Vodafone vai despedir 11.000 pessoas em três anos para “recuperar a competitividade”
Infelizmente têm sido uma constante as notícias de despedimentos no mundo tecnológicos levados a cabo por algumas das mais importantes empresas do setor. Mais recentemente também a Vodafone informou que irá despedir cerca de 11 mil trabalhadores, sendo que esta decisão faz parte de uma estratégia e plano de reestruturação da empresa britânica.
Vodafone vai despedir 11 mil trabalhadores nos próximos 3 anos
Segundo as informações recentes, nesta terça-feira (17) o grupo de telecomunicações Vodafone anunciou que irá despedir 11 mil dos seus trabalhadores durante os próximos três anos. Esta estratégia faz parte de um plano de reestruturação da empresa, uma vez que o desempenho foi considerado pela atual presidente executiva da marca, Margherita Della, como sendo "não suficientemente bom".
Segundo o que a executiva anunciou num comunicado, este plano pretende "simplificar a organização para recuperar a competitividade". Foi também anunciado que os resultados financeiros referentes ao período de 2022/2023 mostram uma estagnação das receitas na ordem dos 45,7 mil milhões de euros.
O anterior presidente executivo da Vodafone, Nick Read, saiu do cargo de liderança em dezembro do ano passado, sendo mencionado o fraco desempenho de resultados. Margherita Della assumiu então funções de presidente interina e a sua confirmação como diretora executiva aconteceu no passado mês de abril.
Esta é considerada como uma das maiores ondas de despedimentos na história da popular empresa de telecomunicações. No entanto, para já, ainda não se sabe quantos funcionários da Vodafone em Portugal serão efetados por esta decisão, contando que a mesma emprega no nosso país cerca de 1.400 trabalhadores.
A marca com sede em Londres segue os mesmos passos de vários grandes nomes do mundo tecnológico, como a Microsoft, Intel, IBM, Google, Amazon, entre muitos outros.
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Volta Mário Vaz,estás “perdoado”.Tanto falta aqui fazes e vais fazer.Eu só espero não me enganar redondamente com esta hecatombe na Vodafone.Queira Deus. 😐
Margherita Della-esta tipa vai ser a coveira da Vodafone.Vocês vão ver.
(https://www-jornaldenegocios-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.jornaldenegocios.pt/empresas/telecomunicacoes/amp/bt-group-quer-despedir-42-dos-trabalhadores-ate-ao-final-da-decada?amp_gsa=1&_js_v=a9&usqp=mq331AQGsAEggAID#amp_tf=De%20%251%24s&aoh=16844413538429&csi=0&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&share=https%3A%2F%2Fwww.jornaldenegocios.pt%2Fempresas%2Ftelecomunicacoes%2Fdetalhe%2Fbt-group-quer-despedir-42-dos-trabalhadores-ate-ao-final-da-decada) Mais outra,acabei de ler mesmo agora.Esta vai despedir 55.000 trabalhadores até ao ano de 2030,durante os próximos 7 anos.Dá uma média superior a mais de 7.800 trabalhadores por ano.Tudo por causa da implementação da Inteligência Artificial nas operações e evitar custos supérfluos.Vejam bem. 😐
Os funcionários estão a prestar mau serviço para serem despedidos? É assim que se recupera a competitividade? Sejam francos e digam logo que querem manter os lucros.
Uma empresa privado tem como principal objectivo o lucro. Só se as empresas tiverem sob alçada do estado, tipo Efacec ou Tap……onde o povinho paga e gosta!! Somos Portugal, somos felizes assim!!!….triste portugal
Errado. Muito lucro… Porque mesmo que não tivessem despedido essas 11 mil pessoas iam ter lucro na mesma. A diferença é que assim têm mais lucro, a empresa mostra melhores resultados, e o CEO recebe os seus bónus e “dá cartas” ao conselho de administração.
Empresas cotadas em bolsa têm uma responsabilidade para com os seus accionistas, se não apresentam bons resultados correm o risco de perder valorização em bolsa o que pode prejudicar as contas da empresa.
Também estas empresas têm muita gordura e não perdem nada nem sobrecarregam ninguém em eliminar a gordura e optimizar as suas operações, imaginem a dieta e exercício de uma mulher antes do verão a tao chamada operação bikini, é exactamente isso que estas empresas têm que fazer para se tornarem mais apetecíveis a investimento principalmente em fase de quebra económica
Sei perfeitamente disso, e foi isso exatamente que disse. Mas volto a repetir, se continuassem com esses 11 mil ativos continuariam a ter bons resultados, só que obviamente assim ainda serão melhores. Não se serão todos dispensáveis, mas o que sei é que há muitas empresas que insistem em trabalhar com pessoas a menos do que seria necessário, depois a qualidade é muito afetada. A questão é que as empresas na Europa não ligam muito a isso, o consumidor está acostumado a empresas que trabalham mal, e acomoda-se. É um pouco como o português que reclama das filas no Lidl, mas continua a ir lá todos osdias.
Pior, patrocinam equipas de F1 e clubes de futebol, e depois os funcionários é que pagam
Há alguma competitividade em Portugal nas telecomunicações? Um operadora lança algo, passados uns dias o outro faz igual ao mesmo preço.
Chama-se: competir pelo mesmo mercado, “competitividade” parece ser uma boa descrição.
Também existe quem pense ser um cartel, ou que combinam entre si… mas quem não quer ir preso ou dar prejuízo à empresa basta estar atento à oferta dos concorrentes e fazer igual ou melhor se estiver para aí virado.
Melhor sim, o problema é que fazem igual…
Se todas as empresas começarem a despedir funcionários, onde está a competividade? Menos trabalhadores empregrados igual a menor compra… igual a menor venda por parte das empresas que começaram a despedir.
Depende das empresas, no caso de grandes empresas não é assim, empresas mais leves podem ter equipas mais optimizadas e mais ágeis, existe sempre muito excedente nestas empresas, com recuo da economia é só natural que estas coisas aconteçam, fazê-lo em antecipação é apenas sinal de inteligência empresarial
A degradação desta empresa, que já foi referência na qualidade de serviço, é evidente… e esta gente pensa que recupera a falta de investimento com despedimentos…
Isto vai alastrar a tudo.
Não é só nesta é em todas a tecnológicas e comunicações. Viva a AI que vai fazer o trabalho de todos para no final os lucros irem todos para meia dúzia de directores.
Olhe,agora acredito plenamente no que disse. 😐
Bela desculpa… basta ver que aumentaram as faturas dos clientes. No meu caso tive um aumento de quase 5€/mês. Portanto, querem aumentar é os lucros e diminuirem a qualidade de serviço. Basta ver que ligas para o apoio ao cliente e esperas bastante tempo, és atendido por um qualquer não português e ainda pagas a chamada. Muitas vezes para resolverem-te um problema gerado por eles próprios. Quem diz a Vodafone diz outros tantos. Isto está muito mau.
Ser atendido pelo “não português” é indiferente, desde que fale português. Quando fizeste o contrato, não indicava lá que serias atendido por um português no SAC.
Em Portugal acho que já tinham despedido/ rescindido “voluntariamente” quase toda a gente há muitos anos, e contrataram empresas externas para fazer a mesma coisa, acho que vão conseguir ver-se livres de trabalhadores sem chamar despedimento… porque se trabalham para outras empresas a Vodafone Portugal não terá nada haver com o que essa empresa externa faz com os trabalhadores uma vez que dispense os seus serviços… até podem ir trabalhar para a DIGI Portugal, querem lá eles saber disso… a menos que tenham algum contrato que impeça isso.
Deixem de ter …
Será a unica maneira de os por em sentido e os ” senhores do poder ” alterarem essas politicas erradas …
Pelos comentários o Ps e a esquerda podem ficar descansados. Rumo ao abismo!!
Uma pena não se poder fazer o mesmo no Estado Português.
Mas não seriam 11000, seriam centenas de milhar.
Só aqui na Câmara Municipal de Penafiel encontram-se 4 funcionários para cada lugar, e com a produtividade total de 1/4 de funcionário, de tanto que se estorvam uns aos outros.
Presumo que seja o mesmo no noutros municípios.