedback nem vale a pena.
-As sombras são vergonhosas mesmo.
-Os danos são irreais e no modo gt life não tem sequer opção de ter danos mecânicos.
-O jogo já teve 3 actualizações 2x 150 megas e 1x 800 megas, por este andar vou ter de trocar de ps3
-Não há opção de save nos enduros (wtf) quem é a alminha que vai correr 24h seguidas? ou deixar a consola ligada mais de 24h com os riscos conhecidos da ps3 pifar por aquecimento?
O jogo está em constante evolução é esperar e ver se corrigem o que está errado.
Não deixa de ser o melhor jogo de carros que algumas vez joguei.
@Ivo Brazilio
Concordo com algumas das tuas opiniões. E embora ache que sem volante o jogo também é comestível, gostaria de indicar que com o jogo saiu um volante da Logitech oficial do Gran Turismo 5 … já o experimentaste?
E realmente acho que tens particular razão na tua penúltima afirmação, onde indicas que o jogo está em constante evolução. Mas isso incomoda-me um pouco. Fica um pouco aquela sensação que mencionei acima, de ter sido um pouco à pressa e com alguma pressão para lançar o produto.
Qual a tua opinião sobre isso? Achas que a comunidade merece este tipo de comportamento em prol de timings e datas propicias a lançamentos, ou por outro lado achas que as marcas deveriam ter mais cuidado ao lançar jogos, de certa forma incompletos para o mercado?
O volante oficial é da thursmaster e só de ouvir este nome fico logo a tremer de medo, não o testei ainda, nem sequer saiu vai custar mais ou menos 500 euros com alavanca de mudanças em opção sai no meio de Janeiro, fico-me pelo logitech.
Quanto ao comportamento da Sony face ao jogo acho que 6 anos é demais para qualquer jogo. Acho o jogo está muito incompleto precisa de mais eventos e os que foram acrescentados no ultimo upgrade são uma mais valia.
Falo dos eventos temporários com limitações de cavalagem e peso o que torna um desafio muito interessante.
O a-spec é uma seca e o b-spec uma valente seca.
O gt 6 já está em desenvolvimento, possivelmente uma versão prologue para a nova consola da Sony.
O Karting do gt5 foi lá colocado porque houve uma leak, ele estava previsto só para o GT6.
Os special events precisam de levar um upgrade de quantidade.
Não se sabe o que ai vem de upgrade para o gt5, já foi prometido o upgrade de mais alguns carros para premium. vamos esperar para ver.
Correm rumores que estão mais pistas no jogo mas ainda ninguém as viu. o ultimo rumor é q Pikes Peak está lá.
Relembro que o orçamento do jogo é de 80 milhões de Dolares
Há um volante oficial da logitech, chama-se Logitech GT tem 900º e force feedback e é muito bom, funciona também em PC.
há dois até. O Oficial Gt5 é este:
http://www.thrustmaster.com/product.aspx?ProductID=224&PlatformID=12
Mas os q dizem ser melhor são os fanatec:
http://www.fanatec.de/
Tenho um logi e é muito bom.
Lá voltamos à historia dos 6 anos. Na EG já foi explicado que não são 6 anos, basta usar a cabeça (ou caso não te lembres de datas tens a wikipedia).
Mas sim, concordo com o que dizes
O jogo antes de ser anunciado, teve de haver algum desenvolvimento, se foi anunciado na E3 2005, provavelmente, tem mesmo 6 anos de produção…
Um caso que muitos desconhecem, GTA4 saiu em Abril 2008 para as consolas, nos fins de 2006 inícios de 2007 a Rockstar Games já o tinha a 100%, a dar na Xbox 360, só depois acabou a produção da PS3 e lançou para as lojas, aqui podiam bem já desde 2004 estar a ser produzido e só existir divulgação em 2005.
Forza sem duvida muito melhor … jogo sem acidentes como o GT5 é para esquecer …. agora acidentes brutais e alta jogabilidade arcade tem o novo Need for speed hot pursuit
cumps
Boas, parabéns pela review.
Apenas queria fazer uma pequena correcção que onde lemos que não se pode virar a cabeça dentro do habitáculo, n é totalmente verdade, porque com a câmara da PS3, e no modo arcada conseguimos fazer essa movimentação conseguindo rodar a “cabeça” do piloto alguns graus, para a esquerda/ direita e para cima/baixo.
De qualquer forma mais uma vez volto a dar os parabéns para a vossa review que tal como todas as outras está muito bem feita.
Cumprimentos,
Afonso Costa
@Afonso Costa
Obrigado Afonso, pela correcção.
Já agora aproveito para perguntar o que achas que pode estar por detrás do aparente “desprezo” da Poliphony pelos carros não Premium e por algumas pistas?
Ainda não consegui entender qual o motivo que levou a tal atitude. Sei apenas, tal como tambem já foi dito que os carros foram adaptados para este jogo tal e qual como estavam nos GTs anteriores. Já li algumas teorias que foram pressões da Sony para lançar o jogo, mas continuo a achar que 5 anos é demasiado tempo para desculpas dessas.
FLOP!
5 anos (WTF???) que mais valia terem dedicado a outra coisa!!!
@PorquinhoBranco
Mas já jogaste o jogo? embora concorde contigo que poderiam ou deveriam ter sido mais ousados e inovar em novas áreas … não deixo de pensar que se trata dum Jogo Bastante Bom …
O que mais desgostaste do jogo? Na tua opinião, o que achas que poderiam/deveriam inovar para manter Gran Turismo na linha da frente?
@Paulo Silva
o jogo é de facto bastante bom, mas bastante bom já era por exemplo o Forza Motorsport 3, Race Pro, etc. O que eu acho é que o produto final nao saiu á altura das expectativas e do “hype” criado á volta dele! Para um jogo que demorou tanto tempo a ser desenvolvido eu pelo menos esperava muito maior atençao nos pormenores. Coisas como nao teres o pormenor espetacular dos interiores em todos os carros, como têm os carros Premium, ou a apresentaçao dos carros quando vais as “lojas” parecer que foi tirada directamente da versao da PS2.
Depois existem os pormenores tecnicos que muitos aqui ja mencionaram, mas como so dediquei um par de horas ao jogo nao estou na posiçao de os comentar detalhadamente!
No fundo é como disse no inicio, o problema deste jogo foi a expectativa que criou nos seus seguidores, (sendo até o jogo por causa do qual eu equacionei comprar uma PS3) e que julgo para a maioria, assim como para mim, sairam defraudadas!! 5 anos é muito tempo para desenvolver um jogo, e obriga a uma atençao redobrada a todos os pormenores, e forçosamente a uma inovaçao, tendo em conta que 5 anos é, em media, metade do tempo de uma geracao de consolas!!!
@PorquinhoBranco
Concordo contigo quando mencionas que tiveram bastante tempo para, não só lançar um produto acabado como também para serem mais ambiciosos e inovar.
E claro está, atacar o online como deve ser. Está bastante fraco.
Para o seu tempo de produção, apresenta muitas falhas, como o anti-aliasing, falta de mais carros premuim e algumas pistas e má introdução aos elementos.
Quando com chuva, vemos quadrados por todo o lado do carro.
Neve, um carro a dar um salto e a neve continua a sair como se o carro estivesse no chão, o mesmo acontece com a terra.
Ambiente muito pre-programado, o efeito da terra e neve, saiem do carro sempre da mesma forma, não tem o chamado “random”.
Erro nas texturas com expostas com os shadows(provavelmente má configuração do anti-aliasing.
Uma empresa deste nível, com 5 anos de developement num jogo, há falhas que podiam ser evitadas, o produtor em vez de, cada vez que desse um entrevista estivesse a trabalhar no jogo em vez de andar e carrinho a testar quantas pistas existem, saiam melhores resultados.
Agora uma questão para quem tem o jogo: “Então compram um jogo que não está acabado, nem sabem quando irá acabar a sua produção?”
Não deixa de ser um bom jogo, mas não para o ano 2010…
De resto não me estou a lembrar de mais nada de concreto.
Nao sendo um mau jogo, nem perto disso, é a desilusão da década.
Meu rico Forza.
Boas,
Deixo aqui a minha opinião pessoal em relação a este jogo.
Não tinha PS3 nem qualquer outra consola, e era mais um que ao fim de tantos anos tinha feito a promessa que quando saísse era obrigatorio comprar, e foi isso que aconteceu (não no dia de lançamento, mas sim agora nesta altura do Natal).
Eu estava habituadissimo a jogar jogos de carros no PC com volante, e no ultimo ano com o já conhecido Logitech G25, jogos como LFS, rFactor, GTR Evolution e iRacing, simuladores mais puros, coisa que o GT5 NUNCA será, não basta porem meia duzia de opções para afinações e porem um carro a fujir para ser um simulador, NÃO É. Estará a meio caminho entre a simulação e o arcade, na minha opinião, mas para mim isso não será um ponto muito negativo.
A nivel grafico deve ser dos jogos mais dispares que já joguei até hoje, carros stardard MUITO fraquinhos, alguns no LFS, feitos por meia duzia de pessoas, estão bem melhores. Em relação aos premium, existem bons carros com bons detalhes, mas tambem ficam um pouco aquém dos jogos mais recentes para PC, no outro dia fui jogar NFS HP (apenas a titulo da comparação grafica) a casa do um amigo e é que vi a diferença, nem os carros mais detalhados do GT chegam perto, destes jogos mais recentes do PC.
As sombras dos carros, existem sombras que estão mesmo muito mal feitas, muito pixelizadas, isso acontece tambem a alguns espectadores principalmente em provas de rally, aqueles espectadores que estão mais perto da estrada.
Os danos foram corrigidos dos patches para o modo online, mas no modo “Carreira” penso que deveria existir logo de inicio tanto a nivel visual como a nivel mecanico, e não ser só a partir do nivel 10, se não estou em erro. Porque o que me custa mais é ir contra uma parede a 100Km/h e o carro continuar intacto ou sair apenas um parafuso do para-choques e ficar um bocadinho torto…se me espetar a esse velocidade na estrada parto o carro todo e no jogo deveria ser igual, principalmente na parte dos farois, que podemos andar sempre a bater que eles nunca partem…
A inteligencia artificial, já ouvi/li montes de pessoas a falar menos bem da AI dos outros condutores, mas até agora ainda não notei nada de especial, talvez tenha de jogar mais um bocado para notar isso.
Para não falar só nos pontos negativos, o GT5 tambem tem aspectos que gosto bastante e que nenhum jogo até hoje ofereceu, são eles a enorme diversidade de carros e pistas, cada carro tem a sua caracteristica propria. Gosto tambem do Force Feedback no jogo, acho que está bastante realista, principalmente, em pisos mais acidentados como terra ou neve, gostei bastante. As condições climatericas influenciam de facto o comportamento do carro e os proprios pingos de agua no para brisas a bater no vidro está muito bem conseguido.
A longevidade que o jogo oferece, eu neste momento vou a cerca de 34% do jogo e ainda tenho montes de coisas que me faltam fazer e parece que nunca farta, adoro isso neste jogo.
Parece que tambem vão ser convertidos alguns carros standard em premium o que me parece muito bem, e esperamos que com mais algumas actualizações o jogo posso vir a ficar cada vez mais perfeito.
Antes de sair o jogo acho que tinha a fasquia muito alta para aquilo que ia ser o jogo e por isso é que se calhar notei mais falhas no jogo, mas não estou nada arrependido da compra que fiz, e como disse acima, não é um jogo perfeito, nem NUNCA será, mas para aquilo que são as minhas necessidades é dos jogos que mais me agrada! 🙂
Abraço!
Boas. a longevidade preocupa-me sabes.
O que vale são os eventos temporários que apareceram agora porque no A-spec é sempre a andar, e quando chegares ao nível 35 A-spec desbloqueia o evento da red bull que, depois de feito, dá-te um red bull x2010 que destroi todos os carros. (1500 cv).
Exacto, eu sei isso, mas para chegares ao nivel 35 em A-Spec ainda tens de jogar bastante, e para alem que depois disso tambem tens o modo B-Spec ainda…
Eu tou a cerca de 35% do jogo e tenho nivel 20 no A-Spec e 4 no B-Spec e mais 3 licenças…e depois tambem tens sempre o online que é sempre divertido.
@ Paulo Silva
Parabéns pelo artigo eu bem sei o esforço feito.
@Ivo Brazilio
Obrigado Ivo.
Creio que um problema acrescido que uma análise destas apresenta, é o termos de combater as nossas próprias expectativas, criadas ao longo dos anos, e simplesmente analisarmos o jogo tal como ele é … creio que esse foi o meu maior desafio.
De resto, continuo a considerar o jogo, como sendo um grande jogo, embora com as falhas que apontei e que se podem ver nos comentários dos leitores acima escritos.
E aproveito para agradecer também o feedback e opiniões que o Ivo deu.
O Gt5 não acaba aqui, acredito que vão aparecer mais coisas (pistas, carros, etc.) creio que isto é só o começo. Pessoalmente gostava que viessem mais pistas que estavam no gt4 e que finalmente apareça a Porsche (sem ser ruf) Mas uma coisa é certa vem ai DLC e preparem-se para pagar por ele.
O desbloqueio “completo” da consola “epic fail” 😛 (google it) tambem vem em breve. Começam com merd@s e depois queixem-se. Já dei de mamar aos gajos, se vierem dlcs a pagar para o gt5 a mama acaba. E não sou o único a pensar assim.
Concordo contigo
Há aqui muita gente a mandar bitaites que nunca deve ter jogado o jogo … nem o Forza …
Defenitivamente é bom e estou a gostar dele. Tem falhas ? Tem e bastantes … vejam o Review do gametrailers que é muito explicativo nisso. Mas cumpriu o minimo que esperava dele. Já andava a jogar o GT da PSP desde o ano passado à espera, e tenho mantido o vicio na PS3.
O forza 3 … é bom, mas não lhe chega aos calcanhares … o Shift … não é concorrencia, está ao nivel de um toca.
O Dirt 2 não gostei … achei demasiado banal.
O F1 joguei no pc e tem demasiados bugs … a própria codemasters já reconheceu isso com as queixas da comunidade a serem em demasia.
E pessoalmente oxalá o Forza 4 entregue o que promete. A concorrencia é saudavel. E não é preciso muito para bater o GT5, o problema é que ainda andam todos na sombra dele …
O Shift 2 também tenho algumas esperanças …
Venham mais jogos que agora o amazon além das promos que faz não cobra portes 😉
@UKN
“E pessoalmente oxalá o Forza 4 entregue o que promete. A concorrencia é saudavel. E não é preciso muito para bater o GT5, o problema é que ainda andam todos na sombra dele …
O Shift 2 também tenho algumas esperanças …”
Subscrevo, como disse em comentários acima, as tuas palavras. Aliás, o Forza 4 está a começar a fazer-me salivar por antecipação … 🙂
Isso isso viva a amazon.
Queria pedir aqui ao pplware para fazer um artigo sobre a amazon e ensine, quem não sabe, a usar.
Estamos fartos de ser roubados pelas lojas nacionais
Isso poderia ser interessante … mas gostaria de relembrar que além da Amazon existem também outras lojas online estrangeiras, interessantes ….
No Fórum do Pplware creio haver já algures um Post sobre isso.
Muito foi dito e há algumas coisas às quais não se pode fugir.
O GT5 é, em muitos aspectos, um avanço necessário nesta categoria de jogos, que balançam no fio da navalha a jogabilidade/aspecto gráfico com alguma dose de simulação. Antes de sair o GT5, o Forza 3 foi rei, com um aspecto e imersão cativantes e com uma boa dose de realismo no que à dinâmica dos carros diz respeito. NEsta guerra entre GT e Forza imagino que a vantagem irá sempre para o título mais recente, pois é fácil para uma produtora de jogos lançar um título superior à da sua rival depois de experimentarem o seu produto. Daí que eu (como possuidor duma X-Box e fã confesso da saga Forza) tenha criado grandes expectativas para a 4ª iteração da série.
Idealmente preferia ter também uma PS3 e poder jogar os dois jogos, para garantir uma maior variedade 😉
Já agora, e valendo apenas o que vale, deixo-vos aqui a opinião de uma pessoa bastante informada no que diz respeito a Física e mecânica automóvel sobre as comparações entre o GT5 e o Forza 3:
http://carbibles.blogspot.com/2011/01/guest-articles.html
@Luís Santos
Quanto ao sistema de danos, a meu ver ele é demasiado severo em relação ao Gran Turismo 5, mas acaba por ter razão quando comparando com o Forza 3. Nesse capitulo, danos e acidentes o Forza encontra-se bastante melhor.
Quanto à AI, penso que ele foi um pouco injusto. No Forza também acontecem cenas lamentáveis de teres um acidente brutal, ficares muitos metros para trás e como por milagre os outros carros esperarem por ti ….
Não é bem como estou a pintar a manta, estou a exagerar de propósito para passar a ideia.
Em GT5 tens corridas em que os outros carros cortam-te as linhas de aproximação à curva, outros que se encostam a ti, outros que aproveitam o teu “cone de ar” … mas um pouco como acontece com o próprio Forza.
Não estou a dizer que um é melhor que o outro .. apenas estou a indicar que há problemas comuns.
Obrigado pelo teu feedback!
Eu sou isento: gosto dos dois e reconheço as diferenças de ambos. Não digo que A é melhor que B, apenas que gosto mais de B 😉
Bom bom era juntar os pontos positivos de ambos, isso é que era um jogão!
Ora isso é que era serviço … juntarem-se os pontos positivos e eleminarem-se os negativos 😉
Quanto à AI do GT5 por experiencia própria … não é lá grande coisa … obtenho mais divertimento por vezes a bater-me a mim mesmo em certas pistas …
O GT5 é muito bom jogo, uns dos tres melhores, mas o que faz ele ser tao bom é a fama que detem, pois pelo que li e o pouco que joguei para tanto tempo a programar um jogo vir assim com tantas falhas, mais valia nao ter lancado… mas porque a sony quis lancar?
Isso devesse ao facto da sony ter andado mal nos €uros, em conversa com pessoal que pertence a sony playstation, ela estava muito perto de fechar portas, a grande procura pela wii, hardcore gamers pela x360 e fracassos no hardware da consola com subreaquecimentos BD a deixarem de ler, fez com que ela andasse mal, foi entao que apareceu o move, algo nao tao bem conceguido como o kinect (mas valia terem apostado no sixaxis que foi tambem um fracasso) e o GT5 os salvadores da PS3, entao dai a qualidade do jogo estar bem compremetida como tambem o sucesso da propria consola, que nao tem actualmente cartas no baralho para enfrentar a concorrencia que cada vez mais anda a ficar a frente.
A sony podia ser ainda a consola de preferencia de todos os gamers como o GT5, se nao se deixasse ir pela fama, tambem se nao tivesse uma microsoft com muito dinheiro para investir na consola e com programadores de topo a trabalhar com eles e uma nintendo muito criativa e com as “almas das crianças” viradas a favor deles…
La vao os tempos do monopolio PS2 com qualquer jogo a dar sucesso com criticas suberbas.
A sony playstation fechar portas? Num momento em que estava a começar a dar verdadeiramente lucro (antes gt5)? Deixa de andar a tripar meu amigo…
E já agora, a consola com problemas (mais graves e em serie) é a xbox 360… Até a Elite fez um epic fail no dia da apresentação
Isso da consola falhar na apresentaçao sao estrategias de marketing, pois tudo o que é mau é sempre falado o que é bom nem sempre tem noticia, mas eu sei do que falo, pois trabalho na area, agora tu nao sabes….
So mais uma coisa, sabes qual é a consola que mais avarias deu no momento?
PS3
O que nao quer dizer que é ma, mas foi a falta de investimento nela, que foi muito falado no momento da apresentaçao que ate causou despedimentos na sony, inclusive o criador da PS.
http://www.ipcdigital.com/br/Noticias/Japao/Criador-do-PlayStation-deixa-presidencia-da-Sony
Mas agora é que podera começar a dar lucro, pois se vires o historial de maus inventimentos da sony ainda sao alguns e isso com o tempo é complicado para uma impresa deste tamanho, conta que a samsung rebentou o mercado de Tv com os LCD, a LG tambem ajudou, o minidisk que foi comido pelo MP3 mas que ainda teve uso na PSP (jogada intelegente)… mas ainda bem que ela existe, ha mais e melhores concorrentes, e nos consumidores so ganhamos com isso, pois lembra-te que de 2000 a 2003(+/-) a PS2 reinava com a sega falida e a nintendo com um consola antiga para altura sem poder fazer nada, so depois da chegada da xbox é que as coisas foram mudando com o tempo, mas foi tarde que a sony viu o potencial deles e lançou a ps3 um pouco a pressa mas ainda a tempo.
Temos que ver os lados opostos e a sony ja nao é o que era.
Tens noção das calinadas que escreveste ?! …
Pelo menos puseste-me a rir com força …
Já joguei sem volante (horrível) e com volante (Logitech G25).
Sem volante é como disse, horrível.
Com volante parece outro jogo mas, ainda assim, para todo o hype criado, está muito abaixo das expectativas criados.
Sobre o que se lê neste artigo que o GT5, e a saga GT no geral, é a mais realista condução que se pode ter, bem aí então é de rir às lágrimas.
Em PC, assim de repente, lembro-me logo de 2 sagas mais realistas que os GT’s.
Variantes do RACE 07, nomeadamente o GTR-Evolution e o LFS.
E há mais, mas agora não me recordo.
E sim tenho PS3 com GT5, tive PS2 com GT4 (mas joguei bastante o 3 em casa de amigos) e tive também PS1 com GT1 e GT2.
Até já estou um pouco farto do jogo e já voltei a ligar o meu G25 ao PC para jogar GTR-Evolution com uns quantos packs de carros e pistas.
Sim, se vamos para o realismo, o GTR e o Live For Speed são dois dos melhores exemplos que aí andam.
Nestes jogos mais comerciais (GT5 e Forza3), o realismo é uma miragem, ainda que no geral o Forza ande menos longe dele, ajudado pela contextualização que fornecem os pormenores como os estragos e a forma como estes afectam o carro, a IA dos oponentes, etc.
O Forza 3 só joguei 2 vezes mas o 2 joguei em casa de um amigo e passei-lhe aquilo dos 20 aos 50 %.
Achei até bastante bom e não esquecer que já saiu à uns anos.
Se tivesse Xbox tinha o Forza 3 mas como já tinha a PS3 e a consola nem é só minha veio o GT5…
Já que ele não comprou o Forza 3 a ver se convence o meu amigo a comprar o 4.
Se bem que ele ainda não tem o GT5 na PS3 e ele adora gráficos.. Tanto que nem vê mais nada à frente.
Paulo acho que isto é uma galha, certo?
”
Gran Turismo 5 sempre foi um dos jogos mais exigentes e desafiantes no que respeita à simulação duma experiência de condução realista e séria. Gran Turismo 5 não foge à regra e apresenta-nos uma experiência altamente realista, imersiva, esbelta e pincelada com doses maciças de excitação. ”
Dizes “Gran Turismo 5 sempre foi um dos jogos mais exigentes…”
E a frente dizes “Gran Turismo 5 não foge à regra…”
Penso que seria “Gran Turismo sempre foi um dos jogos mais exigentes…” , tens um 5 a mais.
Se não for peço desculpa, se for, é só para avisar 😉
Bom trabalho! Obrigado
@STP
Sem dúvida … obrigado!
(corrigido)
O REI? Deixem-me rir. O típico tuga: PS3!!!11!111!! wow omg!! -.-
é a rainha nas consolas ve lá…
eu bem digo ;_____;
Tenho as plataformas todas(PC/Xbox360/PS3/Wii) e na que senti mais dificuldades no inicio para encontrar tugas para jogar foi mesmo na Xbox360, mas agora ninguém me apanha fora da Live, PSN apesar de gratuita, tem muitos problemas(LAG abusiva principalmente).
Mas prefiro jogar FM3 a GT5, mas isto é a minha opinião.
99% das vezes que converso com tugas são fanboys PS3 e mete-me impressão, porque estão a falar e nem sabem do que falam tão pouco.
LAG? Curioso, tenho xbox360 e ps3 ambas ligadas por cabo ao router e noto mais LAG na xbox360 que na ps3
Tanto jogo numa como noutra mas prefiro a PSN, é mais “sossegada”, não há tanta gente aos gritos…
Quanto ao GT5, pena demorarem tanto tempo a criar um motor de jogo de raiz para a ps3, criou uma grande expectativa em que era exigido perfeição mas tal não aconteceu. Mesmo assim é um grande jogo.
Eu tenho ambas por Wireless numa Sapo de 4Mb, tanto eu como colegas meus queixam-se mais da PSN….
Pois a interrogação do Paulo é importante, pois quando todos aclamavam a nota máxima, este jogo que esteve encubado 5 anos apenas consegue um 9.1 numa escala de 0 a 10. Com muito esforço, com muita dedicação, aposto que a Sony consegue colmatar os problemas da falta de qualidade… mas esperava-se, nalguns pontos, mais atitude.
No entanto deve-se ao pressing que a Sony tem vindo a fazer às suas editoras parceiras… está, muito provavelmente, a perder algum terreno que não esperava. Isto porque existem outras consolas a dar cartas 😉
Lamento, a verdade é que nem se aproxima de um simulador. Basta um LFS para bater isso. Os gráficos esses podem ser embativeis. Mas o que se quer num simulador de carros é realismo físico e isso o GT está muito longe.
Na realidade é um grande jogo, faltam-lhe algumas coisas como é o caso das colisões. O NFS shift continua a pecar no capitulo da simulação pois os carros parecem que deslizam e não rolam, experimentem jogar ao shift depois de jogarem ao GT5. No entanto para mim, o Forza3 que ja tem uns anitos…ainda consegue ombrear com este gt5…Vamos ver o Forza 4….Abraço