Skype quer mais segurança e por isso vai deixar cifrar conversas
Todos os serviços de mensagens têm estados a apostar de forma muito firme nas questões de segurança, procurando garantir que as conversas dos utilizadores se mantêm privadas e longe de olhares alheios.
Para dar continuação a várias evoluções do Skype, surgiu agora a mais recente novidade. O Skype vai passar a permitir que as mensagens sejam cifradas, garantindo a privacidade.
A quase totalidade das conversas tidas nos principais serviços de mensagens está já protegida contra olhares alheios e contra a possibilidade de serem lidas durante a viagem que fazem dentro da Internet. Esta é uma das características pedidas, não apenas pelos utilizadores, mas também pelas próprias empresas.
O Skype não quis ficar para trás e passa agora a dar a possibilidade de os utilizadores poderem ter conversas privadas, que são cifradas entre si e assim protegidas.
Para trazer esta novidade para o seu serviço, o Skype associou-se a outro bem conhecido, o Signal, que se revelou ser a escolha de Edward Snowden para garantir a privacidade.
As mensagens do Skype para estarem neste modo privado vão ter de ser ativadas de forma direta pelos utilizadores e estarão apenas disponíveis para conversas diretas, deixando de fora os grupos.
À semelhança de outros serviços, apenas vão poder ser lidas num dispositivo, não se sincronizando nos diferentes aparelhos. As conversas privadas vão ter de ser aceites pelos dois utilizadores e os convites têm um tempo máximo de vida.
Por agora esta novidade estará apenas disponível para os utilizadores Insiders do Skype, onde será avaliada e testada. Posteriormente, será alargada, passando a ser uma funcionalidade nativa do Skype e acessível a todos.
Este artigo tem mais de um ano
Off Topic
@Pedro Simões, recebi hoje o update para o Android Oreo 8.0 no meu HTC – U11
Thanks.
Já vem tarde, agora o que está a dar é o WhatsApp e esse já usa a encriptação à muito tempo.
Vai lá fazer video em sitios quase sem 3G pelo whatsapp, vai fazer uma reunião com apresentação de diapositivos ou colaboração em tempo real, vai lá fazer uma poll a audiências de 100 ou 1000 pessoas pelo whatsapp, vai lá fazer um whiteboard interactivo.. etc etc..
Whatsapp é a app dos miudos da escolinha, nada mais, é mais uma moda.
Skype também sempre usou encriptação, apenas não é ponto a ponto como no iMessage, signal, telegram, whatsapp e afins, passa por servidores da microsoft, o que eles querem fazer é tornar o processo completamente anónimo.
“o que eles querem fazer é tornar o processo completamente anónimo.” acreditas mesmo nisso? Hahahahah só mesmo um parolo para acreditar nestas coisas principalmente vindo da Microsoft, que utiliza telemetry e vende os dados dos utilizadores do hotmail as agências (pesquisa no Wikileaks)
Se tornarem tudo anonimo como raio vão cooperar em caso de terrorismo? Se é anonimo, não conseguem saber quem é. O que duvido que façam!
Andas mesmo fora do circuito..
Antes de ser comprado pela microsoft as mensagens eram encriptadas e era um dos melhores serviços de mensagens privadas que havia na altura.
Que é feito dessa funcionalidade, pk é que teve que se associar a outro para fazer algo que dantes fazia nativamente?
Sempre houve, nunca deixou de haver, só não são ponto a ponto.
Ok é um chat que necessita de ser ativo pelo utilizador e não disponível em conversas de grupo. Além disso não sincroniza com outros dispositivos.
Não vejo onde e como é que as conversas são cifradas. Lá por ser “encriptada” ponto a ponto não quer dizer que ofereça segurança à prova de bala. Para além do mais é o próprio Skype que toma conta das chaves, portanto vai dar exatamente ao mesmo… É triste que este tipo de marketing ainda iluda a maioria dos utilizadores.
O facto de só funcionar num dispositivo leva-me a crer que a chave não sai do dispositivo… se assim for fizeram a coisa bem feita.
Então acaba por ser semelhante à funcionalidade que o WhatsApp tem utilizado.
Será esta tecnologia o novo “refúgio” para possíveis conversas ultra-secretas? (e.g. planeamento de ataques terroristas, hackers, narcóticos, etc.)
Não me parece 🙂
Nao te preocupes que nao estou a ver certos grupos tipo hackers a usar aplicações de chat que tu usas…
É normal que não os vejas…
Mas já que insististe em fugir onde eu queria chegar, não seria melhor solução ter implementado, por exemplo, Off-The-Record (OTR) de chave simétrica?
Vocês acham que hackers e Terroristas utilizam este tipo de aplicações.
1.º – Nunca será encriptado de ponto de ponto.
2.º – Mesmo que tenha a encriptação ponto a ponto, com OTR, chave simétrica e outras medidas que nunca vai ter, nada me diz que não têm um backdoor ou spyware no código, visto que o código não é aberto. Ninguém poderá dizer que o código é limpo.
3.º – As comunicações até podem sair do dispositivo encriptadas, mas quando chegar ao servidor dos meninos deixa de estar encriptada, visto que eles têm as chaves.
O Signal sim é bom. O telegram já foi bom, mas devido haver muitos terroristas a utilizarem tiveram que mudar.
Pá eu dei exemplo de terroristas e afins, como poderia ter dado dum sr. deputado que usa fato e gravata.
Mas sim é exatamente isso que penso destas “encriptações” modernas.