SNS 24: Como ter uma Teleconsulta através do smartphone, tablet e PC
A Teleconsulta é uma consulta à distância, que permite a interação e partilha de informação, com registo obrigatório no processo clínico do cidadão. Pode ocorrer em tempo real (síncrona) ou em diferido (assíncrona).
Saiba como pode aceder a uma Teleconsulta usando a app SNS 24 e também o PC ou tablet.
A plataforma utilizada pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) para Teleconsultas é a “Live”. Trata-se de uma plataforma segura de videochamada, à qual os profissionais de saúde e utentes acedem para realizar teleconsultas em tempo real, no SNS.
Nos cuidados de saúde primários já é possível fazer o pedido de marcação de teleconsulta, desde que a unidade em questão já utilize a plataforma e este modelo de atendimento. Nos cuidados de saúde hospitalares as marcações de consultas e teleconsultas estão sempre sujeitas à avaliação clínica dos profissionais de saúde.
Se a sua unidade de saúde disponibilizar atendimento através da plataforma de teleconsulta, estas podem ser marcadas pelo utente na respetiva unidade de saúde, em qualquer momento, dependente das vagas existentes.
Como posso aceder à Teleconsulta agendada?
Para aceder a uma consulta via internet, usando a aplicação móvel do SNS 24 deve: aceder à aplicação com a Chave Móvel Digital ou o Número de Utente de Saúde e na opção ‘Favoritos’ aceder a ‘Teleconsulta’ clicar em ‘Confirmar’ aguardar nessa página até que a opção ‘participar’ fique verde.
Para ter acesso a uma consulta via internet terá que estar agendada pela unidade de saúde. Para a realizar o utente deverá ter um dos seguintes dispositivos eletrónicos: computador com câmara e colunas, ou telemóvel, ou tablet.
Podem ser realizadas em teleconsulta todas as consultas que o seu profissional de saúde considere que reúnem as condições necessárias para serem efetuadas à distância, sem comprometer a qualidade da prestação de cuidados de saúde.
A realização das teleconsultas permite:
- promover outros meios de acesso dos cidadãos a cuidados de saúde
- aproximar os utentes dos profissionais de diferentes níveis de cuidados
- otimizar a gestão de recursos no Serviço Nacional da Saúde
- reduzir o número de deslocações dos utentes e cuidadores, promovendo a sustentabilidade e melhorando gestão da vida familiar ou profissional
- promover a capacitação do cidadão na gestão da sua saúde e doença
No caso de um PC ou tablet, basta que aceda aqui.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Melhoria mas os problemas nos centros saude já são tantos.
Não vai resolver tempo de espera por uma consulta,etc.
Ao menos ponham SNS24 poderem marcar consultas e responderem aos utentes,
centro saude nem telefones atendem, quanto mais marcar teleconsulta.
Uma excelente solução para quem quer apenas umas análises e essas coisas que não é necessário uma deslocação ao centro de saúde mesmo