Travel Budget – aplicação web para Smart Tourism
Por Tiago Cardoso para o PPLWARE.COM
Auto-férias é sem dúvida um conceito cada vez mais abrangente nos dias de hoje. Em vez de se programarem as viagens de forma tradicional numa agência, navega-se na web à procura de voos baratos, bons destinos e bons hotéis.
Este tipo de férias tem a vantagem de se conseguirem melhores negócios e optimizar o orçamento que se tem de acordo com as preferências de cada um, ao contrário de aceitarmos um pacote pré-feito. O ponto fraco desta abordagem é o trabalho evolvido, a pesquisa, as contas, recolher informação sobre os locais, etc. Por outro lado, a grande maioria das pessoas não sabe para onde quer ir, à partida, e por isso a pesquisa nos sites tradicionais de procura de voo não é nada fácil.
A levar esta abordagem a um outro nível, começa a emergir cada vez mais o turismo inteligente onde a pessoa não se limita a verificar um destino, com ida e volta, mas procura todo um trajecto, já que nem sempre a ida e volta é o mais barato, ficando a passagem por outros locais mais em conta.
Este tipo de pesquisa tem ainda mais beneficio, já que se tira extremo partido das viagens que se fazem, visitando vários locais ao longo de uma viagem, sem aumento expressivo dos custos. No entanto, é ainda mais trabalhoso: tentar combinar os vários voos, os dias e as horas de voo, arranjar tudo de forma a optimizar completamente o percurso em termos de custo e locais interessantes. É uma tarefa que bem feita pode levar dias a efectuar, já que com as companhias de low cost, as possibilidade são enormes.
Quem já tentou tal façanha sabe o trabalho evolvido, mas sabe que poderá haver uma forma mais fácil de efectuar tal tarefa.
O Travel Budget é uma nova aplicação web em desenvolvimento pela inEvo que se propõe a efectuar todo este trabalho duro por nós.
Esta aplicação, agora em fase alpha, baseia-se em inovadores algoritmos de Inteligência Aritificial para procurar hierárquica, permitindo assim uma procura extensiva das possíveis combinações, verificando dezenas de milhões de possíveis percursos em tempo real.
Com algortimos tão dispendiosos a nível computacional, foram adoptadas tecnologias que permitam a paralelização, como o Scala, linguagem funcional que corre na JVM, em combinação com o AKKA, framework de actores para Scala ou Java, para que escale facilmente.
O Travel Budget usa o seu orçamento e as suas restrições de datas em conjunto com locais - cidades, países, continentes - onde deseje ir ou estar ou, que por outro lado, não queira visitar, e mostra-lhe os vários percursos possíveis, com datas, tempos de permanência e custos.
A tecnologia do Travel Budget permite ainda a procura colaborativa de viagens, onde se poderá juntar com amigos e visualizarem os resultados, em tempo real e à distância, interagindo de forma partilhada sobre eles.
A inEvo irá abrir uma versão beta no segundo ou terceiro trimestre de 2011 a um número limitado de utilizadores. Pode já registar-se para receber novidades sobre o programa beta.
A versão final prevê-se que tenha sempre uma vertente gratuita onde se podem procurar nos percursos resultantes de procuras de outros utilizadores e uma área premium que permite efectuar procuras personalizadas com os seus dados.
Este desenvolvimento e investigação contam apenas com investimento da inEvo até este momento, estando esta empresa portuguesa à procura de parcerias principalmente com sites de procura de voos.
Homepage: inEvo
Homepage: Travel Budget
Este artigo tem mais de um ano
não é que tenha lá muito a ver com o artigo, mas podiam fazer um tutorial sobre jquery..
Esta ferramenta parece excelente. pena n estar disponivel
Geralmente uso http://www.skyscanner.com, mas isto parece bem melhor!
Interessante este serviço sim senhor.
A ferramenta aparenta ser muito boa. É pena ainda não estar disponível e aparentar que vai ter algum custo, uma vez que apenas vão disponibilizar a versão Beta a alguns utilizadores.
dava jeito para programar a minha ida a Veneza
sim, ir a Veneza é difícil…até Milão pela easyjet e comboio até Veneza…vice-versa para o regresso! demora-se umas 5h mas consegue-se fazer por cerca de 70€ ida e volta
falaram-me disto hoje, logo no dia em que já ando a pesquisar destinos e a traçar rotas para as ferias de Verão pois as nossas são mesmo como as descritas na introdução deste artigo: auto-ferias. Aliás acrescento auto-motor-férias!
È pena não estar disponivel e acarretar custos futuramente. Contudo, aguardo para ver como será.