Desde a invasão pela Rússia, a Ucrânia não tem parado de receber apoios dos vários cantos do mundo. Uma dessas ajudas é dada através de satélites, pela Starlink. Agora, um funcionário do governo revelou que existem cerca de 150.000 ucranianos a utilizar o serviço da SpaceX, diariamente.
A rede Starlink está a ajudar a manter as infraestruturas do país mais seguras relativamente a ataques cibernéticos, por exemplo.
Uns dias após a invasão da Ucrânia pela Rússia, a SpaceX anunciou que o seu serviço Starlink estaria a partir daí disponível no país. De acordo com um funcionário do governo, cerca de 150.000 pessoas têm usado a Internet, todos os dias.
O ministro da transição digital, Mykhailo Fedorov, escreveu no Twitter que os dados aproximados davam conta de cerca de 150.000 utilizadores ativos diariamente. Segundo ele, “este é um apoio crucial para as infraestruturas da Ucrânia e para a restauração dos territórios destruídos”. Aliás, aquando da invasão e depois de a Ucrânia ter sido alvo de um ataque cibernético, Fedorov enviou um pedido de ajuda.
Rough data on Starlink’s usage: around 150K active users per day. This is crucial support for Ukraine’s infrastructure and restoring the destroyed territories. Ukraine will stay connected no matter what. pic.twitter.com/XWjyxPQJyX
— Mykhailo Fedorov (@FedorovMykhailo) May 2, 2022
De acordo com a CNBC, a contagem diária de utilizadores ativos é diferente do número de assinantes ou de antenas Starlink na Ucrânia. Isto, porque pode haver vários utilizadores ligados à mesma antena.
Segundo a NBC News, existem mais de 10.000 antenas Starlink a prestar serviço na Ucrânia, tendo sido fornecidas por várias fontes. Em abril, a United States Agency for International Development revelou, à CNBC, que um conjunto de pessoas contribuiu com mais de 15 milhões de dólares em hardware e serviços de transporte, de modo a fornecer 5.000 antenas Starlink à Ucrânia. A própria agência adquiriu 1.333 antenas.
A rede da Starlink possui cerca de 2.000 satélites na órbita baixa da Terra e está a ser construída para garantir Internet de alta velocidade em qualquer lugar do mundo, mesmo aqueles mais remotos.
Leia também: