Zappiens
O Zappiens é uma iniciativa da FCCN, Fundação para a Computação Científica Nacional, que disponibiliza a todos os interessados uma plataforma robusta para publicação de vídeos multimédia com qualidade televisão, ou superior, cujo conteúdo tenha cariz científico, educativo e/ou artístico.
O Zappiens está direccionado para utilizadores da banda larga, os elementos diferenciadores que o caracterizam comparativamente com outras plataformas semelhantes, centram-se, sobretudo, nas garantias de protecção de direitos de autor, através de licenças Creative Commons e tecnologia Digital Rights Management – DRM - e na publicação de conteúdos de alta qualidade a nível técnico e científico, educativo ou artístico.
No que diz respeito à protecção de direitos de autor as licenças Creative Commons permitem uma nomeação, por parte do autor, dos direitos que terceiros têm sobre os conteúdos publicados. No entanto, esta licença não impede a cópia, alteração de conteúdos, ou mesmo a comercialização das obras. Apenas reforça a referência de que estas regras devem ser respeitadas.
A tecnologia DRM envolve uma protecção física das obras, impedindo a sua visualização caso o utilizador não tenha direitos de acesso à obra. Esta tecnologia funciona através de uma plataforma externa ao Zappiens.
Através desta plataforma os autores podem requerer uma cifra para codificarem as suas obras e impedirem, ou limitarem, a sua visualização e adulteração. Para que as restrições de utilização da obra sejam aplicadas com sucesso, os autores determinam parâmetros de consulta da obra através do perfil da cifra.
No perfil podem ser definidas as seguintes restrições: números de cópias, número de transferências, número de visualizações, entre outras possibilidades. A tecnologia DRM apenas é aplicável a conteúdos em formato WMV, vídeo ou áudio, não se aplica a ficheiros WORD, PDF e Ficheiros de Imagem.
Perspectivas para o futuro
Com o objectivo de alcançar um público cada vez mais vasto e publicar conteúdos diversificados, Zappiens pretende disponibilizar também ficheiros áudio, ficheiros imagem e documentos em PDF.
Nesse sentido têm sido implementados novos desenvolvimentos, para garantir uma publicação com sucesso de vários tipos de suportes de informação. A plataforma Zappiens aceita essencialmente conteúdos em português, produzidos em Portugal ou por falantes da língua portuguesa, salvo excepções previamente avaliadas.
Contudo, é essencial conquistar um público cada vez mais vasto, que possa disponibilizar conteúdos diversificados e enriquecer a espólio de Zappiens.
Assim, para além do domínio www.zappiens.pt encontra-se também disponibilizado o domínio www.zappiens.org , com o claro objectivo de alcançar as várias comunidades portuguesas ao redor do mundo.
Multimédia para o conhecimento a nível nacional e futuramente para divulgação, a nível mundial, de conteúdos portugueses.
Homepage: Zappiens
Este artigo tem mais de um ano
Parece interessante o projecto, e de valor para o desenvolvimento da comunidade cientifica portuguesa.
OFF-TOPIC
WTF?! O que é que a ASSOFT está fazer?
Atenção a todos, a ASSOFT está a entranhar nas páginas Web e a utilizar um método violador de privacidade com o objectivo de detectar software ilegal nos nossos PCs. O objecto Flash responsável por tal detecção está presente nesta página e a interface aparenta ser semelhante às dos anúncios da Web em que iludem as pessoas com informações de que ganhámos no casino e tretas do género e aparece logo abaixo da imagem presente nesta página. Por esse motivo, peço a todos que tenham cuidado que há alguém que parece estar a abusar do poder que tem.
Relax André-T, aquilo não faz mais que um GIF animado com link para o site da Assoft. Eles fazem muitas vistorias com base em informações dadas pelos colaboradores das empresas. Se carregares lá vais ter a um site com um inquérito sobre a tua empresa, e no fim podes solicitar visita às tuas instalações. Isto dá frutos com empregados rancorosos, pois é tudo confidencial.
Cumprimentos
“Just because you’re not paranoid, doesn’t mean they’re not after you”
OK. Peço desculpa a todos pelo “falso” alarme. De qualquer das maneiras, é preciso ter cuidado pois nunca se sabe o que lhes pode passar pela cabeça. 😉
O cinísmo deste Governo é impressionante…
Só por curiosidade o projecto educativo Lagartagis (que aparece no segundo vídeo) foi fechado por falta de financiamento… Ainda bem que cá ficam os vídeos…
Viva o financiamento para as TICs! Porque as outras ciências vão pelo cano abaixo…
É bom saber que se potenciam as tecnologias ao dispor para desenvolver projectos nacionais. Precisamos destes suportes, precisamos de serviços com o cunho luso, estamos na iminência de descaracterização cultural pelo uso intensivo de ferramentas MADE IN USA.