“Yanny” ou “Laurel”? Afinal o que se ouve neste audio clip?
"Yanny" ou "Laurel" é a questão do momento! Depois de várias ondas virais, apareceu agora um audio clip que tem gerado algum debate na Internet. Muitos dizem ouvir simplesmente Yanny, outros Laurel e outros afirmam que no PC ouvem Yanny mas no smartphone ouvem Laurel.
Afinal é Yanny ou Laurel?
Foi na rede social Reddit que apareceu pela primeira vez este audio clip que tem gerado várias opiniões. Segundo dados disponibilizados, após uma onda de partilhas, registou-se que a palavra "Laurel" foi ouvida por 330 mil utilizadores, enquanto a palavra "Yanny" foi ouvida cerca de 310 mil vezes.
Qual a razão do audio clip gerar confusão?
De acordo com RolandCamry, o autor do áudio, a palavra que é referida no ficheiro de audio, que foi criado no site vocabulary.com, é Laurel. No entanto, devido à má qualidade da gravação, criou-se quase um enigma.
Por outro lado há quem refira que tudo é uma questão de frequências. Na prática se ouve "Yanny" significa que o seu sistema auditivo está a processar uma frequência mais aguda, enquanto que para quem ouve "Laurel" o sistema processa uma frequência mais grave. O audio clip faz um mix das duas.
Se quiser experimentar basta carregar na imagem seguinte para aceder à ferramenta disponibilizada pelo New York Times.
As explicações estão dadas e certamente que haverá outras teorias por essa Internet fora. A verdade é que um "simples" audio clip tem gerado uma boa discussão.
E voce o que ouve? "Yanny" ou "Laurel"?
Este artigo tem mais de um ano
Claramente Yanny…
Claramente Laurel… lol.
Já vieram cientistas explicar este fenómeno com a perda que nós temos da capacidade auditiva conforme a idade. No fundo, se estiver boa, ouve-se Yanny. Se já tiver alguma perda, ouve-se Laurel (deixamos de ouvir, aos poucos, as frequências mais agudas com o decorrer da idade). Mas ouvir um ou outro, depende também da qualidade do dispositivo onde isto esteja a ser reproduzido. Por isso, chegar a conclusões mais sérias entre um ou outro, é relativo. No fundo é meio que mais uma “palhaçada” inventada por alguém, e partilhada nas redes sociais, por quem tenha demasiado tempo livre.
O fenômeno em si ainda é um mistério o porque de acontecer , está a confundir, explicação , é não é um palhaçada da NET e psicologia e um fenômeno psicologico ,o seu comentário demonstra pouco conhecimento da mesma .
E qual o objectivo em que este assunto se basea?
Psicologia.
old news
deusito, who cares ? not like go to heell
Porque diz isso acha que a mente humana não interessa é isso ?Se fosse um gadget novo aí já era outra conversa? porque o total desinteresse na mente e consciência humana?
Tudo tem a haver com o pitch do som. Mais alto, ouve-se Laurel, mais baixo é Yanny.
Acontece que existe variação de audição de pessoa para pessoa, e o ponto de pitch deste som está na zona de maior variação.
É um pouquinho mais complexo mas é por aí agora o porquê de acontecer isso sim é ainda mistério….
Move along…. this is not the audio that you’re looking for
Laurel
quando fiz semana passada ouvi 3x yanii, ontem ouvi 10 laurel…..entao eu tenho duvidas desse teste
Nem uma coisa nem outra, eu ouço qualquer coisa como: yelly.
Sem dúvida Laurel, no entanto entendo o porquê do Yanny…é apenas o som metálico distorcido devido ao high pitch
É ainda um mistério para a ciência não o fenômeno mas a sua causa
Eu apostaria na perda de capacidade auditiva. Com a idade deixamos de ouvir os agudos. Ouvir Laurel poderá ser um sinal de que o sistema auditivo não está a prcessar essas frequências mais altas. Mas não se aflijam, estou só a chutar…
O porque de ele acontecer é um mistério como nem por isso dependerá da capacidade de onda cerebral no momento.
Boa, é um mistério mas tu já sabes que a minha teoria está errada 😀
Não foi isso que disse o mistério não é que acontece aí estás praticamente no alvo,o mistério é o primeiro de acontecer.
Não quero ser mauzinho, mas tu pontuas tão mal as frases que eu sinceramente tenho dificuldade em compreender aquilo que escreves…
Tenho dislexia procesamento cerebral muito rápida….
Mais uma mer**ce das “redes sociais”! Nem vale a pena preocpar-mo-nos com o assunto.
Psicologia é neurociências não lhe interessa é isso.
Não interessa nem deixa de interessar. O tema em causa é isso mesmo que eu disse. Que é que interessa o que cada um houve do trecho sonoro? Nada!
O mote mesmo, é a “virose” nas “redes sociais” e a importância e relevância que as mesmas, e paralelamente outras entidades, digamos, mas credíveis, dão ao assunto.
Não lhe interessa tudo bem ,porque veio comentar, não acha que está a descriminaçar certas áreas do conhecimento principalmente aquela que lhe permite se conhecer a si mesmo e aos outros?
O tema em análise não tem nada a ver com Neurociência. É apenas um “mistério”, como os autores originais do assunto o apelidaram. Para mim, não é mistério nenhum, é a fusão de dois ficheiros audio, apenas. Basta o deslize do ponteiro numa direcção e noutra para se encontrar o ponto de mudança das gravações.
E já agora, uma sugestão: tente aprender a escrever e a pontuar devidamente. Para alguém interessado em ciência, logo, com formação, deixa muito a desejar quanto à liguística diz respeito. Pelo que li, outro participante deu a mesma sugestão. Bom Domingo.
GM,mas sabe o que está dizer.onde viu isso ,do que vi é sim um fenômeno pode dizer onde está essa prova do que diz, é mais o senhor se leu o que o outro senhor disse devia ter lido a resposta dislexia sabe o quê é sem sim deve saber que a inteligência do dislexico é assim da média, não sabia que a inteligência era avaliada por pontuação ,mas uma coisa lhe digo a sua resposta demonstra ser um pouco egocêntrico bem como o preconceito , demonstra ser alguém que avalia não o conheçimento mas sim se as as pessoas seguem as normas neste caso linguística ,deve acreditar em que existem melhores e piores pessoas a cerebral…!?
Consegue-se ouvir os 2 considerando da variação que lhe colocares. Porque? Porque o áudio não é o mesmo embora digam que sim. É o que se chama difusor de redes sociais
Olá,podes dizer onde tiveste essa informação é que segundo sabei até agora a frase original era laurel …e acontece um fenômeno cerebral ouditivo.
Assim como existem imagens que causam ilusões ópticas, dando-nos a impressão de observar determinada cor, movimento ou coisa, que não realidade não são.
Isso pode ser feito também com o som.
É fascinante como grande parte desses fenômenos ainda são um mistério o humano ainda esconde muitos e fascinantes mistérios.
Não e nenhum mistério deve se a capacidade das pessoas em ouvir frequências mais baixas. Eu oiço yanny claramente a uma frequência mais alta já oiço laurel.
Pode ouvir claramente de um neurociêntista quê é um mistério o porquê.abracos
Muita gente a focar-se nas capacidades auditivas das pessoas e muito poucos a dar ênfase à capacidade reprodutiva dos aparelhos em casusa.
Eu ouço, trash trash trash trash
Ouvi marmanjo. Fiquei ofendido.
Já ouvi os dois e fico sempre de boca aberta quando há alteração com a mesma gravação e o mesmo equipamento de som. É um mistério que não consigo explicar. Agora ouço Laurel, mas quando acordei ouvi Yanny. Estranho!
O maravilhoso mundo cerebral.
Saturação audirivae
*auditiva
Claramente Lorel.
Podem encerrar o debate.
Fico triste ou reparar como um grande número de pessoas das áreas das engenharias desconhece por completo a psicologia e a neurociências , chegado a ter um comportamento de total renegar das mesmas,isso sim é um mistério?
Através da coluna do meu portátil eu oiço a palavra “Laurel”, mas através dos headphones eu oiço “Yanny”,
Teste engracado:
1 – experimentem primeiro nos dois extremos
2 – comecem num extremo qualquer e muito devagar vao mexendo o ponteiro ate ao outro extremo
🙂
Tal e qual. É simplesmente a fusão de duas gravações distintas. Dependendo da direcção que arrastas o ponteiro, consegues ouvir o ponto de transição do som, e da palavra que se ouve.
Onde foi buscar essa informação,pelo que vi a palavra é só uma é temos aqui um fenômeno psicologico.
Numa determinada frequência, por vezes ao pensar em laurel, ouvia laurel. Depois pensava yanny e ouvia yanni.
+1
Eu oiço os dois em simultâneo, provavelmente porque o meu cérebro já está mentalizado para isso.
Mentalizando que é isso ?na ciência não existe isso .
Escuto Laurel, e quando coloco em Yanny eu escuto Yaui.
Tal e qual.