PplWare Mobile

Slider CAPTCHA: Uma solução contra o spam para WordPress


Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

  1. JJ says:

    Parece ser uma solução interessante e feita em Portugal. Vou analisar esses sistema.

  2. int3 says:

    Dá para dar a facilmente a volta a isso…..

      • Redin says:

        Falar é fácil. E como fazes isso?
        Consegues também dar a volta ao meu sistema anti-spam que eu criei?
        Desde 2009 que estou a tentar encontrar falhas no meu sistema e até agora ninguém me deu motivos para desistir.

        • int3 says:

          “Anti-spam” ou “prova de ser humano” devia ser algo que só nós conseguimos fazer. O bom exemplo é aleatoriamente mostrar 4 números e dizer qual o impar ou (aleatoriamente) o par ou parecido. Ou identificar imagens básicas também. só que isto JÁ EXISTE.
          Não quer dizer que não possam fazer, até deviam. Mas o “slide to unlock” não é seguro.

          E vou dizer que quando começaram a lançar os captchas normais com números etc, eu pensei que era o fim do spam. até ver captcha readers….

          Além disso, como afirmas que não tem falhas se o próprio automatismo do “slide” é em si uma “falha”? É que não é dinâmico, é “SLIDE to unlock”…

          • Henrique Mouta says:

            Ainda não estão implementadas, mas temos várias heurísticas identificadas que permitem destingir minimamente o comportamento de um slide automático (feito por um bot, ou um script) versus um slide feito por um humano. Duas dessas heuristicas, são, por exemplo, o tempo total de submissão do formulário, e o tempo que a pessoa demora a fazer o slider (desde que segura no botão, até o o largar). Ainda estamos a efectuar testes a estas heurísticas, mas têm estado a fazer uma boa identificação. 🙂

            Mas todas as sugestões de melhoramento aceitam-se!

          • int3 says:

            Exato, é isso mesmo!

          • Redin says:

            A falha de que eu falei não é do sistema proposto.
            Estou a falar do meu projeto anti-spam P2T que já foi apresentado a inúmeras empresas do ramo de segurança e todas elas não ficaram com o projeto por falta de recursos e por causa da conjuntura atual.

        • int3 says:

          “ERRO: Aconteceu um problema com a validação do CAPTCHA. Por favor, verifique se tem o Javascript e os Cookies activos no seu navegador.”
          AH! não posso ter os cookies desativados????
          Mas de qualquer maneira, isto está limitado. Tem aqui um limite obviamente. Estoura logo o captcha 😛

    • JJ says:

      Porque dizes isso?

      • int3 says:

        Porque fazer “slide” de uma região de uma web page é possível automaticamente. Assim como há captcha readers vai haver “sliders”. 😛

    • Eduardo Oliveira says:

      Também me parece uma maravilha para partir….
      Já há algum site a usar para podermos “testar”

    • AldebaranBM says:

      Também acredito que é fácil se dar a volta nisto… um script bem bolado contorna esta ferramenta, mas uma aleatoriedade no nome do elemento “slider” já melhoria. (não vi o vídeo, só pra constar)

      Acredito que é mais para Spammer-Humano e os spammers mais comuns, sempre tem xD

      Muito interessante a solução, “Como não pensei nisto antes!”

    • Henrique Mouta says:

      Instala e testa 😉
      Vais ver que não é assim tão simples como parece 🙂

      Abraço!

      • int3 says:

        Se for como eu estou a pensar, então é o mesmo que ter um limite de comentários por X tempo.
        Deixa-me chegar a casa se tiver tempo testo 😛

      • Mário Silva says:

        Obrigado pelo plugin. Instalei-o num dos meus blogues na plataforma wordpress.org e funciona na perfeição. Pena a plataforma wordpress.com, onde também tenho alguns blogues, não aceitar plugins devido à sua política interna sobre scripts.

  3. Mário César says:

    Hmmm… este método de slider captcha já existe há pelo menos uns 3 anos, que foi quando eu usei num formulário de contactos num site pessoal, isto já depois de ter visto a ideologia noutro sítio qualquer. Talvez o plugin seja novo, a ideologia (aplicada aos CAPTCHAs) nem por isso.

  4. André says:

    Parece-me algo muito inovador e muito mais útil para os sites em wordpress quando estes tiverem a ser vistos no tlm…

    (Sim porque fazer slide no smartphone é muito mais prático do que ler umas letras minúsculas -.-)

    Boa iniciativa!

  5. Algum site onde este plugin esteja em utilização e que possa visitar?
    A ideia parece interessante, mas acho desnecessário o botão de submeter… porque não ser apenas slide-to-submit? Teria o mesmo resultado e evitaria a execução de duas acções para submeter.

  6. int3 says:

    Android 2.3.6 não funciona. 🙂

    • Henrique Mouta says:

      Obrigado pelo aviso 🙂 Vamos tentar tratar de corrigir isso. É com o browser próprio do Android, certo?

      • int3 says:

        Ya. Não me parece que conseguirão corrigir, isto tem haver mesmo com o browser. Porém, no Opera (o mais recente) não funciona na mesma. Eu não consigo deslisar, o telemóvel “pensa” que quero andar para a esquerda xD

      • Bruno says:

        Não funciona com touch nos comentários. Na página de login funciona ás mil maravilhas 🙂

  7. Paulo Costa says:

    Parece-me ser bastante mais prático e visualmente mais atractivo que os CAPTCHA do costume. Já testei com o WPCF7 mas parece existir um bug qualquer que ao validar e clicar em “send”, o formulário não é verificado nem enviado, fica preso no ícone das setas a rodar.

  8. Cláudio Esperança says:

    O conceito é interessante, mas deixo uma questão: e a acessibilidade? Infelizmente nem todos os utilizadores utilizam rato ou ecrã táctil.

    Por outro lado, independente do algoritmo, caso um sistema destes seja implementado em larga escala, irão sempre aparecer bots que irão contornar os mecanismos de proteção fornecidos por este mecanismo. O captcha era um sistema bastante mais complexo e neste momento existem sistemas que conseguem reconhecer os códigos gerados com uma percentagem de acertos superior aos humanos.

    A ideia não é desmotivar, mesmo porque o conceito é interessante. Como produto comercial é que tenho as minhas dúvidas.

  9. Ivo Barbosa says:

    Este sistema não é facilmente contornado com um script em jquery por exemplo?

  10. Rui says:

    Existe muitos plugins melhor que esse este website http://www.extratuga.com tinha falado sobre uns plugins de proteção de spam esse esta na top por ter um designer lindo e simples

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.