PplWare Mobile

Skydrive – O melhor serviço da cloud para guardar fotos


Autor: Pedro Pinto


  1. Pedro Gaspar says:

    Para mim o picasa é a minha escolha 🙂

  2. Rúben Mota says:

    Não me aparece a opção das fotos no menu do lado esquerdo como apareceu na imagem.

  3. Flávio Pinho says:

    Dropbox – Nova interface 😀

  4. Abílio says:

    Sempre usei só para fotos pois tenho 25GB.Já consumi 17GB… 🙁 . Concordo com o que aqui é dito.
    Para tudo o resto uso Dropbox.

  5. ElectroescadaS says:

    Pronto, chegou o chato do SugarSync… 😉

  6. Rui Carriço says:

    Eu comecei a usar mais o skydrive quando saiu a app para a Xbox, e agora com a sincronização entre o meu Lumia, PC, tablet e a Xbox é a opção lógica, muito bom.

  7. cnavigator says:

    Se adicionarem em breve as thumbnails para os restantes formatos Office e ainda para o formato PDF, o serviço fica perfeito. Para mim é claramente o melhor serviço para hospedar todo o tipo de ficheiros, de entre os vários que já experimentei (GDrive, Dropbox e por aí fora) e que ainda vai melhorar no futuro próximo. Eu recomendo para armazenar tudo no Skydrive, não só as fotos, sobretudo se forem ficheiros Office, de modo a tirar o melhor partido das Office Web Apps.

    A concorrência com o Google está a fazer com que Microsoft seja obrigada a esforçar-se por produzir um ecossistema online com muita qualidade, que chega a superior ao Google em quase tudo excepto na pesquisa (Google Search), eventualmente mapas e hospedagem de vídeos (Youtube). Até mesmo o Outlook.com está uma maravilha.

    Eu teria todo o gosto em só usar os serviços da Microsoft, incluindo pagar uma subscrição do Office365, para o qual não há concorrência minimamente à altura, mas INFELIZMENTE, tal não é possível porque parece que a Microsoft nunca irá abdicar de manter os seus clientes presos a formatos proprietários e ao seu sistema operativo. Eu até nem me importo com os formatos proprietários, desde que garantam melhor qualidade do produto final e haja sempre o suporte a formatos abertos e a possibilidade de exportar os dados, como acontece com o Office que tem suporte a .odt, mas como a Microsoft insiste em prender os seus clientes ao Windows… torna-se complicado só usar serviços Microsoft, por muito bons que sejam. Acho que a Microsoft deveria rever essa estratégia, ainda por cima agora com a ascensão do Ubuntu e a sua expansão para o segmento mobile.

    Por um lado até compreendo, criar um Skydrive desktop ou Office 2013 nativo para Ubuntu, por exemplo, seria admitir o fracasso do Windows, o principal produto da Microsoft. Talvez um dia a maré acabe por mudar… afinal de contas grande parte do lucro vem dos serviços prestados a clientes corporativos.

    • OOXML says:

      O futuro do Office noutras plataformas não Windows tem sido apontado como o próximo passo do Office. A ValueAct quando investiu recentemente 2 Mil Milhões de dólares abordou esse tema.

      A expetativa é que o Windows Blue venha a impulsionar o lançamento de devices mais baratos e mais competitivos com a gama média de Android (200-300€), se isso revelar sucesso, constitui um problema de menor fragilidade face a iPads, Androids ou promissores Ubuntu Tab, abrindo assim espaço ao alargamento de outras plataformas no Office. Recordo que a proposta de valor de devices RT incide atualmente no Office integrado de forma gratuita, podemos debater aqui os prós e cons de tal decisão, mas quando a empresa que desenvolve o Office e o Windows é a mesma, não é certamente indiferente tal decisão.

  8. Nelson Vidal says:

    Só uso SKYDRIVE, nem vejo necessidade de usar outro serviço.
    Tem a vantagem de ser um tudo em um: mail, calendario cloud (com Office)

  9. Alex says:

    Para fotos dificilmente algum serviço baterá o Flickr. O Flickr foi feito especificamente para fotos (embora agora também aceitem vídeos) e, com espaço ilimitado, galerias, sets, colecções, etc… dificilmente será batido por outro serviço cloud que não seja igualmente específico.

    Mais uma vez, um título enganador neste blog.

    • Alberto says:

      No Flickr:

      Limite de upload de fotos de 300 MB por mês (30 MB por foto)
      Uploads de 2 vídeos (máx. 90 segundos, 150 MB por vídeo)
      Visualização limitada da galeria das 200 fotos mais recentes
      Possibilidade de postar qualquer foto em até 10 galerias de grupos
      Acesso apenas às imagens menores (redimensionadas) (embora as originais estejam salvas, caso você faça uma atualização posterior)

      Mais uma vez, um comentário mal fundamentado.

      • Alex says:

        Não estou a ver, no teu comentário, nenhum desmentido ao texto que eu coloquei.
        E as características que referes aplicam-se apenas às contas gratuitas que, de qualquer das maneiras, e tal como eu referi, têm espaço ilimitado para fotos e vídeos, galerias, sets, colecções, etc….

        • Alberto Ferreira says:

          Ora, para o título ser enganador, o Flickr na versão gratuita, tal como o SkyDrive na versão gratuita, deveria:

          – Permitir Videos superiores a 60 segundos: O SkyDrive permite;
          – Permitir Upload de mais que 2 Videos: SkyDrive permite;
          – Visualização ilimitada da Galeria, acesso às fotos originais … e por aí em diante.

          E na versão paga, o Flickr continua a ter a limitação no tempo dos Videos, limitação do tamanho dos ficheiros, não sincroniza alterações a fotos guardadas localmente, etc.

          E quando falamos em “Fotos”, é comum assumir que também falamos dos videos que qualquer máquina fotográfica tira, mas nem quero entrar em discussões de interpretação.

  10. Paulo Fontoura says:

    SkyDrive para fotos e tudo o resto no Copy. 🙂
    Quem quiser subscrever o copy atrvás deste link https://copy.com/?r=mEhEBc ganha 10GB de espaço gratuíto inicial podende depois ainda aumentar esse espaço. 😉

  11. 007 says:

    É sobretudo interessante uma vez que com Windows Phone, as fotografias tiradas com o smartphone podem ser guardadas automaticamente no skydrive. Podendo apagar na memoria libertando espaço no phone

  12. Pedro Oliveira says:

    Eu pessoalmente uso quase de maneira diferente os vários serviços cloud por aí.
    Gosto do Skydrive para ficheiros do Office e coisas mais importantes.
    Para fotos depende: uso o Box (somente) para guardar imagens RAW e uso o flickr para publicar fotos (que não sejam pessoais ou de festa – refiro-me a paisagens, por exemplo).
    Uso a drop como forma de partilhar gigas com vários utilizadores rapidamente (quer sejam fotos ou músicas).
    Também gosto do Google Drive para docs que queira aceder rapidamente e que sejam trabalhos partilhados.

  13. Sergio J says:

    Discordo completamente de dizer que os serviços de cloud são seguros para backup.
    São tudo menos seguros, principalmente para fotos. Quem nos garante que o serviço vá existir daqui a 3 anos. E daqui a 10. E daqui a 20?
    São óptimos serviços, servem para backup transitório, mas não é para longo prazo.

    Relativamente ao skydrive, confesso que ainda não experimentei, mas fiquei com o bichinho

    • Fred says:

      Em parte estou de acordo, mas para evitar o que dizes, o melhor mesmo é usar o serviço de uma companhia com nome, nao estou a ver a Microsoft a fechar sem mais nem menos um serviço Cloud, agora que é necessario ter cuidado com algumas companhias que oferecem serviços Cloud é, por isso a minha aposta e sou fotógrafo é na Skydrive para ter “mais” um backup e na Drop para enviar fotos para os meus clientes.

  14. Jptsilva says:

    e em relação ao MEGA ?

    Não esta a altura?

    • Ru1Sous4 says:

      O MEGA ainda tem mt broa para comer. I.e., optimo espaço, velocidades de down/up inrrepreensiveis, todavia a pre-visualização de ficheiros n existe, para ver no browser os pdf’s, docs, etc. Segundo me foi dito via twitter “files are encrypted before you send request to download them :)” dai n conseguir poder haver uma previsualização, mas a verdade é que n é “pratico” p visualizar conteúdo online, qt ao facto de n ter uma app especifica para se usar e a mesma já esta p sair ao tempo, é outro ponto negativo. Tirando esses 2 pontos, MEGA FTW!

  15. F. Gomes says:

    Vim aqui so para ver os comentarios acerca da frase “O melhor serviço da cloud para guardar fotos”… xD

  16. R. Marques says:

    Este serviço possibilita os links IMG para inserir em foruns?

  17. Blueparty says:

    Existe alguma forma de ter duas contas simultâneas na dropbox, skydrive ou box em aplicações nativas no Windows e no Android para sincronizar pastas do computador?

  18. Alberto says:

    Uso o thislife.com.

    Testem e impressionem-se. Tinha feito um post mais detalhado mas perdi-o graças ao Feedly …

    • Vítor M. says:

      Interessante. Ora vamos lá testar.

      • Alberto Ferreira says:

        Agora num teclado.

        As fotos e videos têm informação muito útil que é desperdiçada por serviços de alojamento puro e duro. Daí, há uns 2 anos que comecei a minha procura pelo serviço ideal para guardar e aceder às minhas fotos e videos.

        Se virem bem, é ridículo termos as fotos organizadas em pastas, principalmente se forem os meses/anos. Qualquer serviço de jeito consegue filtrar pela informação contida nas fotos (Geo, Data, Tags, etc).

        Assim o Thislife permite que todas as fotos vão para uma timeline (como uma Inbox), tudo ao “molho”. Por exemplo o Picasa limita 1000 fotos por pasta, o que me fez desistir do mesmo.

        Assim, só tenho que fazer upload, e já está. Não tenho que andar a organizar pastas, a procurar duplicados, a dar nomes a pastas, etc.

        Depois já sei que os filtros básicos vão estar disponíveis (fotos de Dezembro de 2012 a Janeiro de 2013, em Lisboa, em que eu apareça). Ou então tenho a Timeline temporal.

        Posso depois refinar, meter mais Tags, criar albums que não são pastas (por exemplo, posso ter um album “Praia” com todas as fotos na Praia, e outro “Férias no Algarve 2013”, sem ter que andar a decidir se aquela foto na Praia do Algarve vai para um album ou outro).

        O thislife oferece não só uma filosofia de organização tipo GTD, como tem as ferramentas para o fazer. Pode criar alguns entraves a quem gosta de ter o “controlo”, e fazer confusão não haver pastas, mas está um nível mais à frente de organização pessoal. A sensação que tive com o thislife, foi como mudar de Windows para MAC. Quem o fez, sabe a que me refiro.

        Eles foram comprados pela Shutterstock, pelo que muitas das funcionalidades ainda estão para sair: APPs, Filtros mais complexos, etc.

        Como tenho conta paga, foi-me atribuida uma “gestora de cliente”, a Heidi, que é impecável. Tenho sugerido muitas melhorias, e eles têm implementado, dando sempre feedback e respostas aos meus e-mails.

        • Wilson says:

          Boas, Isso parece bastante interessante, mas

          não encontrei nada no site a primeira vista, suporta ficheiros raw tb?

          Outro inconveniente que vejo, do meu ponto de vista, é que como tb faço alguns trabalhos de fotografia, se quiser fazer upload e não misturar os trabalhos com a vida pessoal, tb não me parece possível.

          Ou até distinguir os vários trabalhos. Por exemplo quando fazemos uma sessão fotográfica.

          Mas o conceito está bastante interessante.

          Cumps

          • Alberto Ferreira says:

            Wilson,

            Sim, suporta RAW. Eles mesmo referem no video de apresentação.

            Para separar os trabalhos profissionais, podes criar albums (storys), e até partilhar com o cliente, por exemplo.

            Aqui é ideia é ver a Timeline como uma Grande Caixa onde está tudo (Pessoal, Trabalho, Produtos, Referências, etc). Depois podes criar Storys pessoais, trabalho, fotos a produtos, etc.

            No final, quando queres consultar as tuas fotografias, ou as vais filtrar por momentos, por data, por pessoas que estão contidas nela, por local …

  19. Ricardo says:

    Uma curiosidade, tenho o Box com 50gb gratuitos ( oferta de lançamento da app do iOS ) e com isso praticamente deixei de usar outros, principalmente pela velocidade de upload face ao Dropbox. No entanto o Box nunca é referido nestes comparativos. Porquê?

    • Alberto Ferreira says:

      Ricardo,

      Até há bem pouco tempo, esses 50GB que andavam a oferecer, tinham 25mb de limite por ficheiro …

      Mesmo os 250mb/ficheiro para a conta gratuita de 5GB torna-se pouco. Um video com 5 minutos tirado de um iPhone excede logo esse limite.

      E quando desisti do Box.net, ainda não tinham aplicação para PC / Mac. Era tudo no Browser. Não sei se já têm.

  20. Tiago says:

    Uso o G+, pois recentemente descobri que ele faz Upload de fotos com limitações de resolução “2048×2048” sem mexer no espaço livre, ou seja o G+ oferece 5Gb de espaço, e transferi 18Gb de fotos respeitando as resoluções máximas de 2048. isso é feito automaticamente pelo Picasa, claro.

    Outra boa noticia que haverá integração do Gmail, G+ e Google Drive, ficando então com 15Gb pra usar em qualquer um destes serviços.

  21. Wilson says:

    Ora só quero dizer ao pessoal que ou bem me engano, ou flickr acabou de arrumar com a concorrência… https://pplware.sapo.pt/internet/yahoo-lanca-novo-flickr-com-1-tb-de-espaco-gratuito/ 🙂

    Só lhe falta um sistema de sincronização de pastas como o picasa e estaria perfeito para mim! 🙂

  22. Mike says:

    O melhor serciço actualmente é sem dúvida o Copy. 15GB mais 5GB por cada referral. E ao contrário dos outros serviços, os referrals dão bonus ao convidado e ao convitante. Ganham os dois. Se alguem precisar: https://copy.com?r=9s7BuY

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.