Análise All-Stars Battle Royale (Playstation 3)
Nos últimos tempos, o Pplware tem vindo a acompanhar a chegada de All-Stars Battle Royale (ver aqui ou aqui) à Playstation 3.
Em All-Stars Battle Royale, um jogo de luta, o jogador pode controlar alguns dos heróis mais icónicos de sempre, como Kratos, Sweet Tooth, Parappa, Fat Princess, Colonel Radec e Sly Cooper, entre muitos outros, lutando em equipas de até 4 jogadores em simultâneo nos mais variados cenários dedicados a cada um dos heróis representados.
Uma das principais premissas de All-Stars Battle Royale é precisamente a de conseguir juntar num único jogo, as experiências únicas de jogar com cada um dos herois. Aliás, nem todos os jogadores têm possibilidades de comprar todos os titulos e até neste aspecto o jogo mostra a sua magnitude, permitindo a todos os jogadores um cheirinho do que é jogar com cada persoonagem.
O Pplware jogou, lutou e ... gostou!
Gráficos: 8,5
All-Stats Battle Royale traz-nos um vasto leque de heróis Playstation (e não só) ao mais alto nível. Grande trabalho ao conseguir juntar todos os diferentes heróis num único jogo e com um grafismo que não deixa grande mácula, apesar de poder estar mais polido em alguns cenários.
Os movimentos, os ataques ... enfim, jogar com os nossos heróis conhecidos de outras paragens é quase idêntico a jogar os originais, transmitindo uma sensação de realismo ou pelo menos, de credibilidade.
Os cenários por sua vez, encontram-se também bastante saborosos e com particularidades interessantes, como por exemplo o cenário do Buzz, em que de vez em quando aparecem as opções de resposta a uma certa pergunta, ou os cenários de God of War onde temos por trás os titãs. Há cenários que apresentam secções ou objectos que se podem destruir ou interagir, outros que se vão construindo (por exemplo os de Little Big Planet) ... e a variedade está assegurada. Ainda para mais, porque durante um combate, algumas surpresas estão reservadas para os próprios cenários ... e mais não digo.
O único senão coloca-se quando, no meio do combate se desenrolam alguns ataques em simultâneo levando o jogador a ficar sem perceber bem o que se passa no ecrã, dada a confusão visual. Mas nada que castigue em demasia a nota do jogo.
Os heróis do jogo são:
- Big Daddy - BioShock
- Cole MacGrath - Infamous
- Colonel Radec - Killzone
- Dante - Devil May Cry
- Evil Cole - Infamous
- Fat Princess - Fat Princess
- Heihachi Mishima - Tekken
- Jak e Daxter - Jak and Daxter
- Kratos - God of War
- Nariko - Heavenly Sword
- Nathan Drake - Uncharted
- PaRappa - PaRappa the Rapper
- Raiden - Metal Gear
- Ratchet e Clank - Ratchet & Clank
- Sackboy - LittleBigPlanet
- Sir Daniel Fortesque - MediEvil
- Sly Cooper - Sly Cooper
- Spike - Ape Escape
- Sweet Tooth - Twisted Metal
- Toro Inoue - Together Everywhere!
Por sua vez os cenários usados em All Stars Battle Royale são:
- Dojo PaRappa the Rapper e Killzone
- Dreamscape LittleBigPlanet e Buzz!
- Franzea LocoRoco e Metal Gear
- Hades God of War e Patapon
- Metropolis Ratchet & Clank e God of War
- San Francisco Resistance e StarHawk
- Sandover Village Jak & Daxter e Hot Shots Golf
- Torre de Alden Infamous e Sly Cooper
- Time Station Ape Escape e Resistance
Som: 8,7
Além dos efeitos sonoros de cada herói, temos ainda como opções desbloqueáveis várias outras ofertas sonoras, tais como, apresentações (incrivel o "Eu sou o Deus da Guerra" de Kratos, celebrações, conclusões, temas de jogo ... o som em All-Stars Battle Royale está num nível bastante bom e ajuda o combatente a entrar na onda.
O facto de estar na integra passado para português (vozes originais, legendas e tudo) é um algo de louvar, sem dúvida.
A música dos menus é que poderia ser um pouco menos repetitiva.
Jogabilidade: 8,3
Sempre que pego num jogo de luta, penso de imediato … “coitados dos botões do meu comando” e, quando peguei neste All-Stars Battle Royale foi precisamente isso que pensei. O meu principal receio era do jogo ser mais um em que basta ir martelando os botões a torto e a direito até ao final de cada combate.
Tal receio acabou por se infunda e fundar em simultâneo. Estranho, não é? Mas eu explico.
Realmente All-Stars Battle Royale permite que se opte pela velha técnica russa da força bruta e de pressionar em tudo o que são botões o mais furiosamente possível, mas a verdade é que também nos cria a curiosidade de explorar algo mais que isso.
O jogo apresenta variadíssimas combinações possíveis de ataque para cada personagem, usando os botões quadrado, circulo, triangulo e X, mas também com as teclas direcionais e gatilhos. Ora, isto faz com que, quem martele apenas os botões perca automaticamente a beleza de alguns desses mesmos ataques. E acreditem em mim … merece bem a pena explorar essas combinações todas.
No entanto, e durante o combate, grande parte dos nossos ataques depende do timing para ser bem-sucedido. E esse momento nem sempre é facilmente identificável, especialmente pelo facto de tudo acontecer demasiado depressa na arena e em certas ocasiões, haver uma confusão e caos generalizado no ecrã.
Creio que aqui entra também um outro aspecto em análise, a complexidade. Creio que por outro lado se pode também assumir que, com tantas combinações possíveis o jogo acabe por ser um pouco complexo. Sim, não é mentira e vê-se que quem o desenvolveu teve esse aspecto em atenção e também por causa disso oferecem-nos um Tutorial bastante robusto e completo, que aconselho a todos.
É claro que o tutorial nos consegue explicar muita coisa mas, a maior parte do trabalho terá de ser feito em pleno combate e aí, as coisas são bem menos pacíficas.
Os combates, que podem ser jogados por até 4 jogadores em simultâneo (e em plataformas distintas – PS3 e PS Vita) são brutais e com um ritmo alucinante. Raramente há tempo para respirar e pensar. É sempre a abrir, tal como gostamos num jogo deste tipo.
Cada personagem com a qual lutamos começa com o nível 1 de experiência e à medida que vamos lutando (e ganhando) vamos aumentando o seu nível, apesar de não ser muito notório o efeito dessa subida de nível, além de desbloquear novos itens, ícones, … que veremos mais adiante.
Durante os combates, podem por vezes aparecer no cenário, objetos que se encontram relacionados com as histórias dos jogos originais representados em Battle Royale. Por exemplo, podemos encontrar e apanhar a Blade of Chaos de Kratos, ou as Ebony and Ivory de Dante. Esses objetos dão-nos temporariamente algum poder extra e uma mais-valia sobre os adversários.
Por outro lado, existe uma mecânica de luta em All-Stars Battle Royale que é deveras interessante e que apela à criação duma estratégia. Cada herói tem, durante um combate, uma barra de energia que vai aumentando, até um máximo de 3 níveis. Essa barra, que é alimentada por ataques bem-sucedidos da nossa parte, permite que a cada nível seja feito um ataque especial, mas por ordem crescente. Por exemplo o ataque especial de Nível 3 é, brutalmente superior ao de Nível 1. Assim torna-se imperativo decidir enquanto combatemos qual a melhor estratégia. Se usar o ataque especial logo no nível 1, ou se aguardar para chegar ao nível 3 e assim desferir um golpe mais profundo sobre os nossos adversários.
No final de cada combate temos um breve resumo sobre os pontos de experiencia adquiridos, bem como, o que conseguimos desbloquear durante o combate.
As quantidades de opções a desbloquear são imensas, por personagem. Ao nível de desbloqueios de Perfil de personagem podemos desbloquear a Imagem de Fundo do nosso Tag, desbloquear o ícone que aparece na tag que nos representa, desbloquear Títulos para o nosso lutador tanto em SP como em MP (como por exemplo titulo de Titulo de El Terrible, Bruxo ou Abre-Latas), e desbloquear o nosso Lacaio, que é o nosso amiguinho que nos acompanha nos combates.
Pode-se ainda desbloquear muito mais ao nível das Personagens, e para cada um dos heróis com que vamos jogando. Por exemplo, podemos desbloquear Trajes para cada herói, desbloquear uma Provocação que ele lança aos adversários antes do combate, desbloquear a Introdução que o jogo faz do nosso herói antes de se iniciar a batalha, desbloquear o Epilogo que é apresentado no final do combate ou então desbloquear a Música de Vitória para celebrar cada vitória com a nossa música preferida.
À medida que vamos jogando vamos alcançando alguns momentos de referência que são os Objetivos do jogo. Esses objetivos podem ser de vários tipos (Sessão, Carreira, Torneio, Combate Classificado, Arcada, Desafios de Combate ou Versus). Basicamente existem certos milestones em cada uma dessas áreas que uma vez alcançados nos dão uma recompensa. Por exemplo, se alcançarmos o Nível 40 com duas personagens diferentes no modo Carreira, recebemos 1000 Pontos de Recompensa e um Ícone novo. Ou outro exemplo, se completarmos todos os desafios de combate da personagem Fat Princess em Dificuldade All-Star, ganhamos 10000 Pontos de Recompensa.
Tudo isto é extremamente motivador e viciante e se tivermos em atenção que a qualquer momento podemos convidar um nosso amigo a entrar em jogo connosco, ou contra nós, ainda melhor se compõe.
No Menu Principal do jogo existe ainda uma Opção de Extras, na qual o principal destaque vai certamente para as Biografias de cada personagem do jogo. Creio que neste capítulo, o jogo peca um pouco por não aprofundar muito a informação sobre cada herói.
All-Stars Battle Royale é um daqueles jogos que é fácil e simples de gostar. É um jogo que facilmente se ganha o pulso, especialmente para os que tenham botões de aço no comando, mas que leva um pouco mais de tempo a dominar para quem pretenda aprofundar o controlo de cada um dos heróis e seus poderes. No entanto, é a loucura total quando pisamos as arenas e facilmente o vicio se instala.
Longevidade: 9.0
Apesar do grande poder de All-Stars Battle Royale ser o multiplayer, creio que não se deve descurar o singleplayer também. Com cada personagem com um modo história (chamesmo-lhe assim) próprio que ainda demora algum tempo a concluir. a mecânica é simples, e a história facilmente se esquece mas é um bom treino para o calor do multiplayer.
A quantidade de Niveis para evoluir, para cada personagem é abismal e dá para muita pancadaria. Sinceramente não sei qual o limite mas o meu mais avançado é o Kratos e com nivel 130 e cheguei a apanhar outros jogadores com herois de niveis acima dos 800 (!!!!).
Cada combate é diferente e o facto de podermos chamar amigos para lutar na mesma arena abre portas a muitas estratégias diferentes.
Dada a premissa de All-Stars Battle Royale não será de admirar que mais cedo ou mais tarde, novos heróis se juntem aos já presentes num qualquer DLC (Downloadable Content) e aumentassem assim, o leque de opções.
Nota Final- 8,5
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Conforme mencionei ao inicio, All-Stars Battle Royale tenta acima de tudo juntar as mais variadas jogabilidades de cada um dos herois representados no jogo, de forma a que, sendo um jogo de combate acaba por ter muitos motivos de interesse em torno precisamente dos estilos de combates de cada personagem. Creio que consegue-o fazer duma forma equilibrada, simples e intuítiva. Havendo, o perigo de alguns jogadores cairem na armadilha do martelar dos botões, All-Stars Battle Royale exige um pouco mais e, com a presença dum tutorial muito completo que ajuda e muito a quem se lance no jogo consegue levar-nos a descobrir aos poucos o verdadeiro poder de cada um dos guerreiros. No entanto, não esperem de All-Star Battle Royale uma grande história ou enredo profundo. Basicamente é um titulo de luta pelo que acredito que será mais virado para quem aprecie jogos do género. Eu gostei. Género: Luta Plataforma Analisada: Playstation 3 Outras Plataformas: Playstation Vita Homepage: All-Stars Battle Royale
Este artigo tem mais de um ano
Teste
Não sei bem o que queres dizer com esse “teste” mas aproveito para aconselhar este jogo … está bastante bom e viciante.
Não sei se foi a $ONY que deu bobeira, ou se a ALTA cupula da ACTVI$ION cobrou um preço absurdo, mais o fato é: CRASH BANDICOOT E SPYRO DEVERIAM ESTAR NESSE JOGO, E NÃO SO ELES, MAIS TBM VARIOS PERSONAGENS CLASSICOS DO PSONE. alias, parece q a sony focou apenas nos personagens atuais, e esqueceu dos antigos. BEM, ESSA É MINHA OPINIÃO.