PplWare Mobile

Transferências só com o número de telefone! Como vai funcionar?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Carlos Junior says:

    No Brasil usamos PIX, podemos usar telefone, e-mail, CPF (documento da receita federal), ou uma chave aleatória.

  2. Aves says:

    O IBAN (duas letras e dois algarismos para identificar o país e mais 21 algarismos) segue um algoritmo em que se me enganar em algum dígito o número que daí resulta não corresponde a um IBAN existente – não há transferência.
    O NIPC (9 dígitos) também segue um algoritmo, uma troca de dígitos também, à partida, não terá consequências. Os números de telefone também são 9 dígitos e, como os números não são sequenciais, em princípio um erro de digitação também não terá consequências.
    Um NIPC ou um nº de telefone decoram-se e um IBAN não? Uns conseguem decorar, outros nem por isso …
    Agora, convém não esquecer que em Portugal também tem que ser instituído o sistema, europeu, de identificação do beneficiário da transferência – antes de se autorizar à transferência. O SPIN referido no post será usado cá no SICOI – o sistema de pagamentos e compensações do Banco de Portugal, que está concessionado, em exclusivo à SIBS e é usado pelos bancos. Mas, seja a transferência referenciada por IBAN, ou por NIPC ou por nº de telefone – o nome do beneficiário vai ter que aparecer à mesma.

  3. Santos says:

    Mais uma maneira de burlar as pessoas.

    • Bruno says:

      Daqui a nada tudo serve para burlar (e é verdade)

      Mas que podemos nós fazer… se as pessoas não lêm os avisos na caixa multibanco…

  4. Bourne says:

    Tenho uma questão. Se tiver múltiplas contas bancárias (seja particular ou empresa), o número de telemóvel ou o NIPC ficam relacionados apenas com uma delas?

  5. PTO says:

    Mais uma maneira dos agiotas dos banqueiros cobrarem mais umas taxas por um serviço.

  6. PTO says:

    E antes que venham dizer “devias ter lido o artigo”… eu li e vi lá escrito “sem custos” mas só inocentes é que acreditam nisso. Começa sempre “sem custos” e logo a seguir muda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.