Transferências só com o número de telefone! Como vai funcionar?
Para quem tem serviços como o MB WAY ou o Revolut, fazer transferências só com o número de telefone é algo normal. Mas ao nível dos bancos isso não acontece, mas vai ser uma realidade em breve. Saiba como vai funcionar.
SPIN – Identificador para Derivação de Conta
O novo serviço vai permitir fazer transferências usando o número de telemóvel ou o NIPC do destinatário (SPIN).
O Banco de Portugal disponibilizará aos prestadores de serviços de pagamento, no dia 24 de junho, o SPIN, uma solução de identificador para derivação da conta (proxy lookup/alias). Terá de ser implementado pelos prestadores de serviços de pagamento até 16 de setembro de 2024.
O SPIN permitirá aos utilizadores de serviços de pagamento iniciar transferências a crédito e imediatas utilizando o número de telemóvel (se for um particular) ou o NIPC (se for uma empresa) do beneficiário, em vez do IBAN.
Esta funcionalidade vem melhorar a experiência do utilizador na execução de transferências, ao permitir que sejam iniciadas com base em identificadores do beneficiário conhecidos ou fáceis de memorizar (o número de telemóvel ou o NIPC), em vez do IBAN.
Esta solução será facultada aos utilizadores, sem custos, nos diferentes canais dos prestadores de serviços de pagamento (incluindo homebanking, aplicações móveis e até ao balcão) e permitirá realizar transferências de forma mais simples e conveniente.
No Brasil usamos PIX, podemos usar telefone, e-mail, CPF (documento da receita federal), ou uma chave aleatória.
O PIX iria comparar diretamente com o nosso MBWAY, que aí sim permite número de telemóvel. Aqui falamos diretamente integrar no sistema fora do MBWAY.
Sim, aqui usamos o CPF(equivalente ao IBAN), E-mail ou telefone para todos os bancos….
CPF não é igual ao IBAN. Todos os países tem contas com IBAN, faz parte do sistema bancário SWIFT também.
O CPF corresponde ao NIF em Portugal (o CNPJ equivale ao NIPC)
O IBAN (duas letras e dois algarismos para identificar o país e mais 21 algarismos) segue um algoritmo em que se me enganar em algum dígito o número que daí resulta não corresponde a um IBAN existente – não há transferência.
O NIPC (9 dígitos) também segue um algoritmo, uma troca de dígitos também, à partida, não terá consequências. Os números de telefone também são 9 dígitos e, como os números não são sequenciais, em princípio um erro de digitação também não terá consequências.
Um NIPC ou um nº de telefone decoram-se e um IBAN não? Uns conseguem decorar, outros nem por isso …
Agora, convém não esquecer que em Portugal também tem que ser instituído o sistema, europeu, de identificação do beneficiário da transferência – antes de se autorizar à transferência. O SPIN referido no post será usado cá no SICOI – o sistema de pagamentos e compensações do Banco de Portugal, que está concessionado, em exclusivo à SIBS e é usado pelos bancos. Mas, seja a transferência referenciada por IBAN, ou por NIPC ou por nº de telefone – o nome do beneficiário vai ter que aparecer à mesma.
Mais uma maneira de burlar as pessoas.
Daqui a nada tudo serve para burlar (e é verdade)
Mas que podemos nós fazer… se as pessoas não lêm os avisos na caixa multibanco…
Tenho uma questão. Se tiver múltiplas contas bancárias (seja particular ou empresa), o número de telemóvel ou o NIPC ficam relacionados apenas com uma delas?
Aqui no BR sim
Mais uma maneira dos agiotas dos banqueiros cobrarem mais umas taxas por um serviço.
E antes que venham dizer “devias ter lido o artigo”… eu li e vi lá escrito “sem custos” mas só inocentes é que acreditam nisso. Começa sempre “sem custos” e logo a seguir muda.