PplWare Mobile

Videovigilância: Diretor nacional da PSP critica processo “kafkiano”…

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Antonio Duarte says:

    Eu gosto das regras actuais que dificultam a entrada das cameras, não quero viver na China onde todos são monitorizados

    • PorcoDoPunjab says:

      Antonio Duarte, as câmaras de vigilância são um meio de dissuasão criminal e de investigação, e podem ser decisivas para resolver crimes já que pelas imagens pode ver facilmente tudo o que aconteceu e respectivos intervenientes.
      Se tem medo de andar na rua compre um cão ou então fique em casa.
      A partir do momento em que mete os pés na via pública não há privacidade para ninguém.

      • Elektro says:

        Certo, deixa de ser então necessário tantos agentes que participam na vigilância. Dissuasão criminal é ? Espero que não sejas daqueles criminosos que atravessam fora da passadeira, param o carro onde não se pode, atiram beatas/lixo para o chão e mesmo daqueles que se esqueçem dos piscas nas rotundas…

        Se é para adotar estilo China, força vamos ao extremo, não venham é com dois pesos e duas medidas do género: “Ah crimes graves pode-se usar, crimes menores já não” Crimes são crimes ponto final, todos nós os cometemos, alguns por desconhecimento outros não.

        • PorcoDoPunjab says:

          Elektro, quais agentes que participam na vigilância?
          Vc vê polícia a patrulhar a sua zona frequentemente ou só a vê quando já há problemas?

          Qualquer pessoa percebe que, sabendo que uma certa zona tem vídeo vigilância, a ideia de ir para ali fazer ilegalidades é menos atraente.
          Isso de atravessar fora da passadeira e atirar beatas, desculpe a franqueza mas não percebi onde quer chegar com isso.
          Video vigilância faz com que haja mais segurança.
          Os motivos são óbvios.
          Não quer ser filmado? Fique em casa, feche tudo muito bem e não saia.

          Quantos e quantos crimes não poderiam ser resolvidos havendo imagens …
          A sério que não percebo essa fobia a câmaras na rua.
          Descanse que não são câmaras que o vêm sem roupa, essas são muito caras e só há em locais muito específicos…
          Pronto, já ficou descansado?
          Mas quais dois pesos e duas medidas?
          Imagens são imagens, aconteceu uma situação, vamos ver as imagens para averiguar.
          Acho que todos, excepto a bandidagem, teria a ganhar com isto.

      • Jhonatan says:

        Portugal é considerado um dos países mais seguros do mundo, sem as câmeras, acho que não precisamos de melhores sistemas de vídeo vigilância. O nosso índice de criminalidade deverá sofrer mais com os crimes de colarinho branco. Invistam mas é nos tribunais que aí é que é necessário.

        • PorcoDoPunjab says:

          Jhonatan, vc tb come gelados com a testa.
          Essa teoria do melhor país do mundo, somos os melhores, somos os mais seguros, acredita mesmo nisso?
          Vc engoliu não só o peixe mas tb a cana e a linha e sabe se lá o que mais.
          Mas vc acredita mesmo nisso que disse?
          Em que gruta vive?
          Não ouve as notícias?
          É facadas, é tiros, é tudo e mais alguma coisa e vc vem com o país mais seguro do mundo?
          Tenha pena de mim….

          • Jhonatan says:

            PorcoDoPunja, obviamente que haverá criminalidade na mesma, mas é facto que estamos em 6 lugar no Global Peace Index (https://worldpopulationreview.com/country-rankings/safest-countries-in-the-world). Confies ou não nos resultados do index, não me parece que países com avançandos sistemas de videovigilância sejam mais seguros que a actual realidade de Portugal.

            A meu ver, a prespectiva de agilizar as regras da Comissão Nacional de Proteção de Dados para facilitar a instalação de cameras em tudo o que é lugar é mais assustador que os nossos níveis actuais de criminalidade. Acho que há tantas outras coisas onde gastar o dinheiro do estado que são mais importantes, do que andar a brincar ao bigbrother.

          • Profeta says:

            Jhonatan isso e conversa para boi dormir como dizem os Brasileiros. De facto tambem sou a favor das camaras e atraves delas haver mais videovigilancia. O problema disso e saber se futuramente com este sistema implementado nas ruas podera haver abusos contra as pessoas. Eu sei que aparentemente e uma coisa boa e ajuda no combate a criminalidade mas todos nos sabemos que quem esta em locais privilegiados pode muito bem fazer as coisas a maneira deles. Nao e que tenha medo de ser filmado, apenas imaginando num cenario mais evoluido com as cameras implementadas, eles podem muito bem instalar um sistema de reconhecimento facial. Eles sao todos bons rapazes ate ao dia de nao o serem. Mas sim em relacao a criminalidade que se ve e ate em atropelamentos e fuga ajudaria bastante.

      • Luisa Martins says:

        Vamos então colocar câmaras dentro de todas as casas para apanhar os maus-tratos às crianças e violência domêstica. Assim apanhamos todos os gatunos!

        Agora a sério, por causa de 0.00001% da população vamos seguir todos a eito?!!!

        2 frases para “pensar”;
        – “Quem aceita perder parte da sua liberdade por causa de segurança, Acaba por ficar sem liberdade e sem segurança”
        – “Se autorizas ao governo tirar liberdades por causa de situações excepcionais, eles vão criar situações excepcionais”

  2. Joca says:

    Pelo que diz a comunicação social, o concelho da Amadora tem 103 câmaras de vídeovigilância operadas pela PSP.
    Diz também que um primeiro projeto não foi aprovado pela CNPD, foi o segundo. Diz também que há outras câmaras municipais interessadas, como o Porto e Viseu.
    Pelo que diz a bófia no post, as câmaras de vídeovigilância demoram dois anos a instalar, em grande parte por causa do processo na CNPD. A menos que a CNPD não tenha recursos para agilizar o processo e esteja a empatar sem necessidade – as câmaras municipais e a PSP têm é que apresentar projetos que cumpram as regras legais de privacidade de acordo com a CNPD. Que a bófia diga que não faz a mesma leitura que a CNPD nem era de esperar outra coisa.

  3. Mais um says:

    Primeiro, nome interessante. Pelo menos diz ao que vem. Segundo, volta PIDE que estás perdoada. Terceiro, só os vejo de carro e em ‘matilha’. Dinheiro deitado à rua, na modesta opinião de um que não pode fugir ao pagamento dos impostos.

  4. Figueiredo says:

    As declarações do Sr.º Director Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP), Manuel Silva, são infundadas e demonstram um desconhecimento sobre os métodos e procedimentos que devem ser usados pela Polícia de Segurança Pública (PSP) e os seus Agentes, por forma a desempenharem as suas funções com prontidão e eficácia.

    O combate à criminalidade e o garante da segurança dos cidadãos e dos espaços e vias públicas, faz-se com a presença dos Agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) no terreno, em patrulhas apeadas, fardados ou à paisana, em contacto directo com a população, de forma transparente, e de cara destapada.

    Quando o Sr.º Director Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP), Manuel Silva, afirma que a vídeo-vigilância pode ser essencial para a «…prevenção criminal…» ou «…resposta em tempo útil…» é mentira, se não existir a presença de Agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) nas ruas ou espaços e vias públicas, em patrulhas apeadas ou em viatura, não é a câmara de vigilância que vai impedir que o crime seja consumado ou que a vítima seja salva.

    Em relação aos dados biométricos e metadados, Portugal deve seguir o exemplo da Federação da Rússia (FR) que recentemente baniu a colecta forçada desses dados, permitindo aos cidadãos Russos escolher se pretendem ou não a colecta dessas informações, apagar os dados facilmente, e com a garantia pela Lei de que os cidadãos que optem por não efectuar a partilha dos seus dados não serão discriminados.

    Portugal tem de trabalhar por forma a melhorar esta questão, e evitar que seja implementado o Estado policial, que é a última etapa das ditaduras liberais/maçónicas.

    Post-Scriptum: No artigo faz-se referência «…à falta de recursos humanos…» na Polícia de Segurança Pública (PSP), a solução é simples, basta aumentar a idade de ingresso até aos 45 anos, repor a escolaridade no 9º ano, e obrigar os Agentes da PSP do topo até à base a declarar se pertencem à Maçonaria ou a outras sociedades secretas.

    Para ser Polícia ou Militar é preciso gostar da profissão e desse modo de vida, que é diferente de um civil, não se pode ir para lá só porque é um emprego seguro, para a vida, e não é com homens e mulheres com o 12º ano, licenciatura, mestrado, doutoramento, ou tráfico de influências/cunha, que se encontram efectivos capazes e com interesse em servir os cidadãos e as Forças de Segurança.

    • Joaquim Sobreiro says:

      Depois das câmaras chegarão robot’s, para irem desumanizado. Engenharia social com recurso a IA. Será que nos podemos dirigir às câmaras para ter ajuda de um polícia?

      • Jorge says:

        E será que encontra “polícias” a quem perguntar?

        Na região do Vale do Sousa onde vivo, só consigo ver “agentes da autoridade” quando a PT anda a instalar cabos de fibra ótica. E se lhes for perguntar alguma coisa, os indivíduos estão tão focados a olhar para o Smartphone, que nem reparam em si.

        Aliás até deveriam alterar a designação de GNR para GC = Guarda-Cabos

        • Joaquim Sobreiro says:

          Onde sempre se encontram muitos é em manifestações de gente da resistência ao sistema. De facto a esses não se deve perguntar nada.

    • PorcoDoPunjab says:

      Figueiredo, não é a presença da câmara que vai evitar o crime?
      Pode não ser o caso, mas será essa mesma câmara a filmar o criminoso a actuar.
      O resto é logo a seguir…
      Sem a câmara o crime faz se na mesma e fica impune.
      Bom, talvez lhe interesse que assim fique…

  5. Art says:

    Em relação aos dados biométricos e metadados, Portugal deve seguir o exemplo da Federação da Rússia…diz você….hehehe….só pode estar a brincar…quem não tem cão caça com gato ..num país miserável como Portugal , em que só há dinheiro para gastar na TAP , se não há policias na rua , tem de haver controlo por outros meios , incluindo as câmeras…

  6. Art says:

    Aliás posso acrescentar que é devido à falta de policiamento , que não há pouco tempo andavam a passear no centro do Porto mulheres completamente nuas…hehehe, é verdade , quem quiser ver ,as imagens ainda estão em sites…

    • freakonaleash says:

      E é necessário policiamento para isso!?

      • Art says:

        Claro , você acha natural mulheres que levantam as saias , sem nada por baixo , quando as carruagens do Metro passam na ponte Luís 1ª ? em que raio de bandalheira se está a transformar este país ? È que a seguir aos primeiros vídeos , havia gente admirada a perguntar se em Portugal se podia andar nu na rua . Depois dos primeiros vídeos , filmados na ribeira do Porto e de Gaia , surgiram mais vídeos de gente a fazer sexo em autocarros panorâmicos para turistas , e mais mulheres a passearem nuas …em Espanha fizeram a mesma brincadeira e tiveram de fugir porque a policia foi atrás delas , aqui um dos vídeos era muito perto duma esquadra da policia na zona da ribeira…eu gosto de mulheres , mas isto era uma bandalheira …felizmente parece que parou

  7. Jonas says:

    O problema não são as câmaras, por mim podem estar em todas as esquinas e ruas do país, o problema que ninguém fala são os anormais que vão estar a operar as mesmas, são humanos e mais dia menos dia um imbecil vai fazer leak de videos, sejam engraçados, íntimos ou porque lhe apeteceu seguir os passos da mulher para ver se ela se andou a encontrar com o amante.

    Por mim, metam milhares de câmaras mas com a restrição de só poderem ser consultadas por um grupo de autoridades, nunca uma única pessoa e só em casos de relevo (assaltos, crimes, etc)

  8. deepturtle says:

    e quanto mais escumalha permitirem andar no nosso país, mais vigilância precisarão.
    é um cenário win-win bem montado!
    Congratulations! You failed successfuly!

  9. PorcoDoPunjab says:

    deepturtle, os que falam que são contra as câmaras serão os primeiros a sentir a falta delas…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.