Torpedo: Partilha de ficheiros ou textos que se auto-destroem
A partilha de informação pela Internet está sempre sujeita a que possa ir parar às mãos erradas ou em sítios onde não a queremos. Os serviços de partilha de ficheiros tendem a não ter opções de partilha temporária e delegam nos utilizadores a responsabilidade de gerir a quem dão acesso aos seus ficheiros.
Para colmatar esta falha existente surgiu agora o Torpedo, um serviço/software que consegue garantir o acesso temporário a ficheiros que os utilizadores indiquem.
O Torpedo é uma mistura de serviço/software que garante aos seus utilizadores a partilha por tempo definido de ficheiros ou de "segredo" a quem estes bem entenderem.
O Torpedo garante ao utilizador que sendo ultrapassada a forma definida como limite, o link de acesso deixa de estar disponível e o ficheiro é eliminado. Desta forma está garantida a segurança e limitada a sua partilha por/a terceiros.
Os limites que o Torpedo tem disponível como opção são o download durante 48 horas ou 1 download. Os utilizadores podem apenas decidir um destes limites e assim que estes forem ultrapassados é feita a remoção.
Como não é um serviço Cloud nos moldes que estamos habituados a usar, o Torpedo não disponibiliza espaço para os utilizadores gerirem ou qualquer serviço de sincronização de pastas.
Para usarem o Torpedo apenas necessitam de mover os ficheiros ou pastas para o ícone que fica alojado na barra de menus do OSX, sendo de imediato apresentado ao utilizador a escolha do tipo de limite a ser aplicado.
Após a escolha desse limite, o Torpedo envia para o serviço central os ficheiros, onde vão ficar alojados.
A resposta será feita na forma de um link que os utilizadores podem enviar a quem entenderem e iniciar a partilha. Se for escolhida a opção de download único, este acesso será concorrencial e assim que alguém carregar no botão de download este deixará de estar disponível.
O link gerado será automaticamente copiado para o clipboard do OSX para facilitar a partilha do mesmo.
Se preferirem usar o Torpedo apenas com o recurso ao teclado podem fazê-lo usado os atalhos que podem definir nas opções do cliente.
Mas o Torpedo não se limita a permitir a partilha de ficheiros, podendo também partilhar texto. Estes "segredos" podem ser criados com a simples selecção de texto de qualquer aplicação e o arrastar para o ícone alojado na barra de menus.
Vai ser aplicada a mesma formula de limites de partilha (1 download ou 48 horas), mas neste caso o link não fica disponível na página de gestão do Torpedo.
No caso dos ficheiros, e se resolverem partilhar uma pasta, o Torpedo encarregar-se-à de criar um ficheiro zip com todo o conteúdo enviado.
Para além do cliente para OSX, o Torpedo tem ainda um site onde podem fazer a gestão das vossas partilhas, podendo eliminá-las a qualquer momento, ver o tempo que cada uma ainda tem de vida ou voltar a copiar o link de partilha. O acesso a esse site é feito com a conta que criaram aquando da configuração do cliente OSX.
Este site permite que usem o Torpedo em qualquer computador, independente do sistema operativo usado, garantindo que conseguem criar novas partilhas.
O Torpedo tem disponíveis dois modos de utilização para o seu serviço. O primeiro, gratuito, permite que carreguem e partilhem 10 ficheiros por dia, cada um com um máximo de 35MB. O segundo modo, o Pro, tem um custo de 3 dólares mensais ou 3 anuais, e remove o limite de ficheiros diário e passa a permitir ficheiros com um tamanho máximo de 250MB.
Com este serviço vão poder finalmente partilhar ficheiros e passwords ou códigos de acesso de forma segura, com a garantia que após o limite que escolherem os mesmos vão ser eliminados e vão deixar de estar acessíveis na Internet.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: OXS 10.8+
Download: Torpedo
Homepage: Torpedo
Este artigo tem mais de um ano
Assim dizem eles… Quem nos garante que esses servidores não ficam com os nosso ficheiros?
heheh
realmente 😉
O Snapchat dos ficheiros/textos 😀
como ja foi referido nada nos garante que os ficheiros sejam mesmo removidos…e se este serviço estiver alojado na América…então é quase uma certeza absoluta que não serão…
Já viram a resposta dos estados unidos ás acções que a Europa definio para a sua protecção de dados??
A europa quer que tudo aquilo que se passe na europa fique na Europa, mas os EUA, já vieram dizer que é ilegal isso….hahahah
lol
como ja foi referido nada nos garante que os ficheiros sejam mesmo removidos…e se este serviço estiver alojado na América…então é quase uma certeza absoluta que não serão…
Já viram a resposta dos estados unidos ás acções que a Europa definio para a sua protecção de dados??
A europa quer que tudo aquilo que se passe na europa fique na Europa, mas os EUA, já vieram dizer que é ilegal isso….hahahah
lol
Nada, mas mesmo nada é secreto ou impossível de obter. Lidem!
Sim, em parte é verdade. Mas embora não existam edifícios impossíveis de assaltar – por mais sofisticada que seja a segurança – é sempre muito mais fácil algo acontecer se deixarmos as portas e/ou janelas abertas para quem quiser entrar…
Erro em por/a não serve de nada /a.
🙂
lol enganei-me
ha uns anos existiu 1 site que envia-va email anónimos, íamos ao site, púnhamos o texto e o endereço email a enviar, a pessoa recebia 1 email anónimo e depois de o ler ele apagava-se em xx segundos apos ser aberto, isso sim e porreiro.