Terrorismo: Facebook remove utilizadora com nome Isis!
A rede social Facebook cometeu uma enorme gafe ao desactivar conta de uma mulher devido ao facto de ter o nome igual ao do grupo terrorista que está neste momento debaixo de fogo.
Se por um lado todos queremos que não existam publicações terroristas, o Facebook foi ao limite ao desactivar esta conta.
Apesar de não ter sido confirmado o motivo da remoção da conta da utilizadora californiana Isis Anchalee, este foi um dos episódios que se sucedeu nas redes sociais aos ataques terroristas acontecidos em França.
Este episódio ocorreu ainda após o grupo de hackers Anonymous ter declarado guerra contra o grupo terrorista ISIS. Após ter sido lançada uma ferramenta por parte do grupo de hackers que faz a pesquisa de quem possa fazer parte do ISIS, algumas contas de pessoas com esse mesmo nome podem ter sido marcadas como fazendo parte do grupo terrorista.
Esta ferramenta, faz o aviso automático às redes sociais de que a suposta conta deverá pertencer ao grupo terrorista e possivelmente, por esta razão, a conta da californiana deverá ter sido removida.
Após alguns tweets, a utilizadora Isis Anchalee fez queixa ao Facebook a explicar que o nome real era aquele e enviou por 3 vezes a identificação até que a conta voltasse a ser colocada como activa. No entanto e mesmo com o envio da sua identificação, o Facebook não resolveu a situação.
Apenas quando os seus tweets se tornaram virais e um engenheiro da rede social a contactou é que a sua conta voltou a estar activa e o assunto foi resolvido, sem nenhuma explicação por parte do Facebook.
@isisAnchalee Update: your account should be back. Sorry again!
— omid farivar (@bromid) 17 novembro 2015
Este artigo tem mais de um ano
Realmente, coitada da senhora, ficar sem acesso ao facebook deve ser mesmo comparado com um acto de terrorismo para muitas pessoas, enfim.
Esse assunto é relativo. Sou programador web. Associado à minha conta de facebook, tenho várias aplicações associadas a websites de clientes meus.
Se me cortarem o acesso ao facebook, os sites ficam sem acesso às aplicações que criei, logo os sites irão ficar impedidos de interagir com o facebook.
O facebook e outras redes sociais não servem somente para saberes quem vai à sanita.
É por isso que ao criar aplicações para clientes deverias associá-las a e-mails de clientes. Enfim…
para 90%(ou talvez mais) dos utilizadores do facebook é para isso que aquilo serve e o próprio foco da rede social é mesmo esse infelizmente
Esse é um dos motivos que nunca me cadastro usando a conta o Facebook… prefiro mil vezes criar uma conta só para aquele site. Quem me garante que Facebook vai ser eterno?
Por acaso uma das minhas amigas no Facebook, também tem esse nome…qualquer dia fica com a conta bloqueada 🙂
Não percebo, mas se o facebook nem disse o motivo da conta ter sido bloqueada, porque dizem que o motivo foi o nome dela.
dezenas de contas são bloqueadas por engano todas as semanas, la por a moça se chamar Isis, só ela é que fez a ligacao ao terrorismo, mais ninguem fez…
De facto…
fizeram-lhe um favor e ainda se queixa. Essa deve ser descendente de portugueses.
São factos dessa natureza que não me canso de chamar a atenção quando se opta por usar uma máquina a fazer filtragens de conteúdos.
Os que me conhecem sabem do que estou a falar.
Infelizmente na informatica coisas destas acontecem, ora porque o engenheiro ao ir a BD enganou-se no id do user, ou porque fez-se um update all like “Isis” enfim … não faltam cenários