Análise: BenQ RL2755HM, o monitor para verdadeiros gamers
Especialista no desenvolvimento de monitores dedicados a jogos, a BenQ apresentou no início do ano, na CES2015, o seu novo monitor BenQ RL2755HM projectado essencialmente para consolas de jogos a partir da opinião de jogadores profissionais.
Depois de já aqui termos apresentado o unboxing, apresentamos-lhe todos os pormenores deste monitor para verdadeiros gamers, cedido pela PCDIGA.
Aspectos positivos
- Desempenho global em jogo (capacidade de resposta)
- Sistema de som integrado, de qualidade aceitável considerando a espessura do monitor
- Diversidade de interfaces (2x HDMI + DVI + VGA + jack 3,5 mm in/out)
Aspectos negativos
- Base não rotativa e sem regulação em altura
- Painel TN
O BenQ RL2755HM é um monitor de 27 polegadas FullHD em 16:9, com ecrã de painel TN e com acabamento anti-reflexo. Tem um brilho de 300 cd/m², um tempo de resposta de 1 ms (GTG) e um ângulo de visão de 170°/160° (horizontal/vertical).
O monitor vêm dentro da caixa acompanhado de um cabo HDMI, um cabo de alimentação, um cabo se som jack 3,5 mm, livros de instruções e um CD de instalação. Confira aqui todo o conteúdo da caixa em pormenor.
Especificações
- Tamanho do ecrã: 27"
- Brilho: 300 cd/m²
- Contraste: 1000:1
- Resolução: 1920 x 1080 píxeis
- Tipo de Painel: TN
- Tempo de resposta: 1ms (GTG - "cinzento-para-cinzento")
- Ângulo de visão: 170°/160° (horizontal/vertical)
- Cores suportadas: 16,7 milhões
- Cabo de Sinal: HDMI, cabo de áudio
- Tipo de ligações: D-sub / DVI / HDMI
- Ligações de output: Headphone Jack / Line in
- Potência stand-by (DPMS): 0,5 W
- Dimensão total: 478 x 639 x 213 mm
- Peso: 5,49 kg
Design
O monitor BenQ RL2755HM é todo ele construído em plástico bastante robusto, sem nada que o possa classificar como "elegante". Foi construído para jogar e nada mais que isso, mas com vários pormenores bem pensados.
Os botões de opções e Power estão colocados à direita do ecrã, sobre a fina moldura que não tem mais do que 2 centímetros, em volta de todo o ecrã.
A base do monitor é composta por duas peças, sendo que uma delas é a continuidade do suporte e a outra, frontal com a inscrição "RL series" a vermelho, serve de suporte ao comando de jogo, tendo na sua aresta uma faixa em borracha para criar um maior atrito com o comando e não o deixar cair.
A traseira tem incluídos os altifalantes, que apesar de transmitirem um bom som, contudo, é aconselhada a utilização de headphones para uma experiência de som conivente com a experiência de jogo.
A zona de fixação do monitor a um suporte externo VESA é feita num plástico mais espesso, resistente e espelhado.
O BenQ RL2755HM permite entradas de dois sinais HDMI, um DVI-D e um VGA, uma diversidade interessante para acomodar simultaneamente com o PC e as consolas. Conta ainda com a porta de ligação do cabo de alimentação, do cabo de som e dos headphones, ambos de 3,5 mm. O monitor, na traseira, conta ainda com uma patilha de suporte aos headphones. Sendo este um monitor projectado essencialmente para consolas não traz qualquer interface USB.
Funcionalidades do monitor
As funcionalidades e opções do monitor são básicas, com variedade idêntica à generalidade dos monitores, mas de navegação um pouco lenta. Se houver uma única entrada activa no monitor, mesmo que seja HDMI, esta não é detectada é necessário seleccionar o input manualmente.
Existem vários modos pré-definidos que podem ser seleccionados dependendo do tipo de utilização que se esteja a dar ao monitor, já que além de jogos ele serve para qualquer outra função básica de um monitor. Além do mais, cada utilizador poderá configurar as suas preferências e gravar em 3 perfis distintos.
Desempenho
O monitor BenQ RL2755HM consegue um desempenho em jogo do melhor que pode encontrar. Revela claramente que foi desenhado especificamente para este propósito, onde os modos pré-definidos já existentes se enquadram muito bem com diferentes tipos de jogo. O mesmo bom desempenho foi encontrado com outros propósitos paralelos, como a visualização de filmes, contudo, no modo dedicado à fotografia as cores tornam-se quentes de mais e os verdes e os vermelhos ficam um pouco distorcidos da realidade.
O brilho e o contraste permitem um ajuste bastante elevado tendo em conta as necessidades de cada utilizador. A retro-iluminação LED é excelente e permite visivelmente um nível de contraste muito bom, considerando que se trata de um monitor com painel TN.
Uma das suas vantagens a nível de desempenho é o facto de não utilizar PWM para ajuste do brilho na retro-iluminação, ou seja, não existe o efeito "cintilante" que em algumas situações os olhos mais sensíveis conseguem detectar.
O input lag, ou seja, a diferença entre o instante em que a imagem é entregue ao monitor até ao instante em que é apresentada no ecrã, é de apenas 10 ms, o que para um monitor dedicado a jogos é muito bom.
Além do monitor ter sido testado com uma consola, foi também testado com um dos melhores computadores portáteis da actualidade para jogos, o MSI GT72 (Dominator Pro), que em breve também será analisado aqui no Pplware.
Veredicto
Para quem procura um monitor com a intenção de passar boas horas a jogar com qualidade, então esta é uma boa aposta. É um monitor grande, com bom desempenho em todo o tipo de jogos, permite a ligação de diferentes dispositivos e a reprodução de cores e contraste são muito bons.
O facto de estarmos perante um monitor com painel TN ao invés de IPS torna-se uma desvantagem face a outras ofertas existentes no mercado a preços até inferiores. No entanto, não conseguirá ter num ecrã de painel IPS um tempo de resposta tão bom quanto este.
Este monitor BenQ RL2755HM encontra-se disponível na loja nacional PCDIGA por 269,90 €.
O Pplware agradece à PCDIGA pela cedência do monitor para análise.
Este artigo tem mais de um ano
Pelo que vejo parece-me um monitor muito bom, ando a pensar em adquirir um monitor desta marca mas de 24″, gostava de dar um salto para um monitor de painel IPS mas os tempos de resposta na grande maioria são mais altos…
Numa secretária normal de trabalho a distancia entre o utilizador e o monitor não faz doer os olhos?
Digo isto porque tenho um monitor de 22′ no pc e também utilizo-o para jogar na PS4 e acho-o pequeno para os jogos e andava interessado em comprar um monitor maior.
Eu utilizei-o na minha secretária para trabalhar e para jogar durante 2/3 semanas. Sinceramente, ao início, o tamanho fez-me um pouco de confusão para trabalhar, já que o meu é 24 polegadas com a mesma resolução, mas depois acabei por me habituar e nunca senti cansaço adicional por causa disso, contudo, não trocaria o meu para trabalhar por um com estas dimensões. Para jogar sim, este BenQ é muito melhor 🙂
Agradecido 🙂
Estou mesmo a precisar de trocar o meu ecrã. Boa análise, na volta opto por este.
Obrigado.
E a nível de cores e contraste, comparando por exemplo com um ecrã IPS tipo HP 23xi?
Tem boas cores ou muito distorcidas e esbranquiçadas..é que desde que experimentei IPS não quero outra coisa…mas estou bastante interessado num monitor gaming.
Alguém me sabe ajudar?
Este pode ser uma boa solução.
Vitor, não seria possível colocar umas imagens deste ecrã vs ecrãs IPS, para ver diferenças?
Obrigado
Fabio, assim que conseguir, farei essa comparação.
há também de destacar o pk deste monitor ser 1 monitor gaming para alem do 1 s gtg e ser mais vocacionado para consola, o verdadeiro “poder” deste monitor reside na tecnologia Black eQualizer o que permite ver em sítios que anteriormente não se conseguia ver(principalmente com mapas com muitos sítios escuros, acabando assim por dar um “Bust” nas capacidades do jogador
ASUS ROG SWIFT , o resto pelo menos para já é paisagem.
+1
se soubesses os problemas que esses monitores estão a dar não dizias o que disseste de barriga cheia.
atenção que este monitor é optimizado para consolas e não para pc.
para pc, palavra gamer e monitor de 60hz na mesma frase custa-me a engolir.
Um verdadeiro gamer joga, IMHO, num LCD de 55″…
se fores ver a competições de pro gamming nao vais ver la nenhum LCD de 55′
Depende do pro que estiveres a falar.
Quando aparecer os IPS 144Hz compro (sem ser atualmente os chinocas com overclock). Até lá não irei trocar IPS por 144Hz…
ja existem..deves andar distraido 😉
Qual preservação melhor para jogar fifa