WhatsApp está a banir utilizadores apanhados em grupos com nomes estranhos
Depois de muitas situações de abusos, o WhatsApp tomou medidas muito restritivas no seu serviço. Procurou assim que estas situações não se tornassem hábito e garantir que a utilização do seu serviço tivesse regras.
Se a maioria dos casos estava na disseminação de notícias falsas, o foco parece agora estar a ser alargado. Os mais recentes casos dão conta de que o WhatsApp está a banir utilizadores apanhados em grupos com nomes estranhos.
Os nomes dos grupos trazem problemas aos utilizadores
Apesar de não ser capaz de ler as mensagens trocadas, o WhatsApp consegue saber a que grupos os utilizadores pertencem. Além disso, tem mais informação sobre esses grupos, nomeadamente os seus nomes.
É com base nessa informação que agora estão a surgir relatos de utilizadores banidos. Tudo depende do nome do grupo onde estes estão, onde os mais estranhos e suspeitos são de imediato fechados. Os utilizadores são entretanto banidos deste serviço.
O resultado é o banir imediato de quem estiver nos grupos
As queixas que existem mostram que vários utilizadores estão já a ter este tratamento. Os casos relatados revelam que mesmo em situações de alterações feitas apenas por brincadeira o WhatsApp age de imediato.
Esta aparentemente não é uma situação recente, com queixas a surgirem há pelo menos 1 mês. Muitos queixam-se de que é apenas no nome e que os conteúdos partilhados não são proibidos. São casos de apenas alterações de nome dos grupos, para designações inapropriadas.
O problema nestes casos está no facto de o WhatsApp não tem capacidade de validar os conteúdos. Como tal, não têm forma de validar o que é partilhado ou escrito e decide simplesmente remover os grupos e castigar os utilizadores.
Como impedir a alteração do nome dos grupos do WhatsApp
Uma vez que a maioria das situações de alteração resulta de utilizadores que agem por brincadeira, existe uma solução certamente simples a aplicar. Basta que a alteração do nome seja apenas permitida aos administradores.
Para isso é necessário aceder aos Detalhes do grupo e abrir as Definições do grupo. Aí dentro devem abrir o Editar detalhes do grupo e mudar o valor para Só administradores. Assim, limitam o acesso a esta área e a alterações.
Todos os utilizadores que posteriormente se queixaram, receberam uma mensagem automática do WhatsApp. Segundo o serviço, a justificação está na violação dos Termos de Serviço e as contas não vão ser recuperadas. É uma situação injusta, mas que se enquadra nas regras de utilização do WhatsApp.
Este artigo tem mais de um ano
whatsapp é uma porcaria….faz isso mas nao é capaz de barrar noticias falsas, nem mesmo aquela chatice de 5 contatos.
uso telegram e é muito melhor, e fora que todo mundo ta indo para la, nao tem atualizaçao tanto como esse whatsapp q espiona tudo, prova ta aí nos grupos.
facebook whats e instagram quem usa é doido!
+1
Só te esqueceste que a nível de segurança o telegram ainda fica atrás do whatsapp, por isso recomendo-te a pesquisar melhor e se realmente queres segurança a sério vai para o Signal.
Quanto ao facebook e seus derivados concordo, é uma verdadeira aventura, mas o povo segam-se com as modas
Segurança no fb?
o telegram é muito, mas muito mais seguro que o whatsapp, isso nem se discute… mas já que falamos de segurança, como é que eles tem acesso a essa informação ??
Muito mais seguro? Como assim? Nem cifram a informação ponto-a-ponto de origem! Tem de ser a pessoa a activar manualmente. Por favor explique porque o considera mais seguro.
Se a conversa for que gosta porque tem muitas funcionalidades bonitas/ úteis é outra conversa… agora mais seguro que o WhatsApp não vejo como.
Dito isto não uso nem um nem o outro, não considero que algum deles proporcione a segurança e privacidade mínima desejável (por exemplo ambos usam o número de telefone), por isso prefiro o pago Threema que é o único que utilizo (se é perfeito? Não, apenas ligeiramente melhor que os outros a nível de segurança e privacidade… não confundir com anonimato, que é possível até certo ponto mas implica muito mais trabalho do que aquilo que o utilizador comum está disposto a fazer).
Que bela porcaria! Nada melhor para alguém que se queira ver livre de outra pessoa; basta adicionar a essa pessoa a um grupo desses e adeus.
No entanto a situação é (parcialmente) contornável através das definições de privacidade.
basta criar uma blacklist com nomes de grupos proibidos…
Isso só prova, que o whatsapp, vigia/vê todas as conversas, grupos, mensagens, feeds…
+1
Não tenho dúvidas a esse respeito, e não é à toa que existe um ditado urbano que diz que “se uma empresa te oferece um serviço (gratuitamente), o produto és tu”.