Versão 4.1 do WordPress já está disponível para ser instalada
O WordPress é de todas as plataformas web uma das que mais é usada. Criada para dar a todos os que procuram uma plataforma de criação de sites e de blogs uma ferramenta à altura e sempre pronta a ajustar-se às necessidades dos utilizadores.
Com uma evolução constante e sempre a procurar melhorar, acaba de ser lançada mais uma versão. As novidades da versão 4.1 são maioritariamente cosméticas, mas existem algumas que tornam este CMS ainda melhor.
A versão 4.1 dá continuidade aos ciclos rápidos de desenvolvimento que a equipa que desenvolve o WordPress abraçou. Este compromisso leva a que surjam novas versões periodicamente e que surjam também sempre novidades, maiores ou menores.
É por isso normal que esta versão, a última de 2014, tenha apenas algumas novidades visíveis e que podem ser exploradas pelos utilizadores.
A primeira delas é o surgimento de um modo de escrita livre de distracções mais apurado e ainda com menos elementos disponíveis.
Este modo é o indicado para todos os que pretendem simplesmente escrever, sem serem interrompidos ou distraídos.
Depois passa a ser possível também embeber de forma directa os vídeos do Vine, bastando para isso que se coloque apenas a linha do endereço web para o vídeo que se quer publicar.
Outra nova funcionalidade que surge com esta versão é a possibilidade de fazermos logout de todas as sessões de forma central, fechado assim todos os acessos que tenham noutras máquinas e aumentando a protecção das contas dos utilizadores.
Por fim, e como vem sendo habito, surge um novo tema de base. A somar a outros já bem conhecidos e disponibilizados com o WordPress surge agora o Twenty Fifteen.
Este está preparado para se adaptar a qualquer tipo de ecrã e para apresentar os conteúdos de forma muito mais organizada, onde estes são o foco principal.
É também um tema adaptado a qualquer idioma, graças à utilização da fonte Noto, disponibilizada pelo serviço de fontes da Google.
Para além de todas estas novidades visíveis e quase cosméticas, a versão 4.1 do WordPress traz ainda várias melhorias no seu código e API's que disponibiliza.
Este é um trabalho que é fruto de uma vasta comunidade que desenvolve esta excelente plataforma, disponibilizando-a gratuitamente para todos.
Depois dos problemas que surgiram com o WordPress na esta semana, é excelente ver que a nova versão está mais madura e adaptada às necessidades dos utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Prontos vai começar a mania de esconder o menu ao lado, quando escrevemos um artigo.. , deviam adicionar uma configuração para desabilitar e habilitar..
A mim ter o menu ao lado é util.. ficar sem menu é tão feio.. o pior é que estes designers parece que nem tiraram curso profissional ninguem entende a gravidade da situação é tão simples fazer uma pagina clean!
Exemplo: https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2014/12/wordpress_3-600×385.jpg
Isto é super fácil de fazer! Quem mexe no photoshop sabe disso.. qual é a dificuldade ai? é adicionar um rectangulo, por uma cor mais clara mas não muito.. adicionar um fundo cinza, e uma caixa(quadrado) tão simples é só um exemplo..
Agora eu pergunto-me vale a pena tirar um curso de design? Não! se isto continuar assim qualquer dia uma pagina na internet é apenas texto sem imagens..
Exemplo do que é um bom designer é fazer coisas que poucas pessoas conseguem fazer: https://www.youtube.com/user/KingSoraDesigns/videos
Ai têm um exemplo isso sim são sites! coisas que não se consegue fazer em 10,15 minutos! fica a dica para os “designers”
Jonny, pelos videos que vi do Kingsora presumo que não tenhas noção do que é um bom design… Não desfazendo o trabalho dos videos, é um tipo de design completamente diferente do necessário ao WordPress…
Um design minimalista é necessário para uma plataforma deste género.
Vens para aqui dar sermões de design e por em causa a qualidade do trabalho de muitos, e bons, designers sem teres noção alguma do que é o design gráfico ou web design, garanto que em nada esta relacionado com as obras de arte do Kingsora. É necessário horas ou dias para analisar e estudar as necessidades do projecto, prever formas de utilização e optimizar para os objectivos pretendidos. Um bom designer não faz apenas coisas bonitas e complexas visualmente, isso é um artista/ilustrador que é um ramo completamente diferente.
Nao pescas nada disto…