PplWare Mobile

Spoofing nas comunicações: urgência de medidas técnicas em Portugal

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Hélder says:

    Realmente já era mais que altura de implementarem algumas medidas, na maioria das semanas recebo alguma chamada de alguém a dizer que me está a ligar de volta… sendo que eu nunca liguei a essa pessoa, ou seja, alguém se fez passar por mim e usou o meu número.

    Praticamente todos os dias recebo mensagem e/ou chamadas de scam e fraudes, o que vale é que a Samsung já identifica uma boa parte delas e quando não estou à espera de nenhuma chamada nem atendo números desconhecidos…

    • Julio says:

      Eu recebi uma da caixa Geral de Depósitos, mas quando me começaram a pedir o nome, e o numero de contrato, desconfiei, mas quase que lho dei.
      Questionei-os, e depois desligaram a chamada.

  2. Max says:

    Contei um caso que se passou comigo – a burla do telefonema sobre as condições de renovação da assinatura de internet. “Ah, e tal, o que conta são as grandes …”
    Se o número de lesados é grande, a burla é grande, mesmo que se trate de pequenas quantias. Há sempre uma vigarice/burla que não se está à espera.
    https://pplware.sapo.pt/internet/alteracao-a-lei-do-cibercrime-hackers-eticos-passam-a-estar-protegidos/#comment-3834086

  3. Maçã podre says:

    Isto só deve a letargia da ANACOM e mediocridade das operadoras que temos. É só ridiculo

  4. Joao Ptt says:

    Já poderiam ter implementado o mesmo que nos EUA: https://www.fcc.gov/call-authentication o protocolo: “STIR/SHAKEN” pelo menos para as chamadas telefónicas, e o mesmo ou equivalente para os SMS/ MMS.

    Serve para autenticar que o número está realmente a ter origem naquele operador, pelo menos estará a fazer a chamada através desse operador, embora isso não signifique que esteja em Portugal (pode estar a usar VoIP ou outra técnica). Sempre limita os abusos, não podem simplesmente gerar números aleatórios portugueses a partir da Tailândia por exemplo (excepto se tiverem algum tipo de Cavalo de Tróia nos operadores portugueses).

  5. Tug@Tek says:

    “..bloqueio de chamadas internacionais com identificadores nacionais,”
    Pelo menos a MEO não tem o serviço de bloquear a receção deste tipo de chamadas. Não entendo o porquê, visto não ser nada de outro mundo.
    Não sendo as operadoras proactivas neste tipo de bloqueios, estão a ser coniventes…

  6. Manuel da Rocha says:

    A razão é que, os call centers, verdadeiros, já usam, esses serviços, desde 2005.
    Fica, mais barato, usar um call center, no Brasil, com 78000 funcionários, que, ao ligarem, vão usar, um número, de telemóvel/telefone, português e criarem um ID igual, ao original.
    As próprias, operadoras, fazem disso, para facilitar terem 5 secções, de contacto, com o cliente, usando chamadas/sms, como se fossem, do mesmo número, mesmo que uma, seja feita de Castelo Branco, a seguinte de Lisboa e a última, de Braga. Para o cliente, foi sempre, o mesmo número, que o contactou. É o mesmo esquema, que os burlões usam.
    Se dá, para quem o mantêm, e opera, não vai mudar…

  7. saposalhxoxo says:

    Acho que isto é mais preocupante para as entidades impersonificadas. Porque a bem ver se fores burlado é por pouco. Os bancos não deixma sair assim garndes quantias e só um parolo é que paga mais de 1000 EUR por algo que nem queria fazer. Quando é iniciativa nossa tudo bem, agora de um momento para o outro pedirem-nos dinheiro é SEMPRE PARA DESCONFIAR.

    Duvido que alguém seja burlado quando partiu de um ato nosso, tipo compra d eum carro ou casa. As burlas são coisas espontaneas, tipo vais na rua e alguém te aborda a dizer que tem um carro para ti ou centenas de produtos todos teus e depois pede-te uma entrada e diz que não tem os produtos aqui e um gajo cai, quem quer…

    Mas no dia a dia é dificil alguém cair em burlas assim. As burlas surgem quando se esdtá regalado e despreocupado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.