Wi-Fi grátis em espaços públicos da Europa em 2020
A Internet é hoje um bem fundamental para a maioria das pessoas que precisam de estar ligadas, mas também um bem fundamental para a economia, para a cultura, etc.
Com o objectivo de garantir mais e melhor conectividade, a Comissão Europeia prometeu que, nos próximos 4 anos, a grande maioria dos espaços públicos na Europa deverão ter cobertura Wi-Fi para acesso à Internet.
A Comissão Europeia quer que todos os espaços públicos dos países que pertencem à EU tenham cobertura Wi-Fi para que os utilizadores possam aceder à rede.
Se for aprovado pelo Parlamento Europeu, a Comissão Europeia assume o compromisso de disponibilizar um orçamento total de 120 milhões de euros e garantir que este projecto, baptizado com o nome de WiFi4EU, seja implementado nos próximos 4 anos.
Além disso, a Comissão, que tem como líder Jean-Claude Juncker, pretende que todas as casas que fazem parte dos países da União Europeia tenham acesso a 100 Mbps à Internet (no mínimo) e que este seja um serviço Universal, substituindo as obrigações de serviços legacy.
All European households, rural or urban, should have access to connectivity offering a download speed of at least 100 Mbps, which can be upgraded to Gbps.
Na informação que está disponível aqui pode ler-se também que relativamente ao 5G a Comissão Europeia quer que pelo menos uma cidade de cada país da União Europeia disponibilize aos utilizadores acesso 5G até 2020.
ll urban areas as well as major roads and railways should have uninterrupted 5G coverage, the fifth generation of wireless communication systems. As an interim target, 5G should be commercially available in at least one major city in each EU Member State by 2020.
A Comissão Europeia espera que o Parlamento Europeu aprove estes objectivos ambiciosos de modo a que os europeus possam usufruir de todas as oportunidades digitais.
Este artigo tem mais de um ano
Finalmente… Mas a 4 anos do objectivo, acho ambicioso
Mais vale tarde do que nunca. Voces sinceramente se contentam com nada. Mesma coisa do fim do roaming. Meteram um limite de 90 dias ficaram todos a choramingar, agora anularam ate isso.
viste-me a criticar por acaso?
Sinceramente acho difícil todas as casas de Portugal terem um acesso de 100 Mbps, pelo menos da maneira de que as operadoras portuguesas trabalham…
Haja fibra de Norte a Sul…
E ha Fibra do Minho ao Algarve, e ninguem a vê. Ha, e esta tao perto da gente que nem a vemos. Tao simples, tao simples que num piscar de olhos, consegue-se deixar uma regiao do pais sem comunicaçoes. Haver, ha….fico por aqui…
Se a Altice fizer o que prometeu a quando da compra da PT, substituir a rede de cobre por fibra ate 2020! ai já acredito… mas tenho as minhas duvidas…
Segundo informações do CTO da PT será até 2024.
se já sem wifi gratuito é o que é, então com wifi gratuito é agora que vamos ver todas as fotografias de qualquer ponto de uma cidade cheias de cenas como a da segunda foto do artigo…um cromo ao lado de uma rapariga giríssima a olhar para o telemóvel em ver de olhar para ela 😉
Nos EUA eles partilham as redes…
A Verizon e AT&T partilham as suas redes
Conclusão chegam a todo o lugar e baixo custo…
Na Tugalândia na minha rua já abriram o passeio por 4 vezes… ora veio a MEO, depois a NOS, depois a Vodafone e depois o Gas…
Boa estamos no caminho certo…!
Isso é uma tradição antiga. Há anos, em Lx, dizia-se que depois vinha o Metro, juntava os buracos todos e fazia uma estação 🙂
A comissão europeia não sabe o que diz nem o que quer.
Este “esquentador” tem que esclarecer o que é “maioria, grande maioria, media maioria ou pequena maioria”
Isto em Portugal com taxas e taxinhas passa de gratuito a 1€ / dia a 56kbps
wi-fi grátis para todos, que quando formos conectar, aí solicita user e pass.. ou outras tretas quaisquer que impedem de ter net, como tem sido em muitos lugares públicos.