SIFoR: Sistema de Informação de Fogos Rurais
Com o calor que se faz sentir no nosso país, é fundamental estarmos atentos às informações, de organismos credíveis, no que diz respeito a fogos rurais. Já ouviu falar na plataforma SIFoR?
O SIFoR – Sistema de Informação de Fogos Rurais – é um sistema português que centraliza e gere a informação relativa aos incêndios rurais, permitindo a recolha, tratamento, análise e partilha de dados entre entidades responsáveis pela gestão florestal, proteção civil e segurança.
Este sistema permite gerir, monitorizar e disponibilizar informação relativa aos fogos rurais em Portugal, para apoio à decisão estratégica, operacional e tática, bem como para a elaboração de relatórios estatísticos e cumprimento de diretivas nacionais e europeias.
Portal Público do SGIFR
O Portal Público do SGIFR é um sítio aberto ao público, onde se pretende reunir informação fidedigna relativa aos fogos rurais com interesse para o cidadão e para os órgãos de comunicação social. Atualmente, o portal inclui a seguinte tipologia de informação:
- Informação sobre o SGIFR, as Comissões de Gestão Integrada de Fogos Rurais e os Instrumentos de Planeamento;
- Noticias (de entidades nacionais, regionais, sub-regionais e municipais);
- Entrevistas e artigos de opinião;
- Conteúdos de comunicação e sensibilização, nomeadamente no âmbito da campanha Portugal Chama;
- Informações relevantes (Avisos, Alertas, Declaração de Situações de Alerta, Contingência e Calamidade, Ativação de Planos de Emergência, etc.);
- Pontos de situação dos programas de ação do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais (PNGIFR);
- Avisos de apoio ao financiamento direcionados para os fogos rurais;
- Ocorrências ativas e divulgação do Perigo de Incêndio Rural por concelho;
- Base de conhecimento do SGIFR, reunindo manuais de procedimentos, estudos, relatórios, artigos científicos, legislação, etc.
Em termos gerais o SIFOR assegura a integração de informação de múltiplas entidades, públicas e privadas, que têm um papel ativo nos fogos rurais, incluindo a AGIF, a ANEPC, o ICNF, o IPMA, a DGT, a GNR, as Forças Armadas, a IP, etc
O GeoSIFOR é um Visualizador de Informação Geográfica que coloca à disposição de todos os utilizadores, autenticados ou não, um conjunto de ferramentas úteis para consumir e produzir informação geográfica. Permite, também, de forma simples e ágil, pesquisar no Catálogo de Serviços da PLIS e no Catálogo do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG), possibilitando o acesso a múltiplas fontes de informação e facilitando a análise e integração de dados, incluindo informação local.
O acesso à informação do catálogo da PLIS depende da natureza atribuída a cada camada pela entidade produtora de informação (acesso público ou reservado) e do tipo de utilizador do Visualizador (anónimo ou autenticado).
Este sistema é gerido pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF, I.P.), no âmbito do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), articulado com as demais entidades que participam nas diferentes fases de gestão dos fogos rurais, desde o planeamento, preparação, prevenção, pré-supressão, supressão e socorro e pós-evento.
Informação útil no novo portal, embora utilize um domínio difícil de decorar.
Podiam ter realizado um redirect do portugalchama, visto que parece comtemplar o mesmo conteúdo (e ainda mais).
Nota menos, para o PowerBI, que embora permita a visualização de dados importantes, apresenta um design de 1998, com imensos erros ortográficos (os acentos então fugiram com o vento). Já não existe prio no que se produz?
Questão que deixo no ar: Porque motivo os activistas climáticos não são voluntários dos bombeiros?
Nem toda a gente serve para bombeiro, seja voluntário ou não 🙂
Existe também uma APP – fogos.pt – bastante interessante, e atualizada ao minuto.
Quando o combate ao fogo é um bom negócio para o sector privado a solução está em arranjar quem o acenda.