Telegram bloqueado em Espanha por decisão do tribunal por partilha de conteúdos ilegais
O Telegram tem estado envolvido em algumas questões legais, em especial por culpa dos seus grupos e do que ali é publicado. Esta é uma situação que aconteceu há algum tempo em Portugal e que agora parece estar a surgir em Espanha. O Telegram foi bloqueado no país vizinho por se recusar a fornecer informações sobre os conteúdos ali partilhados.
Telegram foi bloqueado em Espanha
Foi o juiz Santiago Pedraz, do Tribunal Nacional, que deu ordem para bloquear temporariamente o Telegram em Espanha. Segundo os canais de notícias locais, esta trata-se de uma medida temporária em resposta a uma ação judicial relacionada ao "upload de conteúdo sem permissão" promovido pela Mediaset Espanha, EGEDA, A3 Media e Movistar Plus.
Do que foi revelado, esta suspensão do serviço de mensagens deverá ser feita pelas operadoras que operam em Espanha. Este parece não ter sido um processo imediato e ao final do dia o Telegram ainda podia ser usado normalmente. O magistrado teria tomado essa medida cautelar após não receber determinadas informações que havia solicitado à empresa baseado no requerimento.
Esta é uma medida tomada em resposta a uma ação judicial da EGEDA, Mediaset Espanha, A3 Media e Movistar Plus, que denunciou o Telegram por enviar o seu conteúdo audiovisual sem autorização. Assim, e para impedir que este cenário continuasse a acontecer, a decisão de bloquear temporariamente o Telegram foi avançada.
Decisão por partilha de conteúdos ilegais
Segundo fontes associadas a este caso, o Tribunal Nacional procedeu ao envio de uma ordem judicial aos operadores para que a medida pudesse ser executada num prazo não superior a três horas a partir da sua notificação. É provável, portanto, que as operadoras tenham demorado mais a ativar o bloqueio e por isso o Telegram tenha funcionado por mais algumas horas.
Não há informações sobre quanto tempo poderá durar este bloqueio, embora seja referido que o juiz Pedraz "precisa de mais tempo" para investigar o caso. Este cenário foi confirmado está a ser avançado por fontes legais, que o bloqueio terá acontecido "nas horas seguintes e não mais de dois dias".
Alguns utilizadores relataram de imediato problemas para aceder ao Telegram em Espanha, segundo a plataforma DownDetector. Este bloqueio surge depois do serviço de mensagens de Pavel Durov ter sofrido situações similares no Brasil ou em na própria loja de apps da Apple.
Sempre o futebol com os seus tentáculos que passam por todo lado…
Onde andam agora os fans do telegram, venha o diabo e escolha…
O vilão neste história são o governo e tribunais espanhóis que retiram a liberdade às pessoas
Nem sei como alguém acredita naquilo que está a dizer, o Telegram já tem uma grande fama de ser barrado por ter uso indevido há muito e pelos vistos continua e os maus da fita são sempre os que regulam, está bem…
Num certo sentido o Tecnico IT tem razão seja whattapp seja telegram, Signal, outro qualquer é tudo farinha do mesmo saco só não vê quem não quer…
“num certo sentido”
Eu diria no único sentido. O telegram é uma grande mais valia, bem como qualquer outra ferramenta de comunicação que consiga “escapar” à censura governamental.
Mas acho estranho as coisas terem chegado a este ponto, porque frequentemente o Telegram deita abaixo grupos com conteudos com copyright. Algo falhou no processo de notificação.
O futebol na TV dita como a justiça tem que funcionar infelizmente lá é como aqui em PT os milhões do jogos compram muita coisa.
Praticamente o que a Espanha quer é reportar um canal e em 5 minutos ele seja bloqueado e o Telegram não funciona assim demora o seu tempo a verificar o pedido vamos lá ver se vai mudar alguma coisa.
Bloqueado po Juiz espanhol sob suspeita de corrupção em processo que ilibou José Filomeno dos Santos
Será que conseguem também mandar bloquear o Facebook pelo mesmo “crime”? É para um amigo… 😀
Eu falei a pouco com um familiar de Madrid e ele diz que usa sem problemas com VPN por isso nem notou se não funciona.
As VPNs cada vez fazem mais sentido para ultrapassar estas limitações temporárias.
Diz quem sabe que o Telegram está cheio de canais e grupos em que se partilha e comercializa filmes e séries, retransmissões desportivas e conteúdo para adultos. Ou seja, qualquer conteúdo audiovisual pago se pode conseguir em grupos do Telegram, grátis ou por muito pouco dinheiro.
E que em 2022, em Itália, foram encerrados mais de 500 canais que distribuíam IPTV e conteúdos protegidos po direitos de autor. A suspensão geral do Telegram é temporária, mas colocam a questão de se seguir o encerramento de canais, como em Itália.
Por outras palavras o Telegram tornou-se uma porta aberta escaqueirada sem qualquer controlo para tudo o que é ilícito, logo, como o fruto apetecido é o mais procurado, chamou a atenção de todos e mais alguns e não só aqueles que era de interesse, dai a brincadeira chegar ao ponto de barrarem a rede ou mesmo encerrar canais por via judicial.
No Brasil ele já foi doutrinado, assim como sua população!Jamais deixem a esquerda tomar o poder, ou estarão sujeito a isso!
exato
“…recusar a fornecer informações sobre os conteúdos…” bom se por um lado ainda bem que não o faz, por outro parece estar implícito que o pode fazer. Telegram meh
Nostr parece ser cada vez mais a única opção viável para fugir à censura
Ufa, ainda bem que não faz parte das redes sociais americanas…Essas respeitam todos os bons padrões (segurança, isenção, etc…) deles…A censura anda aí e é selectiva!
XMPP Jabber… Bloqueiem isso.
Esse Juiz espanhol estava sob suspeita de corrupção em processo que ilibou José Filomeno dos Santos
Baixando um VPN resolve logo esse bloqueio
O dia em que as VPN serão proibidas ainda não chegou mas não deve tardar.
Mas calma, isso não será censura.
Censura é se for feito pelos maus do costume… Se nós fizermos o mesmo é porque estamos a ajudar os tolinhos sem cabeça, portanto, é uma coisa boa.
É do género, os emigrantes portugueses podem votar, mas como votam sempre à direita, deviam ser impedidos de votar.
Já ouvi gente a dizer isto na TV.
Outra, toda a gente se queixa da abstenção, desta vez a abstenção desceu mas foi para dar votos ao Chega, para isso mais valia a abstenção ter subido.
Autênticas pérolas dos comentadeiros avençados nas TVs.
Nojo.