Análise – Sonic and the Black Knight – Wii
Por Tiago Cunha - LusoGamer - para o Pplware Não foi há muito tempo que vimos os primeiros vídeos de Sonic Unleashed. A esperança voltou a surgir sobre a Sonic Team quando vimos que o ouriço azul parecia ter voltado aos seus bons tempos, com uma jogabilidade em 2D e cheio de velocidade.
Contudo, ao longo de mais revelações, a expectativa criada pelos fãs desceu. E, com Sonic and the Black Knight, podemos mesmo admitir que a expectativa nem chegou a existir, pois colocar Sonic num mundo a tentar retratar uma espécie de realidade com interacção contínua com humanos não pode dar em algo de qualidade que consiga, sequer, agradar os fãs mais acérrimos da série.
Na verdade, mesmo com muita controvérsia causada, a Sega, juntamente com a Sonic Team, levou a sua ideia avante e trouxe até ao leque de títulos da Nintendo Wii algo inédito: O famoso ouriço azul de espada em punho. Se esta aposta tem qualidade ou não, é isso mesmo que vão ficar a saber de seguida.
A nível de história, Sonic and the Black Knight possui algo banal e que apenas serve de pretexto para nos colocar em frente à televisão a abanar o comando sem fim para derrotar os inimigos. Na verdade, Sonic inicia a sua aventura caído do céu. Sim, leram bem. O ouriço azul cai do céu para um mundo completamente diferente do que estamos habituados a ver na série Sonic e, desde cedo, começa a sua aventura com a ajuda de uma feiticeira chamada Merlina que nos vai guiar por este novo mundo.
Um mundo onde, apesar de o voice acting ser extremamente competente, os diálogos deixam muito a desejar numa estória que podia ser muito mais bem tratada e pensada.
Em termos de modos de jogo, para além do modo “Adventure” que é, como é claro o principal e onde toda a trama se desenrola, temos ainda alguns modos multi-jogador que fazem uso ao serviço Nintendo Wi-Fi Connection. Mas, infelizmente, são modos muito simples onde temos apenas de cumprir alguns desafios e enviar as nossas pontuações para um quadro de líderes mundial.
Ainda assim, temos ainda mais um modo multi-jogador – desta vez local - denominado “Battle” onde, tal como o título indica, podemos defrontar até mais três amigos com a nossa espada. Neste campo também entra a longevidade que Sonic and the Black Knight nos oferece.
Mesmo com um modo a solo muito curto que pode ser terminado em algumas horas, temos itens, uma espécie de sistema de conquistas, vídeos, artwork e mais músicas de banda sonora que vamos desbloqueando enquanto prosseguimos na nossa experiência aventureira.
Podemos ainda, completando as missões do modo a solo, ganhar mais regras para os nossos desafios multi-jogador online. No entanto, apesar de haver muito para desbloquear, a verdade é que a jogabilidade vem estragar por completo o nosso prazer de jogo e, por isso, muito dificilmente vamos ter coragem para encarar a aventura deste título novamente.
Na verdade, os controlos até são facilmente adaptáveis – ainda para mais com os tutoriais iniciais -, o pior está no excesso de waggle (abanar o Wii Remote imprecisamente, neste caso) existente em Sonic and the Black Knight e que já vem sendo um problema nos títulos anteriores da série que saem na Nintendo Wii. Existe ainda falta de velocidade por parte de Sonic e de um sistema lock-on para mais facilmente conseguirmos derrotar os nossos inimigos.
Graficamente, o famoso ouriço azul apresenta-se de uma forma muito bela e bem desenhada. O design de personagens está mesmo um espanto, assim como os cenários que, apesar de não serem muito coloridos, possuem uma estrutura variada com uma boa direcção artística e efeitos. A apresentação de Sonic and the Black Knight, no geral, está muito bem conseguida contendo umas sequências cinematográficas de tirar o chapéu e uma banda sonora a correr em paralelo bem elaborada e sincronizada com os acontecimentos do jogo.
Concluindo, Sonic and the Black Knight não é aquilo que os fãs estavam à espera e pode ser mesmo considerada uma experiência torturante ao nível da jogabilidade, devido ao excesso de waggle e imprecisão dos controlos nos momentos de combate. Todavia, o sistema multi-jogador pode ser uma boa forma de entretenimento, onde podemos passar várias horas em competição com os nossos amigos através do quadro de pontuações disponível e a trocar alguns itens que podemos ganhar através do modo a solo.
Ainda assim, apesar de existirem algumas falhas a nível de diálogo, o voice acting e a banda sonora conseguem estar bem elaborados, assim como o grafismo consegue mesmo surpreender, tendo em conta as potencialidades da Nintendo Wii.
Homepage: Sonic and the Black Knight
Este artigo tem mais de um ano
Já estava previsto uma coisa do género, quando vemos o Sonic com uma espada na mão.. Mas o ponto mau é mesmo a jogabilidade, o grafismo foi distinguido como um dos melhores na Wii, infelizmente, podia ter sido uma melhor aposta se a Sega tivesse investido na jogabilidade, tal como fez com Madworld, criando alguma coisa realmente inovadora… Como fanboy da Sega I miss the old games, mas força na maionese Sega! Continuo à espera do regresso de grandes títulos, assim como a continuação dos franchises.
estória -> história…
Penso que perdeu-se um pouco a magia do Sonic, ao passarem de 2D para 3D… 🙁
Realmente, sonic foi uma saga que perdeu muito com a vinda do 3d.
A nivel da wii, existe bem melhor para fazer analises…. a nível recente temos MAdworld e voltando um pouco atrás temos legend of zelda ou , se quiser-mos fugir um pouco do rotineiro, Okami.
Boas Analises.
Já sinto falta de um pack de imagens à peoplware…
Devo dizer que a jogabilidade é que estragou tudo, porque até tinha bastante potencial.
O pobre Sonic está a ser massacrado no 3D há algum tempo, ainda está para vir um jogo realmente bom do ouriço azul neste formato.
É triste ver as sagas 3D do sonic.Ja nao bastava o unleashed em que o sonic se transforma num bicho feio, agora ele anda armado com uma espada?! enfim. bons velhos tempos do sonic 2d pa megadrive.
eu era coladão nos jogos sonic 2D, ainda a pouco tempo arranjei um emulador e fui reviver os velhos tempos.
Desde que passaram para a versão 3D nunca mais fiquei com aquele bichinho de jogar sonic, experimentava os jogos mas não me puxavam a ficar frente a televisão, são muito rapidos e maior parte das vezes não percebemos o que acabamos de fazer nem por onde acabamos de passar.
Para mim penso que foi o jogo que mais perdeu com a passagem do 2D para o 3D
O Sonic tinha todo o seu potencial e magia na era da mega drive e MegaCD. Para quem é um fanático de Sonic, como eu, Sabe bem que o topo do Sonic foi o Sonic 3, o Sonic and Knuckles e o Sonic CD.
Depois na Sega Saturn saiu o Sonic R que ainda tinha uma certa piada (mas nada como os outros).
Acreditem ou nao, Não há um unico PC meu em que nao tenha um emulador de Megadrive com suporte para megaCD e com todos os ROMs de Sonic.
Os novos Sonics perderam completamente o interesse para mim.
Para os fanáticos:
http://soniconthenet.org/
http://www.sonicanime.net/
Abraço a todos 🙂
“Não foi há muito tempo que vimos os primeiros vídeos de Sonic Unleashed. A esperança voltou a surgir sobre a Sonic Team quando vimos que o ouriço azul parecia ter voltado aos seus bons tempos, com uma jogabilidade em 2D e cheio de velocidade.”
Estou de acordo a 100% com esta frase. Foi o melhor jogo da serie desde que a mesma chegou ao 3D.
sonic, worms e mortal kombat
3 jogos que para mim morreram quando passaram para o 3D.
X2
Sonic em 3D !? … Porque raios não fazem um Sonic & Knuckles remake para o XLive !?
Eu vi logo que ia sair uma cagada quando lhe metem uma espada nas mãos e um RPG …
A SEGA que olhe para os Marios da Wii, Gamecube e N64 e repense as cagadas que fez …
Bah, para variar toda a gente se esquece dos Sonics da DS. Que são em 2D e fucking awesome.
Não tou a dizer que este não é uma merda, atenção. Bah, ainda por cima a música é genial… CRUSH 40!!!!
É verdade … os Sonics da Nitendo DS são espectaculares que eu acabei os primeiros 2, depois não sei se saiu mais algum.
E por falar em Wii, onde poderei encontrar forma de usar um teclado USB convencial pra ligar à consola? Algum link por aí?
Para mim o melhor Sonic foi o Sonic & Knuckles!!! foi um vicio enorme! ainda vinha com a possiblidade d encaixar os outros sonic 1, 2 e 3 p termos acesso ao Knuckles nesses msmos.. mas tb gstei do Sonic 3D. Apartir dai mataram o ouriço e nunca mais foi o msmo!
Como diz o UKN : um remake do Sonic & Knuckles era mto bem pensado.
para mim o melhor jogo do sonic que alguma vez existiu foi o Sonic Adventure 2 para a Dreamcast, em seguida foi Sonic 3 & Knuckles para MegaDrive que ainda jogo actualmente…
Sabe gente! sou fã numero um do sonic,pra mim a idéia é muito legal e as músicas são d+,então pra mim não está tudo perdido tenho a esperança de um jogo de arrepiar.
A minha idéia é juntar a criatividade e as músicas do sonic and the black knight,a velocidade e as partes em 2d e 3d do sonic unleashed ai sim daria um jogo muito bom,uma pena que a Sega não pensa assim há muito tempo.