Sondagem: 55% não tapa a webcam do seu computador

Outras sondagens já realizadas


Destaques PPLWARE

34 Respostas

  1. Tico says:

    Das pessoas que responderam ao inquérito X DIZEM que não tapam…

  2. censo says:

    E 45% precisa de tratamento médico…

  3. Quem, eu? says:

    Se tenho o PC comprometido, a última coisa com que estou preocupado é a webcam.

    • Hugo says:

      Haja alguém a raciocinar lol
      Muitos filmes dá nisto.
      Agora diga-se a verdade…se eu fosse por exemplo o Sócrates não confiaria nem na câmera do S4 que tenho na gaveta.

    • João Matos says:

      Nem mais!
      “Ai meu Deus que os mauzões ainda me tiram uma foto!”.

      Eventuais dados pessoais que estejam no computador são menos importantes…

  4. PAPAJOE says:

    Tapem isso malta… Do it

  5. zé tuga says:

    pelos vistos há 45% do pessoal da estatistica que precisa de deixar de ver filmes de perseguição, e teoria de conspiração, ehehehe…

    não tapo cameras nenhumas, pois faço uso delas, tanto no pc como nos smartphones e tablet’s, pois faço video conferencias tanto a nível profissional como pessoal, video chamadas, etc… estamos em pleno século XXI, mas ainda há gente com medo da própria sombra, enfim…

  6. Democrata says:

    O que espanta em Portugal, é a ignorância daqueles que são formados em informática; sabe mais um auto-didacta do que esses parolos que frequentam cursos ou adquiriram uma licenciatura na área.

    • censo says:

      Não te esqueças que vives num país em que qualquer diplomado ainda se acha superior ao licenciado em ciências da vida, é o chamado diplomado ignorante. E enquanto tiveres universidades isoladas do mundo exterior, assim vai continuar.

      • Hefesto,o Grande says:

        Como assim—«”universidades isoladas do mundo exterior” ?? Dá-me um exemplo de uma,se fizeres o favor. 🙂

        • censo says:

          Dar-te-ia exemplos do contrário.

          • Emanuel says:

            Censo, “ah e tal diz-me porque tapas a webcam?”, pediram-te para dares um exemplo de uma universidade isolada do exterior e estás a contrapor sem factos nenhuns, também gostaria de saber em que mundo vives, pelos vistos não tens tomado muita atenção ao que tem saído cá para fora. Continua a viver no teu mundo cheio de “segurança”.

  7. rfonz says:

    Podiam colocar mais uma opção no novo questionário a dizer algo do género não jogo, ou não tenho por hábito jogar, conseguia se assim saber quem joga e quem não joga, e nos que jogam as respectivas horas

  8. Malaquias says:

    O pessoal dos 45℅… Aqui esta uma boa explicação para nao ser necessario tapar webcam… Leiam se quiserem…

    1- se um site acede a camara, é porque voces deram autorização. Os sites precisam de java ou scripts para o fazer. Primeiramente, o java irá pedir autorização para que o site aceda a camara. Sem a vossa autorização, nada feito.
    Além do mais, através das definições do navegador é possivel bloquear o acesso dos sites a camara.

    2- o vosso LED está ligado diretamente à corrente eletrica que passa para a camera. faria sentido um eletricista fazer 2 interruptores para ligar as duas luzes da sala de estar? É cabo eletrico extra, aumentando o custo de produção. Entao se a vossa webcam estiver ligada, a luz irá ligar também.

    3- se há um programa com acesso administrador que pode usar a camera, talvez vocês devessem ter mais cuidado com o que instalam e de que sites.
    Devem instalar sempre do site original, evitar pirataria e sempre de criadores de conteudo confiaveis…

    4- se têm um virus, talvez seja porque instalaram alguma coisa pirateada ou não confiavel, ou abriram algum anexo num email…

    E como aviso, tenham cuidado com o que dão permissão de administrador, com o site que visitam…

    Há 2 maneiras do vosso computador ficar infetado:
    1- voces oferecem permissão ao virus. Seja durante a instalação de um programa, seja atraves de uma extensao do browser.
    2- o virus tem permissao superior: system, superuser ou hyperuser.

    Mas ao final do dia, nada funciona sem permissão administrador (ou superior). Se querem proteção total, deixem de usar a conta administrador e usem uma normal… Comprem um antivirus em vez de usarem gratuito ou de piratear antivirus… Um virus sem permissao admin pouco a nada faz…

    • Samuel says:

      Só no linux é que existe a permissão, no windows qualquer hacker pode passar pela firewall e ligar a câmara sem tu saberes. Já aconteceu antes exemplo NSA, CIA entre outros.

      • malaquias says:

        No windows nao existe um sistema de permissoes do tipo linux ou android, mas existem utilizadores, o que acaba por ser, na minha opiniao, um sistema de permissoes, mas mais automatico…
        Por exemplo, o utilizador nao pode usar windows update; admin nao pode modificar ficheiros do windows, embora normalmente os possa abrir; System é o windows e tem as mesmas permissoes que o admin excepto que o admin pode modificar os ficheiros que o admin nao pode… O hyperuser é a microsoft, que pode fazer o que quiser: aceder aos teus dados como fotos ou videos, modificar até mesmo o kernel ou mesmo o root do windows remotamente… Até tenho uma frase que digo: o que metes num produto MS pertence à MS…

        Mas da mesma maneira que precisas do “su” no linux, precisas do administrador no windows… O teu disco jamais será encriptado por ransomware a nao ser que digites a palavra passe de admin, ou melhor, pode, pode encriptar a pasta user e assim, mas nunca todo o disco. Nao te conseguem infetar drivers, nem infetar outros utilizadores para além do logado…

        O linux simplesmente é mais seguro por uma razao: pede password admin pra tudo. Instalas um programa, enquanto no linux tens de meter pw para instalar o programa e meter novamente para cada uma das dependencias mesmo com a conta SU logada, no windows isso é feito para ambos o programa e a dependencia através de um simples click num botao, e esse é o problema…

        • Parrot says:

          sempre existe maneiras de ganhares privilegios como era exemplo do buffer overflow smp existe um exploite por ai porque os sistemas operativos são feito por pessoas e por isso teem erros….

    • Pedro says:

      Queres saber porquê?
      1º porque é um procedimento tão simples que mais vale prevenir que remediar.
      2º nem todas as webcams têm leds a notificar quando estão ligadas, e não consegues garantir que todas têm a mesma ligação ou que o mesmo não “avariou” entretanto.
      3º existem mais formas de infectar um pc (ou de ele já estar infectado):
      a) vir já infetado de origem (até pelos próprios fabricantes);
      b) uma simples pen usb com o teu pc ligado infecta-o;
      c) aplicações com segundas intenções (estilo facebook);
      d) programas “manhosos” (sem ser pirataria), estilo programas para procura de drivers e para melhorar a performance do pc (sim, ainda há quem instala disso);
      e) um exploit ao teu router (um dns spoofing, ou até um hack a um site “normal”) e sacas o ficheiro que pensavas ser confiável, de outra origem e dás permissão;
      4º ninguém quer ver eu a olhar para um pc, mas se quiser, de uma forma simples, deixa de o conseguir.

      Os nossos dados são importantes para muitas empresas. Não querem saber de A, B ou C. Mas de uma forma global são valiosos. Já há tecnologia em certas lojas físicas para saber se o cliente está a gostar dos produtos, tempo que demora, interação, reação facial, etc… Será tão teoria da conspiração que usem isso nas aplicações? Já muitas apps ouvem constatemente para ajustar anúncios e recolher dados. Claro que será inofensivo. Mas pode não ser, e é tão simples evitar…

      • Nuno Cardoso says:

        Plenamente de cordo. Uma coisa é paranoia outra é protecção. (sabendo desde o principio que qualquer protecção nunca será 100% fiável)
        Não se esqueçam que “Saber é poder”…..
        E no caso daqueles que têm filhos desafio-os a pensarem mais além. Apostem desde já numa cultura de prevenção informática e estejam alertas. Julgo que não será necessário dar exemplos para o acabei de referir….

  9. Lisbon Lover says:

    Menos de 1 hora no gaming. Não tapo o computador com fita-cola por causa de vestígios que podem aparecer.

  10. Hefesto,o Grande says:

    “Gaming: Em média, quantas horas jogam por dia?”—»evidentemente,menos de 1 hora por dia.Não tenho tempo nem discernimento em certas alturas para perder o meu precioso tempo.A esta hora(23h51m),quem votou em menos de 1 hora por dia,ia à frente na sondagem com 47% dos votos.Mais do dobro(22%),de quem joga entre 1 a 2 horas por dia.É natural. 🙂

  11. pois..... says:

    A primeira coisa quefaço quando compro um computador novo, é tapar a camera, e em seguida enfiar o meu chapéu e alumínio na cabeça 😀

    Quanto mais depressa as pessoas se aperceberem da sua insignificância no mundo, mais depressa se deixam dessas ideias de estarem a ser espiados 😀
    Ninguem quer aceder as vossas cameras para ver a vossa fronha feia a olhar para o facebook….

    • Pedro says:

      Claro que não querem saber, mas podem querer saber se a página que estás a ver te interessa ou não através da reacção facial. Não querem saber de uma pessoa em particular, mas no grosso estatístico.
      E depois procuras 2-3 vezes por carros, e estás sempre a ver anúncios para carros. Não foi ninguém em particular que te esteve a analisar, mas os algoritmos foram programados para isso. Então não podem ser programados para outros dados?
      Muitos podem considerar uma vantagem falarem em querer comprar um carro perto de certas apps ou smart tvs com micro e depois terem anúncios para carros nos diversos sites que visitam. Mas para mim, não me interessa.
      Enquanto conseguir evitar ou tiver um procedimento tão simples como este, farei de certeza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.