Vodafone é a primeira a “dar” 5G a todos os clientes
Em Portugal, o 5G iria ser grátis até apenas 31 de janeiro. Findo esse prazo as operadoras referiam que iriam ser apresentados valores para o serviço. No entanto, a Vodafone será a primeira operadora portuguesa a "dar" 5G a todos os clientes.
Vodafone: 25% dos clientes já estão ligados ao 5G
O 5G é a evolução da geração atual de telecomunicações móveis, o 4G. O 5G traz mais velocidade, menor latência (tempo de resposta da rede), maior resiliência e milhares de equipamentos ligados à rede. Por ser mais rápido e mais resiliente, com níveis de resposta de rede (latência) até cinco vezes mais baixos, o 5G vai potenciar uma série de serviços inovadores como, por exemplo, realidade virtual e aumentada, carros conduzidos remotamente ou autónomos, cirurgias à distância, etc.
Segundo o comunicado da Vodafone...
A partir de dia 1 de fevereiro, a Vodafone passa a incluir em todos os seus tarifários o acesso livre à rede 5G, permitindo que os seus clientes usufruam, sem encargos adicionais e automaticamente, das potencialidades da quinta geração móvel, designadamente a maior velocidade e qualidade das ligações de dados
Luís Lopes, presidente executivo da Vodafone, refere que...
Estes dois anos em que permitimos o acesso experimental sem encargos ao 5G impulsionaram fortemente o uso desta rede de última geração, contribuindo para a perceção das vantagens e do potencial da mesma por parte dos clientes. Na Vodafone pretendemos que a experiência da tecnologia 5G seja o mais democratizada possível, permitindo também a criação de produtos e serviços diferenciados em benefício dos consumidores. Foi por isso que decidimos incluí-la em todos os nossos tarifários, sem encargos adicionais para os clientes
Segundo revela a Vodafone, 25% dos clientes já estão ligados ao 5G. "Em grandes eventos como festivais de verão ou jogos de futebol, o consumo de dados em 5G representa cerca de 50% do consumo total, refletindo os novos hábitos de utilização", refere a empresa em comunicado.
A MEO e a NOS ainda não referiram o que vão fazer a partir de 31 de janeiro.
Sim, o 5G já vai estar incluído no aumento de 4,3% no valor global da fatura. Faz total sentido.
Nem mais. 🙂
E a MEO també, tem? uma vez que também vai aumentar os preços na mesma percentagem? E aNOS também? Pois… “falar” por “falar” mais vale calar… digo eu…
Não existe almoço grátis!
A ligação é à antena 5G mas a latência e download real é de um 4G de baixa qualidade nas ligações de particulares. As ligações corporativas funcionam melhor 😉 . No telefone 5G o melhor é forçar o 4G para poupar na bateria.
Agradeço à VODAFONE. Se não fosse gratuito ficaria saisfeito com o 4G.
A Vodafone pode ficar com o seu 5G capado. Para que serve o 5G se oferece tarifários 5G com velocidade limitada a 10 Mbps. Devia é ter vergonha.
boa observaçao
Tens sempre o red infinity giga…
Porque os equipamentos e ligações não suportam muita gente em simultâneo a velocidades superiores?
Por outro lado se quiser um contrato de 24 meses a €48,5/mês eles têm muito gosto em permitir que usufrua de velocidade de até 1 Gbps. Ênfase no “ATÉ”. (Plano tarifário: Red Infinity Giga)
Claro que precisa de um equipamento que de origem suporte as especificações compatíveis com a Vodafone para conseguir pelo menos teoricamente atingir tal velocidade, precisa que o equipamento 5G do operador que fornece o serviço ao seu equipamento ter capacidade para tal, das condições do local entre a antena e o seu aparelho, e dos clientes que estão ligados a esse mesmo equipamento não reduzirem essa capacidade de tal forma que não o afecte a si… enfim, é muito difícil imaginar que muita gente consiga beneficiar da velocidade máxima teórica que os equipamentos podem dar.
Eu tenho Vodafone infinity com 1GB de download…onde viu que só oferecem 10mbps?
Obrigado Vodafone?
é que depois dos aumentos não sei se deva agradecer
Eu quando troquei de telemóvel há mais de ano e meio, automaticamente fiquei com 5G sem nada ter feito. Até agora nunca me cobraram nenhum extra. Isto na NOS, portanto presumo que se passe o mesmo com outros clientes.
MEO e NOS também acabarão por não subir os preços porque qualquer aumento durante a vigência de um contrato é razão válida para o cliente não concordar, pondo fim ao período de fidelização.
Não é correcto se o valor estiver dentro do valor da inflação e tal referido no contrato.
Por acaso estive a ler o contrato da Meo e na cláusula 11.3 indica essa situação dos aumentos, portanto nada de justa causa para esta situação
Grande fineza….
E sobem todas o mesmo, ao mesmo tempo? Com tarifários iguais ao cêntimo….
A Anacom serve para quê? Legitimar este cartel ou só dar tachos a alguns?
As entidades reguladoras têm pouco poder em Portugal e não têm a autonomia necessária.
Um exemplo flagrante: a ERSE já se deveria ter pronunciado sobre o que se passa no SNS, mas não o faz…
Sou WTF e sempre usei o 5G sem qualquer taxa adicional
Treta! Se a cobertura da rede 5G é reduzida…
pensava que aquele 5g no meu telemovel era apenas decorativo.
As redes 5G neste momento são a maior vigarice que existe e quem devia fiscalizar assobia para o lado ! Vendem gato por lebre e depois são tão pobres em imaginação que até oferecem um 5G miserável para todo o sempre ! Tenho dito!!
Está tudo muito certo, mas…
Já sou cliente da Vodafone desde o inicio e até à mais ou menos 2 anos a rede dele sem duvida na zona onde vivo era a melhor.
Neste momento exatamente onde tinha todas as barras de sinal só tenho sempre um traço, já testei vários equipamentos, e tanto em 5G e 4G é horrível a experiencia, velocidades super lentas pings enormes mal da para ver uma porcaria de uma rede social.
Ao longo do pais tenho notado isso, onde antes tinha boa rede de momento é de fraca qualidade, só mesmo no centro de cidades é que a reda é aceitável.
tenho falado com colegas e todos tem vindo a notar que a rede da vodafone se tem vindo a degradar ao longo do tempo.
Possivelmente é porque estão demasiados equipamentos ligados à mesma antena e para dar para todos fica miserável, acho que com o dinheiro que a malta paga ao invés de fazerem publicidade deveriam de aumentar a capacidade da infraestrutura que já foi a melhor do pais, agora não sei.
Só espero que a DIGI venha arrasar com os lobies das telecomunicações em Portugal e não seja mais uma para encher os bolsos com a miséria dos ordenados dos Portugueses.
Pelo preço que praticam, mau seria se não fosse gratuito.
Como se costuma dizer gato escondido com o rabo de fora, na teoria vão todos ter 5g, ou melhor ter conectividade 5g mas na prática as velocidades vão estar ao nível do umts como ë habitual para não sobrecarregar a rede que tem falta de equipamentos, tal como acontece na fibra, dão 1gb mas na realidade são 200 ou 300 mbs porque a fibra está partilhada por vários clientes.
A vergonha das operadoras em Portugal, venham as low cost para pôr ordem neste esquema de concertação de preços
Quando (e se) o 5G for pago, estou para ver a percentagem esmagadora de clientes que irá retornar ao 4G… Entretanto a China já está em testes com 6G.
Saltei da Vodafone há 1 ano e meio. Isto é, da Yorn para a NOWO, e aproveitei a promoção de 50% e desconto que a NOWO tinha na altura. A NOWO usa as antenas da Meo, o sinal é porreiro e como é um contrato com mais utilizadores acabo por ter 5.000min + 20GB por 7,50€ mensais.
Um belo dia decidi reclamar por escrito à Vodafone as inúmeras taxas de 1€ que me cobravam diariamente caso não tivesse saldo para a semanada! aliás, foram condenados em tribunal a pagar aos utilizadores mas como cagaram na minha reclamação, agora que a Yorn mandou-me um SMS a tentar seduzir-me com 50GB por 3,50€ por semanas. NÃO, OBRIGADO!! VÃO BUGIAR!!!
A Vodafone às vezes surpreende no pior sentido, mais do que aderir ao 5G, quero é que me devolvam uma função que era útil até 27Novembro e funcionava, a TV no PC, que a Vodafone descontinuou por sua própria iniciativa, e até hoje não reverteu por incapacidade do seu apoio técnico, apesar de, pelo menos cinco vezes desde Novembro último, lhes ter pedido ajuda.
Sou cliente NOS (WTF) e tenho 5G há largos meses, sem custos adicionais.