Análise 007- GoldenEye Reloaded (Playstation 3)
Nos dias que correm e cada vez mais, o Mundo do Cinema teima em imiscuir-se com o Mundo dos videojogos. Aproveitando o hype de lançamento de alguns filmes mais mediáticos ou tentando fazer renascer alguns filmes mais antigos, são vulgares os exemplos de jogos que surgem com origem nessas obras da 7ª Arte.
Um dos heróis mais antigos da história da 7ªArte e um dos mais vezes retratado em filmes é, sem dúvida, o bem conhecido agente secreto ao serviço da Sua Majestade, James Bond.
James Bond, ou 007, nome de código do MI6 encontra-se presente no cinema desde a década de 60, altura em que passou do papel para a tape. São diversos os actores que já passaram pela pele do famoso agente secreto, estando entre eles o mais recente … Daniel Craig … que faz as honras deste 007-GoldenEye Reloaded. O que se torna num facto algo estranho, conforme podem ler mais adiante.
O jogo tenta, de certa forma acompanhar o nosso 00 favorito na trama que dá enredo ao filme, assentando num ambiente de acção furtiva e de espionagem, mantendo-se fiel assim à série.
Será que 007- GoldenEye Reloaded consegue cumprir a missão?
Gráficos: 8,7
Conforme indiquei acima, o nosso James Bond é interpretado neste GoldenEye Reloaded por Daniel Craig, o que se pode considerar algo estranho pois no filme original o papel foi então atribuído a … Pierce Bronsnan. Pode-se por um lado compreender uma vez que Pierce não é o actor no activo, no papel de Bond, mas por outro lado, deixa um pouco a sensação de desconexão com o tema original. De qualquer forma, nas sequências cinemáticas a semelhança com o actor é soberba.
No entanto, este pormenor (que para muitos fãs da série pode ser um pouco mais que um mero pormenor) não afecta seriamente uma das melhores áreas do jogo, o grafismo. GoldenEye Reloaded está muito bem desenhado, quer em termos de níveis, quer em termos de personagens. Com grande detalhe a popular todos os cenários, quer sejam exteriores ou interiores apenas peca por não nos mostrar muitos inimigos diferentes nas suas feições e/ou traços. As armas, as quais estamos habituados e alguns gadgets novos, também mereceram atenção cuidada.
Som: 8,5
É sempre uma delicia reviver a banda sonora de James Bond e neste GoldenEye Reloaded tal não deixa de acontecer. Com uma escolha de músicas retirada do filme toda a envolvência que a mesma traz é bem-vinda.
Os efeitos sonoros ao longo do jogo estão bem conseguidos, mas por vezes fica a impressão de que poderiam ir mais além. Por exemplo, as explosões não são tão arrebatadoras quanto poderiam ser. Os sons das armas estão aceitáveis mas também eles poderiam ser algo mais crus.
O jogo de vozes sim … está muito bem trabalhado e gostei bastante da intensidade e da carga emotiva que os actores emprestaram ao jogo. Ajuda bastante a perceber cada cena e a adrenalina do que se passa no ecrã.
Jogabilidade: 8,2
GoldenEye Reloaded é simples de jogar. Tal não implica que seja fácil. O jogo apresenta um bom equilíbrio na diversidade de cenas de acção violenta, de puzzles, de utilização de gadgets e de acção furtiva.
Embora cada jogador possa ter uma aproximação que pretenda, há secções do jogo em que uma acção furtiva é recomendada e que o próprio jogo nos encoraja a tal. No entanto, teremos sempre uma opção de escolho, tanto podendo optar pelo conflito aberto, como por uma abordagem mais stealth culminada com golpes corpo a corpo que nos presenteiam com finalizações perfeitas e dependentes do ambiente onde nos encontramos. É sempre recompensador quando conseguimos apanhar um adversário por detrás e visualizamos a sequência animada enquanto lhe partimos o pescoço com um golpe rápido.
Contudo, é precisamente neste capítulo que verifiquei uma falha do jogo que considero algo negativa. É normal que no decorrer da acção, sejamos detectados pelos inimigos. A Inteligência Artificial que eles apresentam está bastante credível, tentando encontrar protecção atrás de objectos e tentando flanquear-nos se possível. No entanto, deparei-me com variadas situações em que, apenas os inimigos dessa secção específica ficam em estado de alerta, enquanto quando passamos pelo chekpoint e consequentemente para outra secção, parece que já se esqueceram de nós. Ora, isto é um pouco absurdo, especialmente se tivermos em atenção que a acção passa geralmente em instalações fortemente guardadas.
Por outro lado, tenho de realçar a quantidade e diversidade de armas ao nosso dispor, que são às dezenas e que podemos simplesmente apanhar quando os inimigos caídos em combate as deixam ficar para trás.
Quanto à própria mecânica do jogo, este apresenta-nos uma história bastante presa de movimentos, ou não fosse baseado num filme mas, felizmente, apresenta-nos a possibilidade de escolha no melhor método de abordar esse caminho.
GoldenEye Reloaded apresenta-nos ainda variados puzzles ou obstáculos diferentes a ultrapassar, no decorrer das missões. Geralmente são simples e apenas necessitam que lhes seja dada a atenção certa e identificar qual ou quais os gadgets que melhor se posicionam para o resolver. James Bond, como todos sabemos é um agente secreto que, além de ter Licença para Matar também faz espionagem. Não será de estranhar portanto que utilize um Smartphone para essas acções de espionagem, como por exemplo tirar fotos de material importante e enviar de imediato para o MI6.
Algo que foi bem estruturado no jogo e que é de louvar é o sistema de regeneração da saúde. Enquanto nos modos mais fáceis a mesma se regenera bastando para tal, ficarmos um pouco escondidos das balas, na dificuldade mais difícil é necessário ter amor à vida e evitar levar tiros. Há no entanto itens espalhados que nos fornecem extra- protecção.
É um método interessante de dificultar ainda mais as coisas e de promover uma estratégia bem ponderada no desenrolar das missões.
Embora por um momento se possa conduzir um ou outro veículo (entre eles um blindado) a maior parte das missões é a pé ... e sinceramente senti a falta de algo … como por exemplo uma tradicional perseguição frenética de 007. E já agora … senti a falta duma verdadeira chama sensual que apimenta todos os filmes de James Bond.
Um problema que por vezes verifiquei relaciona-se com as colisões, nomeadamente quando nos encontramos por detrás de alguma protecção ou esquina. Embora na maior parte das vezes não apresente problemas, houve um par de situações em que quase me tive de expor completamente para poder disparar. De resto, a possibilidade de nos protegermos atrás de obstáculos, paredes, veículos e outros itens do cenário e de poder disparar protegido está muito bom e permite-nos, se não eliminar os adversários pelo menos ter uma noção das suas posições.
Longevidade: 8,2
Além dum modo Campanha bastante robusto e mediante o grau de dificuldade escolhido que pode vir a demorar mais de 10 horas a ser concluído, GoldenEye Reloaded apresenta ainda um Modo MI6 Missions e variados modos Multiplayer, onde até 16 jogadores se podem degladiar online em DeathMatch, Team DeathMatch ou Golden Gun (um modo que premeia quem conseguir matar mais inimigos com uma arma dourada que tem bastantes limitações em termos logísticos).
O Modo Missões M16 é engraçado e permite-nos reviver parte dos cenários do jogo, enfrentando avalanches de inimigos, ou tendo algum tempo limite para fazer algo. Acrescentam bastante mais tempo à própria longevidade de jogo.
Nota Final- 8,3
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Quando era puto e vias os filmes de 007 muitas vezes sonhava como seria um dia, poder vir a ser um agente secreto. Ok, talvez fosse mais influenciado pelas beldades que acompanhavam James Bond… no entanto, com este GoldenEye Reloaded acabei por ter um pouco disso. No entanto, fiquei com uma ligeira impressão de que falta algum carisma ao jogo. Aquele carisma típico dum agente secreto do MI6. Fica um pouco a impressão de ser mais um shooter com máscara de Agente Secreto. Contudo, não quero com isto dizer que o jogo é mau. Longe de mim afirmar isso. GoldenEye Reloaded é um bom jogo de acção furtiva e que consegue ser bastante exigente.
Para aqueles que sempre quiseram ser um Agente Secreto virtual, GoldenEye Reloaded coloca-vos bem na linha da frente. Género: Acção Plataforma Analisada: Playstation 3 Outras Plataformas: Xbox 360 Homepage: 007-Golden Eye Reloaded
Este artigo tem mais de um ano
Basicamente a versão da Wii com melhores gráficos e uns anos depois.
A versão da nintendo é realmente viciante! Lembro-me de ter passado várias horas da minha infância na versão para N64, não sabia que haviam feito um remake para a Wii. No entanto o que fazia valer o jogo era o modo multiplayer… A meu ver foi o único FPS a ser bem integrado numa consola!
Bom bom foi depois a falsa sequela de Goldeneye na N64,o fantabuloso Perfect Dark, esse sim o melhor fps de sempre que uma consola alguma vez viu 😉
Muitas hroas da minha infância gastei eu a jogar o Goldeneye na N64, no entanto não sabia que tinha sido feito um remake fiel para a Wii… Esse jogo era muito bom porque tinha um bom modo multiplayer de FPS para consola! Agora este se não tiver o modo multiplayer é apenas mais um FPS…