Vivaldi – Um novo concorrente ao Chrome, Firefox e outros
O segmento dos browsers é ainda liderado, sem margem para qualquer dúvida, pelo Internet Explorer. O browser da Microsoft tem conseguido aguentar-se no topo mas o Google Chrome e o Firefox da Mozilla têm vindo a crescer, segundo dados da netmarketshare.
Recentemente foi anunciado o Vivaldi, um novo browser para utilizadores avançados.
Depois da Microsoft apresentar o Project Spartan, eis que aparece mais um novo browser que promete revolucionar este segmento já em 2015. Com o nome Vivaldi, este browser pertence ao ex-CEO e co-fundador da Opera Software Jon von Tetzchner (que saiu da Opera em 2011) e tem várias características interessantes.
Ao nível das funcionalidades, esta browser permite combinar vários separadores num único, permite registar anotações no próprio browser (tal como o Spartan da Microsoft), as cores dos separadores adaptam-se à cor do site visitado, Speed Dial para acesso rápido aos sites nos favoritos, personalização da interface a vários níveis, bookmarks com capturas de ecrã, entre outras.
Personalização da interface a vários níveis
Cores dos separadores adaptam-se à cor do site visitado
Actualmente o Vivaldi ainda está na versão “Technical Preview” mas pelo que testamos está já num nível bastante interessante.
No futuro há intenções deste browser ter já um cliente de e-mail, um serviço de chat, suporte para dispositivos móveis, suporte para extensões, etc.
Disponível para Windows, Mac e Linux, o Vivaldi tem como base o projecto Chromium (com motor Blink) e a interface recorre tecnologias web tradicionais como é o caso do Node.js, HTML5 e React.
Este artigo tem mais de um ano
fica o link: https://vivaldi.com/
Sim, que parece ter sido esquecido.
Não percebo porque anda tudo atrás do novo design horrendo do Windows… O Vivaldi até pode ter bom, mas é feio que se farta! Tem o mesmo aspecto nos restantes OS?
Preferes icons 3D, coisas a mexer, cores berrantes, etc? Isso está fora de moda – e ainda bem.
Não. Prefiro ícones 2D flat e cores monocromáticas, mas não rejeito outras cores, desde que não vivas.
De qualquer forma, não me referia a ícones nem cores; referia-me ao desenho no seu todo da aplicação.
Porque é esse “desenho” que esta na moda.
Basta, olhares para os sites da Internet, todos estão a seguir esse estilo gráfico.
Quer queiram, quer não, o estilo gráfico implementado pela Microsoft, é um estilo moderno, esta na moda e enquadra-se muito bem no paradigma actual das tecnologias.
JJ, gostava de encontrar sites desses, porque não me lembro de ver um único. Deve haver imensos…
“fora de moda” ? Seja o que isso for … são os users que a definem e aprovam. Veja-se o flop do metro do W8
Deve ser, por ser um flop, que o design que a Microsoft implementou com o Win8, torno-se a “métrica” que esta a ser seguindo actualmente para o design dos sites.
E o mais curioso é que é os designs que a Microsoft desenvolve para os seus sistemas, são os que influenciam o design dos sites e de programas, independentemente da plataforma.
Isso já acontece, pelo o menos de forma mais evidente, desde do Windows Vista.
o flop?! O W8 foi quem mudou a moda!!
Hoje em dia tanto Android e OSX/iOS são flat porque seguiram a tendência.
Foi para rir essa, OS X e iOS flat?
Então porque é que está tudo cheio de gradientes e transparências?
É uma questão de gosto apenas. Pessoalmente concordo com o WPMM
Exatamente é gosto. Mas quando se passa dias em inteiros a navegar online (ou até a usar o browser em servers) é interessante ter uma interface agrável.
Eu por acaso sou “do contra”, achei super interessante o aspecto. Falta saber se é rápido …
Tantos browsers.. deviam eram juntar alguns, assim ficavam só 2 ou 3, mas bons!
tem que haver diversidade!!
se não era tudo igual a tudo so com duas ou tres marcas
Mas o nome do browser até dá a entender o contrário, já que Vivaldi foi acusado por Straviski de ter reescrito o mesmo concerto vezes sem conta, com ligeiríssimas alterações. De facto, a maioria dos browsers que andam por aí são cópias uns dos outros e descendem do Chrome ou Firefox. Se este tem por base o projecto Chromium, então, é mais da mesma música…
É como as distro linux… tem todas por base 3 ou 4 distro maiores. O resto é o repete do repete. É por essas e por outras que o linux não sai do mesmo registo a anos.
Tendo em conta que o “criador” deste foi o mesmo do Opera, acho que pelo o menos devia ter feito algo mais de raiz…
O bom e velhinho Opera está de volta!
E veio sem novidades algumas, excepto a “cara lavada” e mudança de nome no “B.I”, mas pelo menos já temos algo atualizado ao clássico Opera 12.
Uso o 12.17 nada como ter os favoritos dentro de pastas na lateral se nao mudar o opera mudo eu Vivaldi
parece me igual ao opera. lol
O browser está engraçado, mas falha no ponto mais importante… a rapidez
e extensões.. por agora.
Até agora não houve um browser que me fizesse deixar o FF, mas este foi de todos eles o que mais me agradou. Este é um browser interessante, com algumas melhorias e um bom markting pode vir a marcar o seu espaço com o tempo. Quanto a ser lento, eu não noto, mas é não esquecer que ainda é uma versão “Technical Preview” a fazer lembrar o velhinho opera de “cara lavada”.
Luis Costa, ja testaste? Com que impressão ficaste?
Há algum site onde se possa testar a rapidez dum browser em todos os campos (e se possível em vídeo HTML5 ou flash)?
O meu portátil antigo que serve de media center é fraco (AMD E-450, 4 GB RAM), e em streaming no browser (html5 ou flash) o IE é substancialmente mais rápido que Chrome/Firefox…
SlimJet é um navegador melhor que todos por ai, até do que o chromium.
“Osvander”,meu caro,o Slimjet Web Browser acabou de actualizar ontem,Quarta-feira,28 de Janeiro de 2015.Apresenta neste momento a versão 2.1.7.0.Um abraço e,já agora,excelente artigo,Pedro Pinto,como sempre. 🙂
Já experimentei no Mac e deu um erro e nunca mais ficou bom… já o desinstalei.
Fez-me tanto lembrar o Maxthon, pelo menos a barra é, e dividir o ecrã também…
Pena que esteja lento…mas também não vamos ser precipitados, isto é só uma tech preview!!!
Fui dos primeiros a usar o FF e o Opera. Há anos que uso maioritariamente o Opera, só quando algo n funciona neste browser é que uso outro.
Quanto às velocidades, prefiro segurança…tem que ter uma velocidade razoável, naturalmente. Mas acho que compensa perder um pouco na velocidade e estar mais seguro, se bem que o último Opera é bem rápido.
Muito rápido,deixou o FF e o Chrome na poeira.
Pode parecer um bocadinho lento, mas tão cedo não volto ao Chrome… Que é lento como tudo!! 😀