PplWare Mobile

Apple lança OS X Mountain Lion


Autor: Vítor M.


  1. Bruno Silva says:

    Sou Mac e PC user, mas só digo uma coisa:
    A Apple anda a integrar, nao disse copiar, serviços que existem no Windows 7!
    A Apple apressa o lançamento, por causa do Windows 8 que vem em Agosto!

    Inovação????, mas só depois de testar, as sincronizações com os iGadgets! 😉

    Cá estou para instalar ambos, tanto o Windows 8 como o OS X 10.8

  2. ICP says:

    tendo em conta que comprei o lion no ano passado sinto.me um bocado traido caso tenha de pagar por este “upgrade” isto pk 1 ano para um SO principal, é muito pouco.

  3. Rúben M. says:

    isto é quase o mesmo que pagar por um service pack no win :S that sucks

    • Relvas says:

      é pá não é bem.. sei que vão dizer ah e tal não mudaram o aspecto (interface).. quanto a isso não se sabe… Eles não vão revelar tudo de uma vez.. Como se diz “têm de fazer render o peixe” e não se sabe se será por exemplo pago para quem tem Lion ou não.

  4. Edgar Clérigo says:

    Já cá canta o Messages Beta 🙂

  5. Relvas says:

    A partir de agora vão mesmo ser updates de 1 ano, como no iOS.
    não se sabe informações de preços ainda 😉

    Gostei das novidades, o nível da integração é absolutamente fantástico, e o airplay for mac também é muito bem vindo, talvez a melhor novidade..

    Não tenho duvidas que a Apple tenha mais alguns truqes na manga para quando sair a versão final… Siri for Mac, ou iBooks, telas Retina, ao que tudo indica é inevitável que isto aconteça.

    • Bruno Silva says:

      Karedo, nem digas isso, ainda há 4 meses investi 3500 € no meu iMac 27!!!!!

      • Relvas says:

        lol e continua a ser uma excelente excelente maquina de certo 😉
        Os ecrãs retina que aparentemente não passam ainda de rumores serão apenas para portáteis.. não penso ser ainda viável que isso aconteça em monitores de 27’…
        Eu ando tambem a pensar comprar um outro iMac, mas como a linha vai ser toda renovada este acho que vou esperar mais um pouco, ver os novos que ai vêm..

        • Dlencastre says:

          3500€ num iMac? Desculpa, mas tenho uma máquina com um i7-3960X 3.30Ghz com 1 destas XFX HD 7970 3GB DDR5 e este monitor:Samsung S27A850D e não custou tanto… Claro não tem o lion e isso ajudava…

          • RaCcOn says:

            E deves de achar mesmo que a tua máquina apesar de com specs iguais ou superiores tem melhores desempenhos e melhor qualidade não? 😉

          • Dlencatre says:

            @raccon… Não? Não brinques… Claro que não há diferenças, tenho um processador de mil euros para ficar atrás do iMac… Queria ver se consegues fazer gestão de uma base de dados de 78 gigas no banco em que trabalho com um iMac… Gostava de ver honestamente como é que ias fazer isso no Lion em vez do Linux. Se fosse bom a nível industrial todos os bancos tinham um. Isso é bonito para aqueles que gostam de trabalhar imagem a nivel profissional. Os que sabem escrever um código em 0’s e 1’s pensam de outra forma. Pensas que eu uso o pc (sim porque Apple é pc) para retocar fotografias… Quando souberes fazer jogos para consolas em vez de apps, me liga vai?

  6. Carlos says:

    “O Messages vai continuar a suportar AIM, Jabber, Yahoo! Messenger e Google Talk.”

    Mas não Facebook nem Windows Live Messenger, os dois que têm de longe — de muito longe — mais utilizadores.

    E pior, não sincroniza as mensagens nem com iPhone nem com o iPad se não se mudar o Caller ID para o Apple ID, coisa que não é imediatamente aparente que se pode fazer.

  7. Relvas says:

    Sim realmente nas redes sociais a Apple deixa a desejar…
    Vamos ver se surpreendem na versão final..

    mesmo por exemplo, eles tem suporte a tweets. No meu caso não me dá muito jeito visto que uso o Facebook, e não uso o twitter… Mas veremos se alguma coisa mudará.

    Preferia que suportasse de longe o facebook

    • Diogo Pereira says:

      Já na altura do lançamento do iOS 5 se viu que a Apple está mais avançada na integração do twitter do que propriamente com o facebook. Não me acredito que tão cedo integrem uma funcionalidade do género para o facebook. Contudo não penso que seja um ponto muito importante.
      É previsível a renovação de todas as linhas de portáteis ou será só o MBP?

      • Relvas says:

        O macbook pro, o iMac e Mac Pro são certos. é de esperar apenas que saiam os novos processadores ivy bridge e novas gráficas….

        Agora, o macbook air é um ponto a analisar, visto que ele passou a ser um produto educacional, tudo leva a querer que vá haver uma nova versão este ano… se será mudança, estética ou não, não se sabe bem..

        ainda existem outros rumores que apontam em fusão entre o air e pro lol
        é esperar para ver 😛 mas não aconselho a ninguem comprar por enquanto nada porque o design vai mudar..

    • miguel says:

      “… one click Flickr photo sharing…”
      https://twitter.com/#!/Flickr/status/170236844028608513

      [ vê se passas a usar mais o twitter… 😉 ]

  8. Paulo Bastos says:

    Não estava a espera desta nova versão, ainda há relativamente pouco tempo saiu o Lion.

  9. Mike says:

    Sou só eu, ou o Notifications parece o Growl sem a barra lateral? o.O

    Qual é a ideia? Deixá-los sem negócio? Ao menos compravam-nos e integravam o Growl diretamente no SO…

    • Relvas says:

      Realmente tem ali muita inspiração há mistura, embora que eles possam afirmar que a inspiração veio do notifications center do iOS, a verdade é que quem já usou o Growl sabe que aquilo é bastante semelhante

      • Mike says:

        Os popups são iguais. Tirando mesmo o centro, não traz nada de novo. Poder clicar na notificação para abrir a aplicação? Check. Poder fechar a notificação? Check. Aviso na barra E na Dock? Check. Histórico? Check.

  10. Vítor M. says:

    A Apple lança duas grandes versões do seu sistema operativo enquanto a Microsoft cozinha em banho Maria o Windows 8.

    O mercado não se compadece destes devaneios!!!

    • Mike says:

      Acho isso uma comparação injusta. A Apple anda a lançar updates incrementais, enquanto a MS está a criar algo novo.

      • Vítor M. says:

        Novo? Debaixo do Windows 8 não tem nada de novo 🙂

        Claro que em Windows é novidade, mas muitas coisas já existem noutros SOs.

        Ok, a Apple tem feito incrementos, mas com inovações.

        Ok vamos ver o que sai da cartola da Microsoft. Atribuímos o beneficio da dúvida 😉

        • Mike says:

          Bebaixo não, mas eles reinventaram o “Iniciar”, é facto. E isso dá trabalho. A Apple tem feito retoques. Isto vindo de um utilizador Snow Leopard e Lion.

          O ideal agora será esperar a ver. A meu ver, o Win8 promete mais que o Mountain Lion, mas dou a ambos o benefício da dúvida.

        • Lopes says:

          E debaixo do mountain lion vai ter muita coisa nova! lol

        • Emannxx says:

          Vítor, tens lido o Building Windows 8?

          Não creio que “debaixo do windows 8 não exista nada de novo”. Bem pelo contrário. Podem não existir mudanças estrondosas, mas uma grande parte das funcionalidades do windows estão a ser melhoradas – qualquer um consegue ver isso.

          E toda a interface está a ser alterada. Screenshots recentes mostram que a interface metro vai estar também integrada no windows explorer…

          Todas estas alterações levam o seu tempo, afinal, desenvolver o sistema operativo mais utilizado do mundo, com milhões de utilizadores, é um peso enorme e não podem correr o risco de dar um passo em falso (como fizeram com o Vista) e colocar algo no mercado que não funcione.

          • João says:

            Concordo em parte contigo e com o Vitor. O que dá a entender é que a MS está a criar uma capa bonita no iniciar com várias funcionalidades actuais, mas no fundo quando entras por ali a dentro voltas ao clássico Windows.

          • Dlencastre says:

            Gostava de saber o que é que o João, que comentou mais abaixo, sabe de programação a não ser o usual comum. Será que alguma vez participou num projecto de criação de software de raiz com uma equipa de 100 pessoas? É que eu já, e, debaixo do windows8 está mais que o windows clássico… Se bem que não sei o que isso é… clássico? Onde no kernel? nos registos? onde… É a mesma coisa que dizer que o Lion só porque é parecido com todos os outros anteriores, é clássico!

        • Sergio says:

          Creio que não é verdade. As aplicações passam a previlegiar a WPF em vez da Windows Forms. Podes dizer que a WPF já estava aí. Sim, é um facto. Mas quantas apps vemos implementadas com ela? No caso do windows haverão ainda muitas coisas em Windows Forms, mas a maioria estará em WPF (para o utilizador é a metro UI, mas é muito mais que isso). A ideia é acabar com a mecanica de janelas como a conhecemos.
          Dizer que por baixo nada muda é muito injusto.

    • Luís says:

      Vitor o Windows 8 tem bastantes coisas novas, incluindo terminar o que começou com o Windows 7 que era uma re-estruturação do Kernel, o Windows 8 vai ser a primeira versão do Windows a ter uma build nativa para dispositivos ARM (e a suportar todas as tecnologias inerentes, GPU Adreno, SOC, etc…) .

      O leão da montanha é uma versão incrementar (ou como eu disse á pouco é o equivalente de um service pack para o OSX).

  11. Francisco Pinto says:

    Só pode fazer update para o mountain-lion mac’s a partir do meio de 2007
    http://9to5mac.com/2012/02/16/did-your-mac-make-the-mountain-lion-obsolescence-list/

  12. Tiago C. says:

    se existem duvidas que é o melhor SO do mundo actualmente…….nao sei de onde são. Houveram alteraçoes desde o snow leopard algumas muito bem vindas, outras…..estranhas, mas nao ha duvidas que é estavel. SIRI para MAC….será uma verdad,e eles vao passar de BETA para oficial dentro de pouco tempo …….a unica coia que me chateia é que vao apresentar isso na conferencia que supostamente seria para falar do iPAD3……por isso, bye bye ipad 3…..enfim ……

    • Relvas says:

      vão falar do quê? A siri vai continuar em beta pelo menos até ao próximo ano.. pelo menos até suportar boa parte das língua e funções que ainda lhe faltam… Por isso pelo menos até junho de certeza não há-de haver novidades muito significativa na siri (a não ser adicionarem algumas linguas). A siri deverá sofrer alterações sim mais tarde.. não só adicionando linguas, como mais funcionalidades, e provavelmente uma siri para mac.

      O Evento em março irá continuar obviamente a ser centrado no iPad 3 e iOS 5.1
      se eles quisessem usar esse evento para falar de Mac, não teriam mostrar o Mountain Leopard agora.

      Como ouvi alguém dizer, acho que foi o john gruber dizer que a Apple este ano não podia perder tempo em fazer eventos sobre isto, porque tinham bastantes novidades para apresentar durantes o ano.. Vamos rezar para que seja verdade.

  13. Tiago C. says:

    um macbook pro late 2009 nao vai dar? UH?

    • Relvas says:

      vai… o unico requisito ao momento é ter processador intel core 2 duo ou superior que permitam 64 bits.. OS X Mountain Lion só corre em 64 bits… Também existem certos mac’s não suportados por falta de gráficos

  14. Novas versões a sair anualmente? Gostei! 🙂

  15. Luís says:

    Chamam a isto uma uma nova versão, a mim parece-me algo mais digno de um update sem grandes novidades (à lá service packs do windows) a não ser pelo imessage e o gamecenter o resto sao algo que eu podia fazer instalando app’s de terceiros na boa, lá vai o Growl à vida (sem bem que desde que é pago eu deixei de o usar no Lion, pois não é nada essencial).

    Queria é que arranjassem maneira de eu poder maximizar uma app no Lion e não ficar com o segundo monitor inutilizado… nem sei como é que ainda n corrigiram esse comportamento :-/

    PS: No que toca ao sistema operativo mais avançado do mundo… bem todos tem que vender a sua sardinha não é!

    • Relvas says:

      realmente não sabia que existia esse problema do segundo monitor nas app’s em full-screen.. provavelmente devem-no resolver.. mas o melhor é tentar alertar a própria Apple lol…

      Relativamente aos updates, parece que a Apple está a seguir os mesmo ciclos do iPhone… iphone 3g… iphone 3gs.. iphone 4.. iphone 4s..
      mac os x leopard… mac os x snow leopard… os x lion… os x mountain lion …

      • Mike says:

        O Mission Control tem vários problemas para além desse. O ideal era, entre ecrãs, haver separação dos desktops virtuais. Ao maximizar uma aplicação, maximizava no ecrã em questão e o outro podia movimentar-se livremente entre espaços.

  16. Czar says:

    “so that’s Mountain Leopard, the next release of the world’s most advanced operating system”

    gosto 🙂

  17. Hélder Lemos says:

    Source AnandTech:
    “…a wide range of Apple’s products from 2007 and 2008 are being dropped regardless of whether they include a Core 2 Duo processor. The list of supported Macs includes:

    • iMac (mid 2007 or later)
    • MacBook (13-inch Aluminum, 2008), (13-inch, Early 2009 or later)
    • MacBook Pro (13-inch, Mid-2009 or later), (15-inch, 2.4/2.2 GHz), (17-inch, Late 2007 or later)
    • MacBook Air (Late 2008 or later)
    • Mac Mini (Early 2009 or later)
    • Mac Pro (Early 2008 or later)
    • Xserve (Early 2009)”

    Enquanto o Windows 8 cada vez consome menos recursos e irá funcionar em máquinas muito antigas, a Apple com o OS X só em Mac’s com 5 anos no máximo.

    O Lion só suportar CPU’s 64-bit (Core 2 Duo para cima)…OK é aceitável, foi um salto que tinha que ser dado.
    Agora nada justifica tirarem o suporte do Mountain Lion para os Mac’s mais antigos, mesmo com Core 2 Duo.
    Mas enfim é Apple há coisas que não se percebe mesmo, como:
    -o meu MacBook Pro de finais de 2007 têm uma placa gráfica com descodificação se video por hardware e no OS X usa CPU para isso (com Windows instalado já usa).
    -o chipset suporta SATA II, no entanto o firmware da Apple só permite SATA I (para quem quer por um SSD isto é importante). Isto também aconteceu na primeira geração de Unibodys, no entanto lançaram um update de firmware para corrigir, os antigos ficaram esquecidos.

    São apenas pormenores, mas são o que me afastam vez mais do seus produtos.

    • Andy Gomes says:

      O Mac e o que realmente gosto na Apple. Começarem a usar esta política que a Microsoft tinha em cada atualização um utilizador tem de ter novo hardware só me vai fazer afastar. Em casa também Linux e possivelmente pode ser que use o Mac para Linux uma vez que muitas maquinas recentes precisam não vão as atualizações.
      Eu a isto chamo a arrogância dos que dominam. Bem na Apple não me admira por sempre foram arrogantes. O arrogante mor já não está por cá. Agora chegou a altura de fazer dinheiro a serio. Não sei ate onde o feitiço se vai virar contra o feiticeiro.

  18. Andy Gomes says:

    Marketing da Apple funciona e faz os utilizadores que tem Mac ter vontade de atualizar os seus computadores assim que saiam versões actuais (upgrades ou seja o que for). Nem que seja para ser notificado que tem uma mensagem no Tweeter ou Facebook. Convém dizer que isto não e uma inovação, como muito por ai defendem, mas apenas implementação o que os iPhones, iPad, Blackberry, Androids e Nokias (?) tem. Os computadores por si só já usam isto das maneiras mais variadas.
    Ontem fui alertado para esta actualização ao que pensei possivelmente o Lion renovado. Pode ser que sim para bem do próprio sistema (fiquei desapontado com o Lion).
    Quanto ao que e dado a conhecer por enquanto acho que se resume a “Integração com Redes sociais”. As notificações do iOS (ou noutro sistema qualquer) por acaso são irritantes. Mas para quem vive para ou das redes sociais a magia vem ai.
    Sim pessoal eu sou como o Zé que disse que pode ser antiquado por não ter perfil nas redes sociais mas essas coisas a mim não me interessam pelo que espero mais desenvolvimentos das actualizações que por ai vão surgir do MAC.
    Eu tenho Mac a alguns anos e não estou contente com a direção que a Apple esta a dar a este SO. Dão mais atenção ha galinha dos ovos de ouro (iPhone e iPad) e agora ate querem tornar o Mac num iOS. Pode ate ter um certo interesse mas o que me fez comprar MAC há 15 anos faz-me torcer um bocado o nariz.

  19. Andy Gomes says:

    Ok… acabei de ler que o meu MacBook nao vai poder ser actualizado. Mas por acaso não há crise uma vez que não acho que estas actualizações que por ai veem sejam assim tao importantes.

    • Relvas says:

      ainda não se sabe se serão 😉 é apenas um sneak peak.. o melhor deve ainda estar guardado para mais tarde.. talvez na altura em que esteja quase a sair o Windows8… têm de ter alguns trunfos na manga..

      e possivelmente pode haver uma revisão nos mac’s que poderão usar o novo sistema operativo.. não se sabe..

      • Andy Gomes says:

        Por acaso ando com mais vontade de voltar ao Snow Leopard do que propriamente ver o próximo. Mas como o Lion não das minhas preferências então nunca se sabe. De qualquer forma a confirmar-se esse rumor será um golpe para quem gosta das redes sociais e tem uma máquina mais antiga.

    • Rui says:

      O problema vai ser se algumas coisas que tens, necessitarem da actualização do SO 🙂
      Algumas coisas que agora existem, só funcam no lion.

  20. serva says:

    Caro Hélder Lemos e Caro Andy Gomes

    Boa tarde , ando a dizer isto a séculos , até parece um chavão publicitário , mas é a realidade , pelo que tenho verificado as coisas na Apple vão de mal a pior , não bastou os erros grosseiros do IOS 5 e do MACOSX Lion , dá-me a sensação que perderam o norte , porque a arrogância era já conhecida de todos , agora passamos a outra etapa que era uma das últimas bandeiras da Apple e seus acérrimos defensores, o longo suporte aos seus produtos , pondo de parte maquinas com dual core para o novo Pack , porque não se trata de um novo SO , é no mínimo Bizarro , certamente as razões que levam a esta tomada de decisão não se prendem como hardware ,existem dual core que são bem mais eficazes que quad core , até porque a velocidade de relógio dos dual core têm uma tendência de ser mais elevados que os quad core , esta não é obviamente uma regra , mas os dual core são extremamente ágeis ainda hoje , tenho 2 portáteis com essa arquitectura e se nada acontecer de anormal ainda andaram muitos anos por minha casa .

    A única explicação que se encontra é de facto fazer dinheiro de uma forma vergonhosa , resta a que tem macbooks ou Imacks instalar Windows ou Linux , pelo menos nos que já têm arquitectura Intel .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

    • Rui says:

      Viva Serva,
      Podes explicar quais foram os erros grosseiros no iOS5 e no Lion?
      Cumprimentos

    • Eduardo says:

      Meu caro Serva, a não ser que tenhas o dom de adivinho, a maior parte do que dizes não tem cabimento!
      A Apple ainda não deu qualquer informação sobre o preço do sistema, e estando a seguir tantas dicas do iOS até é bem possível que venha a ser de graça este update – não me admirava nada
      Quanto às máquinas suportadas isto é para o developer preview. Nada impede a Apple de lançar o update oficial para as outras. Mas caso não lancem a justificação mais plausível prende-se com as novas medidas de segurança implementadas. Essas máquinas poderão não ter suporte ao nível do firmware.
      A tua ideia de que é para vender máquinas não faz qualquer sentido, pois há máquinas de 2007 que são suportadas enquanto que outras do mesmo ano não são – daí a questão de firmware. Aliás têm havido updates de firmware de máquinas mais antigas para poderem ter acesso a uma funcionalidade do Lion.
      A tua miopia está cada vez pior

  21. Daiquiri says:

    Um service pack por $20 xD

  22. Tiago says:

    Olá a todos, alguém me pode ajudar? Sou muito entendido no assunto masss, alguem me pode dizer como e que isto de instala num mac é porque tenho a DMG do 10.8 e tentei restaurar para uma pen com GUID PARTITION TABLE e quando vou a fazer o boot aparece um sinal de proibido. A aguardar respostas. Obrigado

    • Relvas says:

      Olá.

      Parece-me que não és um developer, se não saberias como utilizar o ESD do developer preview. É obvio, que não sou encorajo a pirataria, e como tal não te posso ajudar.
      Para alguma coisa o DP é para developers e não para o público geral.

      Em primeiro plano, para que raio queres instalar o ML agora mesmo que numa? para ver as novidades? é.. é giro?

      o DP é para ser trabalhado e acompanhado por developers. Vem minado de bug’s e não te traz mais do que 5min de descobertas. Para quem trabalha em app’s e paga os 99$ anuais ai sim necessita do DeveloperPreview… mas este parece não ser o teu caso

      O passo é fácil de fazer é igualzinho aos passos que eram necessários no Lion. Procura um pouco que decerto encontras, mas pergunto-me se não seria mais fácil para ti usares um virtual machine ou usares uma partição. Poupas tempo, formatações, e afins. E brincas um pouco.

      Cumps.

  23. cmd says:

    Caros entendidos em Mac, estou a pensar em adquirir um macbook pro, acham que vale a pena comprar um agora ou espero pelos upgrades de março?

    • Relvas says:

      Olá

      Os upgrades não vão ser em março. Vão ser em junho/julho.. setembro no máximo (dado a alguns atrasos nos novos processadores ivy bridge da Intel)

      Eu vou ser bastante sincero. Espera.
      As actualizações não vão ser só ao nível do hardware como ao nível do aspecto do portátil. o design é quase certo de mudar este ano, ou melhor é mesmo certo..
      Depois ainda poderão vir mais bonus, como os ecrãs retina.. que também estão quase certos que vão sair este ano (dada as novas referências no mountain lion)

      Assim ganhas um mac totalmente novo, que já virá provavelmente com OS X Mountain lion, com specs mais avançadas, design renovado, novos ecrãs.. Tudo pelo mesmo preço..

      Só custa a espera… 😉 eu também por exemplo vou esperar a comprar do meu novo portátil e desktop à conta disso..

      Espero que te ajudado.

  24. Confesso que nos últimos tempos não tenho achado tanta piada a algumas novidades e espero estar enganado, mas desde que me lembro e já são alguns, este será o OS (já nem é Mac) que menos expectativa me cria. Não me chateio se tiver que pagar mais 23€ por um novo OS, afinal é uma coisa que utilizo todos os dias em 2 maquinas, mas pelo que vi do 10.8, acaba por ser um Lion refinado, que aliás, bem que poderia sofrer um update no que toca a aplicações trazidas do iOS, como é o caso do lanchpad e termos um 10.7.4 ao nivel de um 10.4.11 por exemplo. Digo isto pelo que vi, certamente ainda muito se vai saber sobre o OS, ao ponto de justificar o facto de não correr com maquinas relativamente recentes, mas sinceramente não compreendo algumas opções tomadas, como por exemplo o facto do iMessage não correr no Lion no final da beta, quando na altura terá 1 ano de vida. Se é verdade que hoje em dia, consigo ter uma simplicidade comum desde do ipad ou iphone até ao iMac ou MBP, a verdade que na minha mente os tempos que mais saudades tenho são a apple até 2007 ou 2008. Os coisas neste momento são boas na mesma, mas sinto falta de alguma atenção ao detalhe…

  25. Diogo Coutinho says:

    Eu acho que a Apple está a esquecer-se um bocado do pro user que sempre tanto valorizou.
    Só vejo updates na integração de gadjets e pouco mais, já irrita..
    Isto em vez de fazerem uma melhor integração do 64bit no OS e nos vários programas, porque repara-se facilmente que hoje o hardware não é tão bem aproveitado e explorado como já foi, por ex em termos de estabilidade (G5 era do melhor).
    No momento continuo com o snow leopard e até onde der, porque pouco me interessam estas novidades

  26. Tiago says:

    Uma duvida que tenho hámuito éporque e que a Apple não utiliza o facebook nas suas aplicaçoes integradas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.