50 mil dólares por hora porque convence as pessoas a comprar os jogos
As maiores editoras e grandes nomes da indústria dos jogos estão a pagar aos gamers mais influentes vários milhares por hora, "simplesmente" para que estes joguem títulos como Fortnite ou o Apex Legends e o transmitam em direto. Alguns dos streamers gaba-se de receber cerca de 50 mil dólares por hora.
Os streamers têm mais influência que um desconhecido que escreve uma análise ou review.
A Eletronic Arts (EA), Ubisoft, Blizzard, bem como a Take-Two ou a Activision. Estas são apenas algumas das editoras que investem nos streamers. De acordo com a peça do Times, jogadores como o Ninja ou o Dr. Lupo chegam a auferir mais de 50 mil dólares por hora. No entanto, para as editoras é uma aposta ganha.
O mercado milionário dos jogos e de quem os joga
Títulos como o Fortnite foram alguns dos jogos mais impulsionados. Contudo, a prática generalizou-se, abrangendo a grande maioria dos novos lançamentos com o intuito de estimular o seu público a comprar os jogos em questão. Contudo, existem algumas regras para regular esta prática.
Variando consoante o ordenamento jurídico do país, a peça do WSJ aponta que nos casos em que um stream (sessão de jogo transmitida em direto) é patrocinado, o jogador identifica-a como tal. Para tal coloca "Ad Content" ou a hashtag #ad na caixa de descrição das respetivas transmissões em direto.
Acima temos dois dos streamers ou jogadores mais bem pagos pelas editoras. À esquerda, DrLupo e à direita, Ninja, a "lenda" do Fortnite. Dois dos rostos que convencem milhões de espetadores a comprarem os jogos transmitidos pelos seus ídolos. Para as editoras, portanto, é um investimento com retorno.
Como se define um orçamento para streamers?
As editoras fazem pagamentos chorudos para terem transmissões em direto, em tempo real com os seus jogos. As quantias variam consoante a popularidade do streamer, mas podem chegar aos 50 mil dólares por hora para as maiores estrelas do setor. A quantia varia também consoante o talento e os agentes de marketing de cada um.
Ainda de acordo com a fonte, em setembro próximo será feito um investimento similar por parte da editora Take-Two. A ocasião servirá para promover o seu mais recente jogo, o Borderlands 3 e contará com um grande número de jogadores em tempo real (streamers) para "influenciar" as massas de espetadores.
Use code Ninja! These new sets are dope. https://t.co/w5EVERB63z
— Ninja (@Ninja) May 19, 2019
A estratégia de marketing está a ser utilizada sobretudo na plataforma Twitch. Aí, os jogadores tornam-se ferramentas de publicidade para as editoras, e bastante eficazes nessa tarefa. Tudo isto graças ao grande número de fãs que anseia por ver os seus streamers favoritos a usufruir dos mais recentes jogos.
Do Fortnite ao Apex Legends
Em primeiro lugar foi o Fortnite a popularizar esta prática. Aliás, foi aqui que o "Ninja", nome utilizado pelo streamer se popularizou. Entretanto, a editora EA pagou a esse mesmo jogador 1 milhão de dólares para este jogar Apex Legends durante a sua janela de lançamento e a estratégia surtiu os frutos desejados.
Aclamado como rival do famoso Fortnite, o Apex Legends atingiu recordes de popularidade nas semanas que se seguiram ao seu lançamento. Com efeito, o jogo tornou-se num sucesso quase instantâneo com mais de 50 milhões de jogadores num espaço de poucas semanas. Assim vemos o impacto destes streamers.
Benjamin Lupo, conhecido por DrLupo, de 32 anos, gaba-se de receber 50 mil dólares por hora por conseguir convencer as pessoas a comprar os jogos.
Temos o poder de convencer as pessoas a comprar um jogo, sobretudo quando estas ainda têm incertezas. Temos a capacidade de suprir as dúvidas ao verem-nos jogar, avança o "streamer". Consideram que somos mais fiáveis do que um nome sem rosto que escreveu uma qualquer análise, aponta Lupo.
O que é um streamer popular?
Ainda de acordo com a peça do WSJ, tendo mais de 15 mil pessoas, em simultâneo, a assistir a uma stream, qualifica o jogador como influenciador desejado. São perfis como estes que justificam o investimento de 25 mil a 35 mil dólares por hora. No entanto, este valor pode ser consideravelmente superior em certos casos.
Em suma, esta é a nova fórmula, de sucesso, encontrada pelas editoras. Fruto da concentração dos possíveis consumidores em plataformas como a Twitch e na maneira encontrada por estes influenciadores para moverem todo o mercado.
Para as editoras, o interesse está na venda dos seus produtos, os jogos. A exposição e divulgação, não o juízo ou avaliação. Seja o Fortnite, Apex Legends ou qualquer outro título, é cada vez mais graças a estes agentes de marketing - streamers - que o sucesso (ou fracasso) de um novo lançamento depende.
https://twitter.com/drlupo/status/1092649267687317504
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: The Wall Street Journal
Acho que são iniciativas e actividades que devem ser divulgadas e incentivadas, sobretudo aos jovens. Fazê-los ver que não há necessidade de investir no estudo (para quê, estudar??), e no esforço, pois basta ser bom a jogar (requer tempo e dedicação, claro) que o dinheiro chega ao bolso (ironia).
Podes crer! estudar? puff…basta fazer um stream e ta ganho o mês! Mas ver estes “experts” a jogar e serem pagos para isso, mas uns dias ( e se é que nao o fazem agora) falam mal de um jogo e ta lá, a carneirada segue! Para escolher o meu jogo nao preciso destes a influencia a minha decisão.
pois e os putos depois não têm noção que estes streamers são 0.5% de todos os que tentam
0.5%? 0.01%, diria eu.
Que grande exemplo que o teu comentario da as geracoes mais novas…
Se estupido e ignorante mas joga que teras sucesso….
Pelos vistos és jogador, porventura inveterado. Não percebes a ironia, pois não????
Conheço uns pais, que estão a tentar o bingo.
1.º Novo Ronaldo da bola
ou
2.º Streamer de jogos
Dps dizem que ele está mal na escola…
sim realmente nunca houve nada assim no futebol a partir do momentos em que os putos viram que bastava treinarem futebol nem precisavam de estudar nunca mais houve jovens a estudar neste pais.
Comentario completamente sem nexo
Sim e é por essa razão que só se ve criticas a uma extraordinário plataforma chamada xbox porque o “meu youtuber” disse que o PS4 é melhor.
por isso é que há bons jogos que o ppl deixa passar, porque o “meu youtuber” disse que o jogo não presta… sem nunca ter sequer jogado.
Por essa razão é que a “massas” deixaram de ter a sua propria opinião, só porque o “meu youtuber” disse que isto ou aquilo era melhor.
E tenho dito.
A ps É efectivamente melhor que a xbox. O que faz com que uma consola seja vendida mais que outra ou seja melhor que outra não é ter o hardware melhor. São os jogos. Estamos em 2019. Já deviam (devias também) ter usado a cabeça e ter chegado a essa conclusão. Qualquer um dos exclusivos lançados nesta geração para a consola da sony dão 10 a zero aos da xbox. Essa tal “extraordinária plataforma” que referes só está à frente em vendas em UM único país no mundo inteiro. Não são massas. Não são os que agora chamam de influencers. São factos.
Não é preciso ser nenhum génio para chegar lá.
Resumindo e concluindo ficavamos melhor servidos com os jogos da ps a correrem na one x
Portanto os jogos que falas não passa de um gosto pessoal?!! Ou lá por tu gostares os outros também tem que gostar? mas… olhando para o TOP10 Seller da PS, não existe nenhum exclusivo lá… será que as pessoas ligam assim tanto aos exclusivos como dizes? porque não compraram?!! uhmmm algo não bate certo.
Já agora como sabes que a Sony vendeu mais que a MS se a MS não divulga números de vendas? O unico numero que divulgou foram 64Milhoes de single live accounts. Fazendo as contas, e considerando que apenas 70% das pessoas compram a Live, chegamos rapidamente a conclusão de que as vendas de ambas as plataformas andam ela por ela.
Ou vais dizer que 100% das pessoas que possuim uma xbox, pagam 60€ pela Live?
Se forem todos como tu (jogadores single player), ninguem assina a Live….
Acorda pra vida… o singleplayer está a desaparecer, e a ficar desinteressante.
Por isso é que eu não vejo esses tipos. Acho que eles estão a fazer zombies. Agora basta saber se esses tipos disserem aos seus seguidores para se mandarem da ponte abaixo se eles (seguidores) se mandam?
Acho que sim e dps foto pro face 🙂
Estranhamente esta malta morria de fome se fossem todos como eu e usassem o cérebro.
Dos comentários até agora chego à conclusão que só agora (com o e-gamming) é que há pessoas a ganhar muito dinheiro sem precisarem de estudar (nada como o dr Ronaldo), ou pessoas a ganhar dinheiro por influenciarem outras (surgiu agora o marketing) e só agora é que as pessoas se deixam influenciar por outras… Só novidades!
Nao teria dito melhor…
Pois o Joe Berardo nem estudou e nem deve saber o que é uma consola e fez milhões… de dívidas para o povo pagar
Ganhar dinheiro sem precisar estudar , seja bem-vindo ao mundo dos negócios. Atletas, artistas, youtubers, streamers.., em quanto ter gente para dar audiência o que importa é $$$.
esqueceste te das telenovelas e programas da cristina é basicamente a mesma coisa mas mais antigo
Começou à mais tempo, queres tu dizer. Continua, e bem, a ganhar adeptos. Ah, como certamente não estudaste, tens esse probleminha dos erros ortográficos e de pontuação. Ou é má interpretação minha?
Falas dos erros dos outros quando dizes que ”começou à mais tempo”. Começou HÁ mais tempo. Minha nossa, certamente não estudaste.
Quando acusam os outros de nao terem estudado por darem erros ortográficos mas cometem os mesmos erros no processo ahahah típico, nem a criticar são bons.
PS: queres mesmo o til no nao ou tens mais de 2 de QI para perceber que estou a escrever no telemóvel e nao dá assim tanto jeito meter acentos, se quiseres mesmo toma lá um não com til para nao te ficar a fazer comichão e já agora vai aprender a diferença entre há e à antes de criticar os outros
Será que a EA paga a alguém para jogar Anthem o dia todo? É que em alguns países o jogo é considerado método de tortura.
A mesma coisa que qualquer Cristiano Ronaldo da vida. Não vejo diferença
A diferença é que ele pega mais rapariga, e as mais tops.
por cada pessoa que ganha dinheiro sem fazer nada, ha N pessoas que fazem tudo e não recebem nada.